Fat Boy: Informações diversas

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
alexmorales

Amigos, é o meu primeiro post e gostaria de parabenizá-los por esse grande fórum!
Entrei no mundo custom com uma Virago 250, ótima moto mais com o tempo, ela vai ficando pequena!!!
Pulei para uma Shadow 99 em 2003. É uma excelente moto. Mas, já com quase 10 anos, a moto já está ficando pequena, e estou querendo agora uma Harley!!!
Gostaria que vcs me dessem uma aula a respeito da Fat Boy. Me disseram que as primeira carburadas, são ótimas, mas o consumo delas é elevado! É verdade, quanto faz com um litro? E sobre peças, é muito difícil de encontrar?
A partir de que ano começou as injetadas?
No próprio fórum já li sobre problemas com a nossa gasolina?
Então, a carburada é melhor para o nosso combustível?
Agradeço á atenção de vcs e por gentileza, ajudem esse motociclista que está tentando entrar para o mito das motos, uma Harley!!!
wolfmann
Contato:

A Fat foi lançada nos EUA em 1990 com o motor EVO 80. Ficou sem grandes mudanças até 1999/2000 quando lançaram os motores TC88.

São carburadas até 2004, quando o TC88 recebeu a injeção eletrônica.

Em 2007, a HD adotou o TC96 e a Fat passou por uma "reforma" completa: motor (TC96), câmbio (6 marchas) e rodas (aros 17 e pneu 200 na traseira).

Carburada ou injetada, não vejo grandes diferenças na manutenção. As carburadas conseguem segurar a marcha lenta na casa das 650 rpms que confere o som característico. As injetadas tem recomendação de manter a lenta na casa das 1000 rpms, mas você consegue baixar até as 800 rpms sem que ela apague no sinal.

A pilotagem tem diferenças entre os modelos: as EVO 80 tem uma resposta mais lenta, assim como as TC88 carburadas. A adoção da injeção deixa a moto mais "pronta" para atender ao acelerador.

A ciclística também mudou muito com a adoção dos aros 17 e do pneu 200. Esse modelo sempre foi muito afetado pelo vento lateral por conta dos aros fechados, mas com os aros maiores a moto acabou ficando um pouco mais "rebolativa".

Em termos de manutenção, os modelos a partir de 2007 deixaram de ter a exigência da troca dos tensores da corrente de comando (nos EVO também não existe essa necessidade) e ainda não consegui saber até onde dura uma correia dentada.

As EVO 80 tem recomendação de troca de óleo e filtro a cada 4000 kms e nas demais essa recomendação sobe para cada 8000 kms.

Pastilhas depende do uso de cada um e os aros 16 gastam menos pneu que os aros 17.

O resto é uso. Comprar uma EVO 80 vai te levar para os mecânicos mais antigos... a eletrônica embarcada é pouca e se resume a ignição e controle de ponto de vela. Pode ser mais complicado encontrar peças fora do e-bay ou em lojas dos EUA.

As TC88/TC96 são mais modernas e você encontra peças mais facilmente.

O consumo delas é na casa dos 13/14 km/l na cidade e 18/20 km/l na estrada. Problema com gasolina é o mesmo problema que você já encontra com sua Virago: baixa qualidade, produto muito adulterado e controle de qualidade ruim. Não existe essa de carburada aceitar melhor a lixolina brasileira que as injetadas. Pelo contrário, as injetadas vão compensar mais rápidamente a baixa qualidade da mistura.

E elas esquentam... esquentam bastante no transito urbano.
ride hard or stay home
alexmorales

Esse consumo é tanto para a carburada quanto para a injetada?
Quanto a gasolina batizada, não tenho esse problema pois trabalho em um posto e garanto que o combustível é bom(dentro da realidade brasileira e com a porcentagem de alcool).
Estava vendo na internet e é muito difícil encontrar fat boy com ano abaixo de 2004. Por quê será? Será que é por conta do carburador, que deixa ela mais tradicional e o pessoal não quer vender?
Andre Tovar
Contato:

Minha Fat carburada TC88 ano 2000 faz 18 Km/l na estrada. Já consegui 20 Km/l sem garupa e velocidade de 100 Km/h. A Fx TC96 2008 do meu colega tem consumo muito semelhante, com ligeira vantagem. Quanto ao consumo, carburada ou injetada muda muito pouco, mas a injeção é muito mais eficiente, não precisa segurar afogador no frio, respostas rápidas. Carburador é mais facil de consertar para quem está afastado de autorizadas, como no meu caso, mas injeção dá menos problema. As carburadas têm um som diferente, principalmente devido à possibilidade de baixar a marcha lenta.
Não sei o motivo de ser mais difícil encontrar mais antigas à venda, talvez existam em menor número mesmo, hoje as vendas são maiores.
Rodrigo Rodrigues

Cara, se você está afim de comprar uma Fat Boy, compre, pois você não se arrependerá do prazer de pilotá-la.
Meu amigo comprou uma Fat Boy Special e usa ela para ir trabalhar. Ele não poderia estar mais feliz!
Eu vou comprar uma Softail Deluxe, com a graça de Deus, até o fim do ano. Estou juntando a grana pra dar uma boa entrada e não financiar muito.
Ela consome bastante sim, mas pense que, com um tanque, você faz uma viagem de ida e volta que irá ser mais relaxante que um final de semana em hotel e, com certeza, o tanque cheio de 18 litros dela sairá bem mais barato que uma diária em qualquer hotel do Brasil!
Abraços...
Intruder 125 2005 Prata
Juntando grana para a HD Softail Deluxe Branca e Preta
Caio Marcos

Tenho uma Fat Boy 2010...excelente moto, vou ao trabalho com ela todo dia, rodo no final de semana e te digo: Pode comprar uma que vc não vai se arrepender !
"Até que os Leões tenham seus historiadores, as histórias de caça glorificarão o caçador!"
Monaski

É uma bela motoca!!!

pode comprar sem medo!

um dia tb terei a minha!

:wink:
Imagem
Thilizardo

Tenho uma Fat Boy Lo e após a primeira revisão percebi um aumento na vibração da moto. Alguém ja teve este problema? Como foi resolvido?
Responder