Mirage 250: Câmbio e Embreagem

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Babin, não entendi quando você disse que o óleo da embreagem tem 1 ano. O óleo de motor da Mirage é o mesmo que banha os discos da embreagem. Então, se você trocou o óleo do motor a pouco tempo, não tem essa diferença. Mas coloque a moto na vertical e verifique o nível de óleo. Se o óleo estiver no nível certo, ao acionar a embreagem, o óleo infiltra entre os discos, que é normal. Mas se está desligando assim que engata, pode ser regulagem errada da embreagem ou algo maior.

Regule a embreagem como consta no manual, esticando o cabo mas deixando uma folga de 2~4mm na abertura do manete. Se deixar o cabo "esticadão", é como se a embreagem estivesse acionada, e aí patinaria. Se deixar o cabo "frouxo", é como estivesse sempre engatada e aí também daria o problema de morrer o motor, pois com a transmissão engatada e a moto parada, a roda "seguraria" o motor e por isso ele morreria. Faça um teste: Ligue a moto, suba na moto e ponha a moto em movimento, em uma descida, por exemplo. Neste momento, engate a moto e veja o que acontece. Se funcionar normalmente, então é possível que tenha algum problema na embreagem, ainda mais por causa do tec tec que você ouviu.

Assim que engatar e o motor começar a parar, preste atenção no conta-giros. Ele é elétrico. Se ele desligar muito rápido, pode ser problema no interruptor do descanso lateral ou na cebolinha da embreagem.

É um pouco difícil de diagnosticar assim, mas começe pelo básico:
- Verificar nível de óleo do motor (deve ter rodado até uns 2500km depois da última troca de óleo).
- Revisar a regulagem da embreagem, conforme manual do proprietário.
- Revisar interruptor do descanso lateral.

Quanto à acelerar muito sem que o motor esteja engatado, é algo desnecessário e que deve ser evitado. Devido a concepção do câmbio sequencial, se ele estiver "na iminência" de engatar, uma vibração extra dessa aceleração pode fazer isso acontecer, resultando em acidente. Eu considero normal desligar na filmagem que você mostrou, ainda mais se o motor estiver frio, fora de sua temperatura normal de funcionamento. É diferente se você comparar com motocicletas de 4 cilindros, onde a cinética do motor é diferente, mas igualmente desnecessário e perigoso.
Imagem
Babin

Primeiramente muito obrigado pela explicação, está sendo de grande ajuda, mas vale alguns esclarecimentos.

Eu me enganei, eu queria dizer fluido de freio que tem 1 ano mais ou menos.

O oleo do motor foi trocado a 3 dias. (O filtro porém, tem ainda uns 200 quilometros, vou providenciar trocar logo também.)

Quanto à aceleração vc me deixou até mais aliviado, vou esqeucer por hora disso :)

Eu já regulei o cabo da embreagem de várias formas, mas confesso que não baseado no manual, mas vc diz, pressionar o manete de embreagem, quando pressiona, o cabo aparece (no manete), é aí que tem que medir os 2~4mm? Vou fazer isso quando chegar em casa.

Vou fazer o teste de movimento.

Em relação ao descanso lateral, vc quer dizer o pezinho? Pq no video o pezinho tava levantado, as vezes abaixado mas sinceramente acredito que não seja isso, pq a moto ta normal porém o problema so aparece quando pressiono a embreagem com os toc toc e qundo apsso marcha.

Ah outra coisa, quando a moto está desligada e engatada na primeira, quando eu pressiono a embreagem e tento mover a moto, eu percebo uma certa resistencia que antes não havia, havia pouca, mas agora fica bem pesadinha.

Grato desde já.
Babin

Ae cara, fiz o teste de subir na moto, pegar embalo e ligar... bem, ela funcionou normalmente, andei com ela, passei marcha e tals... quer dizer que [e problema na embreagem mesmo ne. Pelo menos consigo andar com ela, entao vou leva-la ao mecanico amanha mesmo.

Agora apareceu outro problema.. putz. Na hora eu fui fazer esse teste, ao tentar liga-la (fria) eu enquanto apertava a partida el[etrica, ela fazia aquele tradicional barulho de carro enguicado (normal ne) porem com uns pipocos leves, como se desse sinal de vida, mas n'ao pegava. Carburador sujo isso?

Ja vou aproveitar e pedir para o cara dar uma limpeza geral nela.

