Olá Galera,
esse tópico corresponde ao manual da Honda Shadow 600 sobre os defeitos e suas possíveis soluções. Mas creio que seja aplicável a qualquer motocicleta que tenha os mesmos sistemas que a Shadow 600.
Tentarei reunir aqui todas os problemas e soluções que eu encontrar pelo fórum, por livros, para facilitar nossa busca, tendo tudo concentrado num só tópico.
Vamos lá!!! Conto com vcs!!!
Shadow 600: Diagnose de defeitos
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Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
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Nivel de óleo muito baixo:
- Consumo normal de óleo;
- Vazamento de óleo;
- Anéis do Pistão desgastados.
Contaminação de óleo:
- Óleo não é trocado nos períodos corretos;
- Junta de cabeçote defeituosa;
- Anéis de Pistão desgastados.
Pressão de óleo baixa:
- Bomba de óleo defeituosa;
- Filtro de tela obstruída;
- Nível de óleo baixo;
- Válvula de alívio de pressão defeituosa;
- Vazamento de óleo.
Pressão de óleo alta:
- Válvula de alívio de pressão defeituosa;
- Filtro ou dosador de óleo obstruídos.
Falta de pressão de óleo:
- Nível de óleo baixo;
- Engrenagem da bomba de óleo quebrada;
- Corrente da bomba de óleo quebrada;
- Bomba de óleo defeituosa;
- Vazamento de óleo.
- Consumo normal de óleo;
- Vazamento de óleo;
- Anéis do Pistão desgastados.
Contaminação de óleo:
- Óleo não é trocado nos períodos corretos;
- Junta de cabeçote defeituosa;
- Anéis de Pistão desgastados.
Pressão de óleo baixa:
- Bomba de óleo defeituosa;
- Filtro de tela obstruída;
- Nível de óleo baixo;
- Válvula de alívio de pressão defeituosa;
- Vazamento de óleo.
Pressão de óleo alta:
- Válvula de alívio de pressão defeituosa;
- Filtro ou dosador de óleo obstruídos.
Falta de pressão de óleo:
- Nível de óleo baixo;
- Engrenagem da bomba de óleo quebrada;
- Corrente da bomba de óleo quebrada;
- Bomba de óleo defeituosa;
- Vazamento de óleo.
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Motor não dá partida:
- Excesso de combustível no motor;
- Filtro de ar obstruído;
- Carburador afogado;
- Entrada de ar falsa no coletor de admissão;
- Combustível contaminado/deteriorado;
- Filtro de combustível obstruído;
- Sem combustível no carburador;
- Tubo de combustível obstruído;
- Registro de combustível engripado;
- Nível da bóia incorreto;
- Orifício do respiro do tanque de combustível obstruído.
Mistura pobre:
- Giclês obstruídos;
- Válvula da bóia defeituosa;
- Nível da bóia muito baixo;
- Tubo de combustível restrito;
- Entrada de ar falsa no coletor de admissão;
- Válvula de aceleração defeituosa.
Mistura rica:
- Válvula do afogador na posição ON;
- Válvula da bóia defeituosa;
- Nível da bóia muito alto
- Giclês obstruídos;
- Carburador afogado.
Partida difícil, funciona irregularmente, marcha lenta irregular:
- Tubo de combustível obstruído;
- Ignição defeituosa;
- Mistura do combustível muito rica/pobre (aguste do parafuso da mistura);
- Combustível contaminado/deteriorado;
- Entrada de ar falsa no coletor de admissão;
- Ajuste incorreto da marcha lenta;
- Ajuste incorreto do nível da bóia;
- Orifício do respiro do tanque de combustível obstruído.
Detonação durante o uso do freio motor:
- Mistura pobre no circuito de marcha lenta;
- Retorno de faíscas ou falhas durante a aceleração;
- Sistema de ignição defeituoso;
- Mistura de combustível muito pobre.
Baixo desempenho e alto consumo de combustível:
- Sistema de combustível obstruído;
- Sistema de ignição defeituoso.
