Dicas de Segurança: Salve uma Vida!

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

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Edson Oliveira
Mensagens: 427
Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
Localização: São Paulo

Oi Turma,

Ótimas dicas!

:D
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Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

Uma pilotagem mais segura começa na sua cabeça!

- Uma prova de inteligência: CAPACETE aprovado pelo INMETRO.
- JAQUETA de couro ou em tecido resistente, com punhos justos.
- LUVAS apropriadas.
- FARÓIS ACESOS, mesmo durante o dia.
- Manter a motocicleta sempre em boas condições é fundamental.
- Verifique SEMPRE: freios, faróis, luzes de pisca, luz de freio, óleo, combustível, folga de corrente e retrovisores - mantenha as peças originais.

vai até os pés ...
- Calças em tecido RESISTENTE.
- Nos pés, use BOTAS.
- PNEUS - observe a profundidade dos sulcos, calibragem.

e continua na garupa....
- Na garupa também se usa o CAPACETE.
- Transporte PASSAGEIRO SÓ NA GARUPA, que é o único lugar para ele na moto.
- NUNCA TRANSPORTE CRIANÇA com menos de sete anos de idade, ou que não tenha condições de cuidar da própria segurança.

Fonte: CET

ATENÇÃO AO PILOTAR

- No trânsito, sinalize sempre suas intenções - Use as luzes de pisca.

- É mais seguro para uma moto ocupar, na via, o mesmo espaço de um veículo, mantendo distância adequada dos outros carros.

- Caso seja inevitável trafegar pelos corredores formados pelas filas de veículos na via, faça-o em velocidade reduzida, de preferência sem "costurar".

- Antes de efetuar manobras, olhe para os dois lados e pelos espelhos retrovisores

- Com a pista molhada, lembre-se: o tempo de frenagem é duas vezes maior (o espaço necessário também).

- Dirija defensivamente: Dê sempre prioridade para o pedestre, seja na faixa de travessia ou fora dela.

- Nunca trafegue sobre a calçada ou nos canteiros centrais.
Bromens
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

Edson Oliveira escreveu:Oi Turma,

Ótimas dicas!

:D
Valeu Edson! :wink:

A intensão é buscar o máximo de informações para evitar acidentes. 8)

Abraço.
Bromens
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

Realmente uma bela iniciativa do Bromens!! Parabéns irmão!!
André

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Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

DehCarmo escreveu:Realmente uma bela iniciativa do Bromens!! Parabéns irmão!!
Valeu irmão!! :wink:

Quanto mais infromações, mais aptos estaremos para evitar acidentes.

Abraço.
Bromens
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

Com certeza!! Eu sempre digo que pra rodar não basta ter uma moto, tem que estudar muito, se equipar e praticar!!

Mas tudo começa com a informação :wink:

Abraço!!
André

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Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

Saiba como identificar a gasolina adulterada

Sintomas no motor de sua moto

Conseqüências imediatas:

:arrow: O Motor começa a falhas de repente
:arrow: A marcha lenta se torna irregular
:arrow: As partidas ficam mais difíceis
:arrow: Motor “bate pino” com freqüência

Conseqüências a médio prazo

:arrow: Motor “engasga” ou chega a apagar
:arrow: Perda gradativa da potência e da força
:arrow: Desempenho e rendimento diminuem
:arrow: As acelerações ficam mais lentas

Danos provocados por solventes

:arrow: Derretimento das mangueiras de combustível
:arrow: Entupimento do carburado
:arrow: Aumento da carbonização de velas e válvulas
:arrow: Formação de borra na óleo lubrificante

Como eliminar o problema

:arrow: Limpar os giclês do carburador
:arrow: Escoar o combustível ou limpar o tanque
:arrow: Trocar a mangueira de combustível
:arrow: Substituir o filtro gasolina

Como Evitar

:arrow: Abasteça sempre no mesmo posto
:arrow: Desconfie do combustível com preço muito baixo
:arrow: Use sempre que possível a gasolina aditivada
:arrow: Veja se o posto controla a qualidade do combustível
:arrow: Caso desconfie do combustível, exija um teste do produto

Como Economizar combustível

:arrow: Aqueça o motor rodando com a moto
:arrow: Dirija com calma, sem esticar as marchas
:arrow: Não dê bombeadas no acelerador
:arrow: Mantenha a manutenção em dia
:arrow: Evite arrancadas bruscas
:arrow: Não leve peso desnecessário

Procedimentos Básicos

:arrow: Calibre os pneus todas as semanas
:arrow: Mantenha o motor sempre bem regulado
:arrow: Limpe o carburador nos prazos indicados
:arrow: Troque filtro de ar e vela de acordo com o manual do fabricante

Fonte: Agência Nacional do Petrólio (ANP)

IMAGINE O MOTOR FALHAR OU APAGAR NUMA ULTRAPASSAGEM OU NUMA VIA EXPRESSA QUANDO MAIS SE PRECISA...

Não abasteça em postos que não passem confiança!!! :wink:
Bromens
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

Você escreveu isso para mim?, só abasteço no mesmo posto (aditivada), gasolina não é. Troquei a vela a menos de 1 mes (original). :?
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
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Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

beryalves escreveu:Você escreveu isso para mim?, só abasteço no mesmo posto (aditivada), gasolina não é. Troquei a vela a menos de 1 mes (original). :?
Não exatamente...

