Condições adversas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Gabriel Neves
Mensagens: 229
Registrado em: 29 Mai 2010, 22:38

Dan,

Nós temos em comum o fato de que começamos a andar de moto no mesmo período. Vim andando quase todo dia e vou te falar que em corredores foi mais ou menos assim:

1º semana: "remando" (usandos os dois pés no chão) entre carros que estavam espaçados e quando não haviam motos atrás. Eu não tinha segurança alguma, e não rolava "olhar pra frente" como servia para a tábua na auto-escola...

2º semana: Era do "skate", quando eu ainda andava super devagar (menos de 20 km/h) e eu sentia que precisava por um pé no chão constantemente. Eu fui "arriscando" mais, ou seja, tentando não usar o pé como apoio.

Veja que nessas semanas as pessoas viam um piloto de moto totalmente novato e inadequado. Ninguém buzinava ou gritava, talvez porque eu era uma cena rara: uma moto que não tava correndo

A partir da terceira semana eu mantive ainda um verdadeiro receio do corredor. Na verdade, 5 meses depois, ainda mantenho esse receio... mas a perícia desenvolve, tal qual um músculo. Já consigo conduzir a moto devagar (momento mais difícil de se equilibrar) sem perder equílibrio, quase um cavalinho mesmo, ou andar um pouco mais rápido (importante pra segurança - sair de entre os carros)... e o mais importante: achar espaço pra dar passagem pra motoqueiros apressados. As vezes me pego sentindo que to bom mas os SUSTOS sempre consertam isso.


Aqui no rio é intenso e as pessoas são nervosas, tem o dedo nervoso pra puxar volante e motoboy muitas vezes nao tem disciplina ou simpatia pelo próximo.

Já tomei dois sustos ENORMES, mas que pude me safar por estar devagar. E me livrei de muitos outros problemas por conseguir me manter em paz frente a absurdos... como você disse, eu quero é curtir minha vida, não vou perder tempo com quem não o merece.

Mas a dica do wellrod é valiosíssima, reforça a idéia de que devemos sempre ficar longe, se possível ir reconhecendo motoristas que sejam mais civilizados e aproveitar espaços livres.

BUZINAR sempre, sempre. Mas não em um tom que vá te tornar um agressor... É só ver aqui mesmo no fórum o modo que QUANDO ALGUEM ESCREVE EM CAIXA ALTA SOA EXTREMAMENTE AGRESSIVO.

Assim também é a nossa simpática buzina. As pessoas querem ver educação, e como isso sobre em nós, podemos ganhar simpatia deles!

Mas logo logo tamos andando ae, melhores que os motoqueiros selvagens! haha

Abração!
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

Gabriel Neves escreveu:Dan,

Nós temos em comum o fato de que começamos a andar de moto no mesmo período. Vim andando quase todo dia e vou te falar que em corredores foi mais ou menos assim:

1º semana: "remando" (usandos os dois pés no chão) entre carros que estavam espaçados e quando não haviam motos atrás. Eu não tinha segurança alguma, e não rolava "olhar pra frente" como servia para a tábua na auto-escola...

2º semana: Era do "skate", quando eu ainda andava super devagar (menos de 20 km/h) e eu sentia que precisava por um pé no chão constantemente. Eu fui "arriscando" mais, ou seja, tentando não usar o pé como apoio.

Veja que nessas semanas as pessoas viam um piloto de moto totalmente novato e inadequado. Ninguém buzinava ou gritava, talvez porque eu era uma cena rara: uma moto que não tava correndo

A partir da terceira semana eu mantive ainda um verdadeiro receio do corredor. Na verdade, 5 meses depois, ainda mantenho esse receio... mas a perícia desenvolve, tal qual um músculo. Já consigo conduzir a moto devagar (momento mais difícil de se equilibrar) sem perder equílibrio, quase um cavalinho mesmo, ou andar um pouco mais rápido (importante pra segurança - sair de entre os carros)... e o mais importante: achar espaço pra dar passagem pra motoqueiros apressados. As vezes me pego sentindo que to bom mas os SUSTOS sempre consertam isso.


