Regras do Denatran para modificações(customizações)

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Hacontroversias
Mensagens: 351
Registrado em: 04 Fev 2009, 18:56
Localização: Campinas
Contato:

Pergunta?

Para mudar de tanque é necessário fazer esta mudança tambem?

Detalhe, o tamque é de outra moto.

Abraços.
Estou estudando para me tornar um biologo... espero me formar antes do homem F*d*r tudo.
marcão barata
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Set 2009, 09:51

Boa tarde amigos comprei recentemente uma outra cb 450 que esta toda original, e construi um sidecar com carroceria em aluminio para acoplar a ela,ele não tem documento apenas algumas NFs de materiais Qual será o procedimento para legalização junto ao detran?Já montei ele na moto só para ver o resultado, e gostei, a moto perde velocidade e fica pesadona mas a sensação é muito legal agora sobrando tempo vou pinta-lo e fazer tapeçaria só depois é que vou tentar legalizar a moto com ele.
youkomccants
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Set 2010, 16:38
Localização: São Bernardo do Campo

marcão barata escreveu:Boa tarde amigos comprei recentemente uma outra cb 450 que esta toda original, e construi um sidecar com carroceria em aluminio para acoplar a ela,ele não tem documento apenas algumas NFs de materiais Qual será o procedimento para legalização junto ao detran?Já montei ele na moto só para ver o resultado, e gostei, a moto perde velocidade e fica pesadona mas a sensação é muito legal agora sobrando tempo vou pinta-lo e fazer tapeçaria só depois é que vou tentar legalizar a moto com ele.

E ai Marcão,

até onde eu sei, o sidecar é considerado como uma carretinha, então vc teria que emplacar e licenciar normalmente. Mas posso estar errado....

o que me leva a uma dúvida: se o sidecar for emplacado separado e vc tomar uma multa com ele, a autuação vai pra moto, pro sidecar, pros dois ou pra nenhum?
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

Pintei minha moto de prata para preto.

Então vou fazer um passo a passo para alterar a documentação, sem precisar de despachante, pode varia de estado para estado, no caso vai ser para o Detran-MG.

1º Passo: É obter a autorização para realizar a mudança. O modelo do "Formulário de Autorização para Alteração de Dados":
https://wwws.detrannet.mg.gov.br/detran/OF05.2006.pdf
(detalhe antes de imprimir e preencher notar que tem que alterar a data, pois o modelo é antigo e o ano já vem com 3 digitos 200..., sendo que estamos em 2010). Depois é necessario ir ao cartório autenticar firma na sua assinatura na autorização e levar ele no Detran.

2º Passo: Depois que o pedido for aceito e estiver com a autorização em mãos. Agora já pode efetuar a pintura. Guardar todas notas ficais, tanto das tintas, como do serviço. Caso não tenha as mesmas e/ou foi você que fez o serviço, como no meu caso há uma solução. Você fazer uma declaração atestando como foi feito o serviço e material usado e leva no cartório e autenticar. Foi o que eu fiz, pois só tinha o recibo do serviço, não estava com a NF, pois já havia feito a pintura a um tempo.

3º Passo: Requerer o serviço pelo site: https://wwws.detrannet.mg.gov.br/detran ... 0Ve%EDculo
e pagar a DAE de R$47,98

4º Passo: Levar a moto para vistoria, junto com a folha de requerição da mudança de caracteristíca, pois ele vai precisar conferir e retirar número o chassi e o motor. Levar também CRV, pois vai ser impresso outro, além de Xerox de CPF e RG, ou carteira de motorista que tem os dois.

5º Passo: Levar o resultado da vistoria no Detran, depois só voltar para buscar o resultado.

Preço cobrado pelo despachante R$160.
Gasto sem despachante só o preço da taxa R$47,98 + 3 reais para autenticar o documento.

No meu caso eu não fiz o passo um, pois tinha entendido que no caso de alteração de cor, que não altera nenhuma questão de segurança do veículo não precisava. Mesmo assim conseguir alterar o documento.

Achei um absurdo o preço do despachante, aqui em JF isso é uma mafia, o Detran-MG, faz o possível para dificultar nossa vida e a gente ter que contratar despachante, que está sempre dando uma cesta de café da manhã, uma cesta de pascoa, uma "ajudinha" para o Detran, uma corrupção pequena, mas que não deixa de existir. Acho um absurdo ter uma fila para despachante e outra para o cidadão comum na hora de retirar documentos.

