Yamaha - XTZ 250 Ténéré: Avaliação

Seção para discussão sobre qualquer outro estilo/modelo de moto

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Jastre
Mensagens: 85
Registrado em: 10 Nov 2008, 13:44

Imagem



Quando surgiram os primeiros boatos de que a Yamaha iria lança a Ténéré 250, começaram a “pipocar” na internet montagens do novo modelo trail. Algumas imagens eram bem realistas, outras nem tanto. Cercado de segredos, a marca decidiu então apostar suas fichas em uma jogada de marketing um pouco mais ousada (e arriscada também) usando o quadro “O Impostor”, do humorístico Pânico na TV. Por meio do site http://www.missaoimpostor.com.br, os internautas acompanhavam vídeos do personagem procurando a nova moto dentro da fábrica da Yamaha em Manaus (AM). Contudo, a marca dos três diapasões foi traída pela própria rede social. Um vídeo amador, gravado por um celular em plena luz do dia, na avenida 23 de Maio (SP), acabou com o segredo antes da hora. Bem, mas se você é fã da lendária linha Ténéré, a boa notícia é que a versão 250, feita com exclusividade ao motociclista brasileiro, estará na rede de concessionárias Yamaha já no início de novembro. O preço deve girar na casa dos R$ 13 mil.

Durante a apresentação oficial da nova motocicleta feita para um seleto grupo de jornalistas, os engenheiros da Yamaha deixaram claro que o consumidor da marca teve um papel fundamental no desenvolvimento do novo produto. Além das pesquisas de opinião e de clínicas realizadas com proprietários de motos da mesma categoria, a Yamaha consultou também os fóruns de discussão na internet. Foram encontradas diversas fotos da XTZ 250 Lander com bancos mais largos, bolhas aerodinâmicas e até mesmo com um tanque de combustível de maior capacidade.

Pesquisas também apontaram que o consumidor dessa categoria, além de usar a moto no dia a dia, costuma fazer viagens. Pensando em melhor atender esse público que também usa a moto na estrada nos finais de semana, a Yamaha lançou a XTZ 250 Ténéré, já em seu modelo 2011. A moto chega ao mercado para dividir espaço com a “irmã” Lander 250, que não sairá de linha, conforme informações da própria montadora. Já que na visão da Yamaha, apesar da moto ter a mesma base que sua irmã, o perfil do consumidor é completamente diferente.


FICHA TÉCNICA: YAMAHA XTZ 250 TÉNÉRÉ
Motor: SOHC, 249 cm³, monocilíndrico, quatro tempos, refrigerado a ar com radiador de óleo.
Potência máxima: 21 cv a 8.000 rpm.
Torque máximo: 2,10 kgfm a 6.500 rpm.
Transmissão: Câmbio de cinco velocidades, com transmissão final por corrente.
Suspensão: Garfo Telescópico com 220 mm de curso na dianteira; monoamortecida com link e 240 mm de curso na traseira.
Freios: Disco de 245 mm de diâmetro (dianteiro); disco de 203 mm de diâmetro (traseiro).
Dimensões: 2.120 mm de comprimento, 830 mm de largura e 1.370 mm de altura. Entre-eixos 1.385 mm, altura do assento de 865 mm e 270 mm de altura mínima para o solo.
Peso: 137 kg.


QUASE TUDO NOVO

Na parte mecânica não existem grandes novidades. O propulsor de 250 cm3 com injeção eletrônica e os freios são praticamente os mesmos usados na XTZ 250 Lander. Porém a potência do propulsor agora é de 21 cv a 7.500 rpm e torque máximo é de 2,10 kgfm a 6.500 rpm. Na Ténéré a relação de marchas foi alongada para melhorar o desempenho e conforto na estrada. A nova moto está mais “on-road”, já que o garfo dianteiro agora tem 220 mm, 20 mm a menos que na Lander. O amortecedor traseiro com mola, óleo e gás, agora têm regulagem por rosca. O para lama dianteiro fica rente à roda e os pneus têm um desenho misto, voltado mais para o uso no asfalto.

