O que tem a ver a Cruz de Malta com motociclismo?

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Kenny escreveu:Então as franjas de couro não são apenas decorativas? Huuumm.. interessante... Mas cadê a história, alguém tem fontes?
Fonte: Arial 12
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

Russo escreveu:
Kenny escreveu:Então as franjas de couro não são apenas decorativas? Huuumm.. interessante... Mas cadê a história, alguém tem fontes?
Fonte: Arial 12
Beleeeeza, Russo. Vou procurar no Google... kkkkk
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

Kenny, já ouvi isso também só não lembro onde. Mas pelo que pude perceber o significado das franjas não é mais importante para se usá-las. Já perguntei para vários que tem e nenhum deles sabia dizer se representava algo.

Bom como o uso de lenço amarrado na perna ou no braço, ou até usar o lenço de caveira como uso. Outro dia ví um motoqueiro (ou cegezeiro) fazendo sinal de negativo pra mim.

Então acho que, pelo menos aqui no Brasil, os significados não tem mais o mesmo sentido.

Abraços!!
André

Imagem
Avatar do usuário
Edson Agostini
Mensagens: 1563
Registrado em: 16 Nov 2009, 13:46
Localização: Ibiúna

Cuidado a todos com que escrevem sobre essas coisas, pois um dia um usuário daqui não entendeu muito bem uma brincadeira e chamou alguns daqui para uma "conversa" pessoal com ele, tipo papo de UFC.
ON THE ROAD AGAIN
Avatar do usuário
Dan Rammirez
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Jun 2012, 15:16
Localização: Salvador
Contato:

Eu acho que a cruz de malta é uma coisa e a cruz de ferro é outra...

A cruz de Malta assim como a Cruz de ferro vêm se não me engano da Cruz Pátea...onde o registro mais antigo até onde eu sei vem realmente das cruzadas...

Agora os seus significados realmente são diferentes:
A Cruz na configuração mais antiga realmente vem dos Templarios e seu significado é o símbolo do guerreiro cristão. É uma cruz com oito pontas e tem a forma de quatro braços em V que se juntam em suas bases. Seu desenho é baseado nas cruzes usadas desde a Primeira Cruzada...A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas (Que se dirige para o centro) do espírito e a regeneração.

A Cruz de Ferro ou "Eiserne Kreuz", condecoração utilizada pela Alemanha somente em tempos de guerra, apesar de por costume ser considerada uma categoria à parte principalmente na própria Alemanha , é derivada da cruz pátea ("Tatzenkreuz") da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e assemelha-se à variante estilizada da Cruz Preta ("Schwarzes Kreuz") em uso pela Bundeswehr... Creio que a mais alta Condecoração militar...


Cabe a cada um escolher o que usar...
Eu particularmente uso a Cruz dos Templários...


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_p%C3%A1tea
Dan Rammirez
Vice-Presidente
Elemental Moto-clube
Avatar do usuário
Dan Rammirez
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Jun 2012, 15:16
Localização: Salvador
Contato:

Dan Rammirez
Vice-Presidente
Elemental Moto-clube
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

Símbolos no motociclismo: Cruz de Malta, Caveira e Águia
Saiba sobre seus significados...

Existem três símbolos muito presentes no motociclismo, principalmente entre aqueles integrantes de moto clubes e moto grupos. Muitos o usam sem saber seus significados, apenas o utilizam por vê-los muito entre os amigos e locais frequentados por motociclistas.

Já outros, mais tradicionais, enraizados e solidários aos conceitos do verdadeiro motociclismo, os utilizam conscientes dos seus significados.

São eles a Cruz de Malta, a Caveira e a Águia. Saiba um pouco dos seus significados e principalmente, aprenda e tenha atitudes de motociclista coerentes com eles. São muito mais que penduricalhos no seu colete, vestimentas ou enfeites de motocicletas.

Cruz de Malta

Símbolo utilizadíssimo no Motociclismo Mundial, A Cruz de Malta ou Cruz de São João é identificada como o símbolo do guerreiro cristão. É uma cruz com oito pontas e tem a forma de quatro braços em V que se juntam em suas bases. Seu desenho é baseado nas cruzes usadas desde a Primeira Cruzada (Expedição militar ocorrida na idade média cristã para expulsar os muçulmanos da terra santa).

O Emblema dos Cavaleiros de São João, foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas (Que se dirige para o centro) do espírito e a regeneração. Até hoje a Cruz de Malta também é muito utilizada em condecorações militares.

Caveira

Simboliza a igualdade e a fraternidade que deve prevalecer entre os motociclistas, independente de sua raça, crença, religião ou da marca de sua moto.

Vale observar ainda que as Caveiras não possuem pele, olhos, boca, cabelos, etc. Daí surgiu a sutil comparação.

Águia

Esta ave transfere muito da atitude e personalidade do motociclista. Ela é um animal muito especial, é a que mais tempo vive além de ser a que voa mais alto, quase sempre em voo solitário.

Ficam no alto, olhando o azul infinito. Não teme tormentas nem tempestades Nunca se escondem… Abrem suas asas, que podem voar até 90 km por hora e enfrentam as adversidades. Enquanto o mundo fica às escuras, embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima.

Quando chegam aos 35 anos, estão com as penas velhas, o que as impedem de voar, as unhas e o bico estão compridos demais, curvados, impedindo-as de se alimentar.

Então, numa atitude instintiva e de coragem pela sobrevivência, procuram um lugar alto, próximo à uma rocha onde batem as unhas até que se quebrem.

