Condições adversas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

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Tolentorine
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30 Dez 2012, 15:11

Boa tarde amigos e amigas,

Primeiramente peço desculpas caso já exista um tópico direcionado para este assunto, juro que procurei mas não encontrei. Então se estiver feito algo errado, peço a gentileza de mover o tópico para um local adequado. Obrigado.

Bem, agora ao assunto:

A primeira vez em minha vida, que me encontrei em algo sobre duas rodas, foi em setembro de 2012 na aula prática da auto-escola, até então só havia andado de tico-tico quando era muito pequeno.

Há pouco mais de 01 mês, tirei a minha carteira e comprei a minha moto, uma linda mirage 150 preta.

Bem, a primeira vez que andei no transito real, foi quando tirei ela da concessionária, de cara para uma avenida, e depois outra, cheguei muito nervoso e assustado em casa, deixei a moto e fui trabalhar.

No dia em que fui emplacar, ocorreu meu primeiro acidente:

Estava pela calçada, a fim de parar em frente à loja pra facilitar tanto a minha descida - Uma vez que minha coordenação motora e noção de espaço não são meu ponto forte e temo estacionar em meio a tantas outras motos - quando sem ver, passei por um paralelepípedo que estava solto, a moto pulou comigo, e ao cair, caiu sobre meu pé que ficou preso entre o escape e o chão, também arranhou os retrovisores, escape, pedaleira. Ainda que meu pé tenha ficado preso junto ao escape, meu único arranhão foi na mão, pois estava sem luva.

Depois feito o emplacamento, voltei para casa, e três dias depois, tive outra ocorrência:

Dessa vez, foi um erro grave, e meu. Estava para fazer um contorno e um ká passou em minha frente, vi ele saindo, olhei pra rua pra ver se podia arrancar, e arranquei, deu que o ká não tinha terminado de sair da frente da moto e eu acertei a traseira dele, voei no chão, no meio de uma avenida, felizmente não me machuquei, e a moto só entortou a caixa de direção que já foi arrumada pela CC.

Expliquei os fatos ocorridos para mostrar a vocês, a minha "preparação" para o trânsito real, e para uma pilotagem decente.

Com o intuito de aprender um pouco mais com aqueles que estiverem dispostos à ensinar, criei este tópico, e já coloco aqui algumas de minhas dúvidas:


1- Quando mudar de marcha?. A moto não tem conta-giros, então o que eu faço é ouvir o barulho do motor e a vibração do mesmo, quando é excessivo eu mudo a marcha, mas pouco tempo depois essa vibração e barulho parecem voltar como se pedisse uma nova marcha, por tempos acreditei que a troca de marchas era feita com base na relação de km/h. Algo como 1º marcha até 30 km/h, segunda até 45 km/h. Hoje, eu acredito que estou trabalhando de forma errada com as marchas, mas o que isso ocasiona para com a moto?

2- Voltar de marcha: Como saber a hora para voltar a marcha? velocidade? vibração? Uma vez que ela não possui um conta-giros, quando eu tento voltar de marcha o pneu canta - arriscaria dizer se a roda trava, mas não tenho nenhuma ideia de como é quando uma roda trava -. O que tenho feito é diminuir, e muito, a velocidade antes de mudar, e mesmo assim ela dá um soco que me assusta, não sei se estou fazendo isso certo e temo estar na 3 ou 4º marcha e ter de voltar rapidamente pra primeira ou segunda, eu certamente cairia se fizesse como tenho feito hoje.

3- Mudança de Faixa: Alguma dica? Uso os espelhos, acredito que estão bem regulados, porém duas vezes em que tentei mudar de faixa por pouco não me enfiei na frente de uma caminhonete, deve haver alguma maneira menos perigosa de mudar de faixa, pois isso é importante.

Por enquanto, são essas as minhas dúvidas, agradeço à aqueles que estão dispostos a partilhar de suas experiencias, e à atenção de todos que leram.
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cros
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30 Dez 2012, 16:34

Esse tópico também pode ajudar.

viewtopic.php?t=303
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Hoje Falcon 2007
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jirschik
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31 Dez 2012, 09:17

Tolentorine,

1)O contagiros não é essencial para a pilotagem, mas ajuda bastante se souber usá-lo, e para isso é preciso conhecer um pouco mais tecnicamente do motor, como a rotação em que tem o maior torque (quando é melhor para fazer ultrapassagens) ou o limite de rotação (para não forçar e estragar o motor). A troca de marchas depende de alguns parâmetros. Em um forte aclive, não adianta subir a marcha de 2' para 3', se ela não tem potência (CV) para aguentar o aclive em 3' marcha. Experimente trocar de 2' para 3' e se a moto não aguentar, volte para a 2' marcha.

