As estradas mais mortais do Brasil

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

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P.H.
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Vai viajar de moto? Fique atento aos trechos das rodovias que mais tiram vidas no Brasil

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Elas matam
São Paulo – Mais de 8,6 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras no ano passado. Foram quase 7,2 mil ocorrências com morte nos mais de 63 mil quilômetros de estradas em poder da União. É um acidente fatal para cada 8,8 quilômetros de vias.

Os números, no entanto, não revelam uma face mais cruel de boa parte desses desastres: algumas rodovias são bem mais perigosas que outras. E dentro delas, alguns pedaços tiram bem mais vidas. São os trechos mais mortais do Brasil.

Não se trata, portanto, de dizer apenas que a BR-101 ou a BR-116 - que cortam o país de norte a sul - são ruins ou boas, mas de localizar exatamente onde mais vidas estão sendo ceifadas, em atropelamento ou colisões, normalmente em áreas de grande movimento de veículos e pedestres.

A partir de dados consolidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de 2011, EXAME.com selecionou os 5 trechos mais mortais do Brasil, todos com 10 quilômetros de extensão. Clique nas fotos para conhecer onde a atenção do motorista deve ser redobrada, e onde as cruzes são comuns nas estradas.

Antes de viajar, consulte o site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) sobre as condições das vias.

Fonte: Exame.com
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1º - BR-116, Ceará
Trecho: km 0 ao 10
Total de acidentes: 701
Acidentes com morte: 28
Acidentes com morte/km: 1 para cada 0,35km

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Com mais de 4,5 mil quilômetros do Ceará ao Rio Grande do Sul, a BR-116 tem vários trechos perigosos para os motoristas. Dos 20 do Brasil, seis estão dentro dela, distribuídos em quatro estados.

É no começo, no entanto, que as mortes se concentram, logo na saída de Fortaleza e antes mesmo da chegada ao anel viário. Foram 28 acidentes fatais neste trecho no ano passado, um a cada 357 metros, ou 25 vezes mais que a média nacional.

Avaliação do Dnit: duplicada e em boas condições, o Dnit afirma que há buracos dos quilômetros 4,5 a 5. Trata-se de via com tráfego intenso por ser ainda parte do trecho urbano de Fortaleza, com grande travessia de pedestres.
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2º BR-316, Pará
Trecho: km 0 a 10
Total de acidentes: 2069
Acidentes com mortes: 26
Acidentes com morte/km: 1 para cada 0,38km

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As famílias que saem ou chegam a Belém pela BR-316, a principal via de acesso à cidade, devem tomar muito cuidado. Não só porque é o segundo trecho mais mortal do Brasil, com 26 mortes, número próximo a campeã. É que lá ocorrem muito mais acidentes, com um saldo total três vezes maior de feridos.

Conclusão: a chance de se envolver em uma ocorrência de pequena a média gravidade é muito maior nesta aqui. Por causa do alto número de tragédias no trecho urbano, a Justiça Federal determinou em julho deste ano que o DNIT construa passarelas na movimentada região. A maior parte dos casos são atropelamentos.

Considerando o Índice de Gravidade medido pela Polícia Rodoviária Federal – que leva em conta ainda o total de acidentes e feridos – ela se configura como a mais perigosa do Brasil. E tem tudo para finalizar o ano como o trecho mais mortal também, ultrapassando a BR-116 no Ceará: dados preliminares contabilizam 14 acidentes fatais apenas nos quatro primeiros meses de 2012.

Avaliação DNIT: duplicada e com boas condições de trafegabilidade.
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3º BR-153, Goiás
Trecho: km 500 a 510
Total de acidentes: 549
Acidentes com mortes: 23
Acidentes com morte/km: 1 para cada 0,43km

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Entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, ainda dentro da área metropolitana da capital do estado, está o terceiro trecho mais mortal do Brasil e o único de Goiás a figurar entre os 20 mais perigosos.

A média é de um acidente com morte a cada 430 metros, 20 vezes a nacional (8,8 quilômetros).

Avaliação do DNIT: duplicada, mas em condições delicadas, com obras. Além disso, é considerado perímetro urbano, com trafego intenso e sujeita a congestionamento.
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4º BR-101, Espírito Santo
Trecho: km 260 a 270
Total de acidentes: 1290
Acidentes com mortes: 18
Acidentes com morte/km: 1 para cada 0,55 km

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A BR-101, uma das mais extensas do Brasil junto com a 116 - indo do Rio Grande do Norte até sua contraparte do Sul – concentra seis dos 20 trechos mais perigosos do Brasil.

O mais mortal fica no Espírito Santo, entre as estaduais ES-264 e ES-010, que leva a Laranjeiras, onde ocorreram 18 acidentes com morte em 2011.

Avaliação do DNIT: duplicada com pavimento e sinalização em bom estado.
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5º BR-116, São Paulo
Trecho: km 220 a 230
Total de acidentes: 949
Acidentes com mortes: 18
Acidentes com morte/km: 1 para cada 0,55km

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Os 4 trechos mais mortais do Brasil até aqui eram de responsabilidade do governo. Esta não. Concedida a iniciativa privada em 1996, uma das rodovias mais importantes e movimentadas do país, entre Rio de Janeiro e São Paulo, a Via Dutra aparece não só em 5º lugar - entre os quilômetros 220 e 230 - mas também em 6º lugar, por causa do trecho imediatamente anterior, entre os quilômetros 210 e 220.

Assim, em 20 quilômetros no Estado de São Paulo, foram 34 acidentes com mortes em 2011.

Avaliação do Dnit: duplicada, mas não informa estado já que rodovia é concedida.
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