Shadow VT600C: Bomba de óleo - Manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Mickimba
Mensagens: 2916
Registrado em: 25 Jul 2008, 02:49
Localização: Sapiranga

Arthas escreveu:Boa noite galera!

Depois de uma viagem de 220km ida e volta notei que a peça na qual se prende o cabo de embreagem na tampa lateral direita do motor tinha vazamento de óleo.
Haiva um corrimento pequeno nessa tampa, porém, não há vestígios no chão da garagem.
Havia um corrimento ou apenas uma leve mancha? Notei uma leve mancha na minha uma vez também, neste mesmo lugar... Não dei muita bola... Nas minhas últimas viagens não observei mais, vou olhar novamente...
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico."
Arthas
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Jun 2009, 21:45

Bom moçada!

Era um corrimento muito leve e que só aparecia em circunstâncias em que a moto era submetida a longos trajetos ou esforços.

O problema era o retentor da alavanca da embreagem.
3,50R$ era o valor da maldita borrachinha. Mas para trocá-la tive que desmontar a tampa lateral do motor.
Deu muito trabalho, mas a bichinha (no bom sentido) tá zero outra vez e amanhã eu vou pra Capitólio.
Boa viagem pra mim.
E até a próxima.
Alexandre Silva
Mensagens: 28
Registrado em: 14 Jan 2009, 20:22
Localização: Ji-Paraná

Bom dia, minha moto ta vazando óleo, acho que é pelo suspiro do motor ai sobe até o filtro de ar vaza muito, não consigo solucionar isso, só acontece se eu andar a 110,120 por algum tempo qndo ando devagar não acontece, não é muito óleo alguem sabe o que pode ta acontecendo?
Já aconteceu com alguem?
obrigado.
Alexandre Silva
Mensagens: 28
Registrado em: 14 Jan 2009, 20:22
Localização: Ji-Paraná

Bom dia, minha moto ta vazando óleo, acho que é pelo suspiro do motor ai sobe até o filtro de ar vaza muito, não consigo solucionar isso, só acontece se eu andar a 110,120 por algum tempo qndo ando devagar não acontece, não é muito óleo alguem sabe o que pode ta acontecendo?
Já aconteceu com alguem?
obrigado.
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Vou dar meu pitaco, mas não saco muito de motores...

Deve ser alguma junta ou algum retentor danificados... com a velocidade maior, a pressão aumenta e vaza o óleo... é interessante, se vc é curioso, desmontar e verificar o local exato do vazamento...

mas, nesse caso, o mais aconselhável é levar a um mecânico de confiança...

é comum alguma "sobra" de óleo no compartimento do filtro de ar, mas não muita... gotejamentos apenas...

é interessante ter a opinião de alguém que entenda do assunto e possa te explicar de forma correta...

e, no mais, levar no mecânico... pra que ele possa fazer um diagnóstico completo... verificar a situação das velas, verificar o consumo da moto... verificar se ela está enfumaçando pelo escapamento...
Alexandre Silva escreveu:Bom dia, minha moto ta vazando óleo, acho que é pelo suspiro do motor ai sobe até o filtro de ar vaza muito, não consigo solucionar isso, só acontece se eu andar a 110,120 por algum tempo qndo ando devagar não acontece, não é muito óleo alguem sabe o que pode ta acontecendo?
Já aconteceu com alguem?
obrigado.
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Heverson
Mensagens: 80
Registrado em: 21 Mar 2010, 09:52
Localização: Parauapebas

Alexandre,
Algumas ações podem ser feitas para reduzir a passagem de óleo pelo respiro do motor:

- Verifique o nível de óleo. Se estiver muito alto (acima do máximo), drene até ficar entre o mínimo e o máximo. Nível de óleo muito alto causa maior fuga pelo respiro.
- Drene o respiro de óleo. Tem uma mangueira que acumula o óleo e água que saem do motor em forma de vapor e os condensa. Se pilotar sob chuva ou altas velocidades precisa ser constantemente drenado. Se a mangueira de dreno estiver saturada de óleo, vai ter mais óleo voltando para a carcaça do filtro de ar.
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

nada como falar com quem entende!!! ;)
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
kayoduarte
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Nov 2010, 09:36
Localização: Maceió

Bom dia pessoa;

Comprei uma Shadow 600 a uns 3 meses. Depois de algum tempo viajando para encontro percebi neste final de semana um vazamento de oleo que acredito que seja pelo cilindro. Este vazamento nao ocorre em muita quantidade e tambem nao ocorre de um dia para o outro. Mais quando viajo ocorre este tipo de vazamento o que poderia ser?

Obrigado. Abracos.
Heverson
Mensagens: 80
Registrado em: 21 Mar 2010, 09:52
Localização: Parauapebas

Não é comum vazamento de óleo nos cilindros da Shadow.
Não é gasolina?
De que ano é a moto?
kayoduarte
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Nov 2010, 09:36
Localização: Maceió

Heverson escreveu:Não é comum vazamento de óleo nos cilindros da Shadow.
Não é gasolina?
De que ano é a moto?

Bom dia Heverson...

Ano 2001, 60 mil rodado. Verifiquei aqui que realmente talvez nao possa ser do cilindro Heverson. Na saida do escapamento superior dele encontrei algumas manchas tambem como se fosse ocorrido o fazamento juncao do cilindro e escape, acredito que isso fez escorrer pelo cilindro. Eu achei muito pastoso para ser gasolina. Por essa regiao onde o escape fica plugado no motor pode ocorrer vazamento de oleo?

Abracao Heverson.
Responder