História das Motocicletas

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M Valentim
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Breve historia das primeiras motocicletas Japonesas

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As primeiras motocicletas surgiram no Japão em 1903 quando foram importadas duas da marca Mitchel. Em 1904 chega uma Thomas, importada por um americano. As primeiras motos japonesas foram produzidas em 1908 por Torao Yamaba, em Okayama, e pela Tagagikyo Siekan Company em Yokohama. Em Kansai, o Sr. N. Shimazu projetou e produziu o primeiro motor de motocicleta japonês em 1910. Mesmo considerando que as importações de motocicletas tornavam as motocicletas japonesas menos populares, destacamos a produção:
da Miyata Small Arms, um primeiro e ineficiente modelo com motor de cilindros opostos longitudinal, em 1910, substituído por um modelo com motor monocilíndrico de 3,5 hp, em 1912;
da Nihon Motorcycle Company (250 cc) em 1910;
do Sr. Watanabe (150 cc e 300 cc, modelo "Thunder"), em 1921 e em Osaka;
do Sr. Musashino Kogyo, em 1923;
da Murata Iron Works (atualmente Kawasaki), em 1924;
do Sr. N. Shimazu que produziu a Arrowfast em 1925 (633cc monocilíndrica de válvulas laterais), e em 1926 a Arrowfast de 250cc que se tornou a primeira motocicleta japonesa de produção em massa.

Em 1928 o Ministério do Comércio e Indústria estabeleceu o "Comitê Nacional de Promoção da Indústria Japonesa" e estabeleceu uma barreira comercial protecionista, através do corte de importações para o estabelecimento de um parque industrial doméstico para a produção de bens motorizados, uma vez que a dependência de importados era considerado intolerável pelo governo japonês. A Harley Davidson já exportava na metade da década de 20 grandes quantidades de motocicletas para o Japão, que era suprido por importadas em 80 % de seu mercado motociclístico. Com as barreiras protecionistas impostas pelo governo japonês e a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, a Harley Davidson, a beira da falência no início da década de 30, vendeu a patente de Harley's "Flat Heads" (já obsoletas nos EUA), fornecendo também o maquinário, ferramentas e assessoria para a construção da motocicleta japonesa Rikuo (Modelo Continent King).


H O N D A
Em 1948, Soichiro Honda com 41 anos de idade, U$ 3.200,00 e um sonho, começou a Honda Motor Company. Logo após se uniu a Takeo Fujisawa e juntos construíram um império. Primeiro construíram uma bicicleta motorizada, a Honda A Type Dream em 1947, e logo após, em 1949, a primeira motocicleta Honda, a D Type Dream (98 cc e 3 hp).

A esta primeira motocicleta Honda se seguiram:

- 1954 - Juno Scooter;
- 1959 – CA 76 Dream Touring 300 – bicilíndrica, 305 cc, 25 bhp, quatro marchas;

- 1959 - C 100 Super Cub 50cc, quatro tempos, duas marchas, 1961 – CB 77 Super Hawk, bicilíndrica, 305 cc;

atingindo 40 mph (30 milhões de unidades vendidas no mundo);

- 1961 – CB 92R, bicilíndrica, 125 cc, 16 hp;

- 1961 – RC 143, 23 hp a 14000 rpm, 111 mph de velocidade final.

Em 1961 a Honda obtém a Primeira Vitória no Tourist Trophy da Ilha de Man, com uma Honda 125cc pilotada por "Mike the Bike" (Mike Hailwood). Foi o primeiro dos 14 títulos conquistados por Mike nestes TT’s. Em 1962 a Honda lança a campanha publicitária "You meet the nicest people on a Honda", que ajudou a acabar com o mito de que motocicletas eram somente para pessoas rudes e rebeldes, revolucionando o mercado e reabrindo em definitivo o mercado de motocicletas para o transporte e lazer de pessoas comuns. Em 1997 a Honda já havia vendido mais de 100 milhões de motocicletas.

