Elétrica: CDI, extator, regulador etc

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Imagem

O estator é feito a partir de uma fita de aço especial.

Esta fita é enrolada em uma máquina especialmente construída para esta finalidade, constituindo o pacote do estator.

No pacote do estator são enrolados os fios de cobre, isolados entre si, que juntos formarão as bobinas.

Nestas bobinas é produzida a corrente que carrega a bateria e fornece energia elétrica aos circuitos elétricos diversos.

A corrente produzida é o resultado do campo magnético do rotor de rotação.

Imagem

A corrente gerada pelo alternador é alternada e não serve para carregar a bateria.

O conjunto retificador (diodos) é utilizado para transformar a corrente alternada em contínua, para carregar a bateria.

Nos novos conjuntos retificadores, os diodos normais foram substituídos por diodos Zener, a fim de diminuir os picos de tensão (ponta aguda de tensão) que ocorrem no alternador, proporcionando mais proteção para os componentes (acessórios) eletrônicos do veículo, como módulo de comando da injeção eletrônica de combustível, computador de bordo e outros.

Imagem

A finalidade do regulador é controlar a tensão produzida pelo alternador.

Através do controle do campo magnético no rotor, é controlada a energia produzida pelo alternador.

Existem muitos tipos de reguladores com diferentes formas e tamanhos.

É importante observar que sempre se grava no regulador a tensão que deve controlar: 14 ou 28 volts.

Fonte: Bosch
Imagem
Rafael Teto
Mensagens: 22
Registrado em: 23 Mar 2009, 11:07
Localização: Ivaiporã

Galera, meu problema foi resolvido, mas não sem sofrimento!!!

rs...

Mas o importante é que a moto ta funcionando e o projeto continua!

Depois eu passo o relatório completo!

Valeu!
pauloheman
Mensagens: 285
Registrado em: 10 Mai 2010, 18:55
Localização: Blumenau
Contato:

E ai, Rafael, como resolveu?

Minha sombra simplesmente apagou no sábado a noite. Hoje pela manhã levei na oficina (de confiança), e parece que além do retificador da bateria que troquei no sábado pela manhã, o curto na minha moto queimou tbm o CDI... MIFU!

Por aqui (Blumenau/SC), o cara falou em 1800 dinheiros por um novo. Alguém sabe onde eu conseguiria mais barato?
Rafael Teto
Mensagens: 22
Registrado em: 23 Mar 2009, 11:07
Localização: Ivaiporã

tive que trocara bobina de pulso,(uma de cg, que é bem mais barata).

O CDI, consegui em São Paulo, por R$350,00, por intermédio da oficina... não sei como, rs!

Acho que vale a pena procurar por lá...
Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

Tive problemas com isso, mas foi bem mais fácil de resolver. Postei no tópico de problemas elétricos da Kansas 150
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
pauloheman
Mensagens: 285
Registrado em: 10 Mai 2010, 18:55
Localização: Blumenau
Contato:

Ela saiu hoje da oficina.

O mecânico mandou o CDI pra um técnico em eletrônica, que trocou tudo por dentro. 425 dinheiros só essa parte.

Aproveitei e encostei pra revisar geral. Achou um monte de gambiarras elétricas e emendas mal feitas. Abriu a suspensão dianteira, o escambau.

Depois de duas semanas sem moto, adivinha? CHOVEU!

Mas tô felizão com a moto de volta em casa!
tonypf
Mensagens: 189
Registrado em: 15 Ago 2011, 23:31
Localização: São Bernardo do Campo

Amigos do forum, gostaria de saber se alguem sabe me informar qual o diodo utilizado nos retificadores, pois preciso trocar o diodo da minha virago 250, e como dizem q posso usar o da falcon/cb 450, então eu pretendo trocar os diodos eu mesmo. mas fica a duvida, serve o 1N4004?
Asfalt and trouble...
saldanhaPOA
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Mar 2012, 10:41
Localização: Porto Alegre

Olá amigos e companheiros(as) motociclistas!
Sou mecanico na cidade de Porto Alegre e tenho um cliente que esta tendo problemas com sua moto. Ele anda em média uns 400km com a moto e do nada ela pifa uma vela. Segundo ele a moto fica funcionando só em um cilindro, ele troca a vela e volta ao normal e anda novamente uns 400km e volta a danificar a vela nova novamente. A unica coisa que ele me mencionou que fez foi uma limpeza de carburador mas não a equalizou. Aguardo respostas de voçês amigos(as).
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Saldanha que moto é?
Tive o mesmo problema na Viraguinho 250 da minha mulher e não teve F.D.P. no mundo que descobrisse o que era. Sempre ocorria no cilindro dianteiro e a vela ficava encharcada, as vezes ficava dias sem problemas após a troca da vela e as vezes o problema ocorria minutos após a troca. Pesquisei muito e a unica coisa que achei foi um cara que postou o mesmo problema mas era no cilindro trazeiro e tambem uma viraguinho.
Muito depois de eu vender a moto um mecanico disse que isso era problema na bobina de pulso.Até hoje to curioso pra descobrir o que seria isso.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Bertolini
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Ago 2012, 20:29
Localização: Porto Alegre

Boa tarde pessoal, preciso de ajuda de uma alma caridosa que esteja em Porto Alegre (ou proximidades), que possua uma Mirage 250 ano 2001~2003 e que possa testar meu CDI para ver se é a causa de falhas da minha Mirage. Os poucos lugares que conhecia (incluindo a JetBike onde inclusive foi feito reparo nesse mesmo cdi há algum tempo)
não fazem mais reparos e nem quiseram testar. O lugar mais perto que conheço é caxias do sul. Não gostaria de gastar num CDI sem ter certeza do problema. Agradeço a todos.
ex-Intruder 125 (2007) ===> ex-Mirage 250 (2001) ===> Fat Boy Especial 1600 (2013)
Responder