Shadow VT600C: Bomba de óleo - Manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

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Jovi
Administrador
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Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
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REMOÇÃO DA VÁLVULA DE ALÍVIO

Desmonte a carcaça do motor.
Remova o parafuso e a tampa da válvula de alívio.
Remova a válvula de alívio da bomba de óleo.

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DESMONTAGEM DA VÁLVULA DE ALÍVIO

Remova o anel elástico e desmonte a válvula de alívio.

Código: Selecionar todos

FERRAMENTA:
Alicate para anel elástico 07914-3230001
INSPEÇÃO

Inspecione a mola, anel de vedação e a válvula verificando se há desgaste ou danos.

Inspecione o corpo da válvula verificando se há obstruções ou danos.

Substitua a válvula de alívio defeituosa.
Limpe todas as peças e monte-as na ordem inversa da
remoção.

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REMOÇÃO/ DESMONTAGEM DA BOMBA DE ÓLEO

Remova a bomba de óleo retirando os dois parafusos de fixação.

Remova os pinos guia e os anéis de vedação.

Remova o filtro de tela e o tubo da bomba de óleo.
Verifique o anel de vedação e os vedadores de óleo quanto a desgaste ou danos.

Limpe o filtro de tela e o tubo de óleo com solvente limpo.

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Remova os três parafusos da tampa da bomba de óleo.
Desmonte todas as peças e limpe-as com solvente limpo.

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INSPEÇÃO DA BOMBA DE ÓLEO

Instale os rotores externos e internos na carcaça da bomba de óleo.

Meça a folga entre o rotor externo e a carcaça da bomba de óleo.

LIMITE DE USO: 0,35 mm

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Remova o eixo da bomba de óleo e meça a folga entre os rotores e a face da carcaça.

LIMITE DE USO: 0,10 mm

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Instale temporariamente o eixo da bomba de óleo.
Meça a folga entre os rotores externos e internos.

LIMITE DE USO: 0,20 mm

Substitua a bomba de óleo se necessário.

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MONTAGEM DA BOMBA DE ÓLEO

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Instale o rotor externo da bomba de óleo com a marca gravada voltada para a face da tampa.

Instale o rotor interno.
Instale o pino guia e o espaçador no eixo.

Instale o eixo na carcaça, alinhando o pino guia com a ranhura do rotor interno.

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Instale o pino guia e a nova junta na carcaça da bomba de óleo. Instale a tampa da bomba de óleo.

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Aperte os parafusos da tampa firmemente.

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Instale o vedador de óleo na bomba de óleo.
Alinhe a extremidade da tela de óleo com a ranhura da tampa da bomba de óleo e instale a tela de óleo conforme mostrado.

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Instale os anéis de vedação e tubo de óleo na bomba de óleo.

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INSTALAÇÃO DA BOMBA DE ÓLEO

Instale os pinos-guia e os anéis de vedação novos.
Instale a bomba de óleo.

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Instale e aperte os dois parafusos de fixação.

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Instale a válvula de alívio na bomba de óleo.

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Instale a tampa da válvula de alívio e aperte o parafuso. Instale a carcaça do motor.

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Raphafernandes
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Registrado em: 02 Jun 2008, 22:15

Fala ae pessoal!

Essa semana notei que estava com um caminho de óleo escorrendo e investigando vi que o óleo está caindo pelo quanto da tampa do motor. Não está vazando muito, mas é o bastante pra notar que escorreu quando a moto fica parada de um dia para o outro.

Gostaria de saber se esse é um problema normal de dar na Shadow. Fora isso gostaria de saber também se é algo que eu deva me preocupar, ou se basta ficar atento ao nivel do óleo e dae dá pra esperar um pouco pra resolver de uma vez.

Desde já agradeço a todos que responderem ao tópico.

Sds,

Rapha
Shadow VT600C 2003 - PT em 12/2011
Sportster 883R 2005/06 - Pretinha
jbrigagao
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Vazamento da tampa é simples de resolver, acho que não compensa ficar gastando oleo e arriscando esquecer de completar e ter um prejuizo maior.
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wellrod
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o maior problema é vc adquirir outras juntas na Honda... o processo é demorado e nunca eles têm em estoque... mas é algo tranquilo de se fazer a manutenção... leve a um bom mecânico... e aproveite para fazer uma revisão nos pistões, ver se não ha vazamentos nas camisas, essas coisas... se vai abrir veja logo as possíveis causas desse vazamento...

se é junta queimada, pode ser alta temperatura (a mais do que o normal), pode ser problema no radiador, falta dos componentes líquidos do radiador, bomba d'água, vazamentos de óleo pelas camisas, anéis de segmento...

enfim... é bom dar uma boa verificada no motivo e não só trocar a junta...

Ps. Não sou mecânico nem tampouco entendo de motos... mas tive problemas semelhantes em minha antiga 600...
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Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
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jbrigagao
Moderador
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Se for só as tampas laterais pode usar junta quimica que fica até melhor que a junta de papel e você encontra em qualquer autopeças.
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Mickimba
Mensagens: 2916
Registrado em: 25 Jul 2008, 02:49
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Depois do que vcs falaram.. O que vou dizer? :lol:

É isso amigo, seguindo as orientações acima, procure um bom Mecânico, de preferência um que entenda um pouco de Shadow...
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico."
Raphafernandes
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Jun 2008, 22:15

Fala ae rapaziada!

Só pra manter vocês up-to-date depois de tantas dicas e opiniões, eu hoje estive na oficina da RioMar Motos e o problema era simplesmente a porca que ligava o tanque na mangeira de combústível que estava com uma folginha que fazia ir vazando um pouco de gasolina. Essa gasolina escorria por dentro da tampa do motor e por sorte acumulava um pouco no canto da tampa pra baixo. Foi muito bom passar na oficina e ver que era uma besteira e melhor ainda saber que tem mecanicos em quem podemos confiar.

Então é isso.

Grande abraço a todos.

Rapha
Shadow VT600C 2003 - PT em 12/2011
Sportster 883R 2005/06 - Pretinha
Arthas
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Registrado em: 01 Jun 2009, 21:45

Boa noite galera!

Depois de uma viagem de 220km ida e volta notei que a peça na qual se prende o cabo de embreagem na tampa lateral direita do motor tinha vazamento de óleo.
Haiva um corrimento pequeno nessa tampa, porém, não há vestígios no chão da garagem.

Bom, peguei o anel rodoviário aqui em Bh e rodei 60km apareceu o mesmo óleo, no mesmo lugar e por aí vai.

Só ocorreu esse vazamento nessas duas oportunidades que narro a vocês, durante as saídas urbanas esse vazamento não aparece.

Peço o parecer dos caros amigos pois na quinta vou vazer uma viagem de 600km ida e volta.

Abraços,
Arthas.

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Shadow 600
jirschik
Moderador
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Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
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Arthas, você tem como postar uma foto para ficar mais claro?
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Arthas
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Jun 2009, 21:45

Providenciarei.
Valeu!
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