Circulação de caminhões nas capitais

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Jovi
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Kassab restringe carga e descarga em SP e inclui caminhões no rodízio

da Folha Online

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), anunciou nesta terça-feira que a carga e descarga ficará proibida em parte do centro expandido da cidade das 5h às 21h. A restrição entra em vigor em 45 dias. Neste prazo, a prefeitura irá determinar os limites da área de proibição.

Uma das propostas é proibir a carga e descarga em uma área de 100 km², pouco menor que a área do rodízio municipal de veículos --ela exclui a Zona Cerealista, a Ceagesp, as marginais Tietê e Pinheiros e a avenida dos Bandeirantes. Já a segunda área, com 25 km² envolve o centro e partes das zonas oeste e sul e equivale à atual área de restrição à circulação de caminhões.

Outra mudança no trânsito será a inclusão dos caminhões no rodízio de veículos, também no prazo de 45 dias. Isso irá impedir o tráfego deles pelas marginais Tietê e Pinheiros e avenida dos Bandeirantes nos horários de pico, em um dia da semana determinado pelo número final da placa. A prefeitura espera tirar de circulação 40 mil dos 210 mil caminhões por dia dessas três vias.

As duas medidas complementam o pacote de mudanças para o trânsito anunciado pela prefeitura em março passado. Na ocasião, foram anunciadas obras em 19 pontos, readequação de permissão de estacionamento em ruas, mudanças de sinalização e sugestão de 175 rotas alternativas.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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cros
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Aqui em porto alegre criaram um elefante branco chamado Porto Seco, que foi algo até interessante, mas não fizeram as rotas de acesso.

Deveriam proibir o transito de caminhoes na cidade, e usar os furgoes, do Porto Seco para os pontos de entrega, até orque tem muito caminhao passeando pela cidade completamente vazios ou com pouca carga, afinal o Diesel é mais barato.
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Jovi
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Cros,

O problema aqui em São Paulo é diferente, os caminhões cruzam a cidade em direção aos portos de Santos ou em direção ao Sul e vice-versa...

As principais rodovias do estado terminam ou começam na cidade de São Paulo que por ter crescido demais engoliu essas rodovias e agora não há como passar pela cidade em realmente entrar dentro dela...

:P
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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rgallas
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O que realmente deveriam fazer é terminar o Anelviário de São Paulo. Dos 210mil caminhões pelo menos uns 150mil (+-70%) não precisariam entrar na cidade, estão de passagem por falta de opções.

Nas cidades da Alemanha é proibida a carga e descarga durante o horário comercial e o tráfego de caminhões é limitado na maioria das áreas. Isso, a pelo menos 20 anos. Isso que as grandes cidades da Alemanha são pequenas se comparadas com as nossas.
Roque Gallas Jr.
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Jovi
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Aí sim Roque...

Terminar o Rodoanel é necessário... o projeto esta empacado nos problemas ecológicos... a rodovia que forma o Rodoanel vai passar por áreas de mata e os eco-chatos estão no pé...

Eu acho que não vai ter jeito... o governo vai ter de fazer essa obra e acabar com a palhaçada... mas não se enganem, será mais uma via com pedágio.
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rgallas escreveu: Nas cidades da Alemanha é proibida a carga e descarga durante o horário comercial e o tráfego de caminhões é limitado na maioria das áreas. Isso, a pelo menos 20 anos. Isso que as grandes cidades da Alemanha são pequenas se comparadas com as nossas.
Mas ei estamos falando de primeiro mundo com governantes de primeiro mundo...
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Jovi
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Kassab promete diálogo sobre restrições a caminhões em SP

Para prefeito, 'é uma medida dura, porém necessária'; Na próxima sexta, 15 associações se reúnem na Prefeitura

Carolina Freitas, de O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - "Diálogo" foi a palavra de ordem do prefeito de São Paulo,Gilberto Kassab (DEM), nesta sexta-feira, 4, ao confirmar a proibição de caminhões das 5 às 21 horas em uma área de 100 quilômetros quadrados na região central e a inclusão desses veículos no rodízio municipal, nas marginais Pinheiros e Tietê e na Avenida dos Bandeirantes. "Todos têm legitimidade nas suas manifestações e serão ouvidos", disse o prefeito. "As idéias viáveis serão incorporadas ao decreto."

