Mirage 250: Relação

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Na semana passada troquei todo o kit relação de minha Mirage pela segunda vez. A primeira vez foi aos 27.000km e agora, aos 53.000km. Comparando as peças novas e antigas, percebi o seguinte:

A coroa parece ser a peça que sofre o menor desgaste. Os dentes não chegam a ficar com aquele aspecto inclinado, como mostra o desenho de uma peça desgastada no manual do usuário. O desgaste é maior nas pontas dos dentes da coroa. Me parece que os dentes recebem um recapeamento com outros metais, pelo que entendi no site da VAZ. Mas como a troca é feita a cada 25.000km, vale o investimento de uns R$50,00 para trocar por uma nova, e não ficar "com a pulga atrás da orelha", por achar que esteja empenada, ovalada, rachada, etc.

Imagem

O pinhão apresentou visualmente um pequeno desgaste. E foi ainda menor se comparar esse último pinhão VAZ com o pinhão original. Os dentes apresentaram uma leve inclinação, mas assim como a coroa, preferi não economizar R$30,00 depois de 25.000km de uso. Nem cogitei a idéia de inverter o lado, pois no caso da Mirage, as faces do pinhão são diferentes: uma fase é lisa e a outra tem um ressalto como se fosse uma arruela fixa, para dar espaço para caber a corrente entre o pinhão e o eixo, em caso de quebra. Aliás, a posição errada do pinhão (ressalto para fora), deixaria a corrente desalinhada com a coroa, e este poderia ser um motivo para desgaste acelerado, ruídos e vibração. Depois de apertar a porca, a arruela deve ser travada (dobrada) sobre a porca, que é uma segurança para a porca não cair, caso afrouxe. A foto à seguir é a comparação de um pinhão novo com o que eu troquei aos 27.000km. Mesmo faltando 3 dentes, eu ainda conseguia rodar. Nesta época eu desconhecia a manutenção e desgaste diferenciado entre o pinhão e coroa.

Imagem

A corrente foi a que mais me surpreendeu. Por isso fiz uma análise mais detalhada. Fiz a medição a cada 9 elos (se não me engano), pois conforme o Humm disse, no manual há uma orientação para medição a cada 21 elos, que deve ser de aproximadamente 300mm. Tive que diminuir a quantidade de elos pois o paquímetro que possuo é de 150mm. Em uma próxima postagem colocarei os valores que medi, assim como os desvios entre cada trecho. Mas para ter uma idéia geral de como a corrente fica folgada, coloquei a corrente nova e a usada lado a lado e, depois de 17 "gomos" a diferença já era de 1/2 "gomo". Veja na foto para entender melhor:

Imagem

Além disso encontrei também 1 rolete quebrado e mais outros 2 roletes rachados. Essa quebra e o desgaste que gera uma folga desigual no comprimento da corrente, são muito responsáveis pela característica de tentar-se ajustar a corrente e ao girar a roda encontramos pontos onde a corrente fica folgada e pontos onde fica tensa (estica e afrouxa), como o "fsamori" constatou. Deixa-se a corrente um pouco mais folgada, pois se ela ficar muito esticada pode quebrar. Mas isso é uma remediação que se faz "na estrada". O certo é trocar o kit relação. O preço de uma corrente DID com retentor e emenda (passo 520/116 elos) é de uns R$160,00.

Essas dicas valem para vários modelos de motos.
Imagem
fsamori

Pô jirschik seu post foi um verdadeiro tutorial!

Bem, cá estou eu e o mistério da vibração da Miraginha foi desvendado: pinhão e coroa empenados.
Como postei anteriormente mesmo após ter trocado a coroa e a corrente pela segunda vez a vibração persistia. Troquei, então, o pinhão e tudo voltou ao normal.
Bem, que sirva de alerta (mais uma vez) a todos: duvidem de preços muito baixos, desconfiem de vendedores e mexânicos meia boca. Além de ter a moto rodando redondinha, a sua segurança pode ser posta em risco com qualquer zé mané que mexa na sua motoca (como aconteceu comigo).

Ah sim, se alguém quiser tenho um kit Vaz (coroa + pinhão + corrente com retentores) com 300km prá vender, hehehe!!!