2)As marchas servem para aumentar a relação de rotação entre o motor e roda. Já percebeu que, ao subir uma marcha a rotação do motor diminui, enquanto a velocidade da roda se mantém? Então para diminuir uma marcha, basta inverter esse conceito: Quando diminuir uma marcha, precisa aumentar a rotação do motor ANTES de engatá-la, senão vai sentir o efeito de roda travada. Ao diminuir, aperte a embreagem, acelere, troque a marcha, solte a embreagem. Esta é a sequencia. Com o tempo e prática, isso é feito muito rápido.

3)Ao mudar de faixa, olhe atentamente pelos retrovisores, sinalize com a seta E com o braço, especialmente durante o dia. Um braço esticado chama mais atenção do que uma lanterna de pisca.
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RenanSP
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31 Dez 2012, 17:27

Amigo, eu indicaria também você treinar todas essas dicas do Jirschik em um lugar inóspito, até pegar o jeito da coisa....é melhor você "domar" a moto primeiro antes de cair no trânsito, foi o que eu fiz com a minha, já que o "preparo" da auto escola é meramente simbólico.

E quanto aos retrovisores, salvo engano os da Mirage150 são os mesmos da Mirage250, se possível os troque pelos originais da Intruder (coisa de 60 o par), os originais da kasinski não oferecem condições para uma pilotagem segura, pois são planos e tiram todo seu campo de visão.

Boa sorte e abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
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cros
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31 Dez 2012, 18:35

Eis ai mais um movimento coletivo que pode ser promovido ou mesmo feito pelos interessados (assim como a manutençã das motos), quem sabe se reunir (é mais seguro) alguns interessados num local e treinar!?

Apesar de que existem cursos para isso, mas pode-se economizar em grupo numa atividade produtiva para todos.
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Hoje Falcon 2007
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RenanSP
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01 Jan 2013, 20:30

cros escreveu:Eis ai mais um movimento coletivo que pode ser promovido ou mesmo feito pelos interessados (assim como a manutençã das motos), quem sabe se reunir (é mais seguro) alguns interessados num local e treinar!?

Apesar de que existem cursos para isso, mas pode-se economizar em grupo numa atividade produtiva para todos.
Realmente Cros, eu até me predisponho para ajudar nesse quesito.

Lugares nas cidades não faltam, eu mesmo treinava a noite onde lecionavam aulas de moto durante o dia, sob a supervisão de um amigo que tem moto a mais tempo. Mesmo que não seja um curso de pilotagem e etc., essas noções básicas iniciais salvam o dia, ou a vida.
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cros
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05 Fev 2013, 12:55

O video pode parecer chocante e pesado, mas tbm pode ensinar os erros mais bobos no transito

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Hoje Falcon 2007
Tolentorine
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17 Fev 2013, 21:51

Senhores,

Gostaria de agradece-los.

Suas dicas tem me salvado de grandes sustos, e até consegui diminuir um pouco o meu pânico ao pensar em pilotar.

Estou aprendendo a voltar a marcha de forma mais segura, comecei usando o truque o jirschik ensinou, depois passei a ver até onde eu poderia reduzir a velocidade antes da moto dar soco devido à marcha, e notei que não tinha tanto porque me preocupar em ficar voltando elas, enquanto elas não derem soco e eu não 'atropelar' o carro\moto na minha frente, estarei bem. Não sei se estou fazendo certo, mas não tive problemas até o momento;

O medo de trocar de faixa, continua, me adaptei melhor aos espelhos, mas mudança de faixa é uma tristeza, sempre que vou de moto para algum lugar, procuro trajetos no googlemaps que evitem situações em que eu tenha que trocar de faixa o tempo todo, ou avenidas muito complexas, mesmo que isso dobre, triplique a distancia e o tempo. Tentei uma unica vez sinalizar com o braço, mas quase perdi o equilibrio :oops:

Procurei um curso de pilotagem, não achei nenhum, todos que encontro são focados pra pilotagem de moto esportiva em competição de corrida em autódromo, alias, correr é algo que eu não faço, pois mesmo no amaciamento do motor eu ainda não passei dos 55 km/h, mas tenho bons motivos (Não existe ordem de importância neles):
1º Um adesivo colado perto do motor da mirage 150 diz pra não passar dos 55km/h nos 300km iniciais (não imagino o porque);
2º Medo. Quando pego 50 km/h já começo a sentir falta de uma calça protetora, a moto parece ficar mais leve e parece querer decolar;
3º Só existem as BR's onde é possível pegar 90km/h mas é loucura se meter nelas.