O problema pode ser justamente na aditivada... o uso constante pode acuamular borras do aditivo em excesso...

Experimente pôr 2 vezes com comum e um aditivada e assim sucessivamente...

Quem sabe não melhora! :wink:
Bromens
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

Moto foi feita para fazer curvas

Será que este título faz jus à nossa amiga moto? Você já escutou alguns dizerem que moto foi feita para cair? Tem até gente famosa e inteligente que acredita nisso. Mas isso não é verdade. Moto foi feita para andar pra frente e fazer curvas. Só que ela exige a sua participação.

Quantas vezes já aconteceu com você enquanto pilota, a seguinte situação: ao fazer uma curva sua motocicleta “sai” para o lado oposto da mesma? Aposto que isso é mais comum do que se possa imaginar. Muitos pilotos dizem que a moto “esparrama” para fora da curva. Ou seja, ao contornar uma esquina, uma rotatória ou mesmo curvas em estradas sinuosas, a moto “abre” e a sensação do piloto é que não conseguirá completar a trajetória. Você faz o maior esforço para trazer a moto para dentro da curva, mas parece que ela não obedece a suas ordens. Porque isto acontece?

São vários os fatores: ciclística da moto, força centrífuga, efeito giroscópico das rodas, contra-esterço, além dos fatores humanos: direção do olhar, medo de inclinar a moto, postura; em resumo é o seguinte: em todas estas razões, há um fator comum: o despreparo do piloto. Não quero dizer aqui que você não sabe fazer curvas, mas fazê-las corretamente sem arriscar-se é a preocupação. Você até faz as curvas normalmente e nada acontece. Mas se você for um pouco além do seu limite (ou o da moto), o preparo poderá tirá-lo da situação difícil. Caso contrário, é chão na certa.

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Corpo inclinando junto com a inclinação da moto; curvas abertas em médias velocidades

Isaac Newton nos ensinou que “toda ação possui uma reação contrária a essa ação”. FORÇA CENTRÍFUGA significa “fuga do centro”. É mesmo, Newton tem razão. Quando o piloto entra nas curvas (ação) a moto sai para o lado oposto da curva (reação). Isto é fato! Mas tem um jeitinho de neutralizar essa lei da física. Nos carros, basta girar o volante, as rodas giram e o atrito faz com que o carro vá na direção desejada. Então tá, na moto é só virar o guidão na direção da curva e tudo bem? Não é assim tão simples.

O piloto, além de virar o guidão, é necessário inclinar a motocicleta para o lado da curva. Dependendo da velocidade, essa inclinação será maior ou menor. E se a velocidade for alta, a inclinação será para o mesmo sentido da curva e o guidão para o lado oposto da curva. Esta atitude do piloto neutraliza a força que joga a moto para fora. Mas vamos primeiro analisar algumas posturas que o piloto deve ter ao contornar curvas em vias sinuosas.

ImagemCorpo mais inclinado que a moto; curvas rápidas e de alta velocidade

Não existe uma regra rígida para que o piloto se encaixe na moto pois precisamos considerar o conceito (ou modelo) de sua motocicleta. Mas há algumas posturas que facilitam ao piloto realizar as curvas. Por exemplo: piloto inclinando com seu corpo na mesma inclinação da moto. Esta postura é a mais comum. Curvas abertas, com velocidades médias a moto realiza a trajetória com certa facilidade.

Piloto com maior inclinação do corpo do que a moto. Esta postura é exigida quando a velocidade nas curvas é alta. Sabemos que quanto maior a velocidade, maior será a necessidade de inclinação. Esta necessidade fará com que o piloto dê muita força corporal para se manter na curva. Para não se esforçar tanto, a técnica do contra esterço será muito útil (e necessária). Calma! CONTRA ESTERÇO falaremos mais tarde, em outro artigo (tenho certeza que você já pratica esta técnica sem perceber).

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Corpo deslocado para dentro da curva; força para contornar a curva com segurança

A outra postura é piloto com o corpo reto e a moto mais inclinada do que o corpo. Muito interessante esta postura. Imagine você entrando em uma curva aberta com a inclinação de seu corpo junto com a inclinação da moto. De repente esta curva se fecha, a moto sai para o lado oposto. Você precisa urgentemente se manter na trajetória. Frear? NÃO! Então mude de postura. Mantenha a moto inclinada e deixe seu corpo reto. Incrível, a moto lhe obedecerá e você realizará a curva em segurança.

Portanto, neutralizar a força centrífuga dependerá de sua postura e da inclinação que fará com a moto. Eu creio que podemos ter a moto como uma parceira, ou parceiro, de dança. Dependendo do ritmo da música seu corpo mexe os ombros. Se a música mudar de ritmo, teu corpo mexe o quadril. Mas independente do tipo de música, seus braços estão sempre se mexendo. Dance com sua moto nas curvas. Mexa os ombros ou o quadril conforme o “ritmo” das curvas mudar. Mas se não mexer os braços no guidom de sua parceira, a dança será difícil de ser completada.
Bromens
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