Abraço a todos!
jirschik
Moderador
Contato:

fsamori, que bom que conseguiu resolver o problema! :wink:

Para completar a análise da corrente, fiz várias medições entre 16 roletes da corrente. O manual da Mirage indica os valores limites de uso da corrente, mas usa 21 pinos para a medição e isso vai além da capacidade de meu paquímetro. Então diminui a quantidade de elos, mas consegui o mesmo resultado.

Estiquei a corrente usada sobre a bancada, usando uma corda para deixá-la no limite e não ter erros de leitura. Fiz diversas leituras que foram chamadas de d0106 (distância entre os roletes dos elos n'1 e n'6), d0308 (distância entre os roletes dos elos n'3 e n'8), etc. Foram 29 medições. As mesmas 29 medições seriam constantes e iguais a 149mm em uma corrente nova. No gráfico abaixo, é a linha constante em azul, na escala vertical sob valor 149. A curva logo acima é formada pela ligação dos pontos consecutivos (d0106~d0308~...).

Imagem

Analisando o gráfico, vemos que o desgaste é desigual e comprova a dificuldade de ajuste de uma corrente desgastada. Os pontos mais altos são aqueles onde a corrente fica mais solta, mais "bamba"; os outros pontos mais baixos são onde a corrente fica mais esticada. Essa variação é também responsável por barulhos na transmissão secundária, pois pode-se imaginar o quanto a corrente fica sacodindo nesse estica-encolhe-estica-encolhe.

Ficou surpreso!? Então não adie mais a troca do kit relação, PÔ! :evil:

:wink:
Imagem
Felipe Morgoth
Contato:

Achei esse kit relação VAZ por 150,00 pilas, sará que vale a pena?

http://www.motomaisnet.com.br/kit-relac ... 50svb.aspx

E esse outro VAZ por 100,00:

http://www.motomoura.com.br/Produto-PEC ... 14621.aspx

Ou c/ corrente did 235,00:

http://www.provermotos.com.br/produto_d ... ecm?p=2463

Vale a pena pegar o Did?
Motociclismo é liberdade, você sabe o que é isso?
jirschik
Moderador
Contato:

Eu tenho usado pinhão VAZ (R$30,00) e é bom. Não lembro se a coroa (R$70,00) é de fabricação da VAZ. A corrente eu sempre coloquei DID. Seguindo essa média de preço, a corrente desse KIT da VAZ custará uns R$50,00 em um fornecedor e no outro sairá de graça! :shock:

Será que é isso mesmo!? :?

Não tenho como avaliar uma corrente da VAZ. Espero que alguém que tenha usado, possa nos ajudar na análise.
Imagem
Barba Giacomelli

Bom Tarde gente ... alguem jah troco o retentor do eixo do pinhao da mirage 250 ?? ... a minha ta vazando muito oleo por lah se aguem souber de alguma coisa me ajude
jbrigagao
Moderador

Barba Giacomelli escreveu:Bom Tarde gente ... alguem jah troco o retentor do eixo do pinhao da mirage 250 ?? ... a minha ta vazando muito oleo por lah se aguem souber de alguma coisa me ajude
Ola Giacomelli.

Antes de trocar o retentor verifique se a mangueira do respiro de óleo não esta entupida ou dobrada.
Trocar o retentor é simples, remova o pinhão e o espaçador e use uma chave de fenda como alavanca para retirar o retentor velho, mas tome cuidado para não riscar o eixo, depois basta colocar o novo batendo de preferencia com um martelo de borracha.
Imagem
Barba Giacomelli

Não Precisa desmontar o motor ?... meu medo era desmontar...
Barba Giacomelli

Bom dia gente...
O problema foi solucionado... não era o retentor que estava com problema e sim o anel que tem no interior do separador... fica a dica ae pra alguem que tiver o msmo problema... vlw
marcelolondrina
Contato:

25.000 mil km e troquei a relação na Miraginha... :D
Optei pelo kit da VAZ, que achei por R$75,00. Com frete para Londrina saiu por R$106,00
aqui --> http://lcmotocicletas.com.br/loja/revie ... st/id/313/

O pessoal dessa lcmotocicletas são rápidos e me pareceram honestos.

#ficaadica
"É preciso muito tempo para se tornar jovem."

Mirage gv250 2002
Preta/Vermelha
Responder