Relatos do dia-a-dia

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Oi Galera...
vou relatar o que aconteceu comigo hoje...
vinha fazendo meu corredor como todos os dias, até que um infeliz MOTOQUEIRO resolveu surgir do nada na minha frente a menos de 10km/h... eu deveria estar a uns 50 ou 60km... só deu tempo de cafungar nos freios... mas acho que calculei mal a pressão do pedal de trás e fiz a moto derrapar por cerca de 4s e ela mesmo assim não parou... graças a Deus consegui reduzir bastante a velocidade a ponto de não bater no infeliz que depois disso resolveu correr e sumir na minha frente...
Depois disso fiquei bastante preocupado em saber se estava usando corretamente os freios... e também ao ponto de saber que o peso da moto MAIS o meu, deve dar um estrago danado na hora de se freiar bruscamente... Graças a Deus a Shadow 750 se mostrou bastante estável mesmo derrapando... ela não bandeou pra lado algum... apenas queimou pneu... a antiga 600 já fiz uso do freio assim e ela bandeou levemente pro lado...
Sei das recomendações de se usar 70% do freio dianteiro e 30% do freio traseiro... mas na hora do susto acho que o ímpeto de freiar foi maior do que a razão e acho que freiei de qualquer jeito... não tenho nem como dizer se usei essa regra... sempre me policio quanto a isso... mas nessa hora o susto foi tão grande que acho eu que não consegui pensar...

já aconteceu com vcs algo semelhante?
(se esse não for o tópico correto, favor remover... juro que me esforcei pra achar algum tópico semelhante...)
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Well

Se a moto saiu de traseira... provavelmente tu usou mais o freio traseiro... que na verdade... só serve pra deixar a moto alinhada...

O que vai parar a moto é o freio dianteiro...

Mas, isso vale se a moto estiver andando em linha reta e em piso normal...

Use o freio sempre 70 dianteiro e 30 traseiro... mais ou menos...

Mas me conta uma coisa... a shadow não possui o sistema da honda, que equipa as honda 1100 blackbird que consiste em: independente do freio acionado dianteiro ou traseiro a moto aciona os dois freios ??? que se chama CBS (Dual Combined Brake System)...

SE tiver isso... vc pode pisar só no freio traseiro ou só no da frente que a moto vai automaticamente freiar os dois na proporção correta...

Se não tiver isso... freia sempre mais com o da frente... exceto se tu tiver com a moto inclinada, numa pista com óleo ou areia na pista... daí se tu usar muito fortemente o freio da frente pode escapar de frente....

Abraço...

ps: se o tópico não for este... será o tópico para motociclistas iniciantes...ehehhe :lol:
Imagem
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

Numa freada de emergência com minha Mirage ela se mostrou muito bem também, não rabeou para nenhum lado.

É difícil na hora do pânico pensar em utilizar a regra do 70/30 ou 75/25 do freio dianteiro e traseiro. O melhor é estar acostumado com a moto e condicionado a utilizar os freios na proporção correta.

Treino é treino e jogo é jogo, mas se você treinar bastante, acaba jogando certinho na hora.
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

acho que a shadow num tem isso não... pelo menos nunca li no manual dela esse sistema... talvez eles só coloquem com motos acima de uma determinada cilindrada... por causa do peso né...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

wellrod escreveu:acho que a shadow num tem isso não... pelo menos nunca li no manual dela esse sistema... talvez eles só coloquem com motos acima de uma determinada cilindrada... por causa do peso né...
E do preço...
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Pois é... pensei nisso... preciso treinar mais essas situações... a gente acha que nunca vai acontecer... eu fico sempre me policiando com os carros... quando há uma leve e distante suspeita que eles vão embicar eu já tô me preparando... mas esse MOTOQUEIRO surgiu do nada a menos de 3m da minha frente... ao meu lado havia um caminhão... era impossível eu prever a entrada dele...
Kings escreveu:Numa freada de emergência com minha Mirage ela se mostrou muito bem também, não rabeou para nenhum lado.

É difícil na hora do pânico pensar em utilizar a regra do 70/30 ou 75/25 do freio dianteiro e traseiro. O melhor é estar acostumado com a moto e condicionado a utilizar os freios na proporção correta.

Treino é treino e jogo é jogo, mas se você treinar bastante, acaba jogando certinho na hora.
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Well... realmente pesquisei e a shadow não tem este sistema...

e, vc sabia que em motos esportivas... a proporção usada em algumas corridas pode ser 90% freio dianteiro e 10 % traseiro... ou 95dianteiro 5% traseiro, pois como dissemos... o freio traseiro só deixa a moto alinhada... nas motos custom usamos ele mais, pois a distribuição do peso é diferente das motos esportivas... :wink:
Imagem
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Exatamente!!!
Vocês já viram o painel da VTX 1800? é uma SHADOWZONA com um monte de controles, diagnósticos e tudo mais... nada que uns 80mil não resolvam esses pequenos probleminhas...
Kings escreveu:
E do preço...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

É... eu suspeitava mesmo que não tivesse... sempre penso que a shadow 750 é um protótipo de uma VTX 1800... é aquele tipo de "moto que pobre pode ter"... se vc quer ter essas frescurites, compre uma moto de verdade... rsrsrsr
rafaeladvogado escreveu:Well... realmente pesquisei e a shadow não tem este sistema...

e, vc sabia que em motos esportivas... a proporção usada em algumas corridas pode ser 90% freio dianteiro e 10 % traseiro... ou 95dianteiro 5% traseiro, pois como dissemos... o freio traseiro só deixa a moto alinhada... nas motos custom usamos ele mais, pois a distribuição do peso é diferente das motos esportivas... :wink:
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Eu, já acho que a moto shadow 750cc é moto de BOYZINHO... HEHEHEHH não é de pobre... pois pobre não tem 30.000,00 no bolso pra comprar uma motocona destas hehehhe :lol: :lol: :lol:

Brincadeira... mas realmente hoje em dia... uma moto de 30mil é considerada média... pelas revendas...

só pra dar aquela fugida básica do assunto do tópico...hehhehe

em 1997 comprei um tempra hlx 16v completo com ar condicionado digital, retrovisor eletrônico, etc etc etc... totalmente completo e custou 30.000,00... mais caro só tinha o tempra style turbo... e este meu tempra tinha muita tecnologia embarcada...

Hoje em 2008... um carro 1.0... sem ar, sem retrovisor eletrônico, sem computador de bordo, sem um monte de coisas... custa mais de 30.000,00... se colocar todos os acessórios que eu tinha no tempra o carro vai a uns 60.000,00 reais... e o salário que meu pai recebia em 1997 é exatamente o mesmo que ele recebe em 2008... VIVA O BRASIL :evil:

AGORA VAMOS VOLTAR AO ASSUNTO PRINCIPAL ANTES QUE O JOVI NOS MATE... :lol:
Imagem
Responder