CONTRAN - Resolução 203 - Capacetes

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Bromens
Colaborador

faelmaceio escreveu:ola boa tarde sou eu novamente.
eu queria saber se vc tem como me dizer onde posso ver essa situação na resolução da lei.
assim posso comprovar as autoridades.
a situação e que a dias atras queriam multar meu amigo em minha moto or esse motivo assim comporvando irei andar mais confiante.
Para seu conhecimento:

Desde o dia 1º de janeiro está em vigor as novas normas e regulamentações do uso de capacetes para condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.

De acordo com a Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todos os capacetes deverão conter o selo de certificação expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), além de elementos refletivos nas laterais e na parte traseira.

A Resolução 203 também proíbe a fixação de película na viseira do capacete, tornando obrigatório o uso de viseiras transparentes (padrão cristal) no período noturno. Alguns modelos possuem viseiras fumê ou espelhadas de fábrica, que não são proibidas. Os equipamentos que não possuem viseira devem ser usados junto com óculos de proteção especial (como os de motocross). Segundo o Contran, os óculos normais, com lentes corretivas ou para sol não poderão substituir os de proteção.

Ou seja, se você estiver com a fumê à noite poderá ser multado. Ao dia é permitido normalmente.

Espero ter ajudado. :wink:
Bromens
DehCarmo
Moderador
Contato:

faelmaceio escreveu:... tem como me dizer onde posso ver essa situação na resolução da lei.
Colega, só lendo a resolução!

http://www.denatran.gov.br/download/Res ... 203_06.pdf
André

Imagem
faelmaceio

ola bom dia.
obrigado pelas respostas.
me ajudou muito.
mais tenho outras duvidas o uso da sandalia presa no retrovisor, eu posso ser multado por isso.
Nogare
Contato:

Amigos, mesmo que o capacete seja aprovado pela lista oficial no site do INMETRO, eu tenho que andar com o selo?
Vejam se a marca/modelo de seus capacetes estão aprovadas: http://www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/busca.asp

Sei que segundo as normas da Resolução 203 o selo é obrigatório, mas a marca/modelo do meu capacete foi aprovada pelo INMETRO e o meu capacete eu importei.

Estou com essa duvida.

Valeu!

Abs
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

Nogare escreveu:Amigos, mesmo que o capacete seja aprovado pela lista oficial no site do INMETRO, eu tenho que andar com o selo?
Vejam se a marca/modelo de seus capacetes estão aprovadas: http://www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/busca.asp

Sei que segundo as normas da Resolução 203 o selo é obrigatório, mas a marca/modelo do meu capacete foi aprovada pelo INMETRO e o meu capacete eu importei.

Estou com essa duvida.

Valeu!

Abs
Eu uso um HJC modelo FG-10 feito de kevlar, viseira 3mm e não tenho mais o selo do inmetro... mas, meu capacete foi fabricado antes desta resolução...

e ele não está na lista dos modelos hjc aprovados, talvez por ser um modelo que já saiu de linha faz tempo... :roll:
Imagem
Moura
Contato:

rafaeladvogado escreveu: Eu uso um HJC modelo FG-10 feito de kevlar, viseira 3mm e não tenho mais o selo do inmetro...
Rafa,
Joga esse capacete que não te protege em nada fora e compre um feito de isopor, mas que contenha o selo do imetro que ele te protegerá muito mais... :roll: :roll:

Tem certas coisas nessas leis que não dão pra entender :roll:
Paulo Moura
Wolverine405

Moura escreveu:
rafaeladvogado escreveu: Eu uso um HJC modelo FG-10 feito de kevlar, viseira 3mm e não tenho mais o selo do inmetro...
Rafa,
Joga esse capacete que não te protege em nada fora e compre um feito de isopor, mas que contenha o selo do imetro que ele te protegerá muito mais... :roll: :roll:

Tem certas coisas nessas leis que não dão pra entender :roll:
:lol: :lol: :lol: :lol: Parece piada né...O Brasil ainda precisa mudar muita coisa para se tornar um pais serio.

Abs!!!
GALO MACHO - HARLEY GRUPO
RJ - Brasil
Nogare
Contato:

Eu fiquei besta de ver uns capacetes com o selo em uma lojinha de bairro aqui no Ipiranga. Caras, tinha capacete de R$ 35,00... Não escrevi errado não, TRINTA E CINCO reais e com o selo do Inmetro!
#Tenso

E esse meu AGV está irregular :/
gildalfer
Contato:

Aqui no Rio Grande do Sul, os PM's nem dão bola para os selinhos. Nas blitzes, simplesmente não examinam os capacetes.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Bromens
Colaborador

gildalfer escreveu:Aqui no Rio Grande do Sul, os PM's nem dão bola para os selinhos. Nas blitzes, simplesmente não examinam os capacetes.
Em todas as vezes que fui abordado em Blitzes, nenhuma delas olharam se meu capacete tinha o selo do inmetro.
Bromens
Responder