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Pintura do Motor


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jirschik
MensagemEnviado: Dom Abr 04, 2010 8:51 am 
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Registrado em: Seg Mar 17, 2008 6:12 pm
Mensagens: 5018
Localização: São Paulo - SP
A pintura em preto fosco, mais barata e pr√°tica que conhe√ßo, √© com uma tinta em spray que tem o nome "600". Se for em uma loja de tintas, deves encontrar. √Č uma tinta que cura em altas temperaturas e da√≠ o seu nome: 600 Graus Celsius.

Esta tinta √© utilizada para pintar escapamentos e suas prote√ß√Ķes, assim como grelhas de churrasco. Por ser uma tinta em spray, que √© muito fina, o maior segredo para um bom acabamento √© ter uma superf√≠cie √† ser pintada, sem imperfei√ß√Ķes, bem lisa. Isso √© garantido por um √ļltimo tratamento com lixa d'√°gua. Se for fazer isso por conta pr√≥pria, √© quase certeza que voc√™ n√£o tem uma cabine de pintura em casa :D , ent√£o precisar√° fazer isso em uma √°rea fechada, sem p√≥ e trabalhar r√°pido, aplicando v√°rias dem√£os, sem pressa.

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Moto: Kasinski Mirage 250 (2008) / Honda Shadow 750 (2008)


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antoniolinkon
MensagemEnviado: Dom Jun 27, 2010 12:49 am 
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Registrado em: Qua Ago 19, 2009 3:00 pm
Mensagens: 8
Ol√° pessoal tenho uma Virago 250 e estou querendo pintar o motor de preto fosco, pelo que j√° falaram tem que ser pintado em uma cabine e com compressor pra ficar de qualidade o servi√ßo, t√ī querendo fazer eu mesmo no spray. Mas segundo um mecanico que conversei se pintar o motor ele vai esquentar muito, ser√° que √© verdade?

Olha só a foto to querendo fazer algo parecido assim:
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Ant√īnio Linkon - Abutre's M.C
Intruder 125
Virago 250
Boulevard M800


Moto: Yamaha, Suzuki


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hellmann
MensagemEnviado: Dom Jun 27, 2010 2:26 pm 
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Registrado em: Sex Dez 04, 2009 9:08 pm
Mensagens: 326
Localização: Curitiba - PR
"jirschik" escreveu:
A pintura em preto fosco, mais barata e pr√°tica que conhe√ßo, √© com uma tinta em spray que tem o nome "600". Se for em uma loja de tintas, deves encontrar. √Č uma tinta que cura em altas temperaturas e da√≠ o seu nome: 600 Graus Celsius.

Esta tinta √© utilizada para pintar escapamentos e suas prote√ß√Ķes, assim como grelhas de churrasco. Por ser uma tinta em spray, que √© muito fina, o maior segredo para um bom acabamento √© ter uma superf√≠cie √† ser pintada, sem imperfei√ß√Ķes, bem lisa. Isso √© garantido por um √ļltimo tratamento com lixa d'√°gua. Se for fazer isso por conta pr√≥pria, √© quase certeza que voc√™ n√£o tem uma cabine de pintura em casa :D , ent√£o precisar√° fazer isso em uma √°rea fechada, sem p√≥ e trabalhar r√°pido, aplicando v√°rias dem√£os, sem pressa.


ESTA TINTA NÃO PRESTA!
acredite, eu não ia tirar o motor denovo da moto, passar ácido, escova de aço, re-embalar os cromados, pintar denovo se esta tinta não fosse uma legítima PORCARIA!
e isso que eu tinha jateado o motor antes


"antoniolinkon" escreveu:
Ol√° pessoal tenho uma Virago 250 e estou querendo pintar o motor de preto fosco, pelo que j√° falaram tem que ser pintado em uma cabine e com compressor pra ficar de qualidade o servi√ßo, t√ī querendo fazer eu mesmo no spray. Mas segundo um mecanico que conversei se pintar o motor ele vai esquentar muito, ser√° que √© verdade?

