Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
axelgoes

Na última revisão da minha sombra, o mecânico me passou que o óleo da concessionária deveria ser trocado a cada 1500km, mas acredito que seja daqueles que vendem a granel.

Depois do que ele me falou, eu só estou usando o óleo da Mobil e trocando a cada 3000km. Quanto ao filtro eu recomendo trocar a cada 6000km, apesar de que, no manual ele indicam a cada 12000km.

Oque o Wellrod disse é verdade. O óleo age como um agente de limpeza do motor, entretanto, quanto ao período de troca eu discordo, pois, pequenas partículas de metal que vão se soltando das partes internas do motor e são carregadas pelo óleo. Por isso é importante trocar o óleo com maior frequência do que o filtro.

Quanto mais tempo você deixar para trocar o óleo, mais sujo e cheio de partículas ele ficará, oque resultará em um maior desgaste das peças.

Abração pra todo mundo.
DehCarmo
Moderador
Contato:

wellrod escreveu:... filtro novo... o ruim é q não existe genérico pra ele... pelo menos ainda não encontrei... mandei e-mails pra fram e outras empresas que pesquisei, mas nenhum me retornou...
Sei que já falado que sim mas la no tópico "Shadow 750: Peças genéricas e ou..." já foi falado sobre o filtro da Fram em 05/12/10. Acho que a moderação poderia até tornar aquele tópico (bem como o da 600) fixos. Até para lembrarmos de colocar lá o que descobrirmos.

Abraços!!

Enviada: 05.12.10 09:34 Assunto: Re: FILTRO DE AR - SHADOW 750
artagey escreveu:Olha quanto ao filtro utilizei o da fram que e original, consta inclusive no catalogo deles aqui na net, paguei em Niteroi 18,00 reais , se voce tiver uma loja de troca de oleo de automovel de confiança e so pedir que eles recebem da fram. :)
André

Imagem
Pé-de-pano

Nesse fds fiz a prmeira revisão da minha Shadow (1K).

O óleo utilizado foi o MOBIL Super Moto (não sintético).

Segundo o mecânico, se eu quiser ficar despreocupado, devo trocar o óleo a cada 2 mil km. Porém se eu fiscalizar semanalmente o nível e for completando o óleo se necessário, ele disse que pode esperar até os 6 mil km indicados no manual.

OBS: a troca de óleo normal (fora da revisão) custa R% 55,00.

Sem querer fazer propaganda, mas já fazendo: a revisão foi feita na cc Aversa, na Av. Independência, em Piracicaba (interior de SP). Apesar desta cc não ser voltada para o estilo custom (quase não tem acessórios pra gente), o atendimento é muito bom e a oficina é super equipada. Além disso, tem um mecânico específico para mexer nas motocas maiores, como a Shadow.
Sérgio Soares

Pé-de-pano escreveu:Nesse fds fiz a prmeira revisão da minha Shadow (1K).

O óleo utilizado foi o MOBIL Super Moto (não sintético).

Segundo o mecânico, se eu quiser ficar despreocupado, devo trocar o óleo a cada 2 mil km. Porém se eu fiscalizar semanalmente o nível e for completando o óleo se necessário, ele disse que pode esperar até os 6 mil km indicados no manual.

OBS: a troca de óleo normal (fora da revisão) custa R% 55,00.

Sem querer fazer propaganda, mas já fazendo: a revisão foi feita na cc Aversa, na Av. Independência, em Piracicaba (interior de SP). Apesar desta cc não ser voltada para o estilo custom (quase não tem acessórios pra gente), o atendimento é muito bom e a oficina é super equipada. Além disso, tem um mecânico específico para mexer nas motocas maiores, como a Shadow.
Caro Pé-de-Pano,

Recentemente fiz a revisão de 1000Km da minha Sadow e postei no tópico "Shadow 750: opinião dos proprietários" o seguinte:
Sérgio Soares escreveu:Caro Gogó,

Parabéns!! A Glamurosa ficou realmente mutio bonita. Deu um charme muito especial.

Mudando de assunto, hoje fui fazer a revisão de 1000Km. O custo foi de R$ 126,97. O interessante é que a Honda não utilizou o óleo lubrificante que está no manual. Foi utilizado o óleo 4T – 10W-30, Semissintético, API SJ, Genuíno Honda. Segundo o pessoal da oficina, eles passaram a adotar esse óleo e a alteração já virá no manual do modelo 2011, que tem exatamente o mesmo motor das demais.