Detran de MG é tão burocrático, que quando fui buscar o documento, a mulher não queria me entregar, pois eu não tinha levado um pedacinho de papel, onde constava meu nome, minha placa e o dia da entrega, que para mim só servia para me avisar a data.
Depois de reclamar que eu sabia os dados, ela ainda se recusando disse que precisava da data de entrega, então lembrei que era dia 11/10. Para ela ir procurar numas pastas que estão organizadas por ordem alfabética, então para que ela precisava da data? PURA Má VONTADE. (Mas verdade seja dita, o outro funcionário que atende aos pedidos de serviços é extremamente educado e prestativo em dar orientações).
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

youkomccants escreveu:
marcão barata escreveu:Boa tarde amigos comprei recentemente uma outra cb 450 que esta toda original, e construi um sidecar com carroceria em aluminio para acoplar a ela,ele não tem documento apenas algumas NFs de materiais Qual será o procedimento para legalização junto ao detran?Já montei ele na moto só para ver o resultado, e gostei, a moto perde velocidade e fica pesadona mas a sensação é muito legal agora sobrando tempo vou pinta-lo e fazer tapeçaria só depois é que vou tentar legalizar a moto com ele.

E ai Marcão,

até onde eu sei, o sidecar é considerado como uma carretinha, então vc teria que emplacar e licenciar normalmente. Mas posso estar errado....

o que me leva a uma dúvida: se o sidecar for emplacado separado e vc tomar uma multa com ele, a autuação vai pra moto, pro sidecar, pros dois ou pra nenhum?
Meu mêcanico tinha uma Intruder 125 com side car, vou perguntar para ele como era o documento, mas a realidade é que nem os políciais devem saber, creio que não devia ser legalizada.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
juventudista
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Nov 2010, 22:12
Localização: Caxias do Sul

comprei minha virago 250 a pouco tempo mas ainda não transferi para meu nome. Mas ela tem farol, lanternas, suspensão, para-lamas, suspensão e guidão modificados estilo chopper. Será que vou ter problemas na vistoria do detran? E os TIRAS? Sera que vão complicar com minha surdina que tá roncando igual o godizila, não tenho medo de multa, mas sim de guincho!
Obrigado.
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

juventudista escreveu:comprei minha virago 250 a pouco tempo mas ainda não transferi para meu nome. Mas ela tem farol, lanternas, suspensão, para-lamas, suspensão e guidão modificados estilo chopper. Será que vou ter problemas na vistoria do detran? E os TIRAS? Sera que vão complicar com minha surdina que tá roncando igual o godizila, não tenho medo de multa, mas sim de guincho!
Obrigado.
Minha kansas, se você ver ela, nem diz que é uma kansas... paralamas modificados, pintura, acessórios, escape feito a mão, piscas, lanterna, farol auxiliar, guidão, comando avançado e muito mais... A única alteração no doc é a da pintura... Fora isso passou na vistoria já duas vezes normal... Pelo menos aqui em SP o cara olha a moto, olha pra vc e assina o papel... Só fui reprovado na vistoria uma vez porque a placa estava na lateral... voltei a placa pro suporte na traseira e não falaram nada, aprovaram de boa, mesmo com escape de cano aberto...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
juventudista
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Nov 2010, 22:12
Localização: Caxias do Sul

dan_himself escreveu:
juventudista escreveu:comprei minha virago 250 a pouco tempo mas ainda não transferi para meu nome. Mas ela tem farol, lanternas, suspensão, para-lamas, suspensão e guidão modificados estilo chopper. Será que vou ter problemas na vistoria do detran? E os TIRAS? Sera que vão complicar com minha surdina que tá roncando igual o godizila, não tenho medo de multa, mas sim de guincho!
Obrigado.
Minha kansas, se você ver ela, nem diz que é uma kansas... paralamas modificados, pintura, acessórios, escape feito a mão, piscas, lanterna, farol auxiliar, guidão, comando avançado e muito mais... A única alteração no doc é a da pintura... Fora isso passou na vistoria já duas vezes normal... Pelo menos aqui em SP o cara olha a moto, olha pra vc e assina o papel... Só fui reprovado na vistoria uma vez porque a placa estava na lateral... voltei a placa pro suporte na traseira e não falaram nada, aprovaram de boa, mesmo com escape de cano aberto...

Abraços,
DaN

Obrigado pelas dicas.
A minha moto também tá com a placa na lateral, vou mudar de lugar.
Anderson Rodrigues
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Ago 2011, 21:27
Localização: Natal

Eu tou querendo fazer a iluminação do motor (talvez paralamas) com neon/LED ... estilo esse produto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM
vou ter q passar lá no DETRAN tbm?
Anderson Rodrigues (Natal, RN)
zanchetta
Colaborador
Mensagens: 1277
Registrado em: 14 Out 2010, 00:56
Localização: São Paulo

Acho que não. Não há uma modificação brusca. Só umas luzes a mais...
Zanchetta
Imagem
Responder