Relatos do dia-a-dia

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

wellrod escreveu:...colocou a sapata das pastilhas ao contrário... então a sapata estava LIXANDO o disco de freio... mas agora tá tudo certinho... sem barulho algum... o freio é bom...
Você rodou muito tempo assim? Isso não comprometeu o disco de freio?
wellrod escreveu:...fiz também a troca da lona traseira...
Já troquei os patins (lona) do freio traseiro da Mirage. As lonas descolaram dos patins depois que voltei de uma viagem com muita chuva. Um cuidado a ser tomado na hora da troca: O eixo de cames, que aciona os patins, precisa de lubrificação; nesta hora, cuidado para não deixar cair graxa ou óleo na lona.
Imagem
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

jirschik escreveu: Você rodou muito tempo assim? Isso não comprometeu o disco de freio?

Já troquei os patins (lona) do freio traseiro da Mirage. As lonas descolaram dos patins depois que voltei de uma viagem com muita chuva. Um cuidado a ser tomado na hora da troca: O eixo de cames, que aciona os patins, precisa de lubrificação; nesta hora, cuidado para não deixar cair graxa ou óleo na lona.
Rodei uns 3 dias assim... o disco raspou a pontinha dessa lâmina... mas nada que agravasse ou comprometesse a situação do sistema...

aí vai mais uma dica... nesse dia eu fiz a troca correndo... estava com pressa pra sair e buscar as crianças lá no orfanato... então acordei cedo, fiz a troca rápida e nem testei a moto logo após...

e sobre essa peça aí que você falou, se é a mesma que estamos falando (seria a peça retangular que faz o movimento de expansão das lonas contra o tambor?), a lona já vem lubrificada... com uma leve camada de graxa, onde essa peça é acionada para girar e empurrar a lona contra o tambor...

notei que ela já estava lubrificada então preferi não adicionar mais graxa ali...

Sobre a lona antiga eu não consegui avaliar corretamente a situação dela. A expessura da lona não apresentava sinais de desgaste... não havia danos no sistema de molas...

A única coisa diferente que notei foi a coloração... a lona nova tem uma coloração azul meio acinzentada, enquanto que a antiga estava bem escura... mas daí não sei se ela era assim mesmo ou ficou assim com o passar do tempo...

havia muito detrito de lona no compartimento... um pó preto, bem fino... mas mesmo assim não consegui notar um desgaste considerável na lona... talvez ela tenha ficado com aquele efeito de "vitrificada", em que uma lixada resolveria... mas na última vez que fiz a troca do pneu, cerca de 2 meses, meu borracheiro havia lixado para mim...

talvez exista mesmo alguma espécie de vida útil para uma lona de freio... mesmo não tendo sido desgastada, ela endurece e perde as propriedades de frenagem...

os sinais que ela vinha apresentando é de simplesmente não freiar... você apertava o freio no máximo e notava uma diminuição MUITO lenta na velocidade, que também não dava pra medir pois o freio motor também atuava naquele momento... a sensação que eu tinha era de que não estava freiando...

agora a frenagem está bem sensível ao toque e intensa... tenho que me policiar para não usar demais o freio traseiro...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Monaski
Mensagens: 1805
Registrado em: 28 Ago 2008, 09:09
Localização: Jacundá

DehCarmo escreveu:
wellrod escreveu:... chegou na RCA também o filtro de ar esportivo e lavável... comprei pra experimentar... 112 reais... não sei se presta... mas vou experimentar...
Cara fiquei bastante interessado nesse filtro de ar. Tô precisando trocar o meu mas acho que vou esperar mais uns dias pra vc dar sua impressão do bicho. :D :D
Uma vez tb pensei em colocar um filtro desse na minha, mas pesquisando acabei por desistir, para melhorar o rendimento ele tem que deixar entrar mais ar, o q consequentemente entra mais sujeira... e aqui na região que moro tem muita poeira... #FAIL
DehCarmo escreveu:Recebi hoje o orçamento da minha. Utilizando somente peças originais.

Total das peças: R$ 3.079.39
Total de recuperação de peças (funilaria, pintura, etc): R$ 980,00
Mão de obra:R$ 330,00

TOTAL: R$4.389,39

Três hurras pro seguro com franquia reduzida!!!

Abraços!!
Caraca parceiro, se fosse comigo eu teria que vender a moto para comprar as peças... HAHAHAHAHAHA

#FAIL
Imagem
Pé-de-pano
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Dez 2010, 16:50

dan_himself escreveu:
Pé-de-pano escreveu:Pois é, ontem foi minha vez de ver o chão de perto, mas nada comparado ao que os colegas passaram recentemente.

Eu estava andando com minha garupa quando, ao parar em um cruzamento para atravessar a pista, simplesmente a moto foi tombando... tombando... tombando para a direita.. até chegar ao chão!