S U Z U K I
O empresário Michio Suzuki, no setor têxtil desde 1909 com a Suzuki Loom Works em Hamamtsu, Prefeitura de Shizuoka, Japão, iniciou a produção de motocicletas através do modelo Suzuki 1952 Power Free E1, uma bicicleta motorizada de 36 cc, dois tempos, 1hp a 4000 rpm.

Á Suzuki Power Free, seguiram-se a:
1953 – DF 1 Diamond Free, 58cc, monocilíndrico, dois tempos, 2hp a 400 rpm, duas marchas (bicicleta motorizada);

- 1954 - Colleda Co, 90 cc, monocilíndrico, quatro tempos, 4hp, 3 marchas;
- 1954 – SJK Mini Free, 50 cc, monocilíndrico, dois tempos, 1,8 hp a 4500 rpm, duas marchas (bicicleta motorizada);
- 1955 – Colleda COX, 123 cc, monocilíndrico;

- 1955 - Colleda ST 123cc (5,5 hp) e Colleda Porter Free DH-1 (5,5 hp);
- 1956 – Colleda TT, 247 cc, 16hp, bicilíndrico, dois tempos; Colleda COX-2, monocilíndrico, quatro tempos; Colleda ST-2, - 123cc, dois tempos; DH-2 Porter Free, 102 cc, dois tempos;
- 1957 – Colleda ST III, 123cc, dois tempos;
- 1958 – Colleda TM, 247 cc, dois tempos, 18hp a 6000 rpm; SM-1 Suzumoped, 50 cc, dois tempos;
- 1959 – Colleda RA, 125, monocilíndrico, dois tempos (competição); Colleda RB, 125 cc, monocilíndrico, dois tempos (competição); Colleda Seltwin, 123 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; Colleda ST 6 A, 123cc, monocilíndrico, dois tempos; SM-2 Suzumoped, 50 cc, monocilíndrico, dois tempos;
- 1960 – Colleda 250 TB, 246 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 20 hp a 6000 rpm; Colleda Seltwin SB-S, 150 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; Colleda Seltwin 125 SB-2, 123cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; RT 60, 125 cc, , bicilíndrico paralelo, dois tempos (competição); 50 MA Selpet, 48 cc, monocilíndrico, dois tempos;
- 1961 – Colleda 250 TB, 24 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 20 hp a 6000 rpm; Suzuki RT 61, 125 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 150 km/h de velocidade final (competição).

Em 1954 a Companhia mudou seu nome para Suzuki Motor Corporation e passou a produzir também carros, iniciando a produção do Suzulight de 360 cc e duas marchas. Nesta época a Suzuki já produzia 6000 motocicletas por mês.

Y A M A H A
No começo da década de 1950, Genichi Kawakami, (presidente de terceira geração da empresa e segundo Kawakami a assumi-la), filho mais velho de Kaichi Kawakami, fundador da Nippon Gakki, (Instrumentos Musicais e eletrônicos, hoje Yamaha Corporation), procurando por uma nova área de atuação e visando a fabricação de novos produtos para o mercado consumidor através de seu parque industrial, já anteriormente utilizado para a fabricação de motores de avião, após pesquisar vários produtos como, semeadoras, peças de automóveis, scooters e tríciclos para trabalho, decidiu lançar a semente da Yamaha Motor Company, fundada em 1955, produzindo motocicletas. Durante este período, Genichi Kawakami visitou várias vezes os Estados Unidos e designou o seu chefe de divisão de pesquisa para visitar as fábricas de motocicletas japonesas lideres de mercado. Foi comunicado por sua equipe de pesquisa que ainda havia uma grande oportunidade no mercado de motocicletas japonesas, mesmo que estivessem entrando neste mercado um pouco tarde. Com a decisão tomada ele, e seus engenheiros chefes, foram para a Alemanha e outros países da Europa, pesquisar as melhores técnicas de fabricação de motocicletas. Assim, em agosto de 1954, estava pronto o primeiro protótipo de motocicleta Yamaha, com 125 cc e motor dois tempos monocilíndrico, a Yamaha YA-1. Antes de colocá-la no mercado, submeteu a motocicleta a um teste de "endurance" de 10.000 km, para certificar que era um produto de primeira linha. A Yamaha YA-1, 125cc, monocilíndrica, dois tempos, foi lançada em 1955 e foi baseada na monocilíndrica Alemã, DKW RT de 125cc, custando, à época, 138.000 ienes. Em 1956 foi lançada a YC-1, de 170cc, monocilíndrica, dois tempos, custando 145.000 ienes. Em 1957 foi lançada a YD-1 250cc, bicilíndrica, dois tempos, baseada na bicilíndrica Alemã, Adler MB250cc dois tempos, custando 185.000 ienes. Em 1959, foi lançada a YDS-1 250cc bicilíndrica, dois tempos, custando 185.000 ienes.

