A coroa parece ser a peça que sofre o menor desgaste. Os dentes não chegam a ficar com aquele aspecto inclinado, como mostra o desenho de uma peça desgastada no manual do usuário. O desgaste é maior nas pontas dos dentes da coroa. Me parece que os dentes recebem um recapeamento com outros metais, pelo que entendi no site da VAZ. Mas como a troca é feita a cada 25.000km, vale o investimento de uns R$50,00 para trocar por uma nova, e não ficar "com a pulga atrás da orelha", por achar que esteja empenada, ovalada, rachada, etc.

O pinhão apresentou visualmente um pequeno desgaste. E foi ainda menor se comparar esse último pinhão VAZ com o pinhão original. Os dentes apresentaram uma leve inclinação, mas assim como a coroa, preferi não economizar R$30,00 depois de 25.000km de uso. Nem cogitei a idéia de inverter o lado, pois no caso da Mirage, as faces do pinhão são diferentes: uma fase é lisa e a outra tem um ressalto como se fosse uma arruela fixa, para dar espaço para caber a corrente entre o pinhão e o eixo, em caso de quebra. Aliás, a posição errada do pinhão (ressalto para fora), deixaria a corrente desalinhada com a coroa, e este poderia ser um motivo para desgaste acelerado, ruídos e vibração. Depois de apertar a porca, a arruela deve ser travada (dobrada) sobre a porca, que é uma segurança para a porca não cair, caso afrouxe. A foto à seguir é a comparação de um pinhão novo com o que eu troquei aos 27.000km. Mesmo faltando 3 dentes, eu ainda conseguia rodar. Nesta época eu desconhecia a manutenção e desgaste diferenciado entre o pinhão e coroa.

A corrente foi a que mais me surpreendeu. Por isso fiz uma análise mais detalhada. Fiz a medição a cada 9 elos (se não me engano), pois conforme o Humm disse, no manual há uma orientação para medição a cada 21 elos, que deve ser de aproximadamente 300mm. Tive que diminuir a quantidade de elos pois o paquímetro que possuo é de 150mm. Em uma próxima postagem colocarei os valores que medi, assim como os desvios entre cada trecho. Mas para ter uma idéia geral de como a corrente fica folgada, coloquei a corrente nova e a usada lado a lado e, depois de 17 "gomos" a diferença já era de 1/2 "gomo". Veja na foto para entender melhor:
Além disso encontrei também 1 rolete quebrado e mais outros 2 roletes rachados. Essa quebra e o desgaste que gera uma folga desigual no comprimento da corrente, são muito responsáveis pela característica de tentar-se ajustar a corrente e ao girar a roda encontramos pontos onde a corrente fica folgada e pontos onde fica tensa (estica e afrouxa), como o "fsamori" constatou. Deixa-se a corrente um pouco mais folgada, pois se ela ficar muito esticada pode quebrar. Mas isso é uma remediação que se faz "na estrada". O certo é trocar o kit relação. O preço de uma corrente DID com retentor e emenda (passo 520/116 elos) é de uns R$160,00.
Essas dicas valem para vários modelos de motos.