Shadow VT 600C: Vibração no motor

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
DiarioDeMotocicleta
Contato:

Salve amigos,

Na minha ultima viagem no feriado, rodei 1500kms e comecei a sentir uma vibração embaixo do motor, mas sencível apenas em baixa rotação.
Essa vibração se parece com socos cadenciados que vibram e se sentem nos pés.

A moto anda normal, sem perder potência, mas essas pauladas não existiam.

Estou com medo que meu virabrequim tenha ido pro saco.
Cuido muito bem da motoca que já chegou aos seus 76mil KMs e que o futuro lhe reserva uma bela transformação em chopper... manja proprietário de Monza? Então... casei com ela (rs).

Alguém já identificou esse sintoma na Shadow 600cc?

Palpitem please.

Abração,
Guga SMC
Ninguém é melhor que todos nós juntos!
http://www.diariodemotocicleta.com.br
jbrigagao
Moderador

Batidas no motor em baixa rotação costuma ser mesmo Mancal do Virabrequim.
Imagem
jirschik
Moderador
Contato:

Tenho uma Shadow 600 2003 e gostaria de ler os relatos dos demais proprietários à respeito da vibração do motor. Comparando com a Mirage 250, acho que a Shadow 600 vibra muito, à ponto de atrapalhar a visão do retrovisor. Recentemente precisei trocar os retrovisores da Shadow (que eram semelhantes aos da Mirage) porque os suportes racharam e perdi um dos retrovisores durante a ida para o trabalho.

Estou usando um guidom T-Bar e nesta semana eu instalei coxins no guidom para aliviar esta trepidação. Melhorou, mas ainda não eliminou a trepidação. Agora vou tentar instalar pesos no guidom para ver se melhora ainda mais.

A trepidação ocorre em certas rotações mais altas, que não sei avaliar por falta de um conta-giros. O motor aparenta estar normal, com bom torque. Cheguei a pensar que a causa da trepidação era relativa ao balanceamento da roda dianteira, mas quando em velocidade, aciono a embreagem e a trepidação pára.

Esta trepidação é normal na Shadow 600? Se for normal, é possível a instalação de coxins no motor para absorver esta trepidação?
Imagem
andreazza

meus queridos, peguei a ternera hoje da revisao.. :D
nao me chamou atencao alguma vibracao em alta com a minha.. mas vou observar esse fim de semana...
a vibracao que percebo eh com ela parada... o guidon treme.. a traseira treme.. tudo treme... a roda da frente balanca pra frente e pra tras, dai eu aperto o freio e para.. é engraçado, mas me pergunto até se nao estraga os amortecedores esse "pra frente - pra tras" da roda... :?
jirschik
Moderador
Contato:

Fabriquei e instalei os coxins para o guidom e os pesos para guidom, mas ainda não resolveu, pois a origem da vibração é no motor, e não na roda ou suspensão dianteira.

Estou aguardando a chegada de velas novas que comprei para ter certeza que não é problema com a queima, relativa às velas. Ainda teria que avaliar as bobinas, mas acho pouco provável. Outro ponto que irei avaliar são as válvulas de admissão/escape, pois as velas estão com queimação diferente: Uma parece normal e a outra está carbonizada. Por ter apenas 1 carburador, então descarto maiores problemas de regulagem da mistura entre combustível e ar.

Para ter uma idéia da intensidade da vibração, em quinta marcha à 90km/h, se tiver um carro com os faróis acessos na minha traseira, eu vejo apenas uma "lâmpada fluorescente" me perseguindo :D
Imagem
wellrod
Contato:

A moto fica instável nas lentas? morre constantemente?!?! ela trepida também parada (em neutro) ou é só acima de 90km?

mto estranho isso... se ela não trepida parada não consigo entender porque seja do motor o problema..
problema de vela sem queimar ela fica toda inconstante... morre toda hora... não segura lenta...

já viu o rolamento da roda dianteira?!?!? já viu se tem algum aro empenado?!? se a roda tá empenada... alguma coisa assim... motor eu to achando q não é... senão apresentaria os sintomas com ela parada... não?!?!?!

cadê o amigo Russo q é nosso mestre aqui no fórum!!! rsrsr
jirschik escreveu:Fabriquei e instalei os coxins para o guidom e os pesos para guidom, mas ainda não resolveu, pois a origem da vibração é no motor, e não na roda ou suspensão dianteira.

Estou aguardando a chegada de velas novas que comprei para ter certeza que não é problema com a queima, relativa às velas. Ainda teria que avaliar as bobinas, mas acho pouco provável. Outro ponto que irei avaliar são as válvulas de admissão/escape, pois as velas estão com queimação diferente: Uma parece normal e a outra está carbonizada. Por ter apenas 1 carburador, então descarto maiores problemas de regulagem da mistura entre combustível e ar.

Para ter uma idéia da intensidade da vibração, em quinta marcha à 90km/h, se tiver um carro com os faróis acessos na minha traseira, eu vejo apenas uma "lâmpada fluorescente" me perseguindo :D
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
andreazza

boa ideia wellrod

acelerar ela parada ateh uma rotacao alta
eh soh da uma esquentadinha na lenta pro oleo lubrificar e puxar o cabo!

vo testar na minha hoje a noite (quero contar quantos segundos minha mae aguenta sem gritar por causa do cano reto) :twisted:
jirschik
Moderador
Contato:

P.A moto fica instável nas lentas? Morre constantemente?R.Não. Depois que aquece o motor o funcionamento na lenta aparenta ser normal.

P.Trepida também parada (em neutro) ou é só acima de 90km?
R.Trepida também quando está parada (em neutro), desde que eu acelere o motor. Como não tenho um conta-giros para saber a rotação do motor, a minha referência é a velocidade de 90km/h em 5'marcha. Mas também ocorre a mesma vibração em velocidades menores e em marchas menores, mas eu preciso testar para dar estes valores (Ex.40km/h em 2'marcha).

P.Já viu o rolamento da roda dianteira?!?!? já viu se tem algum aro empenado?!? se a roda tá empenada... alguma coisa assim...?
R.Em uma oficina confirmaram que o balanceamento está certo. E se eu estiver rodando a 90km/h, acionar a embreagem e desacelerar o motor, a vibração pára. Se o balanceamento estivesse ruim, o guidão continuaria a vibrar.
Imagem
andreazza

opa! blz!?

buenas, acabei de voltar duma voltinha onde testei a vibracao dela..
realmente, entre 90 e 100 ela comeca a vibrar mais..
nao chega a tremer tanto os retrovisores a ponto de borrar tudo, mas um pouco com certeza..
acredito que muito disso se deve aos canos retos, ouvi falar que fazem tremer muito mais..
jirschik
Moderador
Contato:

Só para terem idéia do que falo...

Imagem

Levarei na oficina na próxima semana para regulagem do motor, em especial, as válvulas. Espero que seja isso.
Imagem
Responder