Aqui no rio é intenso e as pessoas são nervosas, tem o dedo nervoso pra puxar volante e motoboy muitas vezes nao tem disciplina ou simpatia pelo próximo.

Já tomei dois sustos ENORMES, mas que pude me safar por estar devagar. E me livrei de muitos outros problemas por conseguir me manter em paz frente a absurdos... como você disse, eu quero é curtir minha vida, não vou perder tempo com quem não o merece.

Mas a dica do wellrod é valiosíssima, reforça a idéia de que devemos sempre ficar longe, se possível ir reconhecendo motoristas que sejam mais civilizados e aproveitar espaços livres.

BUZINAR sempre, sempre. Mas não em um tom que vá te tornar um agressor... É só ver aqui mesmo no fórum o modo que QUANDO ALGUEM ESCREVE EM CAIXA ALTA SOA EXTREMAMENTE AGRESSIVO.

Assim também é a nossa simpática buzina. As pessoas querem ver educação, e como isso sobre em nós, podemos ganhar simpatia deles!

Mas logo logo tamos andando ae, melhores que os motoqueiros selvagens! haha

Abração!
Você teve mais tempo pra treinar... como eu tive problemas com a transf. do financiamento da minha moto, fiquei quase 6 meses sem poder pilotar...
Aí meu amigo, o medo aumentou (como conversamos via MP)...
Na teoria eu sei tudo de cor e salteado... meu problema é a pratica... preciso criar coragem e botar a moto pra rodar...

Quando minha carta saiu eu tava no veneno pra sair de moto... aí fiquei cozinhando quase 6 meses... quando peguei a moto de novo, por definitivo, tava bastante enferrujado (lembrando que eu só tinha feito as 15 aulas obrigatórias)...
E durante esses quase 6 meses muita gente ficou me botando terror sobre o lance da moto... Ninguém me apoiou quando eu resolvi comprar, ao contrário, só foram críticas...
Mas eu não vou desistir não, vou no meu ritmo mas chego lá...

Se a shadow anda no corredor meu guidão vai ter que passar, nem que eu crie uma distorção no campo gravitacional pra isso acontecer :lol: :lol:

Enquanto isso vou me sentindo o Dudley dos "Motoqueiros Selvagens" ahahaha... se eu soltar o guidão pra dar um high five, capoto com a moto :lol: :lol:

Valeu pelas dicas!

Abraço grande,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
shagost
Mensagens: 279
Registrado em: 24 Mai 2009, 22:06
Localização: Carapicuí­ba

dan_himself escreveu:Se a shadow anda no corredor meu guidão vai ter que passar, nem que eu crie uma distorção no campo gravitacional pra isso acontecer

Haha gostei dessa :D

Força aí Dan, vc tem algum amigo próximo que possa te servir de tutor e rodar contigo? Seria uma boa tb.
Shagost
---------
"Se eu tiver que explicar, você não vai entender..."
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

shagost escreveu:
dan_himself escreveu:Se a shadow anda no corredor meu guidão vai ter que passar, nem que eu crie uma distorção no campo gravitacional pra isso acontecer

Haha gostei dessa :D

Força aí Dan, vc tem algum amigo próximo que possa te servir de tutor e rodar contigo? Seria uma boa tb.
Só conheço o pessoal daqui do fórum... nenhum amigo meu fora daqui sequer cogita andar de moto... todos acham que eu fiz uma "loucura" ao comprar uma...
Teve um que disse que no mínimo eu teria que comprar um macacão de motoGP pra não morrer com a moto, acredita? O pessoal tem uma visão muito distorcida sobre motos... nunca sequer subiram em uma e já saem julgando... é sempre aquela mesma história: um amigo da prima da tia da namorada caiu e se ferrou....

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

dan_himself escreveu:
shagost escreveu:
dan_himself escreveu:Se a shadow anda no corredor meu guidão vai ter que passar, nem que eu crie uma distorção no campo gravitacional pra isso acontecer

Haha gostei dessa :D

Força aí Dan, vc tem algum amigo próximo que possa te servir de tutor e rodar contigo? Seria uma boa tb.
Só conheço o pessoal daqui do fórum... nenhum amigo meu fora daqui sequer cogita andar de moto... todos acham que eu fiz uma "loucura" ao comprar uma...
Teve um que disse que no mínimo eu teria que comprar um macacão de motoGP pra não morrer com a moto, acredita? O pessoal tem uma visão muito distorcida sobre motos... nunca sequer subiram em uma e já saem julgando... é sempre aquela mesma história: um amigo da prima da tia da namorada caiu e se ferrou....