Quinze associações que representam os setores do comércio e transportes na cidade de São Paulo se reúnem na próxima terça-feira, 8, na Prefeitura, a convite de Kassab, para discutir a aplicação das restrições a rodagem de veículos de carga na capital paulista.

As restrições entram em vigor 45 dias depois da publicação do decreto, ainda sem data marcada para sair, mas prometido por Kassab para "o mais rápido possível". O perímetro abrange todo o centro expandido, à exceção das duas marginais, Bandeirantes, Zona Cerealista, Pari e parte da Mooca. Será criada ainda uma comissão consultiva para votar exceções às regras.

Depois do anúncio das mudanças, na última terça-feira, a Prefeitura foi alvo de críticas dos dois setores afetados. A Confederação Nacional de Transportes (CNT) prometeu na quinta-feira, 3, recorrer ao presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT), para barrar as restrições. Nesta sexta, Kassab se esforçou em frisar: "Não somos os donos da verdade." O prefeito disse que agirá como "autoridade", mas estará aberto ao diálogo. "Vamos aperfeiçoar as medidas para que o resultado seja o melhor possível."

O prefeito comparou as mudanças para veículos de carga às da Lei Cidade Limpa, de janeiro de 2007, que proibiu outdoors e limitou a publicidade nas fachadas do comércio. "Já passei por uma situação muito difícil, que foi a implantação da Lei Cidade Limpa", disse. "Fomos vitoriosos porque tivemos profundo respeito às manifestações e, agora, de novo, não teremos preconceito com nenhuma sugestão."

Kassab viu como "positiva" a disposição da CNT em debater as mudanças no trânsito da cidade na Câmara Federal. "Apesar dessa ser uma competência municipal, saúdo todos os que puderem discutir e quiserem oferecer sugestões", disse. "Serão muito bem-vindos."

Resultados

Para o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, os resultados serão sentidos dois meses depois da implantação das alterações. "Os estudos apontaram um bom impacto no trânsito", disse. "Veremos, em uma análise real, esse efeito 60 dias depois de as medidas terem entrado em vigor."

Segundo Moraes, as duas modificações têm como objetivo um uso mais efetivo da infra-estrutura viária da capital. "Os caminhões passarão a entrar na região em um horário fora do pico dos transportes público e particular, ou seja, quando o viário estiver livre", disse. "Quando você não tem mais para onde expandir as vias, precisa melhorar a distribuição horária de uso delas."

Kassab reconheceu o peso da decisão da Prefeitura. "É uma medida dura, porém necessária", afirmou. "O trânsito na cidade de São Paulo chegou a um ponto quase insustentável. Já se tornava irreversível tomar medidas radicais."
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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cros
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Eu concordo com algumas medidas como essa, uma metropole não pode virar playground de caminhão, é um vai e vem de caminhão vazio pela cidade, poluindo, congestionando e danificando as ruas...
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rafaeladvogado
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cros escreveu:é um vai e vem de caminhão vazio pela cidade, ... e danificando as ruas...
Neste fim de semana fui de Montenegro-RS até Criciúma-SC fui via br101... do final da freeway até torres via br101 tá horrível... o asfalto é todo desnivelado (caminhões)... e um caminhão capotou... daí ficamos um tempão esperando o transito continuar... e em vários lugares tinham buracos e estragos no asfalto...

Ao contrário da estrada-do-mar (lá é proibido tráfego de caminhões) e o asfalto é um tapete, não tem nenhum buraco, nem desnível... porém tem uns 999 radares hehehe

Na freeway também existe obrigatoriedade de caminhões rodarem somente pela pista da direita, porém agora a pista da direita já está bem detonada e eles começaram a rodar pela pista central e pela pista da esquerda... tive que ultrapassar uma mega-caminhão pela direita, pois o corno estava dirigindo na pista da esquerda da freeway... que filho da p###...