- Excesso de combustível no motor;
- Filtro de ar obstruído;
- Carburador afogado;
- Entrada de ar falsa no coletor de admissão;
- Combustível contaminado/deteriorado;
- Filtro de combustível obstruído;
- Sem combustível no carburador;
- Tubo de combustível obstruído;
- Registro de combustível engripado;
- Nível da bóia incorreto;
- Orifício do respiro do tanque de combustível obstruído.
Mistura pobre:
- Giclês obstruídos;
- Válvula da bóia defeituosa;
- Nível da bóia muito baixo;
- Tubo de combustível restrito;
- Entrada de ar falsa no coletor de admissão;
- Válvula de aceleração defeituosa.
Mistura rica:
- Válvula do afogador na posição ON;
- Válvula da bóia defeituosa;
- Nível da bóia muito alto
- Giclês obstruídos;
- Carburador afogado.
Partida difícil, funciona irregularmente, marcha lenta irregular:
- Tubo de combustível obstruído;
- Ignição defeituosa;
- Mistura do combustível muito rica/pobre (aguste do parafuso da mistura);
- Combustível contaminado/deteriorado;
- Entrada de ar falsa no coletor de admissão;
- Ajuste incorreto da marcha lenta;
- Ajuste incorreto do nível da bóia;
- Orifício do respiro do tanque de combustível obstruído.
Detonação durante o uso do freio motor:
- Mistura pobre no circuito de marcha lenta;
- Retorno de faíscas ou falhas durante a aceleração;
- Sistema de ignição defeituoso;
- Mistura de combustível muito pobre.
Baixo desempenho e alto consumo de combustível:
- Sistema de combustível obstruído;
- Sistema de ignição defeituoso.
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Termostato permanece fechado:
- Líquido de arrefecimento insuficiente;
- Passagens do radiador, mangueira e camisa de água obstruídas;
- Bomba de água defeituosa;
- Motor do ventilador defeituoso.
Temperatura do motor muito baixa:
- Medidor ou sensor de temperatura defeituosos;
- Termostato permanece aberto.
Vazamento de líquido de arrefecimento:
- Retentor mecânico da bomba defeituoso.
Temperatura do motor muito alta:
- Medidor ou sensor de temperatura defeituosos;
- Anéis de vedação deteriorados;
- Mangueiras deterioradas ou danificadas;
- Tampa do radiador defeituosa.
- Líquido de arrefecimento insuficiente;
- Passagens do radiador, mangueira e camisa de água obstruídas;
- Bomba de água defeituosa;
- Motor do ventilador defeituoso.
Temperatura do motor muito baixa:
- Medidor ou sensor de temperatura defeituosos;
- Termostato permanece aberto.
Vazamento de líquido de arrefecimento:
- Retentor mecânico da bomba defeituoso.
Temperatura do motor muito alta:
- Medidor ou sensor de temperatura defeituosos;
- Anéis de vedação deteriorados;
- Mangueiras deterioradas ou danificadas;
- Tampa do radiador defeituosa.
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Alavanca da embreagem muito dura:
- Cabo da embreagem danificado, torcido ou sujo;
- Cabo da embreagem incorretamente instalado;
- Mecanismo de acionamento da embreagem danificado;
- Rolamento da placa de acionamento da embreagem danificado.
A embreagem não desengata ou a motocicleta patina com a embreagem desengatada:
- Folga excessiva da alavanca da embreagem;
- Separadores empenados;
- Nível do óleo muito alto, viscosidade incorreta ou uso de aditivo;
- Verifique quanto a presença de aditivo no óleo.
A embreagem patina:
- Braço de acionamento da embreagem preso;
- Discos de embreagem gastos;
- Molas de embreagem fracas;
- Não há folga na alavanca;
- Verifique quanto a presença de aditivo no óleo.
Mudança de marcha difícil:
- Cabo da embreagem ajustado incorretamente;
- Garfo seletor danificado ou empenado;
- Eixo do garfo seletor empenado;
- Viscosidade do óleo do motor incorreta;
- Conjunto do eixo seletor incorreto;
- Ranhuras do excêntrico do tambor seletor danificadas.
A marcha escapa:
- Posicionador de marchas do tambor seletor desgastado;
- Mola de retorno do eixo seletor desgastada ou quebrada;
- Eixo do garfo seletor empenado;
- Ranhuras do excêntrico do tambor seletor danificadas;
- Ranhuras ou dentes de acoplamento da engrenagem desgastados.