Abraços,
DaN
Dan,

Você tá certo, têm que ir adquirindo confiança, ir rodando e treinando... com o tempo você mesmo vai simulando situações de perigo do nada... tipo uma mancha no asfalto, aí você desvia rápido fingindo ser um buraco que você viu quase em cima... eu fazia isso, pode parecer maluquice, mas dá certo...kkkkkk :lol:

Uma coisa é certa ninguém nasce sabendo e à prática leva a perfeição. Ande em ruas menos movimentadas nos finais de semana e procure uma galera pra rodar. Uma boa dica é um bom motoclube. Com eles você vai encontrar o que tá faltando... INCENTIVO E COMPANHEIRISMO!!! Vai por mim entre num motoclube que você vai perceber o quanto é bom estar com pessoas que te respeitam e curtem o mesmo que você: MOTOCICLISMO.

Nao desista e vamos em frente sempre, pois moto não tem marcha ré...kkkkkk :roll:

Abração. :wink:
Bromens
matheus.emm
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Abr 2010, 13:33
Localização: Belo Horizonte

dan_himself escreveu:Quando minha carta saiu eu tava no veneno pra sair de moto... aí fiquei cozinhando quase 6 meses... quando peguei a moto de novo, por definitivo, tava bastante enferrujado (lembrando que eu só tinha feito as 15 aulas obrigatórias)...
E durante esses quase 6 meses muita gente ficou me botando terror sobre o lance da moto... Ninguém me apoiou quando eu resolvi comprar, ao contrário, só foram críticas...
Mas eu não vou desistir não, vou no meu ritmo mas chego lá...
DaN, eu também tenho alguns colegas que advogam contra o uso da moto. Respeito a opinião de todos eles mas não concordo com a maioria.

Infelizmente boa parte das pessoas têm na cabeça a imagem do motociclista louco, imprudente e que corre riscos desnecessários, tornando o trânsito caótico pra todo mundo. Sinceramente não é esse "perfil" que eu percebo participando de fóruns e pesquisando sobre motos custom. Além do mais, como você e outros já disseram, nós queremos as nossas motos como "prazer", como algo que traga felicidade para as nossas vidas, não como um transtorno. Pelo menos é assim que eu penso e assim que eu me sinto com relação ao pessoal do motoscustom.

Não deixe ninguém desanimar você. Procure aprender aos poucos e com segurança, eu tenho tentado fazer isso. Vou deixar minha moto quietinha na garagem até tirar a carteira, depois vou começar aos poucos para desenvolver as habilidades necessárias para pilotar com prazer e segurança. Quero ainda fazer um curso de pilotagem porque acho que isso é muito importante para o motociclista.

Moto é nosso sonho e quem não compartilha dele não entende o nosso ponto de vista. Motocar oferece riscos que podem ser gerenciados e minimizados. É nisso que eu acredito e não vou deixar ninguém me tirar desse caminho.

Bom divertimento e responsabilidade. :)
[]'s

Matheus Moreira
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

dan_himself escreveu:wellrod:

Aqui em sampa pelo menos, os motoboys literalmente caçam briga com quem não é motoboy, disputam espaço no corredor realizando ultrapassagens extremamente perigosas dentro do corredor... Quem tem scooter por exemplo, sabe a raiva que os motoboys tem deles, por serem mais lentos... Com custom não é muito diferente.

Imagine eu, sem experiencia entrando num corredor que eu acho que minha moto quase não passa sentindo a pressão de uma fila de motos atrás de mim buzinando e me xingando, isso quando não ficam ralando a roda da frente na minha rabeta... O Serginho já teve a rabeta dele quebrada porque os motoboys ficavam ralando a roda na rabeta dele...