Enquanto deu, consegui segurar a Sombra apoiada na perna direita até encostá-la no chão. Como estávamos parados (o que é mais ridículo) não tivemos qualquer tipo de dano. Apenas o retrovisor (já arrumado) e o manete de freio entortaram um pouco, pois a moto se apoiou neles.

Depois, olhando melhor o lugar do incidente, percebi que a pista era bem inclinada lateralmente, de modo que, quando parei a moto, meu pé direito demorou mais do que o normal para tocar o chão, por isso a moto acabou se inclinando demais.

Ainda bem que a garupa estava junto pra me ajudar a levantar a danada da motoca heheheh
Na minha primeira semana com a moto, cerca de um ano atrás, nunca tinha tido uma, não estava acostumado com o peso de qualquer moto... aconteceu isso comigo... ia parar numa esquina mas a moto morreu antes, deu um tranco forte (eu tava em 1a marcha) e foi tombando... fiquei nervoso e não consegui segurar, ela foi tombando em camera lenta... foi ridículo, não aconteceu nada nem comigo nem com a moto (protetor de motor salva), mas foi muito besta... O terreno era parecido com o que aconteceu com você, irregular...

Ainda bem que nada aconteceu contigo, mas recomendo um protetor de motor, ajuda bastante nessas horas... ainda mais na shadow que é beeeem mais pesada que a Kansas...

Abraços!
DaN

Putz, esse forum ta girando mto rápido, foi difícil achar meu post da semana passada!

Então, eu uso sim o protetor de motor e tenho certeza que ele salvou a motoca de danos maiores.

Sobre a forma de levantar a moto do chão, eu vi sim o vídeo da japinha erguendo a moto e foi exatamente daquele jeito que eu fiz, mas dá um certo receio de que a moto acabe tombando para o outro lado hehehe
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Monaski escreveu: Uma vez tb pensei em colocar um filtro desse na minha, mas pesquisando acabei por desistir, para melhorar o rendimento ele tem que deixar entrar mais ar, o q consequentemente entra mais sujeira... e aqui na região que moro tem muita poeira...
É... mas o manual dela indica a colocação de uma camada de óleo (WD40) no filtro... talvez justamente para bloquear a entrada de muita poeira no sistema...

E diz também que o sistema deve ser lavado em água morna a cada 4 ou 5 mil km... e em lugares onde haja maior incidência de poeira, ele deverá ser lavado em um intervalo de quilometragem menor...

bem... ainda não troquei o meu filtro... estou esperando ela completar 68 mil, para poder efetuar a troca de óleo, filtro de óleo e o de ar...

Sobre o filtro de ar da fram, eu achei o acabamento dele meio a desejar... não chega nem de perto ao acabamento do filtro original da Honda... isso tem me deixado meio com medo de trocar...

o da honda tem um anel de borracha de verdade, enquanto que o da fram dá impressão de ser uma borracha cortada, tipo um tubo de borracha que a gente vai cortando na tesoura em tirinhas...

o acabamento das furações internas do filtro da fram, não me pareceu muito lá essas coisas bem feito... dá a impressão que alguma limalha resultande da furação daquele metal vai se desprender a qualquer instante...

vou verificar isso antes de proceder com a troca... ele é cerca de 40 reais mais barato (21 reais) que o original... mas fiquei com muito medo do famoso ditado do "barato que sai caro"...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Aí vai a especificação que encontrei lá no site da RCA a respeito do filtro de ar:

Filtro de Ar Esportivo e Lavável (como os K&N) - VT750 Shadow (2007 em diante)

Moldspuma - logoProduzido no Brasil com os mesmos materiais e tecnologia dos similares importados como os APS e K&N, os filtros de ar de alta vazão da Moldspuma permitem um fluxo de ar muito mais livre, porém mantendo o poder de filtragem dos filtros de papel originais, e sem a progressiva perda de desempenho destes.

Facilmente lavável, retoma sua condição de novo a cada revisão.
É reusável - Melhora o desempenho e gera economia!Já vem oleado!

* Grande vazão de ar com excelente filtragem
* Desenvolvido nas pistas de corrida
* Lavável e reusável - econômico e amigo do meio-ambiente
* Não aumenta a emissão de poluentes
* Uma maneira fácil e rápida de melhorar o desempenho da sua moto

A Moldspuma é uma empresa que sempre busca a melhor tecnologia. Foi inovadora no uso de espumas técnicas em filtros de ar e agora inova outra vez no mercado brasileiro ao produzir filtros de ar contruídos com várias camadas de um tipo especial de gaze de algodão importada - a última palavra em filtros para motores.

O resultado é um filtro com vazão em média 30% maior que o original de papel, o que se reflete em maior torque em baixa rotação e maior potência em alta rotação, sem prejuízos para o consumo ou para a vida útil do motor.

A natureza do tecido utilizado permite um grande fluxo de ar, e combinado com a capacidade de retenção de
partículas do óleo cria um poderoso sistema de filtragem que assegura alta proteção e performance
do motor, ao contrário dos filtros de papel que conforme retém partículas diminuem sua capacidade de vazão de ar.

