Mirage 250: Defeitos e soluções

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
cros
Moderador

jirschik escreveu:Não acho certo condenar o projeto inteiro de uma motocicleta que é vendida no mundo todo, apenas pelo fato de um caso isolado de uma borracha de vedação ter vazado, ou ter sido montada errôneamente.
Até parece que isso é uma exclusividade dos fabricantes estrangeiros, sendo que eles nem sabem o que rola por aqui, a nacionalização e a queda de preço tem um custo.

Vai numa concessionária da Volks (por exemplo, pois passei por isso essa semana) e veja se tem um atendimento de rei como eles escrever na parede!!
Imagem
duende
Contato:

Este mini tutorial deve ilustrar de uma forma bem simples, como fazer que o farol, a lanterna e a luz da placa da sua Mirage se apaguem durante os poucos segundos em que você pressiona o botão de partida.
Poucos segundos que podem significar uma vida útil maior da bateria da sua Mirage e uma partida mais eficiente.

As fotos que tirei foram feitas com um celular, mas acredito que dê para identificar bem as cores dos fios e os conectores utilizados.

O esquema de ligação é bem simples e pode ser facilmente adaptado a qualquer outra motocicleta que tenha o mesmo problema (erro) de projeto. Não tenho aptidão com editores gráficos, por isso ele foi feito no modo tradicional.
Qualquer informação que puder ser acrescentada será bem vinda.
Fig 001
Imagem

Vamos ao ponto.

O tipo de relê a ser utilizado.
Eu comprei um relê de cinco (05) terminais para uso geral em automóveis. O fabricante é DNI e o modelo dele é DNI 0116 Relê auxiliar de potência.
(40/30A - REVERSOR -12V - 5 Terminais c/ Suporte)
Fig 002
Imagem

Fig 003
Imagem

Fig 004
Imagem

Atenção!!!!!
Antes de fazer qualquer alteração na sua motocicleta, esteja certo que tem as habilidades necessárias. Caso contrário, leve a um eletricista que o faça para você.

Primeiro de tudo, desligue a bateria da moto ou remova o fusível da caixinha verde (30 A).

Remova o tanque da moto, então localize na carenagem da entrada de ar na frente da moto do lado direito, um conector que vem do comutador no punho direito com cinco (05) fios.
Fig 005
Imagem

Identifique o fio amarelo e vermelho e deixe-o separado para fazer a ligação dele ao relê.
Fig 006
Imagem

Remova a caixa de fusível azul (aquele de 15 amperes) em baixo do banco e identifique o fio laranja. Deixe separado para ligar ao relé.
Fig 007
Imagem

Remova o fio laranja com terminal do suporte com cuidado para não estragar.
Fig 008
Imagem

No lugar dele, você colocará o fio de 1,5mm vermelho com 15cm com um terminal em cada extremidade.
Fig 009
Imagem

A outra extremidade do o fio de 1,5mm vermelho com 15cm você ligará ao Relê no ponto 30.
O fio laranja que você removeu do suporte deve ser ligado ao relê no ponto 87a
Fig 010
Imagem

fig 011
Imagem

Fig 012
Imagem

No fio amarelo e vermelho do comutador do punho, você vai juntar um cabinho 1,0 mm, Amarelo e Vermelho 60cm (eu utilizei Verde e Amarelo).
Fig 013
Imagem

Você deverá e esticá-lo até o local do relé. Coloque um terminal na ponta.
Fig 014
Imagem

Ligue ao relê no ponto 85.
Fig 015
Imagem

No ponto 86 do relé, você vai colocar outro fio “Cabinho 1,0 mm, Verde 15cm” com um terminal e ligar a outra extremidade á terra (eu aterrei no parafuso da trava do banco).
Fig 016
Imagem

fig 017
Imagem

Feito isso, a ligação esta pronta.
Fig 018
Imagem
fig 019
Imagem

fig 020
Imagem

Verifique novamente todos os passos.

Se tudo estiver certo, você pode religar a bateria, montar todas as partes e dar partida no motor sem exigir muito esforça da bateria.

Eu percebi que a minha moto liga com apenas um toque no botão, sem precisar ficar segurando por dois ou três segundos.
Isso é por que a bateria ficar livre para se encarregar apenas da partida do motor.

Então você pergunta:
E o relê não vai consumir corrente do botão?
O consumo deste tipo de relê é inferior a 250 mA (miliampéres), e muito inferior às luzes da moto.

Espero que ajude.
Abraços.

