Capacetes
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores
Round 2... Fight!!!
-
dan_himself
Sei que foi de brincadeira o que você disse, mas queria enfatizar que;Leoloster escreveu:Round 2... Fight!!!
Não tem nada de briga.... não da minha parte... O fórum serve pra discutir idéias, e conflitos de idéias sempre vão existir. Numa democracia, podemos expor nossas idéias livremente, óbvio que dentro de um certo limite... e esse fórum é bastante democrático, com espaço para muitas opiniões e idéias. Não fico bravo porque discordam de mim em que capacete, jaqueta, luva, bota usar...
Eu uso um capacete fechado de 350 Reais (LS2 FF350). Tem gente que acha ele ruim e só usa capacete de 2.000 Reais. Eu acho um absurdo pagar 2.000 Reais num capacete.
Eu sei o que eu uso e porque eu uso. Se a pessoa concorda ou discorda, bem esse é um direito de cada um.
Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Se sabia que era brincadeira pq o texto?
Imagina,não fiquei nervoso "nem um cadinho", fiquei admirado da maneira que escreveu para mim, não foi a opinião mas a maneira de exprimi-la. Agora escreveu legal, dando sua opinião de maneira educada.Sôbre capacetes, tanto o aberto quanto o fechado passaram pelas normas de segurança do CONTRAN e foram aprovados, se obedecerem as especificações estabelecidas.Fica a critério de cada um optar entre um e outro de acordo com seus interesses. As pesquisas dão conta de que em SAMPA morre pelo menos um "motoqueiro" por dia, e eles usam, em sua maioria, capacetes fechados. Já vi motoqueiro morrer em batida com outro motoqueiro, na Marginal Tietê.Portanto, a despeito de opiniões contrárias, ENTENDO, pela experiência de muitos anos no lombo de minha Neguinha, que a maneira de pilotar(esportiva ou passeio), as circunstâncias (local, velocidade pretendida,condições das vias, tráfego intenso ou não) definirão qual capacete deva se usar. Já fui à Bolívia numa HD-FatBoy e usei capacete fechado. Para levar minha filha à natação, a 12 quilometros de casa e na média de 80km/h, vou de capacete aberto. A prudência também importa, não se pilota moto como carro, cuidado nos "corredores"(ou evitá-los), com cruzamentos (mesmo com sinal aberto),posicionar-se corretamente na via, tornando-se visível para o carro da frente (e não cortando pela direita ou passando pelo "corredor" torcendo o punho e tocando a buzina, como muitos fazem), entretanto, a fatalidade acontece... com ambos. Você tem razão, no capacete aberto DEPENDENDO DA BATIDA pode afetar a face de maneira mais séria, mas DEPENDENDO DA BATIDA TAMBÉM, o capacete fechado de nada servirá, o que justifica minha opinião.O importante é usar capacete...e enterrado na cabeça, fechado sob o queixo, e não no alto da cabeça ou enfiado no cotovêlo.Sobre motos sempre será um prazer debater e ler as opiniões dos colegas do site.Abçs.
-
dan_himself
Para evitar qualquer mal entendido...Leoloster escreveu:Se sabia que era brincadeira pq o texto?
[]s
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
-
dan_himself
Eles não passam pelas normas do contran, e sim pelo inmetro... e aquele selinho não vale nada, pois sabemos que tem capacetes fechados com o tal selo que não protegem nada, não passam de uma casca de laranja... O ideal é procurar capacetes que tenham no mínimo certificados DOT, CE ou SNELL...W.Freitas escreveu:Imagina,não fiquei nervoso "nem um cadinho", fiquei admirado da maneira que escreveu para mim, não foi a opinião mas a maneira de exprimi-la. Agora escreveu legal, dando sua opinião de maneira educada.Sôbre capacetes, tanto o aberto quanto o fechado passaram pelas normas de segurança do CONTRAN e foram aprovados, se obedecerem as especificações estabelecidas.Fica a critério de cada um optar entre um e outro de acordo com seus interesses. As pesquisas dão conta de que em SAMPA morre pelo menos um "motoqueiro" por dia, e eles usam, em sua maioria, capacetes fechados. Já vi motoqueiro morrer em batida com outro motoqueiro, na Marginal Tietê.Portanto, a despeito de opiniões contrárias, ENTENDO, pela experiência de muitos anos no lombo de minha Neguinha, que a maneira de pilotar(esportiva ou passeio), as circunstâncias (local, velocidade pretendida,condições das vias, tráfego intenso ou não) definirão qual capacete deva se usar. Já fui à Bolívia numa HD-FatBoy e usei capacete fechado. Para levar minha filha à natação, a 12 quilometros de casa e na média de 80km/h, vou de capacete aberto. A prudência também importa, não se pilota moto como carro, cuidado nos "corredores"(ou evitá-los), com cruzamentos (mesmo com sinal aberto),posicionar-se corretamente na via, tornando-se visível para o carro da frente (e não cortando pela direita ou passando pelo "corredor" torcendo o punho e tocando a buzina, como muitos fazem), entretanto, a fatalidade acontece... com ambos. Você tem razão, no capacete aberto DEPENDENDO DA BATIDA pode afetar a face de maneira mais séria, mas DEPENDENDO DA BATIDA TAMBÉM, o capacete fechado de nada servirá, o que justifica minha opinião.O importante é usar capacete...e enterrado na cabeça, fechado sob o queixo, e não no alto da cabeça ou enfiado no cotovêlo.Sobre motos sempre será um prazer debater e ler as opiniões dos colegas do site.Abçs.