Deixando a mecânica de lado, quando a moto foi finalmente mostrada todos os olhares se voltaram para os faróis duplos e para o grande tanque de combustível. Seguindo as linhas da Super Ténéré 1200, os refletores duplos com lâmpadas de 55/60 W ficam logo abaixo da bolha frontal. O tanque de 16 litros parece ainda maior oferecendo um belo conjunto com o banco em dois níveis. O bocal do tanque -- semelhante aos usados em aviões -- segue o padrão de motos de alta cilindrada da marca. É uma pena que a rabeta tenha ficado tão “tímida” perto do restante da moto. Outro pecado cometido pela Yamaha foi usar neste projeto o mesmo tipo de lanterna da linha XTZ 125/250. Faltou ousadia na parte traseira da moto.

PAINEL E CAIXA DE FERRAMENTA

Por trás da bolha fica o painel de instrumentos, que é parecido com o da naked XJ6. O que muda é a localização das luzes-espia. O conjunto traz mostrador digital com velocímetro relógio, marcador de combustível e hodômetro ao lado de um conta giros analógico arredondado. Os punhos não tem novidades, porém o guidão alto e largo deixa a postura do piloto mais ergonômica. A rabeta curta com alças para garupa completa o conjunto. Um bagageiro mais robusto seria bem vindo. Aliás, a Yamaha venderá o item como acessório em sua rede de concessionárias.

A bela proteção do escapamento também é nova e a caixa de ferramentas foi reposicionada (fica na lateral traseira da moto). Até mesmo a mangueira de freio recebeu um acabamento interno em cobre, para melhor desempenho.

Visualmente a moto parece ser de maior cilindrada, ainda mais na cor branca. Há também a opção da Ténéré 250 totalmente preta. Infelizmente, a cor tradicional azul, que imortalizou o modelo de 600 cm3 comercializado no Brasil na década de 90, ficou de fora. Se a montadora ratificar o preço -- R$ 13 mil, o motociclista fará uma boa compra, já que a nova Ténéré poderá ser utilizada em dupla jornada (cidade e campo).

No Brasil família Ténéré ficou conhecido pelas saudosas Ténéré 600 e a Super Ténéré 750, que até hoje são sinônimo de aventura. O novo modelo vem resgatar o prestígio da linha e também animar ainda mais os fãs da XT660Z Ténéré e XT1200Z Ténéré, que podem chegar em breve ao Brasil. O primeiro passo já foi dado com o lançamento da XTZ 250 Ténéré.

IMPRESSÕES DE PILOTAGEM YAMAHA XTZ 250 TÉNÉRÉ

Ao subir na Ténéré 250 é possível notar de cara sua principal característica: o conforto. Diferente da Lander na qual o piloto fica em uma postura de “ataque”, na Ténéré 250 a posição de pilotagem é mais relaxada, isso em função do guidão mais alto.

Em trechos asfaltados a nova relação de marchas se mostrou acertada para a estrada. Mas a resposta do motor é levemente mais lenta. A proteção aerodinâmica se mostrou muito útil mesmo para os pilotos mais altos, com mais de 1,80 m.

Rodando por trechos de terra, o modelo conseguiu transpor pequenos obstáculos com facilidade. Com os pneus ainda com cera e as pastilhas ainda se assentando não foi possível tirar nenhuma conclusão sobre as mudanças na linha de freio. Mas, mesmo assim, a Ténéré 250 se mostrou dentro do esperado.




E para quem procura uma com estilo, e economia é uma boa.

Com base na Lander, mesmo motor porém com mais torque, ainda sim, temos uam boa economia de combustível chegando a fazer 33 na estrada, e atingindo velocidades máximas de 140 ( mas ai ja é andar no limite )

O preço que andei encontrando na região de SP e Interior é de R$13,500 e ótimas opiniões de financiamento.