Chegada de Genichi Kawakami na Yamaha, finalizando o teste de 10.000km da YA-1 1954

- YA-1 1955

- YC-1 1956

- YD-1 1957

- YDS-1 1959

K A W A S A K I
Em 1878, Shozo Kawasaki funda um estaleiro, que se torna sequentemente, também, fábrica de locomotivas, vagões, equipamentos ferroviários, aviões, etc... até se tornar em 1969 a Kawasaki Heavy Industries Ltd., holding industrial altamente competitivo no mercado global até os dias atuais. Em 1961, a Kawasaki Aircraft Co, Ltd., para se tornar mais competitiva no emergente mercado global, produz sua primeira motocicleta e inicia sua disputa por uma fatia do mercado mundial de motocicletas.
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Muito boa matéria.
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M Valentim
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Marcelo Teles escreveu:Amigo Valentim, apenas para não deixar informação equivocada no fórum: a primeira moto japonesa foi uma Yamaha derivada da DKW RT 125cc, que por sinal também deu origem à BSA Bantam, à Harley-Davidson Hummer e à soviética Moska. A primeira Honda foi a D Type, a primeira Kawasaki foi a Meihatsu 125-500, nenhuma delas nem de longe lembra alguma HD, nem no design nem na tecnologia (do livro "Motocicleta, a evolução das máquinas que conquistaram o mundo" do nosso Fausto Macieira - excelente livro por sinal, diria que é uma obra que não pode faltar na biblioteca dos amantes das duas rodas).
Os japoneses (como todo o resto do mundo inclusive Indian e HD) sempre se inspiraram (ou como preferem alguns, imitaram) a tecnologia européia, especialmente a alemã, quando se fala em motos, carros, barcos e aviões.
Abs,
MT.

Amigo Marcelo Teles, não há dúvida que no Brasil "moto é Honda".
Mas a realidade das marcas japonesas que conheçemos hoje, está bem registrada até em livros, como vc disse, é só dar uma relida:

O Inicio

Em 1928 o Ministério do Comércio e Indústria estabeleceu o "Comitê Nacional de Promoção da Indústria Japonesa" e estabeleceu uma barreira comercial protecionista, através do corte de importações para o estabelecimento de um parque industrial doméstico para a produção de bens motorizados, uma vez que a dependência de importados era considerado intolerável pelo governo japonês. A Harley Davidson já exportava na metade da década de 20 grandes quantidades de motocicletas para o Japão, que era suprido por importadas em 80 % de seu mercado motociclístico. Com as barreiras protecionistas impostas pelo governo japonês, a Harley Davidson, na década de 30, vendeu a patente de Harley's "Flat Heads" (já obsoletas nos EUA), fornecendo também o maquinário, ferramentas e assessoria para a construção da motocicleta japonesa Rikuo (Modelo Continent King).

H O N D A
Em 1948, Soichiro Honda com 41 anos de idade, U$ 3.200,00 e um sonho, começou a Honda Motor Company. Logo após se uniu a Takeo Fujisawa e juntos construíram um império. Primeiro construíram uma bicicleta motorizada, a Honda A Type Dream em 1947, e logo após, em 1949, a primeira motocicleta Honda, a D Type Dream (98 cc e 3 hp).