Sobre os motoqueiros de capacete fechado morrer, claro, imprudencia... se arriscam demais, concordo com você... eles se colocam numa posição pedindo pra se acidentar... Lembro uma vez na marginal, um motoqueiro foi fechado sem querer por um carro... Foi discutir com o motorista, o mesmo se desculpou, falou para eles seguirem seu caminho, que não valia brigar por isso... mas não, o motoqueiro "sangue nos olhos" foi atrás pra chutar o retrovisor... perdeu o equilibrio, caiu da moto e um caminhão passou em cima da cabeça dele... morte instantanea...
Abraços,
DaN
Não querendo defender ninguém, acredito que capacetes fechados oferecem maior segurança ao motociclista. Se recebem alguma certificação são melhores mas isso é exigido no Brasil??? Claro que não.
Em outra ocasião perguntei sobre um capacete da Kraft, aquele "coquinho" aprovado pelo Inmetro. O capacete foi bastante criticado pela questão segurança. Comprei mesmo assim, mas tenho ciência do quanto ele pode (ou não pode) me proteger caso ocorra alguma situação aquém do meu controle.
Não me sinto seguro com ele, é quase como se estivesse sem capacete. Não me arrisco com ele em dias de muito trânsito, nublado ou estrada. Tento diminuir ao mínimo as variáveis que não posso controlar para poder usá-lo. Uso o aberto sim, mas o próximo que comprar será fechado.
Abraços!!
Em outra ocasião perguntei sobre um capacete da Kraft, aquele "coquinho" aprovado pelo Inmetro. O capacete foi bastante criticado pela questão segurança. Comprei mesmo assim, mas tenho ciência do quanto ele pode (ou não pode) me proteger caso ocorra alguma situação aquém do meu controle.
Não me sinto seguro com ele, é quase como se estivesse sem capacete. Não me arrisco com ele em dias de muito trânsito, nublado ou estrada. Tento diminuir ao mínimo as variáveis que não posso controlar para poder usá-lo. Uso o aberto sim, mas o próximo que comprar será fechado.
Abraços!!
André

-
pauloheman
- Contato:
Tive três capacetes até hoje. Quatro, se for contar aquele casca de ovo que ganhei com a moto, que usei menos de uma semana, emprestei pra um conhecido e tá com ele até hoje...
O primeiro foi um Nitro fechado. Só em maio/10 que comprei outro, um Zeus C210, aberto, quando comprei a Shadow. Me senti seguro o suficiente com ele para usar no dia-a-dia. No entanto, uma vez fui pro trabalho com a Twister de um conhecido, e me senti com o nariz "na rifa" o tempo todo...
Mês passado, comprei um LS2 369 (escamoteável), porque meu Nitro já tá baleadasso, e não quero viajar 4 mil km com o aberto...
Como o DehCarmo falou, é ÓBVIO que o aberto é MENOS SEGURO. Não precisa nenhum laudo dizer isso. Mas, eu me sinto seguro com ele no dia-a-dia, sem pressa e andando tranquilo. Até pego estrada em pequenos trechos com o Zeus, tranquilamente...
O primeiro foi um Nitro fechado. Só em maio/10 que comprei outro, um Zeus C210, aberto, quando comprei a Shadow. Me senti seguro o suficiente com ele para usar no dia-a-dia. No entanto, uma vez fui pro trabalho com a Twister de um conhecido, e me senti com o nariz "na rifa" o tempo todo...
Mês passado, comprei um LS2 369 (escamoteável), porque meu Nitro já tá baleadasso, e não quero viajar 4 mil km com o aberto...
Como o DehCarmo falou, é ÓBVIO que o aberto é MENOS SEGURO. Não precisa nenhum laudo dizer isso. Mas, eu me sinto seguro com ele no dia-a-dia, sem pressa e andando tranquilo. Até pego estrada em pequenos trechos com o Zeus, tranquilamente...
-
dan_himself
Sim, é preciso certificação do INMETRO. Caso não possua o selo, o capacete está irregular... por isso que não se pode trazer capacetes de fora pra ca. Por causa do maldito selinho. Pode ser um shark de 500 dólares, não tendo o selo do inmetro, é multa, apreensão da moto e se não me engano suspendem a carteira...DehCarmo escreveu:Não querendo defender ninguém, acredito que capacetes fechados oferecem maior segurança ao motociclista. Se recebem alguma certificação são melhores mas isso é exigido no Brasil??? Claro que não.
Abrax,
DaN
Dan, eu quiz dizer as certificações de segurança.
A impressão que fica é que a aprovação do Inmetro está atrelada às características de fabricação e não de segurança. Deveria ter então algo como esses certificadores que vc comentou antes, um "ranking de segurança".

A impressão que fica é que a aprovação do Inmetro está atrelada às características de fabricação e não de segurança. Deveria ter então algo como esses certificadores que vc comentou antes, um "ranking de segurança".
André