E sabe porque temos essas rodovias... porque nossos antigos governantes burros... e vendidos... desmontaram as linhas de trens do Brasil e compraram muitos e muitos caminhões da gm e ford... etc e tal... e agora esta aí... o resultado de uma falta de estruturas férreas adequadas....

Caminhões só seriam necessários para buscar as cargas nas estações e distribuir os produtos... o resto seria tudo por trens...

Antigamente os agricultores de Montenegro levavam sua produção de frutas para Porto Alegre através de barcos pelo rio caí e outros rios... porém hoje em dia nem isso funciona mais.... é tudo via caminhão...

Abraço :cry:
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Jovi
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Caminhões de gás e feira estão livres das restrições em SP

Prefeito Gilberto Kassab promete ser rigoroso na fiscalização como foi com a Lei Cidade Limpa


Camilla Rigi e Naiana Oscar, do Jornal da Tarde

SÃO PAULO - O texto preliminar do decreto que vai restringir a circulação de caminhões em São Paulo já está desde a segunda-feira, 5, nas mãos do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Betoneiras, caminhões de mudança, de gás e de feira estão entre os veículos que terão autorização para fazer carga e descarga no centro expandido fora do horário estabelecido no projeto anunciado há um mês. A minuta foi entregue ao prefeito pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, no fim da tarde. Em conversa com o secretário, Kassab deixou claro que será tão rigoroso com a fiscalização desse decreto como foi com a Lei Cidade Limpa.

Há duas semanas, a Prefeitura sinalizou a possibilidade de publicar o texto em partes para que as exceções pudessem ser discutidas com os representantes dos setores que serão afetados. Mas o secretário de Transportes deve orientar o prefeito a publicar um decreto único sobre o tema. Por conta disso, a publicação no Diário Oficial da Cidade deve ser adiada em pelo menos mais uma semana. O prefeito ainda vai analisar se acata ou não as sugestões da secretaria, mas a expectativa é que sejam feitas poucas alterações.

Inicialmente, Kassab anunciou que publicaria um decreto com as seguintes determinações: os caminhões seriam proibidos de circular numa área de 100 quilômetros quadrados em São Paulo das 5 às 21 horas, com exceção das regiões da Zona Cerealista, do Pari e do Centro de Entrepostos e Armazéns Gerais (Ceagesp). A restrição valeria para todo tipo de caminhão e para todos os serviços. O decreto entrará em vigor 45 dias após a publicação.

Queixas

Kassab também divulgou mudanças no rodízio para esse tipo de veículo. A medida passaria a valer nas Marginais do Tietê e do Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes. Segundo o prefeito, a ampliação da restrição é "praticamente irreversível". Ele só admitiu aliviar a proibição de caminhões no centro expandido durante o dia.

Entre segunda e quarta-feira da semana passada, técnicos da secretaria de Transportes se reuniram com representantes do setor de serviços, de construção civil, de comércio e de logística. As entidades criticaram a proposta do Município, mas o secretário Alexandre de Moraes e o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Roberto Scaringella, que também participaram dos encontros, não demonstraram interesse em atender aos pedidos, segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Francisco Pelúcio. "Não era o que queríamos, mas acho que não seremos levados em consideração na minuta."

O secretário somente se mostrou disposto a criar um período de transição um pouco maior para a adequação de alguns setores, como o comércio.O Setcesp defendia que as propostas fossem discutidas em audiência pública na Câmara. Para Pelúcio, a médio prazo as restrições obrigarão os estabelecimentos comerciais a disponibilizarem vagas para carga e descarga fora da via pública. Lojas de grande porte - acima de 10 mil metros quadrados - terão de funcionar 24 horas para as operações de carga e descarga. Tudo isso exigirá concessão de novos alvarás de funcionamento e deverá encarecer o frete tanto para a capital quanto para o interior do Estado.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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