Sporster XL 883R: Vazamento do fluído de freio

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson

csilvano

Sei não hein zanchetta.
Colocar álcool na linha de fluido de freio não me parece uma boa idéia.
E se rolarem reações químicas com o álcool ou seus aditivos?

Nunca vi essa sugestão em nenhum outro canto. O que vejo normalmente é mandar sangrar a linha até sair o fluido novo.
Ou como o Zzo falou:abrir a linha até vazar todo o fluido velho, injeta fluido novo e faz o processo de sangramento até o fluido vir sem bolhas.

Abraços.
zanchetta
Colaborador

Alcool agride menos o sistema.

Mas o sistema tem que ser bem seco (jateando ar).

Estou falando como aprendi. Pois, em caso de não limpeza, os resíduos do fluido velho ficarão no sistema, contaminando o fluido novo.

Não precisa seguir minha sugestão, se isso lhe deixa desconfortável.

Abraço
Zanchetta
Imagem
ZZO

Fica tranquilo Silvano,

O que o Zanchetta falou é certo, porém não é obrigatório.

Tudo o que foi dito até aqui, procede.

Eu particularmente só utilizei alcool uma vez para limpar um sistema que estava parado a muito tempo e o alcool dilui todo o fluido que estava impregnado, mas para sistemas que estão em uso não vejo necessidade de tanto cuidado na descontaminação.

Deixe escoar bem o fluido velho e quando vc completar com o novo e fizer o sangramento esse restinho vai acabar saindo.

Abraço

Zzo
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
Santista

Da uma examinada boa para ver se tem vasamento mesmo, quando o nivel de óleo esta meio baixo é sinal de pastilhas gastas, não deve usar o óleo DOT 5, o melhor é o DOT 4, demora mais para contaminar e tem boa resistencia ao calor gerado nas frenagens
Santista e Vera (Viru´s MC)
raquitico

Ola, boa tarde

Eu sempre usei e uso o Dot 5, pois achava que era superior, tanto é que os todas as oficinas que levo recomendam o 5, e quando troco de moto é uma das primeiras coisas que uso.

Eu não entendo muito da teoria, simplesmente da pratica, pode explicar pq não deve ser usado o Dot 5, até para enriquecer os conhecimentos sobre a Harley?

Abs.
Gorda
If it ain't steel, it ain't real!!
Santista

o DOT 5 contamina com humidade mais facilmente que o DOT 4, na verdade a diferença entre os fluidos de freio é a temperatura que eles suportam antes de criar bolhas de ar, eu uso tanto no carro e nas minhas motos DOT 4, costumo andar na Rio Santos, que tem umas serras enjoadas, com o fluido DOT 3 no fim das serras o freio está borrachudo ou acaba, com DOT 4 não tem problema, como não vai ter com o DOT 5, agora cada um usa o que achar melhor
Santista e Vera (Viru´s MC)
fdel

Falando em fluido de freios, estou visitando Harleys. E notei, após notar em uma em qual eu estava particularmente interessado, que a tinta do reservatório do fluido de freios estava bolhada... O vendedor que respondeu a minha questão respondeu que não era raro ter micro vazamento de fluido de freio das harleys e que a tinta ficava assim mesmo, e que muita gente acabava repintando a caixa de fluido de freios do manete por conta disso.

Procede ou é engabelação... (borracha ressecada, mal aparafuzamento, etc)
csilvano

fdel: essa dos micro vazamentos eu também já ouvi! Mas não sei se procede.

Pessoal, seguindo as dicas de vocês eu troquei o fluido e foi tudo muito tranquilo! Eu me certifiquei que o fluido que tinha antes era o DOT 4, então comprei uma garrafinha nova e troquei. O legal é que a nova era roxa e a antiga era meio amarelada então foi tranquilo ver quando o óleo novo começou a sair.

Usei as mangueirinhas de aquário conforme o Zzo recomendou e nunca deixava o reservatório esvaziar. Engraçado que os cálisters de freio dianteiro da 883R têm bitolas diferentes pro dreno então tive que usar duas chaves diferentes.

edit: posso usar o restinho que sobrou pra trocar o fluido do freio traseiro daqui a uma semana ou é melhor jogar fora o que sobrou de fluido?
ZZO

Pode sim.

É só manter o recipiente bem fechado para não haver contaminação por poeira que tá tudo certo

Abraço

Zzo
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
jirschik
Moderador
Contato:

fdel escreveu:...a tinta do reservatório do fluido de freios estava bolhada... O vendedor que respondeu a minha questão respondeu que não era raro ter micro vazamento de fluido de freio das harleys e que a tinta ficava assim mesmo, e que muita gente acabava repintando a caixa de fluido de freios do manete por conta disso...
Já troquei o fluido de freio de minha Mirage umas 2 vezes e sempre acontece de vazar um pouco no reservatório, quando executa-se essa atividade. Então, a borda do reservatório de fluido de freio de minha moto também está descascado.

Além de pintar, já vi outra opção que também ficou bacana: Raspar toda a tinta e polir o metal (alumínio, se não me engano).
Imagem
Responder