A esta primeira motocicleta Honda se seguiram:

- 1954 - Juno Scooter;
- 1959 – CA 76 Dream Touring 300 – bicilíndrica, 305 cc, 25 bhp, quatro marchas;

- 1959 - C 100 Super Cub 50cc, quatro tempos, duas marchas, 1961 – CB 77 Super Hawk, bicilíndrica, 305 cc;

atingindo 40 mph (30 milhões de unidades vendidas no mundo);

- 1961 – CB 92R, bicilíndrica, 125 cc, 16 hp;

- 1961 – RC 143, 23 hp a 14000 rpm, 111 mph de velocidade final.

Em 1961 a Honda obtém a Primeira Vitória no Tourist Trophy da Ilha de Man, com uma Honda 125cc pilotada por "Mike the Bike" (Mike Hailwood). Foi o primeiro dos 14 títulos conquistados por Mike nestes TT’s. Em 1962 a Honda lança a campanha publicitária "You meet the nicest people on a Honda", que ajudou a acabar com o mito de que motocicletas eram somente para pessoas rudes e rebeldes, revolucionando o mercado e reabrindo em definitivo o mercado de motocicletas para o transporte e lazer de pessoas comuns. Em 1997 a Honda já havia vendido mais de 100 milhões de motocicletas.

S U Z U K I
O empresário Michio Suzuki, no setor têxtil desde 1909 com a Suzuki Loom Works em Hamamtsu, Prefeitura de Shizuoka, Japão, iniciou a produção de motocicletas através do modelo Suzuki 1952 Power Free E1, uma bicicleta motorizada de 36 cc, dois tempos, 1hp a 4000 rpm.

Á Suzuki Power Free, seguiram-se a:
1953 – DF 1 Diamond Free, 58cc, monocilíndrico, dois tempos, 2hp a 400 rpm, duas marchas (bicicleta motorizada);

- 1954 - Colleda Co, 90 cc, monocilíndrico, quatro tempos, 4hp, 3 marchas;
- 1954 – SJK Mini Free, 50 cc, monocilíndrico, dois tempos, 1,8 hp a 4500 rpm, duas marchas (bicicleta motorizada);
- 1955 – Colleda COX, 123 cc, monocilíndrico;

- 1955 - Colleda ST 123cc (5,5 hp) e Colleda Porter Free DH-1 (5,5 hp);
- 1956 – Colleda TT, 247 cc, 16hp, bicilíndrico, dois tempos; Colleda COX-2, monocilíndrico, quatro tempos; Colleda ST-2, - 123cc, dois tempos; DH-2 Porter Free, 102 cc, dois tempos;
- 1957 – Colleda ST III, 123cc, dois tempos;
- 1958 – Colleda TM, 247 cc, dois tempos, 18hp a 6000 rpm; SM-1 Suzumoped, 50 cc, dois tempos;
- 1959 – Colleda RA, 125, monocilíndrico, dois tempos (competição); Colleda RB, 125 cc, monocilíndrico, dois tempos (competição); Colleda Seltwin, 123 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; Colleda ST 6 A, 123cc, monocilíndrico, dois tempos; SM-2 Suzumoped, 50 cc, monocilíndrico, dois tempos;
- 1960 – Colleda 250 TB, 246 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 20 hp a 6000 rpm; Colleda Seltwin SB-S, 150 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; Colleda Seltwin 125 SB-2, 123cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; RT 60, 125 cc, , bicilíndrico paralelo, dois tempos (competição); 50 MA Selpet, 48 cc, monocilíndrico, dois tempos;
- 1961 – Colleda 250 TB, 24 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 20 hp a 6000 rpm; Suzuki RT 61, 125 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 150 km/h de velocidade final (competição).

Em 1954 a Companhia mudou seu nome para Suzuki Motor Corporation e passou a produzir também carros, iniciando a produção do Suzulight de 360 cc e duas marchas. Nesta época a Suzuki já produzia 6000 motocicletas por mês.