Aqueles que, por ventura, tenham modelos carburados e anteriores, certifiquem-se se este óleo pode ser usado em suas motos. Pelo que pude avaliar, ele é melhor do que o até então indicado, e custou apenas R$ 2,00 a mais por litro. (óleo antigo R$ 15,00 e óleo novo R$ 17,00).

Sérgio
Embora tenha postado há quase 1 mês, não li nenhum comentário de quem tenha utilizado o mesmo óleo que eu. Digo, óleo semissintético recomendado pela própria Honda.

O importante é que, na minha opinião, a moto ficou muito mais macia. Esta não é somente a opionião de um simples usuário. Trabalhei com motores pesados por mais de 15 anos e sei a diferença entre o comportamento deles quando da troca do óleo lubrificante. Em geral rodam bem macio nos primeiros kilômetros (ou horas) e depois parecem pedir nova troca.

Na minha Shadow não foi diferente. No final dos primeiros 1000Km, usando óleo comum, sentia o motor "chorando" por óleo novo. Mas com o óleo semissintético utilizado a partir da revisão dos 1000Km, a moto está muito macia. Já estou com 2200Km e parece que o óleo é tão novo quanto na hora que tirei a moto da revisão. há, portanto, na minha opinião, uma vantagem bem marcante na substituição do óleo comum para o semissintético.

Peço que alguém do fórum procure se informar com a Honda sobre a substituição do óleo lubrificante para o semissintético. Ou caso já haja no fórum alguém que adquiriu um modelo 2011, diga para a gente qual o óleo que está no manual, pois segundo a Honda, esse óleo semissintético passaria a ser o usado tanto nas 2011, quanto nas anteriores também.

Segue abaixo a foto do recipiente de 1 litro do óleo semissintético. Observem que é "genuíno da Honda" e não somente recomendado como era o caso do Mobil.

Sérgio

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Moto é lazer.
wellrod
Contato:

Pois é... até agora você parece ser o único no fórum que se manifestou colocando uma opinião sobre a utilização desse novo óleo...

Já liguei pra Honda e não obtive nenhuma resposta a respeito... ninguém atendeu...

a minha dúvida é se as motos antigas poderão utilizar esse novo óleo sem apresentar problemas...

pelos estudos que fiz, você ter "sempre" um óleo limpinho também não é um bom sinal... ele não está efetuando a correta limpeza dos resíduos do motor...

portanto ao efetuar a troca de óleo e notar que ele ainda continua limpo, isso pode também não ser um bom sinal...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Monaski

wellrod escreveu:a minha dúvida é se as motos antigas poderão utilizar esse novo óleo sem apresentar problemas...
Tb fiquei na mesma Wellrod,

E Será q esse óleo n é apenas uma forma da Marca das asas aumentar a receita?! :lol:
Imagem
wellrod
Contato:

Só sei que lendo o tópico láaaaaa em "Oficina e Manutenção de motos > Óleo - Cambio e motor"

o Gildafer postou o seguinte link:

http://www3.motonline.com.br/artigo/min ... rificantes

É uma matéria interessantíssima... e diz o seguinte:

Motos antigas não podem usar um óleo de última geração e nem melhoram o desempenho por isso. Se o veículo usa óleo mineral por muito tempo e passa a usar óleo de base sintética ou sintético, a limpeza dos resíduos deixados pelo mineral será muito rápida e mesmo trocando o filtro em períodos reduzidos pode ser que tenha a vazão prejudicada, e poderá ocorrer o entupimento da bomba de óleo e outras partes internas do motor, ocasionando problemas no mesmo.

Isso se aplica ao meu caso... então sendo assim, continuarei usando o Mobil...

(Havia lançado essa informação aqui, mas o moderador retirou e jogou pra lá... o que causou apenas duplicação de informação... maasss... fazer o que né... vamo q vamo...)
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
wellrod
Contato:

Baseado nesse tópico então:

Se tua moto utiliza óleo mineral (Mobil Super Moto), continue usando...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Monaski

wellrod escreveu:Baseado nesse tópico então:

Se tua moto utiliza óleo mineral (Mobil Super Moto), continue usando...
Então é isso mesmo que farei!

:D
Imagem
wellrod
Contato:

É melhor não arriscar né... não obtive nenhum respaldo técnico da Honda sobre migrar ou não... então, na dúvida e diante da matéria que lemos o mais prudente é continuar com o óleo mineral...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Responder