Quick shifter

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

dan_himself

fhpinotti escreveu:Existe uma embreagem automática, do tipo usada na Honda Biz, que é adaptada em motos para cross. Essa embreagem elimina a necessidade de uso do manete.
Pena que não tem para motores de motos do tipo street.
Veja em: http://www.rekluse.com/zstartpro.shtml
Existem ainda, lógico que fora do Brasil, motos custom com transmissão CVT, veja em: http://www.ridleymotorcycles.com/
Eu também tenho a doida idéia de colocar motor e transmissão CVT em uma moto, acredito que dá para adaptar ao estilo da Ridley que continua usando correte para levar a tração até a roda.[/url]
Bacana esses links, bem vindo ao fórum...
Possível é... o problema sempre vai cair no custo... aqui no Brasil isso fica mais difícil ainda com os impostos de importação... o lance é trazendo aos poucos as peças nas oportunidades de ir pra fora e ir montando uma moto-conceito aos poucos...
Acho que seria bastante complicado regularizar tudo isso a um detran, visto que não temos como fazer testes específicos que eles pedem de segurança em laboratórios e tudo mais...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
hellmann
Contato:

vocês estão esquecendo que CVT já é de uso em motos, aquelas jog, mobilette e coisas do tipo. é o esquema da correia com polia variando de diâmetro por esferas que empurram uyma das laterais da polia pela força centrípeta.
não sei por que usam em motos maiores, provavelmente por precisar duma correia muito especial.
e eu particularmente acho uma das melhores partes de dirigir trocar a marcha e ouvir o ronco variar...
dan_himself

hellmann escreveu:vocês estão esquecendo que CVT já é de uso em motos, aquelas jog, mobilette e coisas do tipo. é o esquema da correia com polia variando de diâmetro por esferas que empurram uyma das laterais da polia pela força centrípeta.
não sei por que usam em motos maiores, provavelmente por precisar duma correia muito especial.
e eu particularmente acho uma das melhores partes de dirigir trocar a marcha e ouvir o ronco variar...
Eu confesso que só me atraia a idéia de carros automáticos quando eu não sabia dirigir... nem em transito pesado prefiro um automático... tenho certeza que vai ser assim com a moto, é que no momento, só o pensamento de saber que existe uma motoca que só precisa acelerar e freiar é bem bacana... sem dúvidas eu tenho certeza que meu pensamento vai mudar quando eu aprender a domar a moto... Sei disso pois é bem meu estilo querer ter mais controle sobre o veiculo do que deixar um lance automatico onde você não controla o tempo da marcha que as vezes é crucial numa retomada e tal... ainda mais com motos de baixa CC....

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Covero

Em motos com maior tecnologia não é necessário o uso da embreagem pra fazer a troca de marcha, só pra reduzir daí.

Mas acho que é costume mesmo, na segunda semana eu já tava metralhando o câmbio da ninja, passa marcha muito rápido.
hellmann
Contato:

na verdade, diferente dos c^}ambios de carro, moto dá pra trocar marcha sem embreagem, qualquer uma que tenha o mecanismo simples como as honda 125. é que num carro, cada marcha tem a engrenagem onde vai ser transferida a força e uma secundária do lado, sobre a qual vem uma peça escorregando de lado e encaixa nela, transferindo a força do eixo para ela, tendo em vista que ela é solta no eixo, essa peça que escorrega que não é. assim, ela engrena aquela marcha. por isso, quando não apertamos a embreagem faz aquele barulho, é a peça tentando escrregar, mas ela não entra na engrenagem, só fica raspando a ponta dos dentes.
em moto não é assim, ao invés dessa peça que escorrega ter vários dentes, ela tem apenas 4, 5 ou 6, na lateral. a engrenagem que transfere a força tem furos paralelos ao eixo, onde esses 4 5 ou 6 dentes entram. se voce não usar a embreagem elas vão entrar e travar dentro, mudando a marcha, mesmo que não estiverem alinhadas, o conjunto todo gira rápido, alinha quase instantaneamente. o inconveninete é que isso gera um tranco, uma sobrecarga destruidora na engrenagem e nesses 4 dentes que seguram TODA a potencia da moto e a inércia do virabrequim e tudo...
destruidor é a palavra certa pra isso.
aqui em curitiba não é comum gente trocar marcha sem embreagem, mas em outros lugares já vi muito, dá, mas é muito ruim.
Imagem
dá pra ver os dentes, apenas 3. e essa é a engrenagem da 7 galo.