Y A M A H A
No começo da década de 1950, Genichi Kawakami, (presidente de terceira geração da empresa e segundo Kawakami a assumi-la), filho mais velho de Kaichi Kawakami, fundador da Nippon Gakki, (Instrumentos Musicais e eletrônicos, hoje Yamaha Corporation),
procurando por uma nova área de atuação e visando a fabricação de novos produtos para o mercado consumidor através de seu parque industrial, já anteriormente utilizado para a fabricação de motores de avião, após pesquisar vários produtos como, semeadoras, peças de automóveis, scooters e tríciclos para trabalho, decidiu lançar a semente da Yamaha Motor Company, fundada em 1955, produzindo motocicletas. Durante este período, Genichi Kawakami visitou várias vezes os Estados Unidos e designou o seu chefe de divisão de pesquisa para visitar as fábricas de motocicletas japonesas lideres de mercado. Foi comunicado por sua equipe de pesquisa que ainda havia uma grande oportunidade no mercado de motocicletas japonesas, mesmo que estivessem entrando neste mercado um pouco tarde. Com a decisão tomada ele, e seus engenheiros chefes, foram para a Alemanha e outros países da Europa, pesquisar as melhores técnicas de fabricação de motocicletas. Assim, em agosto de 1954, estava pronto o primeiro protótipo de motocicleta Yamaha, com 125 cc e motor dois tempos monocilíndrico, a Yamaha YA-1. Antes de colocá-la no mercado, submeteu a motocicleta a um teste de "endurance" de 10.000 km, para certificar que era um produto de primeira linha. A Yamaha YA-1, 125cc, monocilíndrica, dois tempos, foi lançada em 1955 e foi baseada na monocilíndrica Alemã, DKW RT de 125cc, custando, à época, 138.000 ienes. Em 1956 foi lançada a YC-1, de 170cc, monocilíndrica, dois tempos, custando 145.000 ienes. Em 1957 foi lançada a YD-1 250cc, bicilíndrica, dois tempos, baseada na bicilíndrica Alemã, Adler MB250cc dois tempos, custando 185.000 ienes. Em 1959, foi lançada a YDS-1 250cc bicilíndrica, dois tempos, custando 185.000 ienes.

Chegada de Genichi Kawakami na Yamaha, finalizando o teste de 10.000km da YA-1 1954

- YA-1 1955

- YC-1 1956

- YD-1 1957

- YDS-1 1959

K A W A S A K I
Em 1878, Shozo Kawasaki funda um estaleiro, que se torna sequentemente, também, fábrica de locomotivas, vagões, equipamentos ferroviários, aviões, etc... até se tornar em 1969 a Kawasaki Heavy Industries Ltd., holding industrial altamente competitivo no mercado global até os dias atuais. Em 1961, a Kawasaki Aircraft Co, Ltd., para se tornar mais competitiva no emergente mercado global, produz sua primeira motocicleta e inicia sua disputa por uma fatia do mercado mundial de motocicletas.
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BarãoRS
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Bromens
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O bom do forum é justamente a discução de forma sabia, onde agrega-se conhecimentos sobre determinado assunto. E isso aqui tá ficando bom pra caramba com aulas de história do motocilismo, em especial sobre nosso estilo custom. Show!!!

Entrando nessa questão, eu particularmente sempre tive motos Honda. Até aí tudo bem afinal nas décadas de 70 a 90 a honda era dominante com seus motores 4 tempos e yamaha com seus potentes motores 2 tempos, mas que poucos gostavam, pois você fedia a óleo queimado... quem não se lembra disso... era perseptível a distancia o cara que tinha uma yamaha! :lol:

Mas graças ao crescimento ecônomico brasileiro e seu progresso a partir deste novo milênio, o mercado se abriu e motos que a 20 anos atrás pra nós brasileiros era um sonho, hoje se tornaram realizadade. Hoje há modelos que são lançados lá fora e aqui ao mesmo tempo... enquanto a anos atrás esperavamos cerca de 3 anos para termos este por aqui e olhe lá. Muitos modelos nunca vieram pra cá...

Já andei com quase todas marcas e modelos e cada uma tem sua digamos "personalidade".

Hoje tenho uma honda, mas ando vendo com bons olhos a BMW, em especial a GS 650 a qual poderá ser minha futura moto, mas aguardo também a NC 700 da honda pra comparar... :roll:

Enfim, moto é uma paixão!!! Sejam livres e façam amizades através deste veículo que tanto nos dá alegrias!!!