Mais uma vez obrigado pela ajuda e presteza.
Bromens
Colaborador

Babin,

Leve sua Virago pra fazer uma revisão geral em uma boa oficina mecânica ou uma CC. Quando pequenos problemas começam a acumular na motoca é porque está na hora de dar uma geral na danada, afinal ela merece, não é mesmo... seria como levá-la à um SPA... :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraço.
Bromens
Babin

Obrigado... sim ela merece hehe, levei em um mecanico aqui que achei, ouvi falar muito bem dele, vamos ver como ela volta.. e quanto vai ser :/

Mas em relação aos problemas... seria legal eu saber do que se trata e como se conserta, porque aí esse tal mecanico não me enrrola né. Grato desde já.
Bromens
Colaborador

Babin escreveu:Mas em relação aos problemas... seria legal eu saber do que se trata e como se conserta, porque aí esse tal mecanico não me enrrola né. Grato desde já.
Com certeza, assim o mecânico sabe que você entende de mecânica e de moto e não vai cobrar absurdos pelo serviço... :lol: :lol: :lol:

Boa sorte e nos mantenha informado sobre os problemas detectados após a revisão. :wink:

Abraço.
Bromens
Babin

Estive no mecânico agora a pouco, tirei 200 reais do banco (prevendo o pior), ao chegar la a moto ja estava pronta (era para eu busca-la no final da tarde). Bem, ele limpou o carburador e em relação à embreagem era só o cabo sujo... acho que caiu o wd 40 dentro do cabo e escorreu pra algum lugar aí... enfim, eu não peguei a moto ainda, mas quando sair do trabalho eu passo lá para fazer os testes.

Ah, ontem eu fiz o teste que jrshifk (por aí) disse, enfim, hoje de manha liguei a moto tranquilamente e na hora de passar a marcha a moto deu o tradicional solavanco e permaneceu "viva", com uma pequena redução de rotação.

Ah, o mecânico me cobrou 30 conto... tá bom né?

Vlw ae galera pela ajuda.
jirschik
Moderador
Contato:

Então foi só regulagem de embreagem. Limpar os cabos (WD40) de freio, acelerador, embreagem e lubrificá-los (óleo fino, tipo "Singer"), é algo que deve ser feito com frequência, conforme indica o manual do proprietário. Isso conserva-o por muito tempo.

Para evitar o solavanco de engatar a primeira marcha, ainda com o motor frio, faça o seguinte: Ligue a moto e deixe esquentar o motor enquanto você veste a jaqueta, capacete, luvas, óculos. Monte na moto e desligue-a. Engate a 1' marcha, acione a embreagem e ligue a moto. Ela não ligará se a embreagem estiver solta. Assim que ligar, solte a embreagem e saia com a moto.

É bom que aconteça essas pequenas "panes" para você ir conhecendo a mecânica do veículo e como resolver pequenos problemas, mesmo estando na estrada.

Abraço!
Imagem
Babin

Passar a primeira marcha com o motor frio é prejudicial à moto? Porque assim, as vezes não consigo ligar a moto (fria) com a marcha engatada (segurando a embreagem logico), quando aperto a ignição nada acontece, nada, como se a moto estivesse desligada. Isso acontece as vezes... na verdade não parei para testar essas ondas, mas vez ou outra só consigo ligar a moto quando ela está no neutro.

Eu adoraria (e ainda vou) aprender a fazer as regulagens, limpeza eu mesmo, sem precisar ter que levr para mecânico toda vez.
jirschik
Moderador
Contato:

Eu não sei te dizer o quanto desgasta à mais cada vez que dá um "CLANK" quanto engata a primeira marcha com o motor frio. Esse efeito é normal, pois o óleo ainda está grosso e não "azeitou" no meio dos discos de embreagem. Mas é lógico imaginar que, se há uma forma de evitar essa pancada, alguma coisa lá dentro do motor será poupada.

Se você não consegue dar a partida com o motor engatado e embreagem acionada, é porque tem algum sensor elétrico te proibindo isso, seja ele funcionando certo ou errado. Tem sensor para diagnosticar isso no manete da embreagem e o sensor do descanso lateral ("pezinho"). No manual do proprietário tem uma tabela que cobre todas as posições dessas chaves, indicando se você conseguirar ligar ou não o motor.

Aqui no MotosCustom tem muitas dicas de manutenção. Navegue sem restrições!!
Imagem
Responder