O pedal de mudanças não retorna:
- Mola de retorno do eixo seletor fraca ou danificada;
- Eixo seletor empenado.
- Cabo da embreagem danificado, torcido ou sujo;
- Cabo da embreagem incorretamente instalado;
- Mecanismo de acionamento da embreagem danificado;
- Rolamento da placa de acionamento da embreagem danificado.
A embreagem não desengata ou a motocicleta patina com a embreagem desengatada:
- Folga excessiva da alavanca da embreagem;
- Separadores empenados;
- Nível do óleo muito alto, viscosidade incorreta ou uso de aditivo;
- Verifique quanto a presença de aditivo no óleo.
A embreagem patina:
- Braço de acionamento da embreagem preso;
- Discos de embreagem gastos;
- Molas de embreagem fracas;
- Não há folga na alavanca;
- Verifique quanto a presença de aditivo no óleo.
Mudança de marcha difícil:
- Cabo da embreagem ajustado incorretamente;
- Garfo seletor danificado ou empenado;
- Eixo do garfo seletor empenado;
- Viscosidade do óleo do motor incorreta;
- Conjunto do eixo seletor incorreto;
- Ranhuras do excêntrico do tambor seletor danificadas.
A marcha escapa:
- Posicionador de marchas do tambor seletor desgastado;
- Mola de retorno do eixo seletor desgastada ou quebrada;
- Eixo do garfo seletor empenado;
- Ranhuras do excêntrico do tambor seletor danificadas;
- Ranhuras ou dentes de acoplamento da engrenagem desgastados.
O pedal de mudanças não retorna:
- Mola de retorno do eixo seletor fraca ou danificada;
- Eixo seletor empenado.
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Defeitos na parte superior do motor geralmente afetam o seu desempenho. Isto pode ser diagnosticado através de um teste de compressão ou pela detecção de ruídos no motor utilizando um estetoscópio.
Se o desempenho for insatisfatório em baixas velocidades, verifique quanto a presença de fumaça branca no tubo de respiro do carter. Se o tubo apresentar fumaça, verifique se os anéis do pistão estão engripados.
Compressão muito baixa, partida difícil ou baixo desempenho em baixas rotações:
- Válvulas:
Ruído Excessivo
- Ajuste incorreto das válvulas;
- Válvulas queimadas ou empenadas;
- Sincronização das válvulas incorreta;
- Mola da válvula quebrada;
- Mola da válvula enfraquecida.
- Cabeçote:
- Vazamento ou junta do cabeçote danificada;
- Cabeçote empenado ou trincado
Compressão muito alta, superaquecimento ou "bate-pino":
Depósito excessivo de carvão no cabeçote ou na cabeça do pistão.
Fumaça excessiva:
- Haste da válvula ou guia danificada;
- Vedador da haste danificado;
- Cilindro ou pistão defeituoso.
Ruído excessivo:
- Corrente de comando solta ou gasta;
- Tensor da corrente do comando gasto ou danificado;
- Dentes da coroa de comando gastos;
- Folga da válvula incorreta;
- Válvula engripada ou mola da válvula quebrada;
- Haste de empuxo desgastada ou danificada;
- Balancim e/ou eixo desgastados;
- Cilindro ou pistão defeituoso.
Marcha lenta irregular:
- Baixa compressão do cilindro;
- Entrada falsa de ar no coletor de admissão.
Se o desempenho for insatisfatório em baixas velocidades, verifique quanto a presença de fumaça branca no tubo de respiro do carter. Se o tubo apresentar fumaça, verifique se os anéis do pistão estão engripados.
Compressão muito baixa, partida difícil ou baixo desempenho em baixas rotações:
- Válvulas:
Ruído Excessivo
- Ajuste incorreto das válvulas;
- Válvulas queimadas ou empenadas;
- Sincronização das válvulas incorreta;
- Mola da válvula quebrada;
- Mola da válvula enfraquecida.
- Cabeçote:
- Vazamento ou junta do cabeçote danificada;
- Cabeçote empenado ou trincado
Compressão muito alta, superaquecimento ou "bate-pino":
Depósito excessivo de carvão no cabeçote ou na cabeça do pistão.