Olha só a foto to querendo fazer algo parecido assim:
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eu pintei sem reclama√ß√Ķes. nunca vi alguem falando isso, o que ele pode ter tentado dizer √© que o motor esquenta e descasca a tinta

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Avs.Bruno
MensagemEnviado: Sex Set 24, 2010 3:05 pm 
 Assunto : Pintura de Motores
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Registrado em: Qui Jul 15, 2010 9:43 am
Mensagens: 3
Localização: Brasí­lia - DF
Ola,
eu dei uma procurada mais n√£o achei nada sobre pinturas de motores, se ja exixte um topico sobre esse assunto me disculpe e por favor me manda o link.

caso n√£o la vai

Gostaria de saber quais s√£o as tecnicas e tintas usadas para a pintura do motor da moto se tem que desmontalo todo ou pintar por inteiro, se alguem ja fez algo parecido e tiver algum tutorial manda ai pra gente ver

abraços

aguardo!


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fdel
MensagemEnviado: Seg Out 18, 2010 1:53 pm 
 Assunto :

Registrado em: Ter Ago 19, 2008 9:38 pm
Mensagens: 558
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Experiência minha.
H√° apenas 1 possibilidade, retirar o motor e pint√°-lo. N√£o d√° para pintar montado, vai ficar uma M e provavelmente vai acabar pintando algo que n√£o queria.

Necess√°rio compressor, n√£o tem como.

Para o motor é necessário usar tinta resistente ao calor para evitar que descasque.


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hellmann
MensagemEnviado: Seg Out 18, 2010 3:41 pm 
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Registrado em: Sex Dez 04, 2009 9:08 pm
Mensagens: 326
Localização: Curitiba - PR
bem, já pintei, repintei, me ferrei e me orgulhei com esse lance de pintura de motor, então aí vai minha experiência:
antes de pintar limpe o motor bem, jateie se possível. sim, tem que desmontar, na moto voce não vai conseguir pintar lugares ali entre os fixadores de trás do motor, que fica escondido pela alma (berço).
se voce não quer usar o compressor, tem tinta de alta temperatura (a tinta 600) que... bem... é uma porcaria. eu pintei meu motor com ela, primeiramente. fica lindo, lindo mesmo. a questão é que mesmo com 3 demãos, uma pedra que bata no motor enquanto voce anda faz um risco. sem contar que, se pingar gasolina da torneira em cima dele, e voce passar um pano, esqueça, já era.

pintei agora com tinta esmalte sint√©tica. √© bem mais grossa, n√£o descascou e √© bem mais f√°cil de limpar. a quest√£o √© que tamb√©m √© sol√ļvel com gasolina, e tamb√©m com vapor de √≥leo, ou seja, ali perto do respiro, a tinta enrugou e soltou toda.

a tinta definitiva e derradeira √© a EPOXI, a tinta ELETROST√ĀTICA. aquela que a tinta tem uma carga el√©trica e a pe√ßa tem a carga contr√°ria, tipo como pintam CPU's e arm√°rios de vesti√°rio como os da Nilko. √© caro, √©. a quest√£o √© que √© eterno.
em resumo: uma lata de tinta 600¬į t√° 18 reais. pra durar 2 meses bonita. uma lata de esmlate sint√©tico √© 30 reais. precisa de compressor e dura ... (ainda n√£o sei quanto) e eletrost√°tica √© cara, mas √© pra sempre.
a maioria da galera aqui compra todas as peças em loja enquanto eu prefiro fazer em casa. mas pintar o motor todo mundo quer fazer em casa e eu digo, mandem fazer!

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fdel
MensagemEnviado: Qua Out 20, 2010 4:38 pm 
 Assunto :

Registrado em: Ter Ago 19, 2008 9:38 pm
Mensagens: 558
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Amen!


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luizblue
MensagemEnviado: S√°b Out 23, 2010 11:36 am 
 Assunto : Pintura motor - Reforma

Registrado em: S√°b Out 23, 2010 11:27 am
Mensagens: 4
Localização: Campinas - SP
Comprei uma virago 535 ano 1994.
Mesmo sem entender nada de mec√Ęnica de motos resolvi desmont√°-la para melhorar a apar√™ncia e conserv√°-la. Isto porque muitas pe√ßas estavam enferrujando, a parte el√©trica tinha fios desencapados, terminais derretidos, entre outros.

