Condições adversas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

Emerson Fittipaldi dá dicas para andar de moto com segurança
<object width="480" height="392"><param value="http://video.globo.com/Portal/videos/cd ... player.swf" name="movie"><param value="high" name="quality"><param value="midiaId=899287&autoStart=false&width=480&height=392" name="FlashVars"><embed width="480" height="392" flashvars="midiaId=899287&autoStart=false&width=480&height=392" type="application/x-shockwave-flash" quality="high" src="http://video.globo.com/Portal/videos/cd ... d></object>

Reportagem completa com texto em LINK
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Como eu moro no litoral (Atlântida Sul), o problema maior que enfrento é o vento. E aqui na nossa região venta muito e forte, tanto é que em Osório está instalado o maior parque eólico da América Latina.
Nessas condições ando devagar e com muita atenção devido às rajadas de vento.
Na chuva eu não ando. Mas já peguei numa viagem de Sta.Catarina prá cá, um toró fantástico. Redobrei a atenção e cheguei bem.
Um conselho para quem viaja na chuva: Calibre os pneus na pressão máxima permitida, diminuindo assim, o atrito com o solo e evitando a aquaplanagem.
E se os pneus estiverem carecas triplique a atenção, diminua sensivelmente a velocidade pois a tua moto pode virar uma lancha desgovernada nas poças d'água.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Eddie
Mensagens: 178
Registrado em: 09 Out 2008, 00:30
Localização: Guarujá

E aí galera, recentemente, na Imigrantes, rumo a São Paulo, eu de Mirage a uns 100/110 km/h +ou-, recebi umas rajadas de vento lateral que a moto balançou toda, fiquei com medo de perder o controle e cair ou até mesmo ser arremessado para a outra pista e provocar algum acidente. Reduzi a velocidade e continuei viagem, mas apreensivo.

Pergunta: Alguém já caiu dessa forma ou causou algum assidente assim? Conhece algum caso caso parecido?

Abraço a todos.
gusmano
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Jul 2009, 16:25

Eddie mnão cheguei a cair mas já tomei bastante susto aqui em floripa em razão das rajadas laterais! O lance é sempre estar esperto, com moto eu não relaxo um segundo sequer....pq sei que esse segundo pode ser o chão!

[]´s
Eddie
Mensagens: 178
Registrado em: 09 Out 2008, 00:30
Localização: Guarujá

É gusmano, como nunca caí, mão sei qual o limite entre o chaqualhão e a queda...

Engraçado, acho que é uma questão que incomoda muito os motociclistas de um modo geral (vento lateal). Porém, notei ser muito pequena a participação neste tópico falando nele...

Por que será??????????!!!!!!!!!!!!!..........
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Eddie escreveu:É gusmano, como nunca caí, mão sei qual o limite entre o chaqualhão e a queda...

Engraçado, acho que é uma questão que incomoda muito os motociclistas de um modo geral (vento lateal). Porém, notei ser muito pequena a participação neste tópico falando nele...

Por que será??????????!!!!!!!!!!!!!..........
Talvez:
1- Pelas condições climaticas de cada região
2- Pela pouca oportunidade de pegar estrada que tenha vento no momento
3- Porque não seja algo tão grave quanto dirigir entre motoboys.

A unica vez nesses 2 anos que peguei um vento lateral foi indo pro litoral, depois disso não tive mais esse desconforto pois dirigir em qualquer estrada a pior coisa são os motoristas.
Imagem
Eddie
Mensagens: 178
Registrado em: 09 Out 2008, 00:30
Localização: Guarujá

Cros, tudo bem?

Moro no litoral, em uma ilha (Guarujá-SP). Para ir à Santos/SP, tenho que pegar a balsa, e os motoboys, até mesmo para entrar na balsa, parece que vão tirar o pai da forca. Não sei pra que tanta pressa, pois logo mais à frente terão que parar até que a balsa inicie e termine a travessia... Ôh racinha do cão...

Li alguns depoimentos, em outro forum, só que dos jaspions, e os relatos são que, o vento lateral atrapalha bastante, inclusive, fazendo a moto mudar de faixa, pegando até a contra-mão de direção. Porém, trata-se de outro estilo de moto, outra velocidade, etc...