Em seguida, fazem o mesmo com o bico. Batida após batida, até cair. Enquanto isso, são alimentadas por outras, para que sobrevivam.

Quando as unhas começam a crescer, ela vai arrancando as penas, uma a uma. Após aproximadamente 150 dias está completo o processo e ela parte para o vôo de renovação, com mais anos de vida pela frente.

Mas as águias também morrem. Quando sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Tiram as últimas forças de seu cansado corpo e voam aos picos mais altos, quase inatingíveis, e aí esperam resignadamente o momento final. Até para morrer são extraordinárias.

Prezando sempre a liberdade, a águia é forte, corajosa, obstinada e veloz, assim como os Motociclistas.

Fonte: RockRiders.com.br
Paulo Moura
orlando
Mensagens: 1063
Registrado em: 08 Mai 2009, 17:13
Localização: Curitiba
Contato:

Curti muito sua explicação Moura, acredito que é bem esclarecedora para muitos aqui!!!
http://peregrinosdaestrada.com.br/
Moto Amigos!! Biker Friends!!
Eventos MC'S atualizado
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

Moura, parabéns pela ótima explicação. Muito interessante a história da águia. Com certeza quando me perguntarem sobre os símbolos lembrarei deste teu texto.
Um abraço!
Imagem
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

hellmann escreveu:
Yan.Metal escreveu: Gostei de uma historia do sino que alguem postou, muito maneira também, achei que podia ter uma lenda tipo aquela.
que história do sino? eu pesquisei, não achei.
Demora, mas a resposta vem:


A Lenda do Sino Guardião

Como muitos amigos sabem, fiquei mais de vinte anos afastado das Harleys. Mas, acabei retornando as origens e com isso, voltam todas as lembranças e historias que acompanham lenda Harley Davidson.
Aqui no Brasil, poucas dessas lendas que entremeiam a historia da Harley, circulam entre os motociclistas, e uma das mais respeitadas nos Estados Unidos é a lenda do Sino Guradião.
Na antiga América, na época dos pioneiros, eram muito comuns os assaltos às carruagens, seja por bandidos ou pelos indios. raramente uma carruagem cruzava os campos sem que tenha sofrido varios assaltos e perdido varios cocheiros assassinados.
Porem, havia uma. Uma única carruagem que conseguia circular com valores e/ou passageiros sem jamais ter sido molestada, fosse pelos bandidos ou pelos indios.
Os Sioux e os Navajos, defendiam bravamente seus territorios, não como assassinos como muitas vezes são retratados por historiadores, mas apenas para defender suas proprias vidas da invasão do homem branco. Sendo altamente espiritualizados, usavam chocalhos de ossos nos pés, cujo som ao caminharem, despertava o interesse e a proteção dos deuses, fazendo com que os maus espiritos se afastassem apenas ao ouvir o tilintar dos ossos. Em suas orações antes de uma jornada, sempre pediam alem da proteção aos deuses, para que não "caminhassem mais rapidos do que seus protetores os pudessem acompanharem".
Voltando as carruagens, essa que conseguia passar sem ser molestadas, tinha em seu comando, um cocheiro que era filho de indios, em cuja carruagem, em local alto e visivel, pendurava o chocalho de ossos, de forma que o som se propagasse, e todas as tribos respeitavam isso, assim como os bandidos que temiam esse som.
Com o passar do tempo e acolonização aumentando, os chocalhos foram substituidos por pequenos sinos de metal, cujo som, mais alto e mais claro, agradavam aos deuses e assustavam os espiritos e perigos das travessias, sendo quase obrigatorio em todas as carruagens.
Anos passaram e as motocicletas começaram a surgir como um veiculo assassino, ceifando centenas de vidas, principalmente nas regiões montanhosas e íngremes onde se aventuravam.
Até que um dia, sem data precisa, um motociclista resolve fazer uma grande viagem, através das montanhas de Salt Lake City. Região perigosa, desértica, onde todos os riscos eram acentuados e onde mutos motociclistas tinham perdido a vida.
Recebeu de presente, um pequeno sino, parecido com os usados nas carruagens, e o pendurou em sua Harley antes da partida.
E assim ele seguiu pelas montanhas, numa viagem historica, retornando em perfeita segurança, sem que nada lhe tenha acontecido. Realtou que o som do sino jamais o deixava sentir-se sózinho e ele acreditava que pelo som, seu protetor se mantinha junto dele o tempo todo da viagem, e isso lhe propiciara tranquilidade e a ótima viagem que fizera.
Desde então tornou-se habito entre os motociclistas, presentear-se os amigos, com o sino, para que todos estivessem protegidos em suas estradas.
Hoje, os sinos tomaram formas diferentes, com relevos que vão desde uma Harley, até caveiras, anjos, formas geometricas, etc..mas o simblismo reside no som emitido por ele.
O Sino Guardião, deve necessariamente ser ganho e deve ser dado apenas àqueles que consideramos amigos mesmo, pois não é meramente um acessorio de decoração. Junto com o Sino Guardião, vai parte do espirito , da historia e da lenda, daquele Harleyro que com coragem e determinação iniciou essa tradição.
Até os dias de hoje, o primeiro e mais importante presente que se pode oferecer a um amigo, cuja moto seja uma Harley Davidson, é dar a ele o Sino Guardião, que deve ser preso a moto e acompanha-lo por onde for, seja a vista ou em local não visivel da moto.
Assim começou a historia do Sino Guardião, lenda que todo harleyro deve conhecer.
Responder