DehCarmo escreveu:Dan, eu quiz dizer as certificações de segurança.
A impressão que fica é que a aprovação do Inmetro está atrelada às características de fabricação e não de segurança. Deveria ter então algo como esses certificadores que vc comentou antes, um "ranking de segurança".
Sim... o selo do inmetro não "diz nada", pois existem péssimos capacetes com o maldito selo... Esses DOT, CE, SNELL e similares realmente não são necessários no Brasil...
abrax,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Uma confusão está sendo feita: Quem normatiza o uso dos capacetes é o CONTRAN, o INMETRO AFERE, de acordo com as especificações. Afere capacete, balança comercial, aparelho de pressão, taxímetro,cadeirinha de bebê,etc,etc...e só isso.
Com a máxima certeza que o capacete fechado protege mais que o aberto, não há dúvida quanto a isso. Entretanto o casaco de couro protege mais que os de nylon, a calça de couro protege mais do que o jeans, a bota própria protege mais que o tênis. E aí? Vamos todos usar essas proteções? Estamos contando com os desastres para justificar o uso de capacete fechado. Mas que desastre? Existem vários, uns que o capacete fechado ajuda e outros que ele de nada serve. Concluímos que depende do sinistro e não do capacete. Quem já raspou as pernas no asfalto sabe a dor que é perder a pele e depois ainda ter que tirar areia da queimadura, alguém propõe o uso da calça de couro? Porque não? Por acaso não pode acontecer o acidente? E olhe que é bem mais fácil e comum escorregar na areia da curva do que bater de frente com um caminhão ou na porta de um carro. Sou a favor de ambos os capacetes e renovo minha opinião de que a maneira de pilotar e a prudência são os fatores importantes de proteção. Agora, de verdade, quando tiver que acontecer algo vai acontecer, a fatalidade é inexorável. Entretanto o debate sôbre capacetes vai permanecer, tipo: quem é o maior time? Flamengo ou Corinthias? Cada um tem uma opinião...e é assim que as coisas são. Que cada um use o capacete que lhe convier ou que possa pagar e assuma sua decisão. APENAS MINHA OPINIÃO. Ótimas estradas aos colegas.Abçs.
O Dan tem razão... mas que é bom usar um capacete aberto isso é... e como moro em cidade de interior aqui o uso de capacete é praticamente zero, só usamos quando esta tendo fiscalização, mas o "velho deitado diz" faça o que falo e não o que faço!
@W.Freitas: Apoiado! Gostei da postura e não há nem com o quê concordar ou discordar, está tudo óbvio, atestado e comprovado.
Se me garantissem que os escamoteáveis e de queixeira fixa são igualmente seguros (ou inseguros), ainda assim eu usaria o convencional de queixeira fixa, simplesmente pela sensação de segurança. É mais ou menos como quando comparamos uma cadeira cujas pernas são arqueadas e parecem frágeis com uma convencional. Sabendo que as duas são igualmente resistentes a impressão de segurança é algo que te permite ficar mais em paz.
Eu quase comprei este Peels Mirage (~R$150) que tem design e preço muito interessantes e tentadores:
Lembra muito aqueles capacetes de pilotos de caça...
Mas o que me segurou na compra foi o fato de ele ter uma queixeira muito muito frágil. Daí comprei um Vallen, e estou com ele fazem uns 2 meses. Qualidade superior! Muito arejado e ótimo acabamento!
shiranduarte escreveu:@W.Freitas: Apoiado! Gostei da postura e não há nem com o quê concordar ou discordar, está tudo óbvio, atestado e comprovado.
Se me garantissem que os escamoteáveis e de queixeira fixa são igualmente seguros (ou inseguros), ainda assim eu usaria o convencional de queixeira fixa, simplesmente pela sensação de segurança. É mais ou menos como quando comparamos uma cadeira cujas pernas são arqueadas e parecem frágeis com uma convencional. Sabendo que as duas são igualmente resistentes a impressão de segurança é algo que te permite ficar mais em paz.
