A velocidade (para mim) ideal em um corredor é a velocidade que eu consigo frear imediatamente... e geralmente para mim, dependendo do tipo de engarrafamento ela começa a partir de 40km/h...
é bom dar uma avaliada nos tipos de engarrafamentos que encontramos pela frente...
existe o transito constante e congestionado... neste, todos os carros estão em movimento (60 a 80km) porém congestionados... a velocidade que mantenho é sempre levemente superior... procuro me manter afastado de todos os carros, nunca na traseira deles... e se tem caminhão numa velocidade boa, as vezes utilizo o "corpo" do caminhão para fazer as ultrapassagens juntamente com ele... pois os carros geralmente enxergam os caminhões e abrem para eles passarem...
num transito em que noto que está parado logo à frente, creio ser o momento de mais atenção e perigo... pois os carros que estão indo na direção começam a procurar a melhor pista para eles ficarem, na esperança de encontrar alguma faixa que esteja andando mais que a outra... é nessa hora q muito motoqueiro ao invés de frear e observar esses movimentos, ele acelera mais, pra entrar logo no corredor... e é aí que acontece a batida... pois a atenção do motorista está voltada em encontrar uma melhor pista para ele ficar...
portanto, se vc notar que o transito parou logo a frente, reduza a velocidade e observe os movimentos... buzine para avisar que está por perto... e deixe os motoqueiros mais "apressados" passarem por vc... correndo ou devagar vc vai chegar ao seu destino da mesma forma... e devagar, a probabilidade de vc chegar em segurança é bem maior!!!
e por último o corredor com os carros completamente parados... é sempre tentador, ver aquele largo corredor à sua frente, te esperando para vc correr... é quando me mantenho a 40 ou 50km... buzinando!!! pois é a velocidade que sei que vou conseguir frear... pois nessa situação, o nivel de stress dos motoristas aumenta... e tudo que eles pensam é em achar uma faixa que ande mais do que aquela que ele está... então qualquer brecha que ele encontrar, qualquer fila que andar mais, ele vai entrar... e não está nem aí para o retrovisor... ele estará olhando para frente e para pista ao lado... NUNCA pra trás... então é o momento em que temos que redobrar a atenção, observar cada movimento, cada insinuação de tentativa de entrada que possa existir e buzinar sempre... e mesmo assim ainda estaremos correndo risco de algum motorista estar com seu carro com vidros de insulfilm, rádio ligado e ainda falando ao celular... ou lendo o jornal dele sobre o volante... e a culpa SERÁ NOSSA... pois estávamos no corredor!!! (conforme eles alegam sempre...)
essa semana, na linha vermelha, um desses motoqueiros q sempre deixo passar qdo vejo q se aproximam, sofreu uma grave queda... ele passou por mim e foi... a todo vapor... aí um motorista simplesmente mudou de faixa bruscamente... e ele foi pro chão... aí passei por ele e coloquei minha moto na frente do cara que o atropelou... pra ele não seguir viagem, enquanto os demais motoqueiros socorriam o caído... é muito legal essa ajuda que fazemos... uns bloqueiam a pista para os carros não passarem por cima do caído... outros levantam a moto e colocam num canto... outros tentam tranquilizar o caído enquanto os outros vão tirar satisfação com o motorista...
e eu lá parado com minha moto na frente do carro, q estava com os retrovisores colados com durex... todo batido...
aí o mais incrível... me sai o carona, pelo lado do motorista, pois a porta do carona não abria...
e vem conversar comigo...
"poxa vida!!! tô super atrasado... é por isso que num gosto de pegar carona... agora vou me ferrar no trabalho"...
fiquei muito impressionado com a falta de importância que ele deu ao que estava acontecendo e até ao próprio "colega" dele que ofereceu a carona...
essa humanidade está perdida!!! portanto meus amigos, todo cuidado é pouco!!! Motoristas não têm a menor consideração ou importância conosco!!!
VIANA escreveu:hoje qd fui trabalhar fiquei meio encucado com o acidente do jovi ,entrei no corredor hoje meio receoso comecei a buzinar um pouco mais do que de custume e em velocidade menor tava a uns 50 km/h ,parecia pressentimento um cara trocou de faixa do nada nossa foi por segundos quase foi xao