Uma coisa que me assusta um pouco são os próprios motoqueiros\motociclistas\quem usa moto, é incrível a pressa que alguns tem, e já vi até gente costurando não apenas carros mas outras motos também, incluindo a minha, o pior é que o cara achou que estava abafando mas todos por quem ele passava estavam cautelosos quanto à presença e imprudência dele;

E por fim, outro grande susto aconteceu com um playboy em uma hilux, que não respeitou o 'pare' e quase jogou a droga da caminhonete na minha frente :evil:

Apesar de tudo isso, tenho aproveitado os feriados que o povo sai da cidade e fica tudo muito vazio pra treinar, e também quando vou trabalhar aos sabados vou de moto já que o transito não está tão pesado quando em dias uteis, talvez esta semana experimente pegar um dia util e ir trabalhar de moto...
Vinnie
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18 Fev 2013, 10:46

Fala Tolentorine!

Estes medos e precauções são bem vindos, na medida certa, e costumam preservar a integridade física do piloto!

Quanto à cursos de pilotagem, a Motors Company tem um curso especial para motos custom:

http://www.motorsco.com.br/curso/

Tem também o curso de pilotagem preventiva do Tite, Speed Master:

http://www.speedmaster.com.br/cursos.html

E tem muitos sites com ótimas dicas de pilotagem para iniciantes como os da Honda:

http://www.motopartshonda.com.br/dicas.asp

http://www2.honda.com.br/hondapilotomais/#/home

Espero ter ajudado.

Abs!
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RenanSP
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24 Fev 2013, 23:16

Não sei se essas dicas já foram postadas aqui, e mesmo adaptadas de uma realidade norte-americana, fazem sentido e valem tanto para os experientes quanto para os novatos:

nviado por Genival Domingues

(Da revista americana Motorcyclist)

“Nós somos o que fazemos todo dia. Excelência, perfeição, então, são mais do que uma simples ação, são hábitos.” Aristóteles – Grécia Antiga.

A melhor moto do mundo é sucata – ou vai ser logo,logo – a menos que você saiba como usá-la. O mais potente equipamento de alta performance que existe está bem entre as suas duas orelhas.

Para ajudar a programá-lo com as informações certas, juntamos 50 potenciais dicas de sabedoria de experiência das ruas. Algumas você vai conhecer, outras, não. Todas valem a lembrança, valem memorizar bem.

Quando se fala de andar de moto pelas ruas, as dicas da MSF (Fundação norte-americana para a Segurança dos Motociclistas ) tem a melhor idéia: Quanto mais você sabe, melhor para você.

1. Pense que ninguém te vê
Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro rodas.

2. Seja paciente
As conseqüências de encarar um erro ou uma disputa no transito começa mal e sempre acaba PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.

3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de verão
Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer ASFALTO, está? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (aliás, você pega onda?)

4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior
Esteja pronto para a fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe “apareceu de repente”, “veio do nada” ou “eu achei que ele ia.”.

5. Deixe seu ego em casa
As únicas pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido que o outro na avenida são o policial e o Detran.

6. Preste atenção no que está fazendo
É verdade, tem uma gatíssima de shortinho curtinho do outro lado da rua. Enquanto isso, tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora fora do ponto. Se ligue!

7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente
Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você realmente pode virar ou mudar de faixa.

8. Seja paciente
Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua pele.

9. Preste atenção na diferença de velocidade
Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (sé que algum dia você vai conhecê-lo!).

10. Cuidado com a calçada
Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: Sacos com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.

11. Carros entrando à esquerda ainda são os maiores assassinos de motociclistas
Não ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!

12. Cuidado com carros passando no vermelho
Os primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE para os dois lados antes de cruzar o semáforo.

13. Olhe os espelhos
Olhe os espelhos sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veiculo for ocupar o espaço onde você está.

14. Deixe espaço na frente
No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no horizonte). Todos os seus problemas estão aí dentro desses espaços.

15. Cuidado com os carros equipados
Eles são rápidos e seus motoristas agressivos. Não imagine que você passou por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como um novo modelo de grade frontal do carrão dele.

16. Entrar em curvas em alta velocidade machuca
É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos em estradas sinuosas e pistas de corrida. “Entre devagar, saia rápido” é há muitos anos a regra dos campeões das pistas.

17. Não acredite na polícia florestal
Se na área onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois freios
O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

19. Mantenha SEMPRE o freio dianteiro coberto
Economize um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes (é talvez até conseguir escapar do impacto). Será que vale a pena? Pense!

20. Olhe para sua trajetória
Use o milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas mostram que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar para o problema.

21. Mantenha seus olhos em movimento
O tráfego está sempre mudando,portanto continue sempre procurando por problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo a menos que você esteja realmente em problemas sérios.

