Alguém já "programou" uma Mirage EFI 250 para abrir portão automático?
Se sim, qual a melhor maneira de fazê-lo, qual o melhor lugar para instalar o controle do portão?
Ter que parar, tirar controle do bolso para abrir o portão é muito chato, e chuvendo então...
Abertura de portão automático
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Costumo deixar o controle no bolso, com os botões virados para o lado de fora da perna. Chegando perto de casa coloco o neutro e já aperto o botão por cima da calça mesmo.
Por enquanto foi a maneira mais rápida que achei, sem modificações.
Agora, se eu manjasse de eletrônica. Dava pra instalar um sensor de aproximação no portão e na moto, com uma chave pra ligar ele. Quando ligado esse sensor, funcionaria assim: moto ligada, portão abre; moto desligada, portão fecha. Dessa forma, ao se aproximar de casa, o portão abriria sem complicações.
Algo que não exigiria modificações na moto seria um esquema de RFID, igual tem no Sem Parar. Mas não sei o custo pra instalar algo assim no portão.
Por enquanto foi a maneira mais rápida que achei, sem modificações.
Agora, se eu manjasse de eletrônica. Dava pra instalar um sensor de aproximação no portão e na moto, com uma chave pra ligar ele. Quando ligado esse sensor, funcionaria assim: moto ligada, portão abre; moto desligada, portão fecha. Dessa forma, ao se aproximar de casa, o portão abriria sem complicações.
Algo que não exigiria modificações na moto seria um esquema de RFID, igual tem no Sem Parar. Mas não sei o custo pra instalar algo assim no portão.
Will
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Quem nunca ficou parado na frente da garagem e perdeu um tempinho caçando o controle remoto do portão automático? Pior ainda se você usa dois controles porque precisa abrir o estacionamento do trabalho, por exemplo. Agora é possível eliminar essa dor de cabeça com um piscar de farol. O mérito é do Pisk Light Control, da Noxt, uma caixinha de plástico de 5,5 cm que é instalada no sistema elétrico 12 V do veículo.
A sacada está em sua simplicidade: basta piscar o farol para abrir o portão, igualzinho a um controle remoto comum. Outra vantagem é que um único aparelho pode controlar dois ou mais portões diferentes. Nesse caso, é só programá-lo para acionar um deles com o farol principal e outro com qualquer comando elétrico, como o de um farol auxiliar.
Para avaliar seu funcionamento, testamos o aparelho num Kia Soul 2011. Porém, antes de instalá-lo no carro, é preciso levar a caixinha até o técnico responsável pelo portão automático para fazer a programação do Pisk Light, do mesmo jeito que se faz ao trocar ou comprar um segundo controle remoto. Aqui vale um alerta: o aparelho atua só na frequência de 433 MHz, que é a mais comum do mercado, mas não a única. Para saber se seu portão atua nessa faixa, basta ver o número atrás do seu controle.
Em seguida fomos à Mogi Som, que há mais de dez anos vende acessórios automotivos. Para fazer a instalação, levou cerca de 15 minutos. De volta ao prédio, piscamos os faróis e o portão abriu como se tivéssemos utilizado o controle remoto comum.
Eduardo Namura, sócio da Mogi Som, lembra que certos carros sofisticados exigem cuidados. "Alguns têm farol autodirecional ou acendimento automático que atuam com outros componentes eletrônicos. Caso o instalador não tenha o devido conhecimento, pode desprogramar todo o sistema", diz.
Fizemos ainda uma segunda avaliação em um JAC J3 2012, no qual cadastramos dois portões diferentes. Tudo certo de novo: ele acionou ambos sem problemas, um pelo comando de piscar o farol e outro pelo botão do farol de milha. O Pisk Light Control tem preço sugerido de 45 reais, fora o frete, e sua instalação numa loja de som pode variar entre 70 e 90 reais, dependendo do carro.
http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/teste-de-produtos/pisk-light-control-733051.shtml
https://www.youtube.com/watch?v=-C9SX1TWsgc
Bem legais as ideias, Cros.
Assisti o primeiro vídeo, penso se uma adaptação dessa daria certo no interruptor pra desligar a seta. Imagino que no farol alto possa prejudicar o circuito do controle quando for necessário ligar o farol alto e manter ligado.
Assisti o primeiro vídeo, penso se uma adaptação dessa daria certo no interruptor pra desligar a seta. Imagino que no farol alto possa prejudicar o circuito do controle quando for necessário ligar o farol alto e manter ligado.
Will
willphd escreveu:Bem legais as ideias, Cros.
Assisti o primeiro vídeo, penso se uma adaptação dessa daria certo no interruptor pra desligar a seta. Imagino que no farol alto possa prejudicar o circuito do controle quando for necessário ligar o farol alto e manter ligado.
Isso funciona em carros, logo não deve ser diferente em motos, além disso farol alto só se usa eventualmente na estrada a noite, de dia não fará diferença.
Outra coisa que seria útil, seria o lampejador que vem ou vinha em algumas motos.
Pela descrição fala-se em apenas piscar o farol e não mante-lo aceso.
É simples, é como se piscando o farol voce ao mesmo tempo apertasse o botão do controle remoto do portão. A programação que eles fazem é essa de associar algum comando que ao ser executado aciona tambem o portão. Então pode ser colocado em qualquer comando que seja liga desliga como buzina, farol, luz de freio, farol de milha seta esquerda ou direita (nesse caso pode-se colocar a seta direita para um portão e a esquerda para outro.
Boa sacada mas ainda restrita pois o comando do portão tem que ter os 433mhz.
É simples, é como se piscando o farol voce ao mesmo tempo apertasse o botão do controle remoto do portão. A programação que eles fazem é essa de associar algum comando que ao ser executado aciona tambem o portão. Então pode ser colocado em qualquer comando que seja liga desliga como buzina, farol, luz de freio, farol de milha seta esquerda ou direita (nesse caso pode-se colocar a seta direita para um portão e a esquerda para outro.
Boa sacada mas ainda restrita pois o comando do portão tem que ter os 433mhz.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
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Eu fiz a adaptação no próprio controle do portão,exatamente por causa da frequência de 433 MHz,pois meu portão é antigo.
A bateria que alimenta o controle é parecida com uma pilha,mas tem 12V,igual a bateria da mig(como quase todas as motos e todos os carros)então eu tirei a bateria do controle,fixei os dois botões apertados para manter o controle ligado(fixei os dois para garantir o funcionamento,pois um só poderia falhar) soldei dois fios(podem ser finos)nos contatos da bateria do controle,e o que é o negativo eu fixei a outra ponta num ponto do chassis da moto e o positivo eu passei por um botão de toque(usei de um car sistem)e depois do botão liguei num positivo pós chave.é so apertar o botão que aciona o o controle.
A bateria que alimenta o controle é parecida com uma pilha,mas tem 12V,igual a bateria da mig(como quase todas as motos e todos os carros)então eu tirei a bateria do controle,fixei os dois botões apertados para manter o controle ligado(fixei os dois para garantir o funcionamento,pois um só poderia falhar) soldei dois fios(podem ser finos)nos contatos da bateria do controle,e o que é o negativo eu fixei a outra ponta num ponto do chassis da moto e o positivo eu passei por um botão de toque(usei de um car sistem)e depois do botão liguei num positivo pós chave.é so apertar o botão que aciona o o controle.
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
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Esqueci de mencionar,eu embrulhei o controle com filme plástico para evitar água e deixei solto embaixo do banco e o botão também embrulhei com filme plástico, mas fixei no chassi com fita adesiva dupla face entre o banco e o amortecedor.
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