Giovani Dias
HD Softail Deluxe - 2011
Kasinski Mirage 250 EFI - 2010
Miau
Moderador

show de bola.. me deu uma ideia de fazer uma instalação mais limpinha no meu lampejador =)
BetoCB

Solução interessante e inteligente.
Felizmente a Guerreira(Virago) é no sistema antigo e correto onde o farol só acende quando eu quero e aciono o botão. Giovani seria mais simples fazer isso, ou seja, adaptar um botão lig/desl nos farois e lanternas?
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
duende
Contato:

Não sei!
Pensei em fazer isso e, inclusive colocar uma lâmpada como lanterna dentro do farol. Tem lugar pra isso, mas teria que fazer um furo e ainda colocar um bocal. Iria dar mais trabalho e sairia da nova lei que obriga as motos fabricadas de uma data em diante, ter os farois acesos mesmo de dia.
Como a sobrecarga na Bateria é maior na partida, acho que assim fica muito bom.
Inclusive algumas motos, como a Boulevard, já tem este sistema de apagar as luzes só na partida e não ter como apagar os faróis.
HD Softail Deluxe - 2011
Kasinski Mirage 250 EFI - 2010
Edimarzio

Amigos Mirageiros,
Hoje recebi a noticia da concessionária sobre o Recall da Mirage 250. Ele realmente existe e os procedimentos já são de conhecimento das CCs.
Liguei no SAC da Kasinski hoje a tarde, e me confirmaram o Recall. Só que estão chamando de "Campanha" para acerto da injeção. Segundo o vendedor de uma CC que fui hoje, não estão chamando de Recall por conta dos prejuízos que isso pode implicar e prejudicar a marca.
Segundo a atendente Amanda, do SAC, onde liguei as 12:15 de hoje, o envio das cartas aos proprietários já foi iniciada e será feita as poucos. Mas caso a moto esteja apresentando o problema, enviar a moto a uma CC, onde com ela parada na oficina, o responsavel pela CC, pode entrar em contato com a Kasinski e abrir uma ordem de serviço. Assim que derem o ok, pode ser executado o serviço. A diferença é que com a carta na mão, basta agendar o serviço e executar. Dura em torno de uma hora.
Mesmo sem a carta, já agendei para sabado proximo as 10 horas o meu recall na CC.

Eu abri este tópico, para chamar a atenção de todos para este procedimento.
Moderadores, se estiver errado, podem me avisar e mover.

[]s a todos.

Ah, ia esquecendo, só recebi estas informações timtim por timtim, porque me procuraram para sanar os problemas, depois que entrei no Procon. O próprio funcionário me informou isso.....
Eduardo Dimarzio
Ainda aprendendo, mas chego lá...
royo

quais seriam essas informações?
Imagem
Vgrider

Vou aguardar a minha cartinha, caso contrário, quando eu levar a minha para a revisão dos 9.000Km, aí já mando fazer tudo...
Intruder 125 - Virago 250 - Mirage EFI - FAZER 2010 LE
Edimarzio

Royo, desculpa. Lendo agora no seu ponto de vista, realmente fica essa dúvida...

O que eu quis dizer é, -só me explicaram tudo sobre esse recall, até em fazer sem a tal carta, pois entrei com uma reclamação no Procon. Quando o responsável pela CC, que deixei a moto algumas vezes pra reparo, entrou em contato comigo, ele deixou claro que, estava me passando todas essas informações e correndo atras de mim (ao invés de eu correr atras das respostas deles como de costume), por conta da Kasinski ter informado ele, que receberam os questionamentos do Procon quanto aos reparos. Pois relatei a demora nos serviços e peças, e também sobre os mecanicos que não conseguem resolver o problema da minha moto.
Minha Mirage esta morrendo quando esquenta, por ex, em transito intenso e, quando desligo ela quente, depois de cinco minutos ela afoga e não liga mais. Como se fosse carburada e estivesse com o afogador puxado.

Se não fui claro, pode questionar. É que essa hora, meus neurônios já foram dormir....rsrsrsrs...

[]s,
Eduardo Dimarzio
Ainda aprendendo, mas chego lá...
Henn
Contato:

Pessoal,
Semana passada levei a minha moto Mirage EFI 09/10 para a revisão de 1000km, quando fui buscar ela, perguntei a respeito do Recall e disse que a fábrica esta enviando carta para os donos das motos, para eles levarem para a CC, mas na minha já fizeram aproveitando que ela estava ai, justamente é para solucionar que a moto esta morrendo quando fica quente e a luz do EFI fica ligada, eles chamam de "verificação TPS".
Andei pouco com a moto, mas o pouco que aindei não senti mais o problema, assim que eu andar mais com ela, farei meus comentários.

abs
Responder