Energia alternativa

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

O Fiat Phylla será o novo Topolino?

04-06-08
- A revista britânica Auto Express revelou recentemente que a Fiat comprou a antiga fabricante do Yugo, a Zastava, na Sérvia, com o objetivo de montar naquele país o novo Topolino, baseado no 500. Divulgou até um desenho de como seria o urbanino. Além do apelo nostálgico do carrinho, de menos de 3 m de comprimento, há também as normas européias de emissões, cada vez mais severas. Pois agora a mesma revista apontou o conceito Phylla como o possível precursor da versão elétrica do Topolino, com chegada ao mercado prevista para 2010.

O Phylla, desenvolvido pela Fiat em parceria com diversas outras empresas, como o IED (Istituto Europeo di Design), da Itália, tem exatos 2,995 m de comprimento, quatro lugares (2+2, na verdade, com os lugares atrás menores que os da frente) e tração nas quatro rodas. Com potência máxima de 73 cv (54 kW), o Phylla chega a uma velocidade máxima de 130 km/h. Isso porque seu peso é de apenas 750 kg e a relação peso/potência é de 10,2 kg/cv. A recarga total leva no máximo quatro horas, mas meia hora de carga pode garantir uma autonomia de até 80% da máxima.

Como se poderia esperar de um carro que se pretende limpo, o Phylla é inteiramente reciclável e conta com células fotoelétricas espalhadas pela carroceria, outra fonte de obtenção de energia. Todos os comandos, fora o volante, são elétricos, incluindo freios. Até a direção poderia ser apenas por comandos elétricos, sem ligação física entre o volante e as rodas, mas as empresas ainda agem com bastante cautela nesse terreno, pelo menos até que a tecnologia se mostre à prova de falhas. Os pneus também acompanham a proposta ecológica, mas são polêmicos: eles proporcionam consumo mais baixo por apresentarem baixa resistência à rodagem. Se é bom para o consumo, isso atrapalha a aderência, com reflexos no comportamento dinâmico e nas frenagens.

Além da velocidade alta para um modelo urbano, o baixo peso do Phylla amplia sua autonomia. Com baterias de íons de lítio, ele percorre até 145 km; com baterias de polímeros de lítio, a autonomia bate em 220 km, distância suficiente até para pequenas viagens. É isso que, se os rumores se confirmarem, pode ser herdado pelo Topolino, se é que esses números, até o lançamento, não podem se tornar ainda melhores.

Segundo a Auto Express, o objetivo da Fiat é se tornar a fabricante de automóveis mais limpa do mundo, com modelos de emissões diretas baixas ou nulas, como seria qualquer carro movido a eletricidade. Se o Phylla realmente inspirar o Topolino, pode-se dizer que a montadora italiana começará o caminho da melhor maneira possível.

Webmotors
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Honda inicia produção de primeiro carro movido a hidrogênio

Automóveis serão vendidos inicialmente nos Estados Unidos e no Japão.

A fabricante japonesa de automóveis Honda começou a produzir nesta segunda-feira os primeiros carros movidos a hidrogênio para serem vendidos no mercado americano em julho, e a partir de setembro no Japão.

O carro de tamanho médio para quatro pessoas, chamado FCX Clarity, é movido a hidrogênio e eletricidade, emitindo apenas vapor d'água.

Segundo a Honda, o veículo oferece três vezes mais eficiência em termos de combustível do que um carro convencional, movido a gasolina.

A Honda planeja produzir cerca de 200 unidades nos próximos três anos, que serão vendidas em contratos de lease por três anos, a um valor de US$ 600 por mês, que inclui seguro e manutenção.

Uma das maiores dificuldades para o uso em larga escala dos carros movidos a hidrogênio é a falta de postos de abastecimento.

A empresa já havia produzido dez gerações de carros movidos a células de energia, e têm veículos experimentais em uso em todo o mundo. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
daniels
Mensagens: 327
Registrado em: 23 Mar 2008, 14:56
Localização: Porto Alegre

Japoneses inventam carro movido a água

Protótipo pode ser abastecido com água de chuva, do mar ou até com chá.

A empresa japonesa Genepax apresentou na quinta-feira (12) um protótipo de um carro movido a água. A água é colocada no tanque e um gerador transforma o hidrogênio que retira da água em energia.

Segundo a empresa, com um litro de água, o veículo consegue andar a 80 km/h por uma hora. A Genepax agora espera firmar um acordo com alguma montadora japonesa para começar a fabricar o carro.

Fonte: link
--
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Já não basta o problema da agua, agora querem usar ela pra mover veiculos...
Imagem
daniels
Mensagens: 327
Registrado em: 23 Mar 2008, 14:56
Localização: Porto Alegre

cros escreveu:Já não basta o problema da agua, agora querem usar ela pra mover veiculos...
mas a agua do mar.., seria uma boa, ja que pro futuro o nivel do mar vai aumentar
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

Esse projeto é velho pra cacete.
Tem uma Kombi aqui em Rio Grande que anda com água a mais de 15 anos.

O problema é que a energia gasta pra fazer a hidrólise da água, pra separar o hidrogênio do oxigênio, é muito grande. É muito melhor aplicar a energia elétrica direta em motores elétricos.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

CROS

OLHA SÓ ESTE BONÉ COM VENTILADOR SOLAR PRA TI USAR NO VERÃO... heheheh

Imagem


abraço :lol:
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Dava pra colocar umas celulas dessas pra energizar as lampadas da moto...
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

pelo tamanho são bem pequenas... mas devem conseguir ligar algumas lâmpadas led...
Imagem
hvidal
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Set 2008, 15:34
Localização: Niterói

A água é reciclada, as garrafas são recicladas, e as algas… bem, as algas ão podem ser recicladas, mas agora podem ter uma utilidade (além de alimentar pequenos seres aquáticos).

http://www.geek.com.br/blogs/832697637/ ... ombust-vel
SUZUKI Boulevard M800
Honda SoMbRa 600 (Patroa)
Ex: Daelim VC 125 200cc Extra-Custom
Responder