Eu quase comprei este Peels Mirage (~R$150) que tem design e preço muito interessantes e tentadores:
Lembra muito aqueles capacetes de pilotos de caça...
Mas o que me segurou na compra foi o fato de ele ter uma queixeira muito muito frágil. Daí comprei um Vallen, e estou com ele fazem uns 2 meses. Qualidade superior! Muito arejado e ótimo acabamento!
Você resumiu muito o que eu penso... o lance eh a sensação de segurança...
Se não me sinto seguro, fico paranóico pensando na insegurança em vez de aproveitar a moto, relaxar e pilotar com segurança...
E eu assim como você, quase comprei esse capacete por parecer um de piloto de caça... quando descobri que era ruim fiquei tão triste eheheh... Aí acabei comprando o LS2 com grafismo de exercito. Capacete espanhol, de boa qualidade pelo preço que tem.
Abrax,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Dan: PUTS! Não sabia que o LS2 são espanhóis!
Achei que fossem chineses, cara!
Eu fiquei doido com o design de um dos modelos. Por isso, quase comprei um LS2, mas ao imaginar que eram chineses, pelo preço que custam, considerei que não valia a pena.
Bah! Que tolice a minha...
Como eu disse o Vallen é de fabricação gaúcha e achei de ótima qualidade.
dan_himself escreveu:acabei comprando o LS2 com grafismo de exercito. Capacete espanhol, de boa qualidade pelo preço que tem.
Puts, essa eu tb não sabia e olha que o meu capa é um LS2...
Sim, a LS2 é uma marca espanhola muito bem consolidada na europa, embora seus capacetes comercializados aqui não tenham o certificado SNELL. Porém o modelo FF350 (o mais popular aqui no Brasil) recebeu 4 das 5 estrelas no teste SHARP de segurança realizado pela Inglaterra. O FF350 é conhecido como modelo Shogun lá fora, mas já saiu de linha na europa, entrou o FF351 no lugar.
Depois que soube que esse peels não prestava fiz uma boa pesquisa sobre capacetes de custo acessível e seguros, por isso escolhi o LS2. Fiquei entre ele e o Sparx, infelizmente não encontrei o Sparx para vender em lojas que não fosse online, e comprar sem experimentar é complicado...
[]s
DaN
Acho que pra comprar pela internet, o sujeito já tem de ter experimentado o mesmo capacete antes em uma loja convencional. Já que a vantagem de se comprar pela internet recai unica e exclusivamente no preço.
Quando compramos numa loja convencional, não precisamos esperar 7 dias pra retirar o produto, e além disso pra trocar em caso de defeito é muito mais simples. O preço tem de ser realmente MUITO melhor pra valer a pena. É isso aí.
eu concordo com o dan_himself no quesito capacete fechado, ate prq na maioria dos casos, temos a mesma opnião.
o meu primo bateu com a moto em um fusca a 180Km/h, ele estava usando um capacete fechado shark rsr2,a frente do capacete ficou muito avariada, mas ele não sofreu nada(na cabeça), só fraturou uma costela e os dois joelhos (ou algo assim).
tudo bem que o capacete era um top de linha, mas garanto que se fosse um aberto ou escamotiavel, ele não tinha mais rosto.
com relação a campo de visão (visão periferica) de um capacete, galera, quanto mais caro o capacete,maior o campo de visão,essa é a realidade.
os capacete feito com fibras(carbono,vidro etc) são mais resistentes a impactos, logo, podem abrir um "buraco" maior para a visão do piloto, ja um de plastico injetado que na minha opnião só protege dos arrahoes de se rolar no asfalto,e não de impactos,ja que eles quicam no chão, devem ter um campo de visão menor para poder ter o mesmo nivel de segurança.
só mais uma coisa,quem acha que capacete fechado tem o campo de visão limitado, vá a uma boa loja e coloque um capacete de ponta (quando digo de ponta, é de 2500 dinheiros pra cima), feitos para competição.como alguns sabem tenho um capacete arai rx-7 gp, top da arai, e na minha opnião é muito melhor que um aberto.