Fumaça excessiva:
- Haste da válvula ou guia danificada;
- Vedador da haste danificado;
- Cilindro ou pistão defeituoso.
Ruído excessivo:
- Corrente de comando solta ou gasta;
- Tensor da corrente do comando gasto ou danificado;
- Dentes da coroa de comando gastos;
- Folga da válvula incorreta;
- Válvula engripada ou mola da válvula quebrada;
- Haste de empuxo desgastada ou danificada;
- Balancim e/ou eixo desgastados;
- Cilindro ou pistão defeituoso.
Marcha lenta irregular:
- Baixa compressão do cilindro;
- Entrada falsa de ar no coletor de admissão.
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Compressão baixa ou instável:
- Cilindro ou anéis de pistão desgastados;
- Junta do cabeçote danificada;
- Ajuste de válvula incorreta.
Fumaça excessiva:
- Cilindro, pistão ou anéis do pistão desgastados;
- Instalação incorreta dos anéis de pistão;
- Pistão ou parede do cilindro riscada.
Superaquecimento:
- Excesso de depósitos de carvão no pistão ou na câmara de combustão;
- Bomba de água defeituosa.
Batida de pino ou ruído anormal:
- Pistão ou cilindros desgastados;
- Excesso de depósitos de carvão no pistão ou na câmara de combustão;
- Cilindro ou anéis de pistão desgastados;
- Junta do cabeçote danificada;
- Ajuste de válvula incorreta.
Fumaça excessiva:
- Cilindro, pistão ou anéis do pistão desgastados;
- Instalação incorreta dos anéis de pistão;
- Pistão ou parede do cilindro riscada.
Superaquecimento:
- Excesso de depósitos de carvão no pistão ou na câmara de combustão;
- Bomba de água defeituosa.
Batida de pino ou ruído anormal:
- Pistão ou cilindros desgastados;
- Excesso de depósitos de carvão no pistão ou na câmara de combustão;
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Ruído na árvore de manivelas:
- Rolamento da cabeça da biela desgastado:
- Biela empenada;
- Rolamento da árvore de manivelas desgastado.
- A marcha escapa:
- Dentes ou ranhuras de acoplamento da engrenagem gastos;
- Eixo do garfo seletor empenado;
- Garfo seletor desgastado ou empenado;
- Batente do tambor seletor quebrado;
- Mola de retorno do seletor quebrada.
- Dificuldade na mudança de marcha:
- Funcionamento inadequado da embreagem;
- Ajuste incorreto da embreagem;
- Viscosidade do óleo do motor incorreta;
- Garfo seletor deformado;
- Eixo do garfo seletor deformado;
- Dentes do garfo seletor deformados;
- Ranhuras do excêntrico do tambor seletor danificadas;
- Eixo seletor empenado.
- Rolamento da cabeça da biela desgastado:
- Biela empenada;
- Rolamento da árvore de manivelas desgastado.
- A marcha escapa:
- Dentes ou ranhuras de acoplamento da engrenagem gastos;
- Eixo do garfo seletor empenado;
- Garfo seletor desgastado ou empenado;
- Batente do tambor seletor quebrado;
- Mola de retorno do seletor quebrada.
- Dificuldade na mudança de marcha:
- Funcionamento inadequado da embreagem;
- Ajuste incorreto da embreagem;
- Viscosidade do óleo do motor incorreta;
- Garfo seletor deformado;
- Eixo do garfo seletor deformado;
- Dentes do garfo seletor deformados;
- Ranhuras do excêntrico do tambor seletor danificadas;
- Eixo seletor empenado.
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Direção pesada:
- Ajuste incorreto dos rolamentos da direção;
- Rolamentos da coluna de direção defeituosos;
- Rolamentos da coluna de direção danificados;
- Pressão dos pneus insuficiente.
Direção desalinhada ou puxa para os lados:
- Amortecedor empenado;
- Eixo dianteiro empenado, roda instalada incorretamente.
Roda dianteira vibra:
- Aro torto;
- Rolamento da roda dianteira desgastado;
- Raios soltos ou quebrados;
- Pneu defeituoso;
- Eixo ou suporte apertados incorretamente.