22. Pense antes de agir
Avalie com cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h ou você pode acabar com sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda “do nada”.

23. Não olhe para o chão – levante sua cabeça
É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros. Olhe lá longe e mude a direção.

24. Preste atenção em seu caminho
A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h, em um cruzamento ou via secundária. É, exatamente, por onde você passa toda hora.

25. Pare totalmente em cada placa “PARE”
Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso força uma decisão imediata sob pressão sem tempo para identificar uma situação de risco.

26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado
Os carros devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, você vai ver que cair no meio do transito não é assim tão confortável.

27. Não abrace um urso!
Se você pesa 50 kilos, por favor não tente encarar uma estradeira-monstro de 400 kilos! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma altíssima bigtrail? Pega leve!

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego
E acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido quanto o primeiro caso.

29. Não entre numa rotina de cruzamentos iguais
Procure uma placa “PARE” depois de uma longa série de esquinas em preferência para você. Se você está imaginando que o trafego vai parar pra você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar em grupo
Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom meio de acabar no meio do mato fora da estrada. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto de encontro marcado à frente para reencontrar os “desgarrados”.

31. Dê tempo para seus olhos se acostumarem
Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns 2 quilômetros!

32. Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.

33. Quem colocou uma placa “PARE” no meio dessa subida?
Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o acelerador e embreagem para sair sem problemas.

34. Se parece escorregadio, então é mesmo!
Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão ou em nada.
Aqui vale um comentário importante: há poucos dias um colega motociclista sofreu uma queda por causa de uma faixa pintada de preto na Rodovia Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte). O fato é que a irresponsabilidade do pessoal que decidiu pintar as faixas no lugar de QUEIMÁ-LAS COM FOGO levou a um grave acidente, que dessa vez por MUITA SORTE não tirou a vida do motociclista. A aderência sobre TODAS AS FAIXAS é reduzida e por isso um mínimo delas deve existir sobre a pista e as mesmas não podem estar DISFARÇADAS à visão do condutor de qualquer veículo. Fica o alerta: NUNCA TRAFEGUE sobre as faixas: Uma faixa branca da melhor qualidade tem em sua composição milhares de microesferas de vidro altamente escorregadias polvilhadas depois de aplicada a faixa em altíssima temperatura, tornando-a a maior inimiga do motociclista (depois do administrador de vias de tráfego irresponsável, é claro).

35. BUM! Estouro de pneu! E agora?
Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz, então se prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use freio bem leve com a roda boa e vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.

36. Pingos na viseira?
Começou a chover. O asfalto umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma chuva tropical e você nunca sabe o quanto está liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.

37. Emocionado?
Já dizia o velho ditado: “Quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga”. As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 10 mil.

38. Vista uma roupa
Ponha roupas que sirvam bem em você e ao tempo. Se você está muito frio ou muito quente ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já está em problemas.

39. Deixe seu iPod em casa
Você não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda “Calypso”, a única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

40. Aprenda a fazer desvios de emergência
Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.

41. Seja suave em baixa velocidade
De nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito indesejáveis transferências de peso e facilita alinhar e posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.

42. Piscar luz de freio é uma boa
As setas e luzes de freio dos outros veículos te chamam a atenção, não é verdade? Pisadinhas leves no pedal ou toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear sua moto vão alertar o trafego atrás.

43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances
Ponha outro veiculo imaginário entre sua moto e o veiculo à frente para evitar que o veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, para metade a chance de acidentes.

44. Ajuste sua visão periférica
Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao lado movendo só sua atenção, sem virar os olhos. Quanto mais você conseguir ver sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

45. Sozinho num semáforo que não muda nunca?
Se for um semáforo inteligente (tem um numero perto das luzes) você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e posicione o motor da moto em cima dele. Se o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já tentou tudo!

46. Tudo é mais difícil de ver à noite
Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor do que uma simples idéia do que está ali na frente.

47. Não trafegue perto ou ao lado dos caminhões
Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar – o que acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA – ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou passe logo. Os pedaços de mola da suspensão dos caminhões matam pessoas dentro dos carros, imagine o que poderá fazer com você!

48. Tire o pânico das paradas de emergência
Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela força na mão ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima=pneus CANTAM mas a roda NÃO PÁRA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até ficar muito bom. Pronto.

49. Tenha pneus adequados
Nada do que você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus adequados. Não os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus são a essência da dirigibilidade.

50. Respire fundo e pegue leve.
Conte até 10. Desculpe e peça desculpas, dê passagem e vá devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km/h é muito melhor que arruinar sua vida numa cadeira de rodas, ou ainda morrer.

FONTE: http://www.luissucupira.com.br/50-melho ... -sua-vida/
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