Oi Turma,
Ótimas dicas!
Dicas de Segurança: Salve uma Vida!
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- Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
- Localização: São Paulo
Uma pilotagem mais segura começa na sua cabeça!
- Uma prova de inteligência: CAPACETE aprovado pelo INMETRO.
- JAQUETA de couro ou em tecido resistente, com punhos justos.
- LUVAS apropriadas.
- FARÓIS ACESOS, mesmo durante o dia.
- Manter a motocicleta sempre em boas condições é fundamental.
- Verifique SEMPRE: freios, faróis, luzes de pisca, luz de freio, óleo, combustível, folga de corrente e retrovisores - mantenha as peças originais.
vai até os pés ...
- Calças em tecido RESISTENTE.
- Nos pés, use BOTAS.
- PNEUS - observe a profundidade dos sulcos, calibragem.
e continua na garupa....
- Na garupa também se usa o CAPACETE.
- Transporte PASSAGEIRO SÓ NA GARUPA, que é o único lugar para ele na moto.
- NUNCA TRANSPORTE CRIANÇA com menos de sete anos de idade, ou que não tenha condições de cuidar da própria segurança.
Fonte: CET
ATENÇÃO AO PILOTAR
- No trânsito, sinalize sempre suas intenções - Use as luzes de pisca.
- É mais seguro para uma moto ocupar, na via, o mesmo espaço de um veículo, mantendo distância adequada dos outros carros.
- Caso seja inevitável trafegar pelos corredores formados pelas filas de veículos na via, faça-o em velocidade reduzida, de preferência sem "costurar".
- Antes de efetuar manobras, olhe para os dois lados e pelos espelhos retrovisores
- Com a pista molhada, lembre-se: o tempo de frenagem é duas vezes maior (o espaço necessário também).
- Dirija defensivamente: Dê sempre prioridade para o pedestre, seja na faixa de travessia ou fora dela.
- Nunca trafegue sobre a calçada ou nos canteiros centrais.
- Uma prova de inteligência: CAPACETE aprovado pelo INMETRO.
- JAQUETA de couro ou em tecido resistente, com punhos justos.
- LUVAS apropriadas.
- FARÓIS ACESOS, mesmo durante o dia.
- Manter a motocicleta sempre em boas condições é fundamental.
- Verifique SEMPRE: freios, faróis, luzes de pisca, luz de freio, óleo, combustível, folga de corrente e retrovisores - mantenha as peças originais.
vai até os pés ...
- Calças em tecido RESISTENTE.
- Nos pés, use BOTAS.
- PNEUS - observe a profundidade dos sulcos, calibragem.
e continua na garupa....
- Na garupa também se usa o CAPACETE.
- Transporte PASSAGEIRO SÓ NA GARUPA, que é o único lugar para ele na moto.
- NUNCA TRANSPORTE CRIANÇA com menos de sete anos de idade, ou que não tenha condições de cuidar da própria segurança.
Fonte: CET
ATENÇÃO AO PILOTAR
- No trânsito, sinalize sempre suas intenções - Use as luzes de pisca.
- É mais seguro para uma moto ocupar, na via, o mesmo espaço de um veículo, mantendo distância adequada dos outros carros.
- Caso seja inevitável trafegar pelos corredores formados pelas filas de veículos na via, faça-o em velocidade reduzida, de preferência sem "costurar".
- Antes de efetuar manobras, olhe para os dois lados e pelos espelhos retrovisores
- Com a pista molhada, lembre-se: o tempo de frenagem é duas vezes maior (o espaço necessário também).
- Dirija defensivamente: Dê sempre prioridade para o pedestre, seja na faixa de travessia ou fora dela.
- Nunca trafegue sobre a calçada ou nos canteiros centrais.
Bromens
Valeu Edson!Edson Oliveira escreveu:Oi Turma,
Ótimas dicas!
A intensão é buscar o máximo de informações para evitar acidentes.
Abraço.
Bromens
Realmente uma bela iniciativa do Bromens!! Parabéns irmão!!
André
Valeu irmão!!DehCarmo escreveu:Realmente uma bela iniciativa do Bromens!! Parabéns irmão!!
Quanto mais infromações, mais aptos estaremos para evitar acidentes.
Abraço.
Bromens
Com certeza!! Eu sempre digo que pra rodar não basta ter uma moto, tem que estudar muito, se equipar e praticar!!
Mas tudo começa com a informação
Abraço!!
Mas tudo começa com a informação
Abraço!!