Desmontei a moto, pintei o quadro, o tanque de combustível interno, e o motor, troquei diversos parafusos.

Aproveitei e resolvi regular a folga das válvulas. Deixei cair a chave dentro do compartimento de admissão do cilindro dianteiro. Ai tive de desmontar o cabeçote para retirá-la.

No final tudo certo.

Acabei descobrindo que faltavam algumas peças como o "L" que apoia o silenciador do escapamento. Outras peças que a moto não possuía tive de improvisar, como o emblema do tanque que tive de fabricar.

Antes da reforma:
http://img99.imageshack.us/i/dsc02772td.jpg/

Depois da reforma ficou assim
http://img85.imageshack.us/f/dsc02835bc.jpg/

Motor - pintura tinta fosca 450¬ļC Aluminium:
http://img64.imageshack.us/i/dsc02799p.jpg/

PESQUISEI BASTANTE SOBRE QUAL TINTA SERIA APROPRIADA PARA A PINTURA DO MOTOR. MUITOS DIZEM SER NECESS√ĀRIA A APLICA√á√ÉO DE FUNDO "FOSFATIZANTE", WASH PRIMER, PU, ENTRE OUTRAS "PREPARA√á√ēES". NO MEU CASO APENAS LIMPEI BEM A SUPERF√ćCIE DO MOTOR E APLIQUEI TINTA PARA ALUM√ćNIO QUE SUPORTA ALTA TEMPERATURA. O MOTOR CHEGA A AQUECER NA CASA DOS 125¬ļC. ASSIM, NAO HOUVE PROBLEMAS QUANTO AO AQUECIMENTO. TAMB√ČM N√ÉO PROBLEMAS QUANTO √Ä ADER√äNCIA, N√ÉO DESCASCOU, ETC.



__________________________________________________________________________________________________________
REGULANDO V√ĀLVULAS
_____________________________________________________
ADVERT√äNCIA: N√ÉO SOU MEC√āNICO, APENAS INDICO O PROCEDIMENTO QUE REALIZO EM MINHA VIRAGO 535.

O motor da virago 535 possui 4(quatro) v√°lvulas, sendo duas acima de cada cilindro.

Temos duas v√°lvulas de admiss√£o e duas de escape.

As de admissão ficam localizadas no meio do V do motor (próximo aos carburadores).

As de escape fica na parte externa do V (próximo às saídas dos escpamentos).

√Č bem simples o ajuste de v√°lvulas.

FERRAMENTAS:

chave de fenda grande
chave allen
chave de boca n¬ļ.10
chave L n¬ļ. 14
calibrador de v√°lvulas
cola/vedação para motor (opcional)

PROCEDIMENTO:

Coloque a moto em ponto morto.

Remova as tampas cromadas que ficam no cabeçote (tampas retangulares) para ter acesso aos compartimentos das válvulas.
No lado esquerdo do motor (lado esquerdo de quem está sentado na moto), na parte cromada, próximo ao pedal de marchas, existem dois parafusos com fenda, um pequeno e um grande.

Abra-os com a chave de fenda. Neste local ficam as marcas do ponto de ignição.

Depois de abrir você verá que no local onde estava o parafuso maior existe um outro parafuso. Gire este parafuso em sentido horário (da esquerda para a direita) enquanto vai girando observe que no local onde você retirou o parafuso pequeno há uma peça de metal que possui algumas marcas. Localize a marca I (esta marca refere-se ao cilindro dianteiro) deixe a marca I alinhada com a marca que há no compartimento.

Agora abriremos os compartimentos das v√°lvulas. Vamos abrir primeiro o da v√°lvula de escape que fica na parte externa do V do motor, pr√≥xima ao escapamento. Use a chave de boca n¬ļ. 10. S√£o dois parafusos. Retire a tampa com cuidado porque h√° uma junta de borracha nela. Feito isto voc√™ usar√° o ajustador de v√°lvulas. O espa√ßo recomendado √© entre 0,12 e 0,17mm. Pegue o calibrador de v√°lvulas correspondente, entre estas medidas e coloque entre a v√°lvula (se n√£o couber por falta de espa√ßo, solte a contraporca e use a chave allen para aumentar a folga). Depois de posicionada o calibrador aperte a folga at√© que voc√™ sinta uma pequena resist√™ncia para retirar o calibrador. Depois disso aperte a contraporca.

