Intruder 250: Problemas para ligar e manter a lenta

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Suzuki

shiranduarte

A minha Intruder 125cc é nova, tem pouco mais de 2000km e dois meses e meio de uso. Mas uma coisa que me chateia um pouco é essa dificuldade pra fazê-la dar a partida. Acho que ela demora muito a esquentar, e já quase sofri acidentes com ela por que o motor morreu quando eu estava arrancando pra entrar numa avenida movimentada. Também já deixei alguns motoristas irritados porque a moto morreu na frente de um carro no semáforo...

Eu realmente não gosto dessa característica da minha moto. Agora que estou começando a estudar motomecânica, estou achando que pode ser problema nas válvulas mal encaixadas. Porque só uso gasolina aditivada, que "teoricamente" deveria manter o carburador limpo, né?

Agora que estou meio perto da revisão dos 3 mil, o que é que eu digo pro mecânico? Ou será que eu devo levá-la à autorizada antes de bater os 3 mil?
Imagem
shiranduarte

Posso estar viajando muito, mas por ser motor OHC o comando de válvulas é por meio de uma corrente de comando, e se houver algum problema de lubrificação nessa corrente, ou a tensão não estiver adequada, a moto poderá ter dificuldade para dar partida, certo?

Já que as válvulas têm dificuldade para trabalhar, a compressão do motor fica comprometida e a lenta desestabiliza, certo? (... Mas talvez acho que nem afogador, nem esquentar o motor resolveria... hmmm... Não sei.)

Desculpem se eu estou viajando muito longe, mas não imagino o que pode ser que está acontecendo pra que uma moto nova como a minha apresente esse tipo de problemas...
Imagem
Wolverine

Camarada, relaxa que não é nada tão profundo assim.
Seu problema é só na marcha lenta quando fria,certo?

Isso é fácil, dá uma enriquecida de leve na mistura
O parafuso é chato de acessar tem que ter uma chavezinha cortada ou passar numa oficina qualquer que eles tem uma chave própria.

É o da seta vermelha em baixo:
Imagem

Abre 1/4 ou 1/2 volta dele (sentido anti-horário) e seu problema acaba.

Se a lenta é baixa ou morre mesmo depois de quente, fecha um pouco o parafuso da lenta (sentido horário), que é o da lateral (seta vermelha de cima).Isso aumenta a marcha lenta.

Não afeta a garantia,é facilmente reversível e resolverá com toda a certeza.

Abs
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
shiranduarte

Poxa vida, obrigadão, Wolverine!

Você me tirou uma enorme pulga de trás da orelha.
Eu tava com medo que fosse coisa séria. Vou testar essas tuas sugestões!!

Eu tenho uma chavezinha phillips bem pequena num canivete, quem sabe dá certo!

Vou tentar abrir "15 minutos" do parafuso e ver se funciona! :) Cara, obrigado pela disposição, mais uma vez!
Imagem
Wolverine

Tamos aí pra isso, parceiro!

Só lembrando que o parafuso phillips é o da lenta, o da mistura é fenda simples,blz?

Abs
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
shiranduarte

Pois bem, tive 3 dias para testar o ajuste da lenta por meio do aperto ou afrouxamento daqueles parafusos do carburador. Antes de mexer, eu tive o cuidado de fazer marcações no parafuso com uma caneta de feltro, para saber com precisão os ajustes que eu estava fazendo, através de um espelhinho. Foi muito fácil!
O que eu pude perceber é que:
- Ajustar 15 minutos do parafuso de baixo, não fez nenhuma diferença que eu tenha percebido. :(
- Ajustar 30 minutos (meia-volta) do parafuso realmente mexeu com a "aceleração" da lenta, aumentando e reduzindo o giro do motor. A cada ajuste eu testava a ignição. Ter modificado o aperto deste parafuso, não ajudou.
- Passei ao parafuso de cima, girei 15 minutos para um lado e o giro baixou. Voltei ao ponto inicial. Girei 15 minutos para o outro lado e o giro subiu um pouco. Aumentei nessa direção até estabilizar em 1.500~2.000 RPM. Desliguei e dei a partida novamente. Dessa vez, o motor pegou de primeira, mas ao acelerar um pouco mais, ela afogou.
Tentei novamente. A moto pega de primeira, mas afoga se eu acelero um pouco mais.

Resumo da ópera: Se antes ela demorava para pegar ao dar a partida, e morria no abrir repentino do acelerador, agora ela pega quase de primeira, usando bem menos o afogador, e mantendo o giro da lenta em perto de 2000 RPM. Sinto que ela está consumindo mais, e o problema de morrer no semáforo persiste , com menor frequência, sim, mas requer uma aceleração menos repentina pra afogar. E tem morrido e rateado algumas vezes ao acelerar quando preciso entrar numa via. Acho que vou desfazer os ajustes que eu fiz e levar ao mecânico, mesmo. :( Mas me digam, no que foi que eu errei? Isso é normal?
Imagem
Rossini

Cara, ce chegou a ver esse esquema do tubo? Tem um tutorial completo do que fazer no carburador da intruder 125

http://www.motonline.com.br/forum/forum ... PN=2&TPN=1
shiranduarte

OPA! Nesse link tem tudo!

Eu já sabia desse macete, mas fiquei com medo de como funcionava. Ali está claro como água! Vou tentar hoje!

Obrigadíssimo!
Imagem
Monaski

Valeu pela dica parceiro Wagner Diniz!!!

Ah um tempo atras passei por um problema

parecido com esse seu e no fim das contas

era um pedaço de plastico q estava dentro

do carburador... :shock: vai entender... nunca consegui...

kkkkkkkkkkkkkkkkk

^^
Imagem
Responder