E agora, como faz ?Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3240/12, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que cria três subcategorias para a habilitação de motociclistas – as subcategorias A1, para motos de até 150cc; A2, para motos de até 400cc; e A3, para todas as motos, sem restrição de cilindrada. Atualmente existe apenas a categoria A.
O autor ressalta que o objetivo de sua proposta é aperfeiçoar o processo de habilitação de motociclistas e, consequentemente, reduzir os acidentes de trânsito, envolvendo motociletas e similares.
“É inadmissível que um jovem de 18 anos, com apenas 20 horas-aula de prática de direção realizadas fora das vias de tráfego normal, possa conduzir uma motocicleta com motor de mil cilindradas”, argumenta o deputado.
O autor cita dados do Ministério da Saúde para mostrar que os gastos com o atendimento de acidentados de motos e similares dobraram entre 2007 e 2010, alcançando R$ 180 milhões com 150 mil internações. A conta da Previdência com gastos de auxílio nesses casos chegou a R$ 8 bilhões, segundo ele.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta: PL-3240/2012
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Projeto de Lei cria três categorias para habilitação de moto
Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores
Mais uma vez os bons pagarão pelos "maus"...
Essa divisão de categoria existiu a muitos anos atrás. Se não me engano, quando entrou o CTB em 1997 acabou essa divisão e somente categoria "A".
Será que seria interessante para os "bolsos" da máquina governamental, mudar a forma de como tirar a carta, colocando mais aulas teóricas e práticas, aplicando com mais rigor os testes, etc...ou é mais codomo fazer isso para gerar mais receita para eles.
Fica ai para reflexão...
Essa divisão de categoria existiu a muitos anos atrás. Se não me engano, quando entrou o CTB em 1997 acabou essa divisão e somente categoria "A".
Será que seria interessante para os "bolsos" da máquina governamental, mudar a forma de como tirar a carta, colocando mais aulas teóricas e práticas, aplicando com mais rigor os testes, etc...ou é mais codomo fazer isso para gerar mais receita para eles.
Fica ai para reflexão...
Empreendendo
Quando fiz a minha carteira de motociclista eu tinha uma XLX 250, naquela época tinha diferenciação, se voce fosse tirar carteira para motos acima de 250cc, voce era obrigado a utilizar no mínimo uma de mesma cilindrada, ou acima, depois unificaram, como eu fico nessa.jackpaul escreveu:Mais uma vez os bons pagarão pelos "maus"...
Essa divisão de categoria existiu a muitos anos atrás. Se não me engano, quando entrou o CTB em 1997 acabou essa divisão e somente categoria "A".
Será que seria interessante para os "bolsos" da máquina governamental, mudar a forma de como tirar a carta, colocando mais aulas teóricas e práticas, aplicando com mais rigor os testes, etc...ou é mais codomo fazer isso para gerar mais receita para eles.
Fica ai para reflexão...
Pelo que entendi quem tem a carteira pra moto grande pode sair com a pequena.
A treta é que, o cara que tirou a A1 fica em periodo comprobatório por um ano, então pode tirar a A2... e um ano depois a A3.
Essa divisão por cilindrada não faz sentido, tenho 4 meses de carta, pilotei 3 meses com uma 125cc e agora comprei uma 800cc.
Minha dificuldade nem foi domar o motor, mas a pegada da moto que é outra... faz curva diferente, responde diferente etc... A única certeza que tenho é que a 800cc é uma máquina muito mais segura em todos os sentidos desde que respeitadas os limites da via.
A treta é que, o cara que tirou a A1 fica em periodo comprobatório por um ano, então pode tirar a A2... e um ano depois a A3.
Essa divisão por cilindrada não faz sentido, tenho 4 meses de carta, pilotei 3 meses com uma 125cc e agora comprei uma 800cc.
Minha dificuldade nem foi domar o motor, mas a pegada da moto que é outra... faz curva diferente, responde diferente etc... A única certeza que tenho é que a 800cc é uma máquina muito mais segura em todos os sentidos desde que respeitadas os limites da via.