Abração. :wink:
Bromens
M Valentim
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..
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M Valentim
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Marcelo Teles escreveu:Isso Valentim, falamos exatamente a mesma coisa, só me manifestei antes porque devo ter lido mal sua mensagem, tive a impressão de que vc teria dito que a HD teria inspirado a primeira moto japonesa.
Bom na minha opinião o Japão foi muito influenciado pela Harley, pq além da licença vendida, houve importação da motocicleta durante muito tempo.

Marcelo Teles escreveu:Apenas para reiterar o que já disse antes, gosto de Indian e HD, vou comprar uma assim que tivermos fábrica no Brasil, só não posso deixar amigos cair em erro de achar possível outras empresas, muito maiores e com muito mais capacidade tecnológica que a HD, fazerem motos piores que as americanas. Os americanos são os reis do marketing e temos sempre que ter isto em mente quando lemos história por eles contada pois sua capacidade de inventar "verdades" para vender seus produtos é elogiável (até hoje por exemplo lá se ensina, entre outras heresias históricas, que os irmãos Wright foram os inventores do avião enquanto o resto do mundo reconhece Alberto Santos Dumont como o primeiro cara a tirar do chão algo mais pesado que o ar...).
Vamos por partes aqui:

1)Erro? Não entendi... a Harley é especializada em Motocicletas cruiser. Como vc disse as marcas japonesas são empresas maiores, de mais tecnologia e também atiram para todo lado, na hora de vender seus diversos produtos (carro, avião, navio, etc, etc), por isso nunca terão um público fiel como a Harley, que sempre apostou neste seguimento.
Não acredito que as motos japonesas são piores, como vc disse, elas apenas não possuem um diferencial de qualidade que justifique, por exemplo, a hegemonia da Honda no Brasil, e mais, se o público alvo da Honda aqui são compradores de CG (e suas infinitas variações de menor ou maior cilindrada), pq copiar um estilo de moto e de motor de uma outra fabricante que possuem um seguimento bem definido de compradores, ou a Harley é conhecida por motos de baixa cilindrada?

2)Existe uma diferença gritante entre os Irmão Wright e Santos Dumont: Os primeiros eram fabricantes de bicicleta que realizaram o primeiro vôo catapultado, de forma secreta, por causa de espionagem industrial e o segundo um riquinho que não estava desenvolvendo um produto, mas sim um hobby e apesar de brasileiro, desenvolvia suas atividades recreativas na França e usava os recursos de lá para se entreter e consequentemente, a primeira decolagem da história.
Sou especialista em aviação e tanto os americanos como os franceses reconhecem os Wrights comos os inventores e Santos Dumont, como um dos pioneiros da aviação.
O que quero dizer é que neste caso não se trata de marketing como vc afirma, pq senão os próprios franceses que foram as testemunhas do vôo de Dumont, não reconheceriam os irmãos americanos como os primeiros a voar (Museu de Le Borget).
Os próprios americanos levaram décadas para considerar os Wright os verdadeiros inventores, pois estes foram plagiados por um outro fabricante de bicicletas que teria patentiado a invenção antes deles.

Acho que motocicleta custom é marca registrada da Harley, e percebi isso passando por outras custom de origem asiática.
Quanto as marcas Japonesas, são muito boas tecnologicamente, mas não possuem personalidade definida:

Honda: motocicletas de todos os estilos (Street, Trail, etc, etc) e automóveis
Yamaha: Motocicletas de todos os estilos também e instrumetos musicais.
Kawasaki: navio, aeronaves, motos e sabe-se mais o que...