Suspensão excessivamente macia:
- Molas do amortecedor enfraquecidas;
- Quantidade de fluido no amortecedor insuficiente;
- Viscosidade do fluido do amortecedor incorreta.
Suspensão excessivamente dura:
- Excesso de fluido no amortecedor;
- Amortecedor danificado;
- Viscosidade do fluido do amortecedor incorreta.
Ruído na suspensão dianteira:
- Cilindro externo empenado;
- Fixadores do amortecedor frouxos;
- Quantidade de fluido do amortecedor insuficiente.
- Ajuste incorreto dos rolamentos da direção;
- Rolamentos da coluna de direção defeituosos;
- Rolamentos da coluna de direção danificados;
- Pressão dos pneus insuficiente.
Direção desalinhada ou puxa para os lados:
- Amortecedor empenado;
- Eixo dianteiro empenado, roda instalada incorretamente.
Roda dianteira vibra:
- Aro torto;
- Rolamento da roda dianteira desgastado;
- Raios soltos ou quebrados;
- Pneu defeituoso;
- Eixo ou suporte apertados incorretamente.
Suspensão excessivamente macia:
- Molas do amortecedor enfraquecidas;
- Quantidade de fluido no amortecedor insuficiente;
- Viscosidade do fluido do amortecedor incorreta.
Suspensão excessivamente dura:
- Excesso de fluido no amortecedor;
- Amortecedor danificado;
- Viscosidade do fluido do amortecedor incorreta.
Ruído na suspensão dianteira:
- Cilindro externo empenado;
- Fixadores do amortecedor frouxos;
- Quantidade de fluido do amortecedor insuficiente.
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Pneu traseiro
Roda traseira vibra:
- Aro empenado;
- Rolamentos da roda soltos;
- Raios soltos ou empenados;
- Pneu danificado;
- Eixo apertado incorretamente;
- Rolamentos da articulação do braço oscilante danificados;
- Ajustadores da corrente ajustados incorretamente;
- Braço oscilante do chassi empenados.
Suspensão excessivamente macia:
- Mola enfraquecida;
- Amortecedor traseiro danificado;
- Ajuste incorreto do amortecedor traseiro.
Suspensão excessivamente dura:
- Haste do amortecedor empenada;
- Rolamentos da articulação do braço oscilante danificados;
- Braço oscilante ou chassi empenados;
- Ajuste incorreto do amortecedor traseiro.
Ruído na suspensão:
- Amortecedor traseiro danificado;
- Fixadores soltos;
- Articulação do amortecedor desgastada ou sem lubrificação.
Desempenho deficiente do freio:
- Ajuste incorreto do freio;
- Sapatas do freio desgastadas;
- Lonas contaminadas com óleo, graxa ou sujeira;
- Came do freio desgastado;
- Tambor do freio desgastado;
- Entalhes do braço do freio posicionados incorretamente;
- Sapatas do freio desgastadas na área de contato com o came.
Roda traseira vibra:
- Aro empenado;
- Rolamentos da roda soltos;
- Raios soltos ou empenados;
- Pneu danificado;
- Eixo apertado incorretamente;
- Rolamentos da articulação do braço oscilante danificados;
- Ajustadores da corrente ajustados incorretamente;
- Braço oscilante do chassi empenados.
Suspensão excessivamente macia:
- Mola enfraquecida;
- Amortecedor traseiro danificado;
- Ajuste incorreto do amortecedor traseiro.
Suspensão excessivamente dura:
- Haste do amortecedor empenada;
- Rolamentos da articulação do braço oscilante danificados;
- Braço oscilante ou chassi empenados;
- Ajuste incorreto do amortecedor traseiro.
Ruído na suspensão:
- Amortecedor traseiro danificado;
- Fixadores soltos;
- Articulação do amortecedor desgastada ou sem lubrificação.
Desempenho deficiente do freio:
- Ajuste incorreto do freio;
- Sapatas do freio desgastadas;
- Lonas contaminadas com óleo, graxa ou sujeira;
- Came do freio desgastado;
- Tambor do freio desgastado;
- Entalhes do braço do freio posicionados incorretamente;
- Sapatas do freio desgastadas na área de contato com o came.
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