Acidentes de Moto (Basta!!)

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Essa eu copiei do Old Dog Cycles, mas pelo teor do estudo merece ser divulgado, na medida em que quebra alguns mitos.

Slide retirado de um estudo que uniu a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas e a Abraciclo, sobre causas de acidentes, apresentado pela Dra. Julia Greve no Fórum do Hospital das Clínicas. Quando levantaram os dados de acidentes, perceberam que a realidade era diferente do que imaginamos. Os motoboys, na verdade, são os que menos se acidentam, mesmo passando o dia sobre a moto:

Imagem

Quem quiser ver o estudo completo, tem no site da Abraciclo:

http://abraciclo.com.br/index.php?optio ... 0&catid=16
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

Renan, por isso que é importante usar a moto constantemente. Vejo isso por mim, pois procuro usar a moto ao menos umas duas vezes por semana para ir ao serviço, agregando mais experiência do uso em cidade. Não to nem falando em viagens, que também faz parte do aprendizado em rodovias.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

RenanSP escreveu:Essa eu copiei do Old Dog Cycles, mas pelo teor do estudo merece ser divulgado, na medida em que quebra alguns mitos.

Slide retirado de um estudo que uniu a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas e a Abraciclo, sobre causas de acidentes, apresentado pela Dra. Julia Greve no Fórum do Hospital das Clínicas. Quando levantaram os dados de acidentes, perceberam que a realidade era diferente do que imaginamos. Os motoboys, na verdade, são os que menos se acidentam, mesmo passando o dia sobre a moto:

Quem quiser ver o estudo completo, tem no site da Abraciclo:

http://abraciclo.com.br/index.php?optio ... 0&catid=16
Como assim!!!!! Motoboys se acidentam menos!!!!
Imagem
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

AJ Souza escreveu:Renan, por isso que é importante usar a moto constantemente. Vejo isso por mim, pois procuro usar a moto ao menos umas duas vezes por semana para ir ao serviço, agregando mais experiência do uso em cidade. Não to nem falando em viagens, que também faz parte do aprendizado em rodovias.
Pois é irmão. Eu como vendi o carro e fiquei só com a Shadow, ando com ela todos os dias. E levando em consideração que vira e mexe ainda tenho que me locomover de lá para cá, passa dessas 2 horas que a pesquisa ai aponta.

Não tem nem o que falar, andar na cidade e na estrada são dois mundos completamente diferentes, tanto que, acho menos "tenso" pegar estrada do que rodar dentro da cidade.

Mas como o Cros colocou, também achei estranho os dados de que os motofretistas se acidentam menos.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Renan Paiva
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Set 2013, 14:47
Localização: Cotia

RenanSP escreveu:
AJ Souza escreveu:Renan, por isso que é importante usar a moto constantemente. Vejo isso por mim, pois procuro usar a moto ao menos umas duas vezes por semana para ir ao serviço, agregando mais experiência do uso em cidade. Não to nem falando em viagens, que também faