Olá, pessoalfjruthes escreveu:Na minha opinião.. Pode ser o mau uso que for, não explica o quadro quebrar... ainda mais nessa posição... Isso é resultado de uma péssima qualidade...
Esta é minha primeira postagem aqui, mas estamos discutindo essa questão no fórum da dafra, no tópico Chassi Quebrado.
Eu também tinha opinião que essas quebras de quadro seriam casos de uso abusivo ou até manobra de alguém para desacreditar a marca, mas agora apareceram casos de até participantes de nosso fórum, mudei de opinião e acredito que possa existir uma causa para isso estar acontecendo com as kansas:
Nossas motos possuem os amortecedores traseiros instalados em uma posição bastante inclinada, que não permite que os amortecedores atuem como deveriam. Para absorver os impactos, eles deveriam ficar mais em pé, como são instalados na mirage 150. Porque estão nessa posição, eles não são comprimidos, e todo o impacto que deveria ser amortecido acaba sendo aplicado diretamente ao quadro.
Então, essa mudança na inclinação dos amortecedores transformou nossa moto em uma rabo-duro, apesar de ter um chassi projetado para trabalho com o amortecimento da suspensão. Esse pode ser o vício oculto por trás desses problemas.
Convido a todos a participar da discussão e alertar a todos os colegas donos de kansas 150 a respeito deste risco. Na fase inicial, a rachadura no quadro é detectável por instabilidade em curvas, sintoma que pode ser confundido com folga nas buchas da suspensão.
Participo na discussão no forumais dafra com o nick Jeff, quem tiver qualquer dúvida pode entrar em contato que responderei com prazer. A propósito, estamos agendando uma reunião com um advogado para a segunda semana de janeiro aqui em sp - capital justamente para analisar maneiras de fazer a fábrica tomar uma atitude, quanto mais participantes, melhor.
Um abraço,
Jeff
PS:
Aproveitando para responder à questão do Dan sobre como fortalecer o quadro, um dos participantes do nosso fórum instalou um reforço depois que o quadro dele rachou, felizmente ele percebeu antes de sofrer um acidente. O quadro pode ser reforçado no próprio local onde aparece a quebra com a instalação de um perfil U, mas essa é uma solução complicada e que pode trazer outros problemas se não for bem feita. Acredito que a solução mais prática seja alterar a posição de fixação dos amortecedores na balança, sem mexer no quadro, mas provavelmente isso implicará na instalação de amortecedores um pouco mais curtos. De qualquer forma, a melhor solução é o fabricante providenciar novos quadros corrigidos para todos os proprietários, independente de terem sido motos de segunda mão (também é o meu caso) ou de terem sido reforçados pelos proprietários (poderiam alegar que com isso perderíamos o direito ao reparo...)