Eu não comprei moto pra me estressar ou caçar briga... Entendo seu posicionamento, mas os motoqueiros em SP muitas vezes são violentos... já vi gente de scooter tendo que dar cotovelada no bau do motoboy que tentou ultrapassar a scooter no corredor pra não cair devido a ultrapassagem arriscada do motoboy...

Os caras são vida-loka, vivem pela adrenalina... Eu não... vivo pra continuar vivo... pelo prazer de andar de moto... Não vou desistir dela por causa de motoqueiro... Quando decidi comprar a moto, também tomei a decisão de ser motociclista, não motoqueiro... Não to dizendo que você é motoqueiro, muito pelo contrário, mas você já tem experiencia pra lidar com as adversidades do transito em cima da moto. Eu ainda não...
Não posso acordar de manhã e falar: hoje vou de moto e me jogar no corredor e achar que o caminho vai ser tudo bem... não vai... me falta experiencia ainda... não posso dar um passo maior que a perna... suas dicas são válidas, mas infelizmente eu não posso colocar elas em prática enquanto não tiver completo domínio da motocicleta. Pra isso preciso treinar... e preciso andar atrás dos carros pra isso... É arriscado? Sim, é, porém menos arriscado do que me jogar no meio da selva dos malucos vida-loka disputando um espaço que já é pequeno e não tem a menor consideração por uma pessoa menos experiente.

Ou é isso ou a moto fica na garagem... Por algum lugar eu tenho que aprender... não acho que pegar corredor logo de cara seja adequado... Afinal requer mais habilidade do piloto. E eu não to a fim de cair embaixo de carro, ônibus ou levar de presente o retrovisor de ninguém...

Abraços,
DaN
Concordo perfeitamente com tudo que você mencionou!!! E só frisando, tudo que me referi foi ao trânsito do Rio de Janeiro... que é COMPLETAMENTE diferente do trânsito de São Paulo... e, sendo mais sincero ainda, não sei se teria coragem de pilotar uma moto em São Paulo... pelas poucas vezes que estive por aí fiquei assustadíssimo como a maioria da população dirige... é um modo MUITO agressivo...

no Rio de Janeiro o que reina é o despreparo... como lhe disse, os "tranca-ruas", pessoas desatenciosas, um ou outro apressadinho, outros mal intencionados... mas igual a São Paulo o Rio ainda está bem "longe"... (assim espero...)

E sobre o "se sentir despreparado", se você não colocar em prática, nunca estará preparado... o medo deve ser enfrentado...
a cada dia que eu saio e chego em casa em segurança considero mais um dia que sobrevivi...
tem dias que não tenho a mínima vontade de pilotar uma moto... o prazer de pilotar vai se perdendo quando a vida é colocada em risco todos os dias... tem dias que saio do trabalho pra casa pensando: "essa é a ultima vez que piloto..." só pra ter coragem de enfrentar o trajeto...

mas aí vem a outra questão... só piloto por necessidade mesmo... tenho um ganho de tempo, de saúde, e economia incomparáveis... por isso ainda continuo... se eu morasse mais perto do meu trabalho, com certeza já teria vendido... ou então partido para o padrão de motociclistas custom... só passear nos fins de semana...

pois quando todos os motociclistas de custom estão tirando suas motos da garagem nos fins de semana para passear, eu estou guardando a minha pra lavar e fazer manutenção...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

dan_himself escreveu:
Gabriel Neves escreveu:Dan,
Você teve mais tempo pra treinar... como eu tive problemas com a transf. do financiamento da minha moto, fiquei quase 6 meses sem poder pilotar...
Aí meu amigo, o medo aumentou (como conversamos via MP)...
Na teoria eu sei tudo de cor e salteado... meu problema é a pratica... preciso criar coragem e botar a moto pra rodar...

Quando minha carta saiu eu tava no veneno pra sair de moto... aí fiquei cozinhando quase 6 meses... quando peguei a moto de novo, por definitivo, tava bastante enferrujado (lembrando que eu só tinha feito as 15 aulas obrigatórias)...
E durante esses quase 6 meses muita gente ficou me botando terror sobre o lance da moto... Ninguém me apoiou quando eu resolvi comprar, ao contrário, só foram críticas...
Mas eu não vou desistir não, vou no meu ritmo mas chego lá...

