Fala Mirageiros,
Quando estou de carro costumo usar de vez em quando o chamado "freio motor", principalmente em serra, descidas bruscas, etc.
Porém, como já devem saber sou novo no mundo de 2 rodas e, gostaria da opinião deste seleto e extremamente culto público deste site a respeito do "freio motor" nas motos, percebi na minha direção que pelo fato de eu ser novato em motos, acabo abusando deste ítem e não sei se é prejudicial a minha "menina", posso continuar usando a vontade o freio motor???
abçs,
Mirage 250: Freio Motor
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Hal,
Não é exatamente o que você esta perguntando, mas falamos de freio-motor no tópico:
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=393
Dá uma olhada.
Não é exatamente o que você esta perguntando, mas falamos de freio-motor no tópico:
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=393
Dá uma olhada.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
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http://www.jovi.net.br
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Hal,
O freio motor não causa qualquer dano ao motor de sua moto nem ao de carros, você deve sempre usar o freio motor para evitar o que se chama de fading (perda de ação dos freios por superaquecimento), uma boa medida é usar na descida a mesma marcha que você usaria para subir. Inclusive nas motos e carros com injeção eletrônica é mais econômico descer com o motor engrenado do que na banguela(nunca faça isso com motos..hehe) porque o sistema reconhece a situação de freio motor e corta a injeção de combustível (mas isso ainda não é o caso da Mirage).
Jovi, respondi aqui porque achei que o outro tópico não se referia ao mesmo assunto.
O freio motor não causa qualquer dano ao motor de sua moto nem ao de carros, você deve sempre usar o freio motor para evitar o que se chama de fading (perda de ação dos freios por superaquecimento), uma boa medida é usar na descida a mesma marcha que você usaria para subir. Inclusive nas motos e carros com injeção eletrônica é mais econômico descer com o motor engrenado do que na banguela(nunca faça isso com motos..hehe) porque o sistema reconhece a situação de freio motor e corta a injeção de combustível (mas isso ainda não é o caso da Mirage).
Jovi, respondi aqui porque achei que o outro tópico não se referia ao mesmo assunto.
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Correto, por isso não fechei o tópico...jbrigagao escreveu:
Jovi, respond aqui porque achei que o outro tópico não se referia ao mesmo assunto.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
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Bem, eu uso o freio do motor direto na minha Sombra.. Usa na Twister, usava na Virago, uso no meu carro... E aí vai...
Nunca tive problemas...
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"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico."
Único cuidado ao fazer essa redução é não bater mais de uma marcha pra baixo e simplesmente para de acelerar.
Lembre que o freio motor reduz NA RODA TRASEIRA e pode derrapar se fizer uma redução muito brusca.
Já fiz isso ao parar em um semáforo, mas na estrada é muito dificil.
Lembre que o freio motor reduz NA RODA TRASEIRA e pode derrapar se fizer uma redução muito brusca.
Já fiz isso ao parar em um semáforo, mas na estrada é muito dificil.
- dricogv250rider
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Eu uso e abuso do freio motor na moto. Como sempre dirigia carros notei que a frenagem na moto não é tão eficiente devido à quantidade de pneus (risos). Mas aprendi a fazê-lo com bastante gentileza, sempre dando uma pequena acelerada antes de soltar a embreagem e/ou nunca soltando-a de uma vez. Nada de trancos, frenagem eficiente, segurança garantida.