Fiz uma simulação oferecendo minha Fazer 2006, e ficou no seguinte valor:

A vista a nova Ténéré sai por R$ 13.490,00, com a tua FAZER 250 de entrada o saldo fica nas seguintes condições abaixo,

18 X R$ 610,67
24 X R$ 478,09
36 X R$ 346,55
42 X R$ 309,43
48 X R$ 281,83
60 X R$ 243,85

Seguro ainda não fiz nenhum não tenho ideia, mas se acompanhar o da Lander aqui pra nossa região fica em torno de R$ 700,00 ano.

Estimo um valor pago de R$5000,00 a R$6000,00 na FAZER, então tirem suas conclusões, qq coisa eu passo o contato do vendedor que é de sp.

Vamos discutir a nova totoca, que merece respeito pela lenda de seu nome.


Imagem



abraços !
"Viajeiros MT"
Imagem
Covero
Mensagens: 107
Registrado em: 28 Jan 2010, 11:46
Localização: Florianópolis

Vi um pessoal falando que em foto ela fica mais esquisitinha, mas que pessoalmente é uma moto bem massa.
caruso
Colaborador
Mensagens: 1477
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42

É verdade Covero, eu vi uma pessoalmente e é mais bonita mesmo.

Aqui vai mais algumas fotos da menina.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Caruso


Imagem
Avatar do usuário
abacate666
Mensagens: 43
Registrado em: 25 Ago 2010, 17:20
Localização: São Paulo

Essa moto boa pra caral...órgão reprodutor masculino

Tô pensando seriamente em trocar minha Fazer 2006 nela
Um dia Deus criou os dez mandamentos. No outro, ele saiu de pra passear de Harley
Paludo
Mensagens: 3293
Registrado em: 25 Mai 2009, 22:21
Localização: Avaré
Contato:

Está é uma forte candidata a irmã da Platina, pois como eu gosto muito de pegar motos zeros está é ideal, pois não precisarei me desfazer da Lenda.

Mas se partir para um Up vamos ver o que eu faço, pois pretendia deixar a Platina só para passeios e esta é uma ótima opção para viajar no dia dia...

Vamu que vamu, doisporcada e abraços de volta e meia...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Só há uma coisa melhor do que ver o nascer do sol sobre o guidão de uma moto.
Jastre
Mensagens: 85
Registrado em: 10 Nov 2008, 13:44

abacate666 escreveu:Essa moto boa pra caral...órgão reprodutor masculino

Tô pensando seriamente em trocar minha Fazer 2006 nela
tbm to nessa abacate
tenho uma fazer 2006
esses valores que passei é dando uma fazer 2006 de entrada.

ja pode ver como fica..
qq coisa te passo o contato.
absss
"Viajeiros MT"
Imagem
Jastre
Mensagens: 85
Registrado em: 10 Nov 2008, 13:44

Acabei de vir da consessionária Yamaha, vi de perto a nova Té, montei na bixa, eita coisa boa. Muito Confortável, alta, e parece ter muito mais do que simplesmente 250cc. Queria fazer um teste drive nela, vamos ver se na Red baron tem !!

absssss
"Viajeiros MT"
Imagem
Covero
Mensagens: 107
Registrado em: 28 Jan 2010, 11:46
Localização: Florianópolis

Na revista motociclismo e duasrodas desse mês veio comparativos e testes da moto. Mas em desempenho ela chega a ser pior que a lander, mesmo tendo o mesmo motor. :?
Jastre
Mensagens: 85
Registrado em: 10 Nov 2008, 13:44

A diferença de desempenho é muito grande? Ela tem uma dirigibilidade diferente, além do peso maior devido ao tanque mais largo, e sua aerodinamica diferente.

Se não tiver muita diferença, ainda é uma boa pedida.

Preciso andar em uma para testar.
"Viajeiros MT"
Imagem
Avatar do usuário
abacate666
Mensagens: 43
Registrado em: 25 Ago 2010, 17:20
Localização: São Paulo

Só não vendi minha Fazer pra comprar essa teneré nova por dois motivos.

1- tenho que colocar o dobro do valor da Fazer na jogada

2- o primeiro ano de fabricação é o que mais dá problema
Um dia Deus criou os dez mandamentos. No outro, ele saiu de pra passear de Harley
Responder