Se a shadow anda no corredor meu guidão vai ter que passar, nem que eu crie uma distorção no campo gravitacional pra isso acontecer :lol: :lol:

Enquanto isso vou me sentindo o Dudley dos "Motoqueiros Selvagens" ahahaha... se eu soltar o guidão pra dar um high five, capoto com a moto :lol: :lol:

Valeu pelas dicas!

Abraço grande,
DaN
Comece pegando intimidade com a motoca... fins de semana... dar um rolé... são paulo fica praticamente fantasma... salvo é claro alguns "PREIBOY" com suas motos super turbinadas que queimam o asfalto a mais de 200 por hora... o susto é tão grande que o coração quase sai pela boca quando eles passam...

sobre os corredores, sim... ele é perfeitamente possível... motos custom geralmente são mais respeitadas que as motos comuns... então faça ultrapassagens consciente de que o motorista está te vendo... para isso falei da técnica do retrovisor... o RUIM dessa técnica é quando o motorista está SEM o retrovisor... então você já calcula que ele já teve algum incidente com motociclista e provavelmente alimenta algum rancor ou raiva da classe... então fique atento que você não saberá a reação dele...

E no mais, sempre buzinando, não no nível do stress... como o brother falou, mas avisando e PEDINDO passagem... você NÃO TEM o direito de ultrapassar ninguém... sempre se PEDE passagem... e o que está a frente, pela lógica DEVERIA obedecer a regra do "Maior respeitar e proteger o menor"... mas como isso não acontece, simplesmente peça passagem... isso geralmente funciona... se o cara encrencar, espere pacientemente... se aparecerem outros motociclistas atrás, faça o sinal com a seta e com o braço assim que der para entrar em alguma vaga e permitir a passagem desses motociclistas...

Isso tudo tirando como base o trânsito aqui no Rio... sempre rola muita camaradagem entre os motociclistas, motoboys...

um fator interessante é o horário... se você tiver como sair mais cedo, faça!!! geralmente os piores motoboys e mais agressivos acordam tarde... então vão tentar fazer o seu trajeto no MENOR tempo possível... e vão passar por cima de tudo e todos pra cumprir o horário em troca de uns minutos a mais de sono...

E na hora da saída, se puder evitar os horários de pico, faça!!! Sair mais cedo sempre ajuda... aqui no meu trabalho o horário é flexível... posso chegar cedo e sair cedo...
e, no meu caso, detesto pilotar à noite... sinto que meus sentidos ficam bastante reduzidos por causa do capacete e da escuridão... me sinto mais vulnerável a levar uma colisão de algum apressadinho cortando entre os carros... por isso evito usar a moto à noite...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

dan_himself escreveu: Só conheço o pessoal daqui do fórum... nenhum amigo meu fora daqui sequer cogita andar de moto... todos acham que eu fiz uma "loucura" ao comprar uma...
Teve um que disse que no mínimo eu teria que comprar um macacão de motoGP pra não morrer com a moto, acredita? O pessoal tem uma visão muito distorcida sobre motos... nunca sequer subiram em uma e já saem julgando... é sempre aquela mesma história: um amigo da prima da tia da namorada caiu e se ferrou....

Abraços,
DaN
O Macacão eu não digo, mas um bom casaco e calça Jeans são de SUMA importância!!! Já passei por 2 incidentes em que o casaco me ajudou e MUITO!!!

Utilizo os da IXON... não são baratos, mas são muito eficientes... rígidos e com proteções no cotovelo e ombros...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Sobre esses que azucrinam a nossa cabeça, não dê confiança... simples assim!!!

O meu brother que trabalha comigo foi o que mais me perturbou quando comprei a minha... me mandava TODOS OS DIAS um e-mail com algum acidente de moto...

e 6 meses depois ele comprou a moto dele... e eu o ensinei as manhas pilotar... hoje o cara ficou fissurado por motociclismo...

vai entender esses "serumanus" heheh

minha mãe mesmo... como ela ficou nervosa quando comprei a minha primeira moto... mas ao mesmo tempo ela achou ela linda... heheheh

Era uma bronca e um elogio ao mesmo tempo... rsrsrsr
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Responder