André
Saiba como identificar a gasolina adulterada
Sintomas no motor de sua moto
Conseqüências imediatas:
O Motor começa a falhas de repente
A marcha lenta se torna irregular
As partidas ficam mais difíceis
Motor “bate pino” com freqüência
Conseqüências a médio prazo
Motor “engasga” ou chega a apagar
Perda gradativa da potência e da força
Desempenho e rendimento diminuem
As acelerações ficam mais lentas
Danos provocados por solventes
Derretimento das mangueiras de combustível
Entupimento do carburado
Aumento da carbonização de velas e válvulas
Formação de borra na óleo lubrificante
Como eliminar o problema
Limpar os giclês do carburador
Escoar o combustível ou limpar o tanque
Trocar a mangueira de combustível
Substituir o filtro gasolina
Como Evitar
Abasteça sempre no mesmo posto
Desconfie do combustível com preço muito baixo
Use sempre que possível a gasolina aditivada
Veja se o posto controla a qualidade do combustível
Caso desconfie do combustível, exija um teste do produto
Como Economizar combustível
Aqueça o motor rodando com a moto
Dirija com calma, sem esticar as marchas
Não dê bombeadas no acelerador
Mantenha a manutenção em dia
Evite arrancadas bruscas
Não leve peso desnecessário
Procedimentos Básicos
Calibre os pneus todas as semanas
Mantenha o motor sempre bem regulado
Limpe o carburador nos prazos indicados
Troque filtro de ar e vela de acordo com o manual do fabricante
Fonte: Agência Nacional do Petrólio (ANP)
IMAGINE O MOTOR FALHAR OU APAGAR NUMA ULTRAPASSAGEM OU NUMA VIA EXPRESSA QUANDO MAIS SE PRECISA...
Não abasteça em postos que não passem confiança!!!
Sintomas no motor de sua moto
Conseqüências imediatas:
O Motor começa a falhas de repente
A marcha lenta se torna irregular
As partidas ficam mais difíceis
Motor “bate pino” com freqüência
Conseqüências a médio prazo
Motor “engasga” ou chega a apagar
Perda gradativa da potência e da força
Desempenho e rendimento diminuem
As acelerações ficam mais lentas
Danos provocados por solventes
Derretimento das mangueiras de combustível
Entupimento do carburado
Aumento da carbonização de velas e válvulas
Formação de borra na óleo lubrificante
Como eliminar o problema
Limpar os giclês do carburador
Escoar o combustível ou limpar o tanque
Trocar a mangueira de combustível
Substituir o filtro gasolina
Como Evitar
Abasteça sempre no mesmo posto
Desconfie do combustível com preço muito baixo
Use sempre que possível a gasolina aditivada
Veja se o posto controla a qualidade do combustível
Caso desconfie do combustível, exija um teste do produto
Como Economizar combustível
Aqueça o motor rodando com a moto
Dirija com calma, sem esticar as marchas
Não dê bombeadas no acelerador
Mantenha a manutenção em dia
Evite arrancadas bruscas
Não leve peso desnecessário
Procedimentos Básicos
Calibre os pneus todas as semanas
Mantenha o motor sempre bem regulado
Limpe o carburador nos prazos indicados
Troque filtro de ar e vela de acordo com o manual do fabricante
Fonte: Agência Nacional do Petrólio (ANP)
IMAGINE O MOTOR FALHAR OU APAGAR NUMA ULTRAPASSAGEM OU NUMA VIA EXPRESSA QUANDO MAIS SE PRECISA...
Não abasteça em postos que não passem confiança!!!
Bromens
Não exatamente...beryalves escreveu:Você escreveu isso para mim?, só abasteço no mesmo posto (aditivada), gasolina não é. Troquei a vela a menos de 1 mes (original).
O problema pode ser justamente na aditivada... o uso constante pode acuamular borras do aditivo em excesso...
Experimente pôr 2 vezes com comum e um aditivada e assim sucessivamente...
Quem sabe não melhora!
Bromens
Moto foi feita para fazer curvas
Será que este título faz jus à nossa amiga moto? Você já escutou alguns dizerem que moto foi feita para cair? Tem até gente famosa e inteligente que acredita nisso. Mas isso não é verdade. Moto foi feita para andar pra frente e fazer curvas. Só que ela exige a sua participação.