Aqui quero registrar meu respeito pela Suzuki que apesar de não ser popular como a Honda no Brasil, na minha opinião, é mais moto que qualquer Honda.
E no seguimento de motos "custom" possui um produto com personalidade própria que é a Boulevard série M.
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A Virago XV750 surgiu em 1981 e foi a primeira moto estradeira oriunda do Japão dotada de motor tipo V-twin. Após 18 anos, ela ainda é a moto japonesa mais popular naquilo que se tornou uma tradição de estilo norte-americano.
Voltando um pouco mais no tempo, na segunda
metade da década de 70, um novo estilo de moto começava a aparecer no cenário americano - as Custom. Cansados da aparência uniforme das motos japonesas, alguns proprietários começaram a personalizar suas máquinas com guidom alto e curvado, canos de escapamentos cromados, banco de dois andares com encosto para o garupa (sissy bar), garfos dianteiros estendidos, rodas raiadas e pintura de duas cores.
Foi neste nascente período que Ed Burke - gerente de planejamento de produtos da Yamaha nos Estados Unidos - revelou através de pesquisas, que apesar da grande aceitação do visual das "Custom" os pilotos também desejavam a aparência e características de potência das motos equipadas com um motor refrigerado a ar tipo V-twin, mas a um preço melhor.
Burke, trabalhando com o projetista de motores da Yamaha Hap Ueno, encabeçaram e desenvolveram o projeto de uma moto com dois cilindros em "V" (V-twin), com angulo de 75º e cilindro traseiro deslocado para o lado. O novo lay-out proporcionava melhor balanceamento, distribuição de peso e controle de vibração enquanto fornecia mais refrigeração para o cilindro traseiro. Assim em 1981, nascia a Virago XV750, saída inteiramente de nenhum projeto japonês.
A Virago também foi a primeira moto de rua de produção em massa a usar uma suspensão com um único amortecedor traseiro (sistema mono-shock). Outros detalhes no estilo que Burke incorporou mais tarde no projeto foram: transmissões de baixa manutenção, suspensão a ar, rodas de liga de alumínio e, logicamente, várias características de uma custom.
Nos anos seguintes, a Virago passou por uma série de mudanças notáveis. Em 1982 a Yamaha introduziu uma
versão maior da XV750, a Virago XV920, que oferecia uma série de características de luxo como: duplo freio a disco na dianteira, guidom ajustável e instrumentos digitais.
O caçula da família, a Virago XV500, foi lançada em 1983 e tanto a XV 750 quanto a XV920 vieram na versão "Midnight", repleta de detalhes pintados em preto de alto brilho e motor preto com detalhes dourados. Os incômodos "displays" de cristal líquido da XV920 foram substituídos por instrumentos analógicos, mais tradicionais para este estilo de moto.
A maior mudança de design para os modelos XV750 e XV920 foi realizada pela Yamaha em 1984. Os pilotos queriam que suas motos tivessem ainda mais características personalizadas - como mais detalhes cromados e um visual ainda mais Chopper. Por isto, os filtros de ar foram colocados fora do motor e tampas cromadas foram montadas sobre eles.
A suspensão traseira mono-shock foi descartada em favor de dois amortecedores expostos, com molas e corpo cromados em alto brilho que realmente trabalham muito melhor que o mono-shock . Os instrumentos foram aumentados para garantir uma leitura melhor e mais fácil e um tanque no formato de lágrima completou o novo visual das Virago.
Este também foi o primeiro ano que a regulamentação de tarifas de importação começou a atingir as empresas estrangeiras e a Virago XV750 foi reduzida para 699cc na intenção de fugir dessa tarifação. Contrariamente, a Virago XV920 teve seu motor incrementado para 1000cc e um tanque de combustível secundário com cerca de 5,5 litros foi colocado sob o assento para aumentar a pequena capacidade do tanque principal que era de 12,5 litros.
As Viragos permaneceram inalteradas até 1986 quando as XV1000 foram incrementadas para 1063cc e renomeadas para Virago XV1100. O tanque secundário foi eliminado e o tanque principal passou a abrigar 16,6 litros.
Neste ano a Viraguinho cresceu para 535cc e, em 1988 a tarifa de importação foi rescindida permitindo o retorno da Virago 750cc.
Além das modificações das pinturas feitas bienalmente, a Yamaha não alterou mais o design das Viragos desde então. E porque deveria? As linhas da família das Virago tem acumulado em seus 18 anos milhares de fãs, que tornaram esta uma das mais populares motos estradeiras da história.
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