Manutenção períódica deste filtro
Este filtro de ar deve lavado e reumedecido com óleo a cada 4.000 / 5.000 km em uso urbano. O uso em estradas de terra requer intervalos até 50% menores.

A lavagem é feita banhando-se o filtro em água morna com detergente comum (de cozinha, neutro). Deixe-o secar naturalmente à sombra (não use ar comprimido) e depois umideca-o com óleo em spray para manter a correta retenção de partículas.

Podem ser utilizados óleos spray das marcas WD40 (original - lata azul e amarela) ou Loctite SuperLub (lata prateada), óleo mineral fino aplicado com pulverizador, ou ainda o kit de manutenção da K&N americana.

A quantidade de óleo a ser aplicada é apenas uma leve borrifada - não encharque o filtro. Se isso acontecer a mistura de combustível de tornará rica até que o excesso de óleo do filtro seja sugado pelo motor - isso não causa danos, apenas diminui o rendimento deste.

- O tecido filtrante pode ser vermelho ou ocre, sem que haja alteração no produto -

Site do produto:

http://www.moldexspuma.com.br/
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Monaski
Mensagens: 1805
Registrado em: 28 Ago 2008, 09:09
Localização: Jacundá

Well o parceiro rodneygimenes usa um da K&N já até trocamos uma idéia com ele a respeito aqui nesse tópico:

viewtopic.php?p=126647

:wink:
Imagem
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

wellrod escreveu:Falaê galera...

na sexta-feira resolvi o problema dos chiados... esta besta que vos escreve, colocou a sapata das pastilhas ao contrário... então a sapata estava LIXANDO o disco de freio... mas agora tá tudo certinho... sem barulho algum... o freio é bom...

aproveitei e troquei a mangueira por uma nova aeroquip... mas notei que ela veio mais curta que a anterior... está com a medida JUSTINHA... não gostei muito disso... mas vamos ver no que vai dar...

fiz também a troca da lona traseira... dá sempre um pouco de trabalho pois tem que "afrouxar" o escapamento pro pino da roda poder sair... mas foi tudo bem traquilo...

aproveitei para entender o funcionamento da lona... é um dispositivo bem simples e interessante...

a frenagem traseira melhorou uns 100%... agora preciso me atentar pra não voltar a cometer os erros de antes de pisar mais no freio traseiro do que no dianteiro...
Well, toma cuidado com o flexível de freio com o guidão virado... veja se não está esticando demais, pois se tiver causando muito stress no mesmo com o guidão virado, logo mais pode vir a comprometer seu sistema de freio dianteiro...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Sim... já fiz os testes... ele não muda a posição... e quando este jamanta que vos fala monta na moto aí ele fica folgado... sim sim... preciso trocar o óleo da suspensão dianteira... é a única parte que ainda não tomei coragem de fazer... mas vou providenciar já já essa coragem!!! heheh
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

Edson Agostini escreveu:DehCarmo, hurra, hurra, hurra! Sem seguro não dá, fico irritado na hora da renovação mas, do jeito que a bruxa tá nervosa, é um alívio ter seguro. E que continue quebrando só a moto, né?
Valeu Edson, mas o ideal é não ter seguro e quebrar nada né :wink: hehehehehe

Monaski escreveu:Caraca parceiro, se fosse comigo eu teria que vender a moto para comprar as peças... HAHAHAHAHAHA

#FAIL
Como eu disse, um salve pro seguro!! hahahah ... a franquia é de R$ 1061,00, assim até da pra encarar.
Pé-de-pano escreveu:...eu vi sim o vídeo da japinha erguendo a moto e foi exatamente daquele jeito que eu fiz, mas dá um certo receio de que a moto acabe tombando para o outro lado hehehe
Pé-de-pano, eu também fiquei com medo. Mas um rapaz passava e me ofereceu ajuda, pedi para segurar a moto pra não tombar. Apesar de que (no meu caso) ela caiu pra direita, era só ter baixado o pézinho.
wellrod escreveu:
Monaski escreveu: Uma vez tb pensei em colocar um filtro desse na minha, mas pesquisando acabei por desistir, para melhorar o rendimento ele tem que deixar entrar mais ar, o q consequentemente entra mais sujeira... e aqui na região que moro tem muita poeira...
É... mas o manual dela indica a colocação de uma camada de óleo (WD40) no filtro... talvez justamente para bloquear a entrada de muita poeira no sistema...
Então, aqui tem muita maresia, mas rola bastante areia também, mas acho que os grãos são muito grandes pra afetar o filtro. E com esse filtro o bolso ganha sobrevida :D :D
zanchetta escreveu:Queria deixar uma ideia para um patch... Isso é só um esboço, eu não manjo de desenho.

E viva "Os Ralados" do dia-a-dia!!!
Legal a idéia zanchetta. Seria muito bom se não existissem "Os Ralados", mas já que há.

Abraço à todos!!
André

Imagem
Responder