Quantas vezes já aconteceu com você enquanto pilota, a seguinte situação: ao fazer uma curva sua motocicleta “sai” para o lado oposto da mesma? Aposto que isso é mais comum do que se possa imaginar. Muitos pilotos dizem que a moto “esparrama” para fora da curva. Ou seja, ao contornar uma esquina, uma rotatória ou mesmo curvas em estradas sinuosas, a moto “abre” e a sensação do piloto é que não conseguirá completar a trajetória. Você faz o maior esforço para trazer a moto para dentro da curva, mas parece que ela não obedece a suas ordens. Porque isto acontece?
São vários os fatores: ciclística da moto, força centrífuga, efeito giroscópico das rodas, contra-esterço, além dos fatores humanos: direção do olhar, medo de inclinar a moto, postura; em resumo é o seguinte: em todas estas razões, há um fator comum: o despreparo do piloto. Não quero dizer aqui que você não sabe fazer curvas, mas fazê-las corretamente sem arriscar-se é a preocupação. Você até faz as curvas normalmente e nada acontece. Mas se você for um pouco além do seu limite (ou o da moto), o preparo poderá tirá-lo da situação difícil. Caso contrário, é chão na certa.
Corpo inclinando junto com a inclinação da moto; curvas abertas em médias velocidades
Isaac Newton nos ensinou que “toda ação possui uma reação contrária a essa ação”. FORÇA CENTRÍFUGA significa “fuga do centro”. É mesmo, Newton tem razão. Quando o piloto entra nas curvas (ação) a moto sai para o lado oposto da curva (reação). Isto é fato! Mas tem um jeitinho de neutralizar essa lei da física. Nos carros, basta girar o volante, as rodas giram e o atrito faz com que o carro vá na direção desejada. Então tá, na moto é só virar o guidão na direção da curva e tudo bem? Não é assim tão simples.
O piloto, além de virar o guidão, é necessário inclinar a motocicleta para o lado da curva. Dependendo da velocidade, essa inclinação será maior ou menor. E se a velocidade for alta, a inclinação será para o mesmo sentido da curva e o guidão para o lado oposto da curva. Esta atitude do piloto neutraliza a força que joga a moto para fora. Mas vamos primeiro analisar algumas posturas que o piloto deve ter ao contornar curvas em vias sinuosas.
Corpo mais inclinado que a moto; curvas rápidas e de alta velocidade
Não existe uma regra rígida para que o piloto se encaixe na moto pois precisamos considerar o conceito (ou modelo) de sua motocicleta. Mas há algumas posturas que facilitam ao piloto realizar as curvas. Por exemplo: piloto inclinando com seu corpo na mesma inclinação da moto. Esta postura é a mais comum. Curvas abertas, com velocidades médias a moto realiza a trajetória com certa facilidade.
Piloto com maior inclinação do corpo do que a moto. Esta postura é exigida quando a velocidade nas curvas é alta. Sabemos que quanto maior a velocidade, maior será a necessidade de inclinação. Esta necessidade fará com que o piloto dê muita força corporal para se manter na curva. Para não se esforçar tanto, a técnica do contra esterço será muito útil (e necessária). Calma! CONTRA ESTERÇO falaremos mais tarde, em outro artigo (tenho certeza que você já pratica esta técnica sem perceber).
Corpo deslocado para dentro da curva; força para contornar a curva com segurança
A outra postura é piloto com o corpo reto e a moto mais inclinada do que o corpo. Muito interessante esta postura. Imagine você entrando em uma curva aberta com a inclinação de seu corpo junto com a inclinação da moto. De repente esta curva se fecha, a moto sai para o lado oposto. Você precisa urgentemente se manter na trajetória. Frear? NÃO! Então mude de postura. Mantenha a moto inclinada e deixe seu corpo reto. Incrível, a moto lhe obedecerá e você realizará a curva em segurança.
Portanto, neutralizar a força centrífuga dependerá de sua postura e da inclinação que fará com a moto. Eu creio que podemos ter a moto como uma parceira, ou parceiro, de dança. Dependendo do ritmo da música seu corpo mexe os ombros. Se a música mudar de ritmo, teu corpo mexe o quadril. Mas independente do tipo de música, seus braços estão sempre se mexendo. Dance com sua moto nas curvas. Mexa os ombros ou o quadril conforme o “ritmo” das curvas mudar. Mas se não mexer os braços no guidom de sua parceira, a dança será difícil de ser completada.
Será que este título faz jus à nossa amiga moto? Você já escutou alguns dizerem que moto foi feita para cair? Tem até gente famosa e inteligente que acredita nisso. Mas isso não é verdade. Moto foi feita para andar pra frente e fazer curvas. Só que ela exige a sua participação.
