Olá Bruno,
Fico feliz de vc estar inteiro, pois fazer uma curva com a Sombra a 160km/h é muita velô...hehehe, mas aí acho que tentaria o contra-esterço prá valer e jogaria o peso do corpo todo para o lado de dentro. Que susto hein?
Shadow 750: Fazendo curvas
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda
Salve pessoal, tornei-me hoje um feliz proprietário de uma Shadow 750. Quando li esse tópico (ANTES de pilotar a moto) dei risada, pensei como era possível esse povo não saber andar de moto....
Depois que peguei a bichinha na loja, tive que assumir: preciso reaprender a andar de moto ! Não consigo fazer curvas ! (e nem sei bem onde colocos os pés)... ts ts ts ts
As dicas que foram apresentadas aqui serão muito úteis nesse meu re-aprendizado. Fiquei curioso com o contra-esterço. Não consigo fazer nem o esterço !
Grande abraço fraterno a todos (assinado Braço Duro)
Heheheh
Depois que peguei a bichinha na loja, tive que assumir: preciso reaprender a andar de moto ! Não consigo fazer curvas ! (e nem sei bem onde colocos os pés)... ts ts ts ts
As dicas que foram apresentadas aqui serão muito úteis nesse meu re-aprendizado. Fiquei curioso com o contra-esterço. Não consigo fazer nem o esterço !
Heheheh
- Bruno Forti
costafilhoBruno Forti escreveu:Boa tarde galera!
Hoje pela manhã dei um pulo em Campinas/SP, fica a uns 60 km de casa.
A estrada é de mão única, bem pavimentada e com boas descidas pra dar umas esticadas.
Como eu estava com pressa fui bem acelerado... no talo na verdade.
Em vários momentos eu colei 180 km/h.. mas chegando nas curvas tem que reduzir e ir de boa.. senão passa reto mesmo.
Raspei as plataformanos no chão pelo menos umas 5 ou 6 vezes.. ói que cag*da!!
Bom.. teve uma curva que me assustou.. mas fui totalmente retardado.. entrei a 160 km/h... uma curva de grau médio de dificuldade... minha sorte foi que não tinha nada vindo no sentido contrario, pq a frente não obedeceu e saiu sem dó atravessando a curva toda.. só consegui ser o piloto perto do acostamento da pista contrária, pq fui garupa naquela curva!!
Depois do susto fiquei mais cabreiro nas curvas.. mas mesmo assim sempre naquele limite das customs.
Bom.. tá aí minha experiência.. ruim, mas boa pq to aki relatando pra vcs!
Grande abraço a todos!
O pior é que essa semana descobri que eu tava com apenas 19 libras no pneu dianteiro e não lembra qtas no traseiro.. mas lembro que tava bem baixo!!!
Ou seja.. fiz essa doidera ai com os pneus com pouca pressão.. acho que por isso que deixa aqueeela esparramada que relatei acima!!
Agora a pressão estão ok.. senti a moto um pouco mais durinha, mas mto mais ágil e firme em curvas.. é lógico!!
É isso ai!!
Grande abraço a todos!
Bruno Forti.
[EDITADO: PROIBIDO DIVULGAR EMAIL OU MSN EM ASSINATURAS]
Honda CG Fan 125 2010
Honda Shadow 750 2009
Honda Gold Wing 1800 2008
Honda CG Fan 125 2010
Honda Shadow 750 2009
- Bruno Forti
Nada melhor que a prática pra vc pegar as manhas da moto.rpinheiro escreveu:Salve pessoal, tornei-me hoje um feliz proprietário de uma Shadow 750. Quando li esse tópico (ANTES de pilotar a moto) dei risada, pensei como era possível esse povo não saber andar de moto....
Heheheh
Um ponto que considero relevante para fazer curvas é a posição do guidão.. tem até tópico falando que bate no joelho.. etc.. Se a sua Shadow for 2009 em diante, vc consegue regular a altura do guidão.. deixe ele mais pro alto, vai ver como vai mudar a posição de pilotagem e vai melhorar sua segurança em curvas.
Meu guidão é original, ergui bem.. pra vc ter uma idéia o botão de partida que antes olhava pro chão agora olha pra mim.
