Virago 250: Sistema Elétrico

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Gustavo BH, acho que o primeiro passo é levar a bateria para fazer um teste, para ver se ela está mesmo segurando carga.

Depois, outro teste a ser feito é em algum componente eletrônico, como o retificador que, caso apresente sobreaquecimento - a falta de um dissipador de calor, por exemplo - altera o funcionamento do mesmo e pode apresentar pane. Este sobreaquecimento em bateria também pode apresentar pane. Daí o porque depois de 30 minutos ela volta a funcionar. Se descobrir que é um componente sobreaquecido, há como utilizar congeladores - spray de CO2 - para diagnosticar a falha.
Imagem
Gustavo BH
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Nov 2009, 10:33
Localização: Belo Horizonte

Valeu pelas dicas! Uma coisa que eu já desconfiava era o aquecimento exagerado, pois se volta a pegar depois de esfriar um pouco...

Vou testar a bateria primeiro, mas com o plano B do teste de aquecimento em mente.

Abraço,
Gustavo BH
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Da uma verificada nos cabos da bateria se estão bem presos principalmente o cabo negativo.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Gustavo BH
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Nov 2009, 10:33
Localização: Belo Horizonte

Pessoal,

valeu pela ajuda! Não falei nada com meu mecânico sobre "nossas" desconfianças, para que ele não ficasse sugestionado, mas ele foi logo dizendo que iria medir a força da bateria e verificar o retificador.

A bateria tava perdendo carga mesmo, apesar de nova, e os contatos do retificador estavam um pouco oxidados. Depois que o retificador esfriava, a bateria nova recuperava um pouco da carga.

Reparo feito, a carga da bateria voltou ao normal e a moto tá uma beleza!

Novidade, para mim, foi a bateria recuperar carga, com a moto parada. Vivendo e aprendendo...

Abraço,
Gustavo BH
neubert_bh
Mensagens: 67
Registrado em: 13 Jul 2008, 16:19
Localização: Belo Horizonte

Salve amigos do Forum:

clauguerreira, gostei da frase da sua assinatura. Agora com a minha Viraguinho em mãos, aqueles que não conhecem o outro lado da vida poderão ter a oportunidade de conhecer. Basta apenas mexer a na minha Virago. Rs..

Pessoal, eu estou tendo um problema parecido com este relatado pelo irmão Gustavo. Mas no meu caso eu estou desconfiado que seja mal contato na chave do mata motor. Meu amigo tem uma Shadow 600 e teve o mesmo problema que eu estou relatado. Sendo que nós resolvemos este problema utilizando um spray limpa contato.
Neubert Borges
Guardiões Rodoviários MC
Belo Horizonte - Minas Gerais
neubert_bh
Mensagens: 67
Registrado em: 13 Jul 2008, 16:19
Localização: Belo Horizonte

Salve amigos do forum.
Vira que mexe eu vejo alguém falando que o Retificador de voltagem da CB 450 funciona na Virago 250 e tal. Porém pedindo um bom eletricista para fazer esta ligação Pois bem: Alguém aki no forum sabe como fazer esta instalação? Se possivel com um esquema para facilitar ainda mais. Peço isso pq a minha Virago parece está com problema no retifiador. E eu tenho uma CB 450 velha parada na garagem. Ai eu iria usar o retificador dela para ver se de fato o problema está no retificador.

Abraços amigos e Boas estradas...
Neubert Borges
Guardiões Rodoviários MC
Belo Horizonte - Minas Gerais
llicker
Mensagens: 90
Registrado em: 24 Set 2008, 17:40
Localização: Porto Alegre

Pelos sintomas relatados, acho que meu problema também é o tal retificador, estou acompanhando ai. Se descobrir posto aqui também.
Leandro Licker
Argus
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Out 2009, 16:31

Salve todos!

No último sábado 14.08.2010, pela necessidade de trocar a bateria da minha viraguinho, resolvi comprar duas baterias de alarmes (utilizados p/ nobreak e alarmes residenciais) de 5Ah, uma vez que a da Virago é de 10Ah.
Seguindo o que pesquisei na net, liguei as duas em paralelo utilizando fios de 6mm e solda, e elas couberam perfeitamente no compartimento, com a vantagem de que ficaram muito (muito!) justas, o que deve evitar trepidações excessivas.
Os terminais eu soldei em casa mesmo. Saiu tudo pela metade do preço de uma bateria de moto 10Ah (não selada).

Até agora está tudo Ok. Carga sempre boa.

Depois coloco as fotos.
93, 93/93.
guilherme.tw
Mensagens: 49
Registrado em: 18 Jul 2008, 10:48
Localização: Campinas

Extremamente interessante heim Argus. Gostei dessa solução, a bateria da minha Virago está nas últimas.
O Google é meu pastor, nada me faltará!
Noronha
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Mai 2010, 20:15
Localização: São Paulo

Pois é, tinha visto essa sugestão em um outro forum.
O pessoal de lá estava levantando como seria a durabilidade com trepidação dessas baterias de no break.

Acho que vc vai conseguir testar pra gente. :)

Uma outra dúvida que tenho é a corrente de descarga. Vc chegou a comparar?

Abraços
Responder