Quantas vezes já aconteceu com você enquanto pilota, a seguinte situação: ao fazer uma curva sua motocicleta “sai” para o lado oposto da mesma? Aposto que isso é mais comum do que se possa imaginar. Muitos pilotos dizem que a moto “esparrama” para fora da curva. Ou seja, ao contornar uma esquina, uma rotatória ou mesmo curvas em estradas sinuosas, a moto “abre” e a sensação do piloto é que não conseguirá completar a trajetória. Você faz o maior esforço para trazer a moto para dentro da curva, mas parece que ela não obedece a suas ordens. Porque isto acontece?
São vários os fatores: ciclística da moto, força centrífuga, efeito giroscópico das rodas, contra-esterço, além dos fatores humanos: direção do olhar, medo de inclinar a moto, postura; em resumo é o seguinte: em todas estas razões, há um fator comum: o despreparo do piloto. Não quero dizer aqui que você não sabe fazer curvas, mas fazê-las corretamente sem arriscar-se é a preocupação. Você até faz as curvas normalmente e nada acontece. Mas se você for um pouco além do seu limite (ou o da moto), o preparo poderá tirá-lo da situação difícil. Caso contrário, é chão na certa.
Corpo inclinando junto com a inclinação da moto; curvas abertas em médias velocidades
Isaac Newton nos ensinou que “toda ação possui uma reação contrária a essa ação”. FORÇA CENTRÍFUGA significa “fuga do centro”. É mesmo, Newton tem razão. Quando o piloto entra nas curvas (ação) a moto sai para o lado oposto da curva (reação). Isto é fato! Mas tem um jeitinho de neutralizar essa lei da física. Nos carros, basta girar o volante, as rodas giram e o atrito faz com que o carro vá na direção desejada. Então tá, na moto é só virar o guidão na direção da curva e tudo bem? Não é assim tão simples.
O piloto, além de virar o guidão, é necessário inclinar a motocicleta para o lado da curva. Dependendo da velocidade, essa inclinação será maior ou menor. E se a velocidade for alta, a inclinação será para o mesmo sentido da curva e o guidão para o lado oposto da curva. Esta atitude do piloto neutraliza a força que joga a moto para fora. Mas vamos primeiro analisar algumas posturas que o piloto deve ter ao contornar curvas em vias sinuosas.
Corpo mais inclinado que a moto; curvas rápidas e de alta velocidade
Não existe uma regra rígida para que o piloto se encaixe na moto pois precisamos considerar o conceito (ou modelo) de sua motocicleta. Mas há algumas posturas que facilitam ao piloto realizar as curvas. Por exemplo: piloto inclinando com seu corpo na mesma inclinação da moto. Esta postura é a mais comum. Curvas abertas, com velocidades médias a moto realiza a trajetória com certa facilidade.
Piloto com maior inclinação do corpo do que a moto. Esta postura é exigida quando a velocidade nas curvas é alta. Sabemos que quanto maior a velocidade, maior será a necessidade de inclinação. Esta necessidade fará com que o piloto dê muita força corporal para se manter na curva. Para não se esforçar tanto, a técnica do contra esterço será muito útil (e necessária). Calma! CONTRA ESTERÇO falaremos mais tarde, em outro artigo (tenho certeza que você já pratica esta técnica sem perceber).
Corpo deslocado para dentro da curva; força para contornar a curva com segurança
A outra postura é piloto com o corpo reto e a moto mais inclinada do que o corpo. Muito interessante esta postura. Imagine você entrando em uma curva aberta com a inclinação de seu corpo junto com a inclinação da moto. De repente esta curva se fecha, a moto sai para o lado oposto. Você precisa urgentemente se manter na trajetória. Frear? NÃO! Então mude de postura. Mantenha a moto inclinada e deixe seu corpo reto. Incrível, a moto lhe obedecerá e você realizará a curva em segurança.
Portanto, neutralizar a força centrífuga dependerá de sua postura e da inclinação que fará com a moto. Eu creio que podemos ter a moto como uma parceira, ou parceiro, de dança. Dependendo do ritmo da música seu corpo mexe os ombros. Se a música mudar de ritmo, teu corpo mexe o quadril. Mas independente do tipo de música, seus braços estão sempre se mexendo. Dance com sua moto nas curvas. Mexa os ombros ou o quadril conforme o “ritmo” das curvas mudar. Mas se não mexer os braços no guidom de sua parceira, a dança será difícil de ser completada.
Bromens