Caros,
recentemente eu comprei uma Sportster 2007 com 22.000KM que devido a algumas customizações (leds no para-lamas traseiro - depois crio um tópico pra contar a saga), foi caro e complicado passar na inspeção veicular pra colocá-la no meu nome.
Enfim, findada a saga, eu percebi que aquele reservatório de fluido em cima da manete do freio dianteiro está vazando. O marcador já está pela metade.
Hoje eu abri o reservatório pra dar uma apertada (tomei cuidado pra não cair fluido na pintura nem sueira dentro do reservatório) mas depois fiquei preocupado por ter feito isso!
Tem algum problema de entrar ar no reservatório? Eu só abri, posicionei aquela borrachinha no lugar e fechei!
Será que posso completar o fluido ou é melhor trocá-lo por um DOT 5 novo? Caso eu tenha que trocar, é tranquilo fazer isso em casa?
Obrigado por qualquer ajuda!!
Sporster XL 883R: Vazamento do fluído de freio
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson
Beleza pessoal, me adiantei um pouco às respostas e vi no "service manual" que o nível correto do fluido de freio é acima da linha interna (reservatório quase cheio), assim já está claro que o meu fluido está com o nível baixo.
Vou ter que fazer aqueles esquemas de bleeding e coisa e tal. Nesse caso só queria ter certeza do tipo de fluido.
No reservatório fala pra usar D.O.T 5, no manual em portugues fala pra usar D.O.T 4.
Como o fluído que está sendo usado na minha moto é transparente, creio que seja D.O.T 4, está certo? O 5 é roxo né?
Posso usar qualquer um dos dois?
Vou ter que fazer aqueles esquemas de bleeding e coisa e tal. Nesse caso só queria ter certeza do tipo de fluido.
No reservatório fala pra usar D.O.T 5, no manual em portugues fala pra usar D.O.T 4.
Como o fluído que está sendo usado na minha moto é transparente, creio que seja D.O.T 4, está certo? O 5 é roxo né?
Posso usar qualquer um dos dois?
1 - Pode abrir sim a tampa do reservatório.
2 - Pode colocar o DOT 5.1
Sempre troquei pelos 5.1 e nunca tive problemas.
2 - Pode colocar o DOT 5.1
Sempre troquei pelos 5.1 e nunca tive problemas.
Gorda
If it ain't steel, it ain't real!!
If it ain't steel, it ain't real!!
O manual que eu tenho fala isso:
Nesse caso acho que o certo seria eu limpar as linhas do sistema de freio antes de colocar fluidos novos, correto?Cuidado
Não use fluido de freio DOT5.1. Este fluido é à base de glicol e não é compatível com o DOT5 que é à base de silicone. Enquanto o DOT5 é roxo, o 5.1 é âmbar/transparente. Não misture estes dois fluidos pois isso pode resultar em danos em componentes do sistema de freios e levar à falha no sistema de frenagem.
Silvano,
Independente de substituir o tipo e especificação do fluido, vc deve de qualquer maneira descontaminar o sistema do fluido "velho"
Isto é conseguido de 2 formas:
Se vc tiver certeza que está completando o sistema com fluido do mesmo tipo, basta ir adicionando no reservatório do manete e ir sangrando nas pinças até detectar a saída de fluido novo pelas pinças, belê... sistema abastecido e descontaminado
Se vc estiver substituindo por um fluido de especificação diferente, afrouxe os drenos nas pinças, abra o reservatório e deixe escoar por uns minutos até parar de pingar, em seguida reaperte os drenos e solte a mangueira do dreno que fica presa ao reservatório e estique-a para que fique o mais vertical possível. Com uma seringa injete o fluido novo na mangueira até encher todo o sistema, em seguida reinstale a mangueira no reservatório e complete o reservatório, tampe-o e inicie a operação de sangramento do sistema para que o ar vá sendo eliminado e a pressão volte a ser percebida, vá repetindo esta operação e completando o reservatório até que todo o ar seja eliminado do sistema por completo.
É isso aí, bom divertimento.
Zzo
Família VIRU'S
Independente de substituir o tipo e especificação do fluido, vc deve de qualquer maneira descontaminar o sistema do fluido "velho"
Isto é conseguido de 2 formas:
É isso aí, bom divertimento.
Zzo
Família VIRU'S
Família
VIRU'S
"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
VIRU'S
Zzo, muito instrutivo o seu email! Obrigado!
Vou fazer a opção 2 pois não tenho certeza do fluido que está lá.
Pergunta: Qual a especificação daquelas mangueiras pra fazer o sangramento? Tem material/espessura recomendado?
p.s.: ainda sou cru, mas a vontade de aprender é grande! Obrigado pela ajuda!
Pergunta: Qual a especificação daquelas mangueiras pra fazer o sangramento? Tem material/espessura recomendado?
Brother,csilvano escreveu:Zzo, muito instrutivo o seu email! Obrigado!
Acredite ou não, eu uso mangueiras de aquário... rsrs
É sério!!! Tá ligado aquelas mangueirinhas transparentes que se usa nas bombinhas elétricas de aquários... pois são essas mesmo.
Elas são tão baratas que eu nem esquento em guardar para a próxima, coloco o fluido velho no recipiente e antes de tampar já coloco a mangueirinha contaminada e entrego no posto de gasolina mais próximo para descarte (sustentabilidade... já ouviu falar, né?)
Se derrepente vc não tiver uma petshop perte de casa, vá em qualquer casa de autopeça e peça mangueira para dreno das pinças que eles sabem a medida.
É isso Brô, Abraço
Família
VIRU'S
VIRU'S
Legal a dica, principalmente a parte do descarte!!!
Tô ligado qual a mangueirinha, mas ela não é fina demais não? Tem que forçar muito pra encaixar?
Valeu Zzo!!!!
Tô ligado qual a mangueirinha, mas ela não é fina demais não? Tem que forçar muito pra encaixar?
Valeu Zzo!!!!
Fina ela é, mas não arrebenta não, fica sussa.csilvano escreveu:Legal a dica, principalmente a parte do descarte!!!
Valeu Zzo!!!!
Abraço
Família
VIRU'S
VIRU'S
O ideal é limpar todo o sistema hidráulico para remover os resíduos de fluido. Use alcool (do posto de gasolina é uma boa opção) e se possivel jateie com ar para limpar bem e não ficar residuo nenhum.
Zanchetta