Mas de qualquer forma, senti dificuldade em controlar a Mirage na velocidade informada acima (100/110 km/h). Não sei se é devido ao pouco tempo de pilotagem que tenho, ou se o vento atrapalha mesmo.

A meu ver atrapalha bastante, só não sei se é suficiente para fazer com que percamos o controle sobre a moto.

Abraço a todos e,... irmãos,... participem! Acredito que, não só éu, como também, muita gente tem dúvidas a esse respeito...
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

Já tinha pilotado na chuva algumas vezes, mas em chuvas mais fracas. Nunca debaixo de um temporal de alagar rua. Me senti cruzando rios como em Rally. E quase caí de um jeito muito esquisito. Estava subindo uma rua bem inclinada que é cortado por outra rua bem inclinada, bem no encontro estava descendo um aguacero e quando passei na esquina achei que a água ia carregar a moto lateralmente de tamanha força. Mas passei até que tranquilo, ainda bem que estava no torque máximo.

Mas fica a experiência em tempestade é melhor esperar em um posto de gasolina.

Sobre o vento, as vezes, vou a 130 km/h e nem sinto mais o vento, antes a 110km/h parecia que a pressão era muito intensa, com o tempo você acostuma hoje a maioria das vezes sinto como se tivesse parado. Acho a Mirage uma moto extremamente estável mesmo em velocidades altas, mais fácil de guiar a 80km/h que a 20km/h.

Vento lateral é muito significante em Supersportivas e em trails. Pelo peso das motos e pelo centro de gravidade mais alto. Já li um relato de um cara com uma XLX (ou uma dessas trails mais antigas) que foi literalmente jogado para fora da estrada ao passar por uma Scania imensa na contra-mão. Agora numa Harley de 300kg acho difícil ser muito significante, a Mirage ainda é leve, apesar que seu centro de gravidade baixo auxilie bem na estabilidade.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
RTodorov
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Jan 2010, 13:58
Localização: São Paulo
Contato:

Amigos, aproveitando o gancho dos ventos.

Vou pegar minha Virago na próxima semana e no trajeto que farei praticamente todo dia (casa-faculdade-casa) existe um pequeno trecho onde ocorre vento lateral MUITO forte. Tenho um Sandero e não foram poucas as vezes onde o carro foi empurrado e eu tive que dar uma leve corrigida no volante por causa desse maldito vento. Pra quem é de Campinas com certeza já passou por ali, é um trechinho da Dom Pedro, pra quem vem da Anhanguera, no primeiro descidão.

Tenho receio de passar com a moto ali pois não tenho absolutamente nenhuma experiência, estou tirando minha carta agora. Se eu me encontrar nessa situação, como devo proceder? Se sentir a moto sendo empurrada, como faço a "correção"?

Comprei uma Virago 535 ao invés de uma moto baixa cilindrada justamente pra não sofrer atrás de caminhões pelo perigo que eles oferecem e também por ser mais pesada mas desse vento não terei como fugir!

Muito obrigado a todos pela força que estou tendo pra começar minha história sobre duas rodas, vocês não tem idéia de quanto estão ajudando!

[]'s
Renato
Hacontroversias
Mensagens: 351
Registrado em: 04 Fev 2009, 18:56
Localização: Campinas
Contato:

Yan

Não acho que o vento lateral seja insignificante para as motos mais pesadas ou leves.

Depois de uma determinada velocidade, a moto fica leve pacas. Alem do que, o vento lateral para ser realmente um problema tem que te pegar de surpresa. Já ouvi relato de um cara que ao sair do tunel, indo de São Paulo a Santos foi jogado da faixa da direita para a da esquerda quase batendo no barranco e, segundo ele, não estava a mais de 100 km.

Eu já peguei um vento lateral ao passar por baixo de um viaduto, ao sair da parte protegida, quase fui jogado para o canteiro, e estava devagar, quando o peso realmente influencia na aderencia da moto. imagina quando a moto está çeve por causa da velocidade.

Depois desta eu tenho ficado esperto com viadutos e tuneis, especialmente na saida deles.

Abraços.
Estou estudando para me tornar um biologo... espero me formar antes do homem F*d*r tudo.
Responder