O mesmo procedimento serve para a válvula de admissão, só que a folga dela deve ser entre 0,07 e 0,12mm.

O mesmo procedimento serve para o cilindro traseiro.

Terminada a regulagem e fechados os compartimentos de válvula e as tampas laterais do bojão, ande com a moto e observe se não está vazando óleo nos compartimentos de válvula. Se estiver, use um pouco de cola para motor para vedar.

Boa sorte.
Breve postarei fotos para facilitar o passo a passo.


__________________________________________________________________________________________________________
TROCANDO √ďLEO DO CARD√É
_____________________________________________________

FERRAMENTAS:

Chave de boca n¬ļ. 17
funil pequeno
óleo tipo hipóide SAE 80 API GL-4 (de preferência GL-4, mas o fabricante diz que é possível usar GL-5 e GL-6)

PROCEDIMENTO:

Na roda traseira da moto, ao lado esquerdo (de quem est√° montado) fica o compartimento onde se drena e rep√Ķe o √≥leo do card√£.

Abaixo há um parafuso para drenagem, e na parte direita, na linha do centro da peça há um outro parafuso para a reposição.

Coloque uma vasilha abaixo do parafuso que fica embaixo. Abra-o.

Abra o parafuso de reposição.

Deixe escorrer o óleo.

Deixe a moto reta, depois coloque-a no descanso.

Após escorrer tudo feche o parafuso de drenagem.

Coloque o óleo com ajuda de um funil. O fabricante indica que o máximo suportado é 0,190 l. ou 190ml. Na minha, acho que por restar um pouco no compartimento, só consigo completar 150ml. O nível do óleo ó o da reta do parafuso de reposição (com a moto reta).

Coloque o parafuso de reposição.

Boa sorte.
Breve colocarei as fotos do passo a passo para facilitar.

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Luizblue
Virago 535, 1994
Twister 2008


Moto: Virago 535, 1994 - Twister 2008


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guilherme.tw
MensagemEnviado: Ter Out 26, 2010 8:24 am 
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Registrado em: Sex Jul 18, 2008 10:48 am
Mensagens: 48
Localização: Campinas - SP
Luiz, você utilizou compressor para efetuar a pintura do motor ? Estou reformando uma Virago 250 e fico um tanto apreensivo em fazer a pintura do motor sofrer com descascamento.

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O Google é meu pastor, nada me faltará!


Moto: Yamaha YS 250 Fazer Limited Edition / Yamaha XV 250 Virago


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luizblue
MensagemEnviado: Ter Out 26, 2010 3:39 pm 
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Registrado em: S√°b Out 23, 2010 11:27 am
Mensagens: 4
Localização: Campinas - SP
"guilherme.tw" escreveu:
Luiz, você utilizou compressor para efetuar a pintura do motor ? Estou reformando uma Virago 250 e fico um tanto apreensivo em fazer a pintura do motor sofrer com descascamento.


Ent√£o, eu usei tinta da marca perfortex, tipo alumitex de alta temperatura.

No meu caso eu limpei o motor com tineer, usei um pouco de removedor de tinta porque o antigo proprietário aplicou tinta prata no motor, e lavei o motor diversas vezes com detergente líquido e água.

Aplique a tinta com compressor de ar pequeno, daqueles que ficam ligado direto. Apliquei 3 dem√£os de tinta.

Até agora não descascou. Depois da pintura levantei o motor no macaco pela parte de baixo e nesta parte a pintura ainda está íntegra. Abri o compartimento das válvulas também e a pintura sobre os parafusos das tampas se manteve.

Espero ter ajudado e que dê certo ai caso resolva pintar o motor.

_________________
Luizblue
Virago 535, 1994
Twister 2008


Moto: Virago 535, 1994 - Twister 2008


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