Quando eu fiz a minha habilitação havia uma separação deste tipo. Era comum o cara fazer o teste com uma RX 180 para pilotar acredito até 450 ou 600 cilindradas, depois estas subcategorias foram canceladas e mesmo quem tinha feito o teste com 125 pode pilotar até 2300cc, não sei se tem maior.
Não sei como vai ser a avaliação do pessoal, pois em uma análise estatística acredito que do ano de 2009 a maioria, acredito que mais de 95%, das vítimas fatais estavam em motos com menos de 250cc.
Qual moto pode se tornar mais perigosa para um piloto:
Ninja 250; Mirage 250; Honda CB300R; Honda xre300?
Pilotar uma Bandit 650 é a mesma coisa que uma Shadow 750?
O Problema não é o tamanho da moto e sim o estilo e também o piloto.
Acredito que Criar regras mais rígidas para quem quer pilotar uma moto maior terá uma pequena influencia sobre os acidentes existentes atualmente, já que a maioria ocorre com motos pequenas.
Não sei como vai ser a avaliação do pessoal, pois em uma análise estatística acredito que do ano de 2009 a maioria, acredito que mais de 95%, das vítimas fatais estavam em motos com menos de 250cc.
Qual moto pode se tornar mais perigosa para um piloto:
Ninja 250; Mirage 250; Honda CB300R; Honda xre300?
Pilotar uma Bandit 650 é a mesma coisa que uma Shadow 750?
O Problema não é o tamanho da moto e sim o estilo e também o piloto.
Acredito que Criar regras mais rígidas para quem quer pilotar uma moto maior terá uma pequena influencia sobre os acidentes existentes atualmente, já que a maioria ocorre com motos pequenas.
Alias, acontece com as pequenas justamente por elas serem pequenas.
Já passei cada perigo na radial leste por me enfiar entre carros ou por não conseguir fazer uma ultrapassagem com segurança...
Dessa proposta o único ponto positivo é acabar com a licença para ciclomotores (ACC), que não faz sentido, ninguém tira essa licença e isso só gera confusão.
Já passei cada perigo na radial leste por me enfiar entre carros ou por não conseguir fazer uma ultrapassagem com segurança...
Dessa proposta o único ponto positivo é acabar com a licença para ciclomotores (ACC), que não faz sentido, ninguém tira essa licença e isso só gera confusão.
Completamente sem sentido, ou seja, tem grande chance de ser aprovado.
Agora a culpa dos acidentes é das máquinas e não dos pilotos, da imprudência, da falta de bom senso e tal.
Fantástico.
Ah, lembrando que antigamente as categorias eram até 50 cc, acima de 50 cc até 125 cc e acima de 125 cc, mas você podia optar livremente por qualquer uma, desde que tivesse uma moto de motor adequado para realizar a prova. Não tinha sentido antes, agora muito menos.
[]s,
Agora a culpa dos acidentes é das máquinas e não dos pilotos, da imprudência, da falta de bom senso e tal.
Fantástico.
Ah, lembrando que antigamente as categorias eram até 50 cc, acima de 50 cc até 125 cc e acima de 125 cc, mas você podia optar livremente por qualquer uma, desde que tivesse uma moto de motor adequado para realizar a prova. Não tinha sentido antes, agora muito menos.
[]s,
Adauto
Esses nossos políticus são uma brincadeira mesmo.
Investimento em treinamento, melhores condições de ruas e trânsito, dificultar o acesso ao "porte de arma" para alguns, habilitação para outros, isso, esquece, ninguém se mobiliza.
Mas para que dificultar? Se fizer a economia não gira. Param de vender carros e motos, param de vender seguros, mas os acidentes e trânsitos continuam a subir. O importante é dinheiro no bolso, não é mesmo ?:!?!
Investimento em treinamento, melhores condições de ruas e trânsito, dificultar o acesso ao "porte de arma" para alguns, habilitação para outros, isso, esquece, ninguém se mobiliza.
Mas para que dificultar? Se fizer a economia não gira. Param de vender carros e motos, param de vender seguros, mas os acidentes e trânsitos continuam a subir. O importante é dinheiro no bolso, não é mesmo ?:!?!
Empreendendo