Imagem
conjunto de câmbio de moto

Imagem
engrenagem
Imagem
peça que desliza
estes são de carro, dá pra ver a engrenagem que transfere a força (com dentes inclinados) e a que engata (dentes pequenos e retos, arredondados, por isso que a marcha arranha e não sai voando dente já de início)
Covero

hellmann escreveu:na verdade, diferente dos c^}ambios de carro, moto dá pra trocar marcha sem embreagem, qualquer uma que tenha o mecanismo simples como as honda 125. é que num carro, cada marcha tem a engrenagem onde vai ser transferida a força e uma secundária do lado, sobre a qual vem uma peça escorregando de lado e encaixa nela, transferindo a força do eixo para ela, tendo em vista que ela é solta no eixo, essa peça que escorrega que não é. assim, ela engrena aquela marcha. por isso, quando não apertamos a embreagem faz aquele barulho, é a peça tentando escrregar, mas ela não entra na engrenagem, só fica raspando a ponta dos dentes.
em moto não é assim, ao invés dessa peça que escorrega ter vários dentes, ela tem apenas 4, 5 ou 6, na lateral. a engrenagem que transfere a força tem furos paralelos ao eixo, onde esses 4 5 ou 6 dentes entram. se voce não usar a embreagem elas vão entrar e travar dentro, mudando a marcha, mesmo que não estiverem alinhadas, o conjunto todo gira rápido, alinha quase instantaneamente. o inconveninete é que isso gera um tranco, uma sobrecarga destruidora na engrenagem e nesses 4 dentes que seguram TODA a potencia da moto e a inércia do virabrequim e tudo...
aqui em curitiba não é comum gente trocar marcha sem embreagem, mas em outros lugares já vi muito, dá, mas é muito ruim.
Imagem

Imagem

Imagem
engrenagem
Imagem
peça que desliza
estes são de carro, dá pra ver a engrenagem que transfere a força (com dentes inclinados) e a que engata (dentes pequenos e retos, arredondados, por isso que a marcha arranha e não sai voando dente já de início)
Em outro fórum que eu participava tinha um cara com uma CB1300 e ele passava a marcha sem usar a embreagem, ele falou que isso não afeta em nada as motos que possuem tecnologia pra isso. Só usa a embreagem pra reduções. Disse que não dá desgaste nem nada do tipo, é só mudar a marcha na faixa de rotação certa.
dan_himself

hellmann escreveu:na verdade, diferente dos c^}ambios de carro, moto dá pra trocar marcha sem embreagem, qualquer uma que tenha o mecanismo simples como as honda 125. é que num carro, cada marcha tem a engrenagem onde vai ser transferida a força e uma secundária do lado, sobre a qual vem uma peça escorregando de lado e encaixa nela, transferindo a força do eixo para ela, tendo em vista que ela é solta no eixo, essa peça que escorrega que não é. assim, ela engrena aquela marcha. por isso, quando não apertamos a embreagem faz aquele barulho, é a peça tentando escrregar, mas ela não entra na engrenagem, só fica raspando a ponta dos dentes.
Imagem

Imagem

Imagem
engrenagem
Imagem
peça que desliza
Caraca irmão, que aula... valeu, muito esclarecedor esse post seu... po, se você morasse em SP te contratava pra me dar aula particular, serio mesmo... tu manja muito hellmann... juntando você, o russo e o cros da uma enciclopédia de motos... parabéns pelo conhecimento...

Abraço,
DaN
dan_himself

Covero escreveu:Em outro fórum que eu participava tinha um cara com uma CB1300 e ele passava a marcha sem usar a embreagem, ele falou que isso não afeta em nada as motos que possuem tecnologia pra isso. Só usa a embreagem pra reduções. Disse que não dá desgaste nem nada do tipo, é só mudar a marcha na faixa de rotação certa.
Estranho esse papo... pode fazer um menor dano trocando exatamente no tempo certo, mas o quick shifter é exatamente pra esse tipo de moto... super esportiva com bastante tecnologia...

abraço,
DaN
Covero

Pro cara fazer isso numa cb1300 ele deve ter confiança no que ele diz :P
dan_himself

Covero escreveu:Pro cara fazer isso numa cb1300 ele deve ter confiança no que ele diz :P
ou muita grana no bolso ahahahaha
Cara, falando sério, imagina a força que essa engrenagem não sofre ao longo do tempo... teria que ser de um material alienigena pra não sofrer danos... Se fosse controlado eletronicamente, não precisaria de quick-shifter e ainda mais, seria um dos pontos altos da moto! Por que o fabricante não menciona isso? Ele ia vender muito mais CB1300 dizendo que não precisa debriar a moto...
Eu acho assim, se pudesse, o fabricante diria... Se ele não diz e pode, ele é burro, pois ta perdendo oportunidade publicitária...
PS: Lembrando que eu não entendo nada de moto esportiva....
Abraço,
DaN
Responder