Kansas 150: Motor morrendo, instável, etc

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

Responder
thiago_colla
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Abr 2010, 00:27

gustavo barral escreveu:alguem pode me ajudar a moto morre engasga como se nao houve se combustivel, carburador limpo vela nova combustivel bom oq pode ser?
Olá, a minha tava engasgando, arrumei a entrada de ar dela(que original é uma droga), faz o teste primeiro, anda sem o filtro e ve se ela melhora, outra coisa, tem um pino no carburador, bem do lado do afogador, que entope de vez enquando e a mangueira que fica em baixo do carbura tem que fica menor do que vem de fabrica. Espero ter ajudado. Abraço.
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Não sei se isso já faz parte de outro tópico, pois não sei nem mesmo o nome dessa peça.
Gostaria de tirar esse dúvida: O que é isso?
Qual o papel dele no funcionamento da moto?
Ele é ligado no motor e em algo parecido com um filtro, depois numa mangueira tampada. Isso está certo? Em um raciocínio lógico, se existe um filtro algo deveria passar por aí, não?
Em um blog numa explicação de regulagem chamaram de tomada de vácuo, mas não encontrei nada com esse nome no google.
Imagem
Imagem
Imagem
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Bom, achei num catálogo de peças que isso é um "air pump", uma bomba de ar.
Beleza, qual a função dele no funcionamento do motor e alguém faz idéia de algum motivo de ele estar tampado?
Outra coisa, eu desconectei a mangueira do filtro por curiosidade e estava tudo cheio de um líquido, denso como água e que cheirava mal.
Se é um filtro de ar, que líquido é esse?
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Nanwild
Mensagens: 108
Registrado em: 23 Jun 2009, 01:41
Localização: Porto Alegre

Hehehe. Tambem não sei direito o que é, mas se naum me engano é o sistema que um mecanico comentou comigo.

Sistema para poluir menos, parece q passa um gás por ali que é reaproveitado em vez de sair direto pelo escape.

Se estiver errado, corrijam por favor. :D
Procurando moto antiga de baixa CC em Porto Alegre ou região metropolitana.
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Então, eu conversei com um mecânico da Suzuki, pois existe um sistema parecido na Intruder, ele disse também que era pra reaproveitar gases e que o fato de estar tampado não influenciava no funcionamento do motor. Agora por que estava cheio de água é algo que eu realmente gostaria de saber e segundo o mecânico a água teria que ter sido esguichada para ir parar lá dentro.
Enfim, abri a tal mangueira e esvaziei o filtro, quando a moto ligou (isso depois de várias pedaladas) saiu bastante água desse filtro.
Tentei colocar um CDI de CG99 e não obtive melhora para ligar e mesmo assim ela morre e com dificuldade para ligar novamente.
Testei o cachimbo da vela numa Intruder que funcionou beleza. Uma coisa que notei é que no cabo da Intruder eu consigo ver a ponta dos fios lá dentro e no da Kansas não.
Pelo que vi o cabo é embutido na bobina, será que dá pra colocar a bobina de uma na outra pra testar? Será que são compatíveis (mesma tensão e corrente)?
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Hoje tentei trocar a bobina, o cabo (que eu descobri que desconecta da Bobina) e o cachimbo.
Deu um trampo do caramba para passar o parafuso, mas no fim deu tudo certo.
O cachimbo é menor, mas serviu numa boa.
No fim, não deu diferença no problema, mas pelo menos eu matei essa possibilidade.
Aqui estão algumas imagens das peças originais e das peças novas.
São peças mais bem acabadas, quanto à qualidade de funcionamento eu não sei dizer se são realmente melhores, mesmo pq não foi esse o motivo da troca, mas sim tirar a dúvida.
Imagem
Imagem
Cadê os fios? Como isso Funcionava?
Imagem
Detalhe para a fita isolante que foi colocada no cachimbo quando levei a moto para a Dafra do Tucuruvi.

Tirei a torneira do combustível para ver o problema do reserva e quando eu desmontei o que eu pensava que seria um filtro de combustível eu vi que aquele bujãozinho não é.
Imagem
Vou comprar outro filtro (pq o que a Dafra colocou na moto foi para o lixo) e vou colocar lá. Coloquei uma mangueira de combustível transparente para eu poder acompanhar se está passando combustível, mas depois vou devolver a original devidamente cordada no tamanho ideal para não ficar com dobras.



Enfim, tirei também o carburador, desmontei e soprei com um canudo cada passagem que ele tem. Nada entupido montei, mas não coloquei na moto.
Tirei o carburador da Intruder e coloquei na Kansas, mesmo sem montar direito a tampa do pistonete. Na terceira tentativa a moto pegou e daí em diante ela pegava na primeira partida.
Beleza, o carburador é o vilão.
Coloquei o carburador da Kansas na Intruder, como ele estava vazio demorou um pouquinho pra ligar, depois disso ela tinha um pouco de dificuldade para acelerar, mas não deu nenhum trabalho para ligar de novo.
Devolvi cada carburador no seu lugar e as duas ligaram numa boa.
Pouco tempo depois eu desliguei a Kansas e ela não ligava por nada.
Agora ela liga, mas simplesmente apaga em marcha lenta.

Como não sei mexer com carburador e não quero comprar outro sem saber se uma simples regulagem resolve o problema, estou à procura de um mecânico que aceite o desafio.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

Cara eu conheço um local que talvez resolva seu problema, mas não é barato. Porém os caras são muito bons...
Refizeram minha elétrica inteira da Kansas cara... tava uma gambiarra imensa, pelo que disseram, ainda cuidaram de detalhes que nem pedi e tal. Tão acostumados com motos grandes mas te tratam com o maior respeito como se sua moto valesse 40.000 Reais, igual as outras...

O local é a Vitoria Motos, lá na Barão de Limeira. Gostei muito do serviço. Fui por indicação do Serginho, que já tinha levado a Kansas dele pra instalar acessórios.
Quando eu fui eles tavam fazendo a manutenção de uma Mirage, desmontaram os dois carburadores, fizeram um baita trabalho nela, eu vi e fiquei sabendo porque a pintura dela é identica a da minha moto, e como a minha é customizada e parece uma mirage 250 pequena e com um cilindro, quando ele foi me falar no tel o q tinha sido feito na minha moto, ele sem querer confundiu as duas e acabou me falando tudo que fez na mirage ehehehe... Foi bastante coisa... então assim, eles não tem ligação nenhuma com a kasinski, se arrumam a Mirage, é bem capaz que peguem a Kansas, pois eu disse que depois voltaria pra fazer uma revisão lá (e vou), e eles disseram que pegariam ela... Eles tem site, procura no google.. Liga lá e fala com o Gilson...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

obrigado pela dica, pq aqui o pessoal tá correndo dela rs.
vou ver direitinho oendereço e arranjar um dia para levar lá.
pelo menos ela tá mantendo ligada com a aceleração alta, não terei que levar no guincho.
Quarta eu ligo lá.
Valeu!
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

cros escreveu: ...
Imagem

Imagem

Tem 2 tipos (que conheço) de torneiras, e pode ser que tenha alguma problema na entrada ou quem sabe inversão das entradas... isso é uma suposição, afinal só temos essa informação.
Como eu tirei a torneira da kansas, aqui vai uma foto dela vista por cima. Como o cano do tanque é estreito só cabe um cano da torneira lá, a passagem da reserva é a aquela fenda ao lado do cano.
Imagem
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

L340 escreveu:
cros escreveu: ...
Imagem

Imagem

Tem 2 tipos (que conheço) de torneiras, e pode ser que tenha alguma problema na entrada ou quem sabe inversão das entradas... isso é uma suposição, afinal só temos essa informação.
Como eu tirei a torneira da kansas, aqui vai uma foto dela vista por cima. Como o cano do tanque é estreito só cabe um cano da torneira lá, a passagem da reserva é a aquela fenda ao lado do cano.
Imagem
AAAFFFFFFFFFFFFF
A torneira com duas mangueiras encaixa na kansas? pq eh por isso q minha reserva entope direto po... que coisa mais porca essa torneira da dafra...
Obrigado pela foto irmão....

Abraço,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Responder