Protótipo de almofada de gel para bancos

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Ae Kamerads:

Estou desenvolvendo as almofadas de gel sólido para fixar sobre os bancos das motokas.

Faz uns três anos aproximadamente que eu uso essas almofadas, embutidas sob os bancos das minhas motos e é “tudibom”. O gel é uma “maravilha” para os traseiros dos pilotos, tanto é que algumas motos top, como as BMW e algumas esportivas, já tem saído de fábrica com o gel instalado sob o a capa do banco.

Cada 1 cm de espessura de gel sólido corresponde a cerca de 6 cm de espuma a mais no banco. Estou fazendo testes com mantas de gel de 1,3 cm e de 2 cm de espessura, que correspondem a 8 e 12 cm de espuma a mais no banco da moto.

Além disso, o gel sólido tem algumas vantagens adicionais:
- é atóxico;
- não vaza;
- não deforma;
-distribui o peso do piloto sobre o banco de maneira mais uniforme;
-evita que a espuma do banco se deforme, principalmente na região do cóccix;
-absorve parte da vibração que é transmitida do motor para o quadro da moto e desse para o banco.

Para evitar desperdício de material, principalmente do couro que é caro e da manta de gel que é mais cara ainda, resolvi fazer um modelo em escala real, utilizando espuma de EVA, que é bem mais barata e mais fácil de trabalhar.

Primeiro, montei uma réplica da manta de gel, feita com espuma de travesseiro e revestida com EVA (em amarelo):
Imagem

Em seguida, fiz o molde da peça inferior, que ficará em contato direto com a superfície do banco (em EVA marrom claro). Essa peça, no modelo definitivo, será feita em couro acamurçado (áspero) para não deslizar sobre o banco:
Imagem

Depois, fiz em EVA marrom escuro, o molde da capa da almofada, que será feita no modelo definitivo em couro liso e fino (pelica):
Imagem

Por último fiz o molde dos pontos de fixação, que no modelo definitivo serão feitos utilizando cintas de nylon e argolas em formato de D:

Imagem

Imagem

Depois, montei o protótipo da almofada:

Vista da parte inferior:
Imagem

Vista superior:
Imagem

O protótipo da almofada sobre o banco da garupa da Sportster 883:

Imagem

Em close:

Imagem

O protótipo da almofada sobre o banco da CB400CR:
Imagem

Agora é só levar o material para o tapeceiro para fazer os protótipos definitivos e iniciar os “testes de campo”.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

não sei se entendi mal...

mas tu vai fazer suportes e instalar por cima do banco ?

Acho mais interessante instalar sob o banco (por baixo do couro do banco...) daí ninguém rouba...

se eu confundi as coisas nem esquenta..
Imagem
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

rafaeladvogado escreveu:não sei se entendi mal...

mas tu vai fazer suportes e instalar por cima do banco ?

Acho mais interessante instalar sob o banco (por baixo do couro do banco...) daí ninguém rouba...

se eu confundi as coisas nem esquenta..
Ae Kamerad:
Na minha CB400CR eu uso a almofada embutida dentro do banco já faz três anos.

Esse modelo novo é para instalar por cima do banco, para não precisar desmontar o banco original. É para ser utilizada em viagens, pois os efeitos benéficos do gel só são sentidos após duas horas (+/- 200 km).

A vantagem é que o cara pode trocar de moto e continuar usando a almofada na moto nova, o que não acontece no caso da almofada embutida.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Ae Kamerads:

Para ter uma noção sobre o que é esse tal de gel:

Primeiro, para ter uma noção das dimensões do gel, as três peças de gel sobre as peças de couro que servirão como a parte inferior da capa. O maço de cigarros ajuda a ter noção do tamanho:

Imagem

As fotos seguntes dão uma idéia da textura e da consistência das mantas de gel. A peça menor pesa cerca de 850 g.

Imagem

Imagem
" A smooth sea never made a skilled mariner "
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Aqui em São Paulo o pessoal chama esta manta de goiabada, sério.
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Russo escreveu:Ae Kamerads:

Ficaram prontas as minhas primeiras almofadas em Gel Ortopédico para motos. São almofadas feitas em couro (pelica na face superior e nobuck antiderrapante na face inferior).

Visão da face superior das três almofadas:

Imagem

Visão da face inferior das três almofadas:

Imagem

Almofada do banco do piloto (a caneta é para ter noção do tamanho das almofadas):

Imagem

Almofada do banco da garupa:

Imagem

Almofada dupla (para XT, Falcon, etc):

Imagem

Hoje cedo instalei as almofadas na minha motoka e saí para testar a fixação delas sobre os bancos. Ficaram bem firmes, não afrouxaram nem escorregaram para os lados ou para a frente. Depois de alguns minutos, nem se percebe que estão instaladas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Russo,

Movi o seu post para ca para não ficar duplicado o tópico já que você postou a continuação em um novo tópico, se preferir, poste novamente aqui e eu deleto a mensagem anterior e esse... :idea: :idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Novidades pessoal:

Agora tem também almofadas "KING-SIZE", tanto para o piloto quanto para a garupa, ideais para motos com bancos grandes, como a Fat, a Heritage, a LC1500 e a Shadow 750.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mais detalhes em: http://www.milenio.com.br/andriow/gel/gel.htm
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Avatar do usuário
JocaMartins
Mensagens: 1247
Registrado em: 30 Jun 2008, 19:42
Localização: São Paulo

Ola Russo,

Estou interessado em comprar um conjunto de banco para a moto custom virago 535.

Como posso fazer para receber estas peças em sampa.

E se vc tem algum distribuidor em São Paulo.
Imagem
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

JocaMartins escreveu:Ola Russo,

Estou interessado em comprar um conjunto de banco para a moto custom virago 535.

Como posso fazer para receber estas peças em sampa.

E se vc tem algum distribuidor em São Paulo.
Ae Kamerad:

Eu fabrico essas almofadas por hobby, nos finais de semana nos quais não saio de moto... ou nas madrugadas, quando as encomendas apuram, eheheh... pois tenho um escritório de consultoria onde trabalho durante o dia e à noite leciono numa faculdade, de segunda a sexta.

Também não tenho distribuidor em SP.

Para a Virago 535 o mais indicado são as almofadas ovais, a grande para o piloto e a média para a garupa. O prazo de entrega é em torno de 10 dias após a confirmação do pedido.

Veja mais informações, inclusive com fotos, nesse site:

http://www.milenio.com.br/andriow/gel/gel.htm
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Responder