Vai por mim.. de uma olhada no tópico do guidão batendo no joelho.. acho bem importante!!
Grande abraço!!!
Bruno Forti.
Honda CG Fan 125 2010
Honda Shadow 750 2009
Honda CG Fan 125 2010
Honda Shadow 750 2009
além do contra esterço eu sempre jogo meu corpo um pouco mais pra frente, tipo pilotagem de moto esportiva... isso me dá mais segurança... não q a moto vá virar melhor ou coisa parecida... só me sinto mais seguro de fazer a curva assim...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
-
Wolverine405
Salve galera.
Sei que existe um topico proprio para falar do contra-esterço porém como este esta sendo bastante comentado aqui acho que cabe falar aqui, pois alguém pode ler aqui e não achar ou sequer procurar em outro topico.
Alguns estão dizendo que é virar o guidon para o lado contrario da curva, alguém já deu uma meio corrigida dizendo que é empurrar o guidon...Bom virar o guidon para o lado contrario definitivamente não é, pois fazendo isso a moto vai, obviamente, para o lado que vc VIROU o guidon e empurrar o guidon também não acho que é o termo adequado pois este empurrão poderia em alguns casos fazer o guidon virar.
Na verdade o contra-esterço é você fazer uma PRESSÃO no guidon no lado contrario da curvar, tipo como se vc quisesse torçer o guindo mas sem vira-lo e isso faz o moto deitar para o lado da curva é uma questão de fisica e não tem dificuldade nenhuma porém como já foi dito é para velocidades mais altas acho que acima de 70...uso bastante em estradas e é muito bacana pois na verdade a sensação que vc tem é de que fez a curva sem virar o guidon.
abs
Sei que existe um topico proprio para falar do contra-esterço porém como este esta sendo bastante comentado aqui acho que cabe falar aqui, pois alguém pode ler aqui e não achar ou sequer procurar em outro topico.
Alguns estão dizendo que é virar o guidon para o lado contrario da curva, alguém já deu uma meio corrigida dizendo que é empurrar o guidon...Bom virar o guidon para o lado contrario definitivamente não é, pois fazendo isso a moto vai, obviamente, para o lado que vc VIROU o guidon e empurrar o guidon também não acho que é o termo adequado pois este empurrão poderia em alguns casos fazer o guidon virar.
Na verdade o contra-esterço é você fazer uma PRESSÃO no guidon no lado contrario da curvar, tipo como se vc quisesse torçer o guindo mas sem vira-lo e isso faz o moto deitar para o lado da curva é uma questão de fisica e não tem dificuldade nenhuma porém como já foi dito é para velocidades mais altas acho que acima de 70...uso bastante em estradas e é muito bacana pois na verdade a sensação que vc tem é de que fez a curva sem virar o guidon.
abs
GALO MACHO - HARLEY GRUPO
RJ - Brasil
RJ - Brasil
Caro, Wolverine405. É virar mesmo!!
Óbvio que não é virar 45º. Neste caso é tombo ou curva pro lado errado.
Mas isso é momentaneo. Ao virar o guidon para a esquerda a moto deita pra direita e logo em seguida e de forma automatica o guidon já aponta para a direita junto.
Tanto que para usar esta tecnica deve se iniciar com a mão leve e os braços frouxos, para permitir que o guidon volte para o lado "certo".
Já dentro da curva sim é necessário apenas uma pressão maior no guidon que já está virado para o lado certo da curva.
De qualquer forma é interessante que mesmo dentro da curva, quanto menos vc vira o guidon, mais ela deita...
Óbvio que não é virar 45º. Neste caso é tombo ou curva pro lado errado.
Mas isso é momentaneo. Ao virar o guidon para a esquerda a moto deita pra direita e logo em seguida e de forma automatica o guidon já aponta para a direita junto.
Tanto que para usar esta tecnica deve se iniciar com a mão leve e os braços frouxos, para permitir que o guidon volte para o lado "certo".
Já dentro da curva sim é necessário apenas uma pressão maior no guidon que já está virado para o lado certo da curva.
De qualquer forma é interessante que mesmo dentro da curva, quanto menos vc vira o guidon, mais ela deita...
Abraço!
-
Wolverine405
Se você VIRAR o guidon para um lado a moto tende a deitar para o outro isso é fisica independente de contra-esterço. Quando vc VIRA o guidon da moto mesmo que pouco e por pouco tempo além da inclinação vc também muda a trajetória é claro que o contra-esterço pode ser feito virando mesmo o guidon pois a moto vai deitar para o outro lado, porém essa manobra pode ser perigosa para aqueles com nenhuma ou pouca experiência, pois após a moto deitar vc vai precisar corrigir a trajetória e depois aplicar apenas a pressão para continuar a inclinação.
Por experiência propria eu posso dizer que a tal "PRESSÃO" no guidon funciona perfeitamente mesmo para entrada de curvas, a moto deita o quanto vc quiser apenas dependendo da força desta pressão. E na minha opnião é muito mais prudente colocar a coisa desta forma, se vc tem experiência e habilidade para fazer o contra-esterço "VIRANDO" o guidon bacana mas não podemos esquecer que muitos aqui tem dificuldades em simplesmente fazer as curvas de modo convencional ai vem alguém e diz pro cara "virar" o guidon pro lado contrario.
Por experiência propria eu posso dizer que a tal "PRESSÃO" no guidon funciona perfeitamente mesmo para entrada de curvas, a moto deita o quanto vc quiser apenas dependendo da força desta pressão. E na minha opnião é muito mais prudente colocar a coisa desta forma, se vc tem experiência e habilidade para fazer o contra-esterço "VIRANDO" o guidon bacana mas não podemos esquecer que muitos aqui tem dificuldades em simplesmente fazer as curvas de modo convencional ai vem alguém e diz pro cara "virar" o guidon pro lado contrario.
GALO MACHO - HARLEY GRUPO
RJ - Brasil
RJ - Brasil
Olá mamute.... cara, li seu relato de ralar as pedaleiras e me tira uma duvida por favor... tenho uma sombra 600, e apesar de estar fazendo as curvas sem problemas (só uma vez quase lambi o meio fio) mas tenho ido bem. daí meu mecanico q é o ex-dono dela, me disse q nao é moto de curva e ponto final.Mamute escreveu:Cara, a 600 é sua primeira moto? É realmente uma moto relativamente grande pra vc aprender. Mas é uma ótima escola. Pode ter certeza. Eu ropei apenas 9 mil km com a minha 600, mas logo no início já raspava as pedaleiras nas curvas...rsss... questão de aprender. E uma coisa que já ouvi mto e sempre levo dentro de mim: jamais perca totalmente o medo, pois é ai que acontece a merd*. Enquando vc tem medo de algo acontecer, vc sempre fica prudente e pilota com segurança!
[s]!
bom, daí pensei, se não é p fazer curvas, pra que pneus tão largos????
será q os japoneses são tao burros assim?
rsrsrsrs...
bom, minha dúvida é a seguinte.... numa curva, será q é gde a possibilidade de eu tombar com a moto antes de ralar a pedaleira? tipo, derrapar a traseira e ir p o chão????
ou tipo, se faço as curvas no maior angulo de inclinação possivel, mas de longe não toco as pedaleiras, é sinal que posso deitar mais?
pq é fods mano, se desse p fazer as curvas olhando p baixo, mirando qt falta ainda p deitar, seria mais facil, mas como nao dá, apelo a vcs aki, rsrsrsrs...
vlw!
Ah, essa pergunbta é p qqer um entendido do assunto ok?
abraços pessoal!
-
rodneygimenes
Para fazer curva como deve ser, acho que dessa forma aqui está bom né?
Deve ser o valentino, mas com a moto errada.
http://www.youtube.com/watch?v=0nrMQ3QwyPo
<object width="425" height="350"> <param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/0nrMQ3QwyPo"> </param> <embed src="http://www.youtube.com/v/0nrMQ3QwyPo" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="350"> </embed> </object>[/quote]
Deve ser o valentino, mas com a moto errada.
http://www.youtube.com/watch?v=0nrMQ3QwyPo
<object width="425" height="350"> <param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/0nrMQ3QwyPo"> </param> <embed src="http://www.youtube.com/v/0nrMQ3QwyPo" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="350"> </embed> </object>[/quote]
Rodney - VIAGEIROS MT