Bíblia do Churrasco!
(clique para o site da editora)
Honestamente, um artigo completamente desnecessário.
-------------
Um fato curioso na minha família é que as mulheres, salvo raras exceções, não possuem um gosto forte por carne, ainda mais de boi. Quando a carne é muito temperada ou possui um sabor ressaltado, seja por uso de álcool ou a própria gordura, elas não conseguem comer. Reclamam, fazem mimimi, choram porque estão com fome... então, todo churrasco que fazíamos tinha a ala feminina, com pães, vinagrete, maionese, salada e carne sem sal... e a ala masculina, aonde tínhamos no máximo além de uma boa carne suculenta, farofa.
Quando, aos 17 anos, passei a peregrinar esse Brasil, me identifiquei muito em minhas viagens ao Sul quando era convidado para churrascos e ofereciam apenas carne. Não muito diferente da minha família, havia uma mesa composta apenas por mulheres (nem sempre, mas em churrascos mais familiares, era assim), com saladas e molho de mostarda, dentre essas coisas que fazem mal à minha saúde.
Eu raramente me identifico, aliás, com churrascos aonde colocam carne de frango. Poxa, uma linguiça até vai, se for daquelas temperadas na produção... uma carne de cordeiro cai muito bem, de repente até um porco... mas frango assim eu só gosto frito, ou no espeto em beira de estrada.
Sei que, para cada viagem que eu faço, seja pelo Sudeste, para o Sul ou para Brasília, a cena raramente muda de quadro. Exceto por momentos em que os machos definiam "só haverá carne" ou alguma mulher excepcional dizia "só precisa de carne mesmo", era praticamente a mesma coisa.
É claro que, sem puxar o saco de nossos colegas gaúchos, sempre que volto de viagem do Sul sinto uma imensa saudades e trago tudo o que aprendi, pratico (eu adoro cozinhar ou "churrascar") mas nunca é igual. Acho que a terra dos pampas tem uma magia própria mesmo.