Mirage 650: Retificador/Regulador etc

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Rinaldo Hirai

Editando! Em 13/11/2012

Hoje estou adicionando uma forma mais simples de fazer a modificação do fio do retificador, segue o anexo

Imagem

Sempre que eu tiver atualizações destas mods eu vou postando aqui.

Eu postei essas modificações em 22/08/2011, e hoje 29/09/2012, estou editando para comentar que continuo com essas modificações na minha Mirage 650 efi, e nesse tempo todo tem funcionado de forma impecável, perfeita, troquei também os cabos e plugues de vela, pois a que veio com a moto estava apresentando fugas de alta tensão, vários motociclistas também fizeram essas modificações e ficaram igualmente satisfeitos, o pessoal das Comets 650 efi, e outros que são proprietários da Mirage250. E a Kasinski não deu atenção a este fato, apesar de eu ter mandado e-mails, telefonado, e nada até o presente momento!

Rinaldo Hirai

--------------------------------------------------

Bom dia!

Essas mudanças eu postei em outro tópico mas como me pediram por mp, mais detalhes, estou postando aqui pois elas servem para outras modelos de motos.

São duas modificações bem simples:

1 - A primeira foto é do compartimento da bateria, dela sai um fio grosso( marcado em verde) este vai para alimentar o motor de arranque, o fio fino marcado em vermelho que tem um conector e vai do polo positivo até o fuzivel geral de 30 ampéres( 2a foto marcado em vermelho), este fuzivel é que distribui toda a alimentação elétrica da moto,(faróis,lanternas ECU, sensores,bomba de combustivel, injetores enfim tudo!), fora o fato de que o retificador/regulador "manda" a carga para a bateria pelo mesmo fio.
A bitola deste fio é muito fina e esquenta muito,
então a modificação é colocar um fio de 3mm de bitola em paralelo a este fio e desconectar o plug do retificador (dois fios) e liga-lo diretamente na bateria por um novo fio(2,5mm), resultado: a tensão da moto vai ficar mais estável, o fio não vai mais aquecer, e a carga da bateria sera conduzida com mais eficiência, a melhoria em especial das motos injetadas será sentida pois tudo será melhor "alimentado", recomendo a colocação de um suporte de fuzivel de boa qualidade e fuzivel de 30 ampéres entre o pólo positivo e os fios( o original e o novo), pois em caso de ocorrer um curto, o fuzivel queima e evita qualquer dano maior, dando segurança adicional, atualmente só o fusivel original.

Imagem

Imagem

2- A segunda modificação consiste em fixar uma ventoinha dessas utilizadas em computador, escolhendo uma que tenha bom fluxo de ar e boa qualidade para refrigerar o dissipador do regulador/retificador, a ligação dos fios da ventoinha, eu liguei em paralelo com o fio da lanterna que fica dentro da caixa do farol.
O que ocorre, qdo a moto é ligada, a ventoinha tambem liga como seu consumo é muito pequeno não vai gerar diferença significativa no consumo elétrico da moto, mas a refrigeração que ela proporciona no dissipador do regulador faz muita diferença, pois ele
não vai mais ficar quente como antes da mod. ele fica morno mesmo andando bastante com a moto, antes não dava para ficar com a mão no dissipador, o que ocorre, como os componentes eletricos são sensiveis ao calor, o aquecimento excessivo gera fugas nos semicondutores, essas fugas geram ruidos elétricos que interferem nos sensores da moto, fora o fato de que há perda na eficiência da carga da bateria por aquecimento nos semicindutores do regulador, podendo até danificar o regulador, isso serve para outros modelos e marcas de motos, pois é só verificar no google a quantidade de reguladores que queimam.

Ah! O Cazé disse bem no outro post, desligar os polos da bateria antes de iniciar os procedimentos para evitar que por acidente os fios ao serem intalados esbarrem no chassi na moto provocando um curto.
E o fio mais grosso a ser instalado, escolher um fio de boa qualidade e robusto para evitar que desgaste por atrito ou uma "beliscada" gere um curto.

A escolha da ventoinha envolve tambem o tamanho dela
vide imagem, para que depois de colocada possa colocar a capa cromada.
Para fixação da ventoinha no dissipador do regulador
não ha necessidade de furar ou desmontar nada, eu fixei a ventoinha com dois parafusos de rosca soberba
cuja rosca usa o espaço entre as aletas como rosca, ou seja é só escolher dois parafusos que passem pelos furos de fixação da ventuinha e entre apertado entre as aletas, por segurança passei um pouco de cola araldite de 10 minutos na rosca e parafusei, assim previne que a vibração venha a afrouxar os parafusos.

Espero que seja útil essas informações.

Abçs :D
Rinaldo Hirai
luiray

Oi Rinaldo, procurando uma solução para o meu problema, procurei no site por alguma experiência parecida, e encontrei as suas dicas que indicam exatamente o que acontece na minha Mirage 650, carburada, viajei para BH, + ou - 600 Km deu o problema faltando uns 20 Km para chegar no meu destino e na volta após carregar a bateria, ela vei muito bem, um foguete, só que tem aquilo né! é só ir esquentando que o problema aparece, aconteceu na volta, na esquina de casa, ainda bem né!!! Se não KCT!!!Aconteceu tambem outras vezes, e ficava muito intrigado com isto, tinha até receio de andar em distâncias maiores, comprei até um carregador de baterias para moto e carro de 6Ah, no Mercado Livre, como ele é flutuante deixo ligado direto, que ele mantém a carga da Bateria sempre carregada, isto também foi ótimo para mim, já que possuo também um carro antigo que só saio raramente.Vou mandar o pessoal da Kasinski fazer a revisão, e vou aproveitar para fazer as modificações sugeridas, show de bola as tuas informações, Valeu!!!!!!!!!! :lol:
Rinaldo Hirai

Bom dia!

Luiray, não sei se você tem um multimetro, desses comuns, para medir a voltagem da bateria com o motor
desligado e depois ligando a moto, para ver se o
regulador/retificador está funcionando corretamente,
pois a bateria sem o carregador deve ter uma voltagem
entre 12,2 a 12,8 volts, e quando liga o motor deve aumentar a voltagem para 13,8 ou mais, se você encontrar esses valores, é porque o regulador/retificador está funcionando.
Se a fiação da carburada( eu não conheço o modelo)
seguir o mesmo tipo de ligação bateria>fuzive>retificador, então a modificação vai trazer melhorias para sua moto.
Ah, só mais um detalhe, qto ao aquecimento, procure usar o filtro de óleo hyosung original, o alternativo nacional, o papel que atua como filtro, tem a "trama" do papel muito fechada reduzindo o fluxo do óleo no sistema, a bomba de óleo trabalha meio forçada e o óleo não circula livre e a moto esquenta mais que o normal, eu liguei para a empresa que esta fabricando o filtro e comentei com eles a respeito, não sei se eles já mudaram o tipo de papel-filtro.

Abçs
Rinaldo Hirai
COUTINHO.JOI

Rinaldo

Ótimo relato!

Se tiver mais algo à fazer nos avise.

Abraço
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
vassalo

Bom, fiz a modificação com o cooler de computador, usei um cooler rolamentado da ADDA, e liguei na lanterna do globo ótico (pois tinha uma fiação com conector já pronto que deveria ser para a lanterna, e como não tem na mirage 250, usei para ligar o cooler, mas fiz uma modificação um pouco diferente, coloquei uma protetor na frente dele com grade e espuma, assim evito a sujeira e facilita na limpeza, a fixação usei abraçadeiras, estou sem minha camera, mas vou tirar uma foto e postar. No caso do fio mais fino, que deveria estar no positivo da bateria realmente não encontrei, pois na minha somente tem um fio mais grosso neste polo.

Valeu mesmo a dica, agora é só testar...
AJ Souza
Contato:

Olá Rinaldo Hirai!
Cara vi tua idéia de agregar um cooler sobre o retificador de tua mirage 650, como ando lendo muito sobre este problema do retificador, haja vista que não quero ser pego de surpresa, ficando empenhado futuramente em um deslocamento grande com a minha futura m250...rs, que ainda estar por vir pois to no consórcio, e como havia sugerido um cooler o nosso colega de forum, o sempre solícito jirschik me indicou o link aí, pois vc já havia tido esta idéia. Eu vou só esperar terminar a minha garantia de 3 anos e fazer o que vc fez, mas se ficar empenhado antes do término da garantia, eu espero eles colocarem o retificador novo, modelo adotado pela kasisnki (que é uma bela porcaria)depois, eu é que termino com a garantia dela antes e instalo sobre este o cooler.

A pergunta é: o ventiladorzinho que você colocou assopra o ar sobre o retificador ou ele retira o ar quente, tipo nas CPUs, nos PCs?
Imagem
Renan Braga

AJ Souza escreveu:Olá Rinaldo Hirai!
Cara vi tua idéia de agregar um cooler sobre o retificador de tua mirage 650, como ando lendo muito sobre este problema do retificador, haja vista que não quero ser pego de surpresa, ficando empenhado futuramente em um deslocamento grande com a minha futura m250...rs, que ainda estar por vir pois to no consórcio, e como havia sugerido um cooler o nosso colega de forum, o sempre solícito jirschik me indicou o link aí, pois vc já havia tido esta idéia. Eu vou só esperar terminar a minha garantia de 3 anos e fazer o que vc fez, mas se ficar empenhado antes do término da garantia, eu espero eles colocarem o retificador novo, modelo adotado pela kasisnki (que é uma bela porcaria)depois, eu é que termino com a garantia dela antes e instalo sobre este o cooler.

A pergunta é: o ventiladorzinho que você colocou assopra o ar sobre o retificador ou ele retira o ar quente, tipo nas CPUs, nos PCs?

Amigo, acho que ao invés de vc colocar um cooler após o término da garantia, é melhor colocar o retificar de cb400 ou falcon, como vários usuários do forum fizeram...é simplesmente uma opinião, abs!
COUTINHO.JOI

Pessoal

Esse cooler foi colocado em uma M650 e não na M250!

As 2 então tem o mesmo problema?
AJ Souza
Contato:

COUTINHO.JOI escreveu:Pessoal

Esse cooler foi colocado em uma M650 e não na M250!

As 2 então tem o mesmo problema?
Sim! as duas tem o mesmo problema, por incrível que pareça, basta ler os fartos relatos neste tópico aqui, no motoscustom
viewtopic.php?p=166837
Estes relatos aí do link são os mais recentes, mas procure retroceder ao início...rs

E Renan tua opinião é válida, mas ja que o problema pode aparecer durante a garantia, vou aproveitar né, se queimar novamente aí sim parto para a opção do outro retificador.
Um abraço!
Imagem
COUTINHO.JOI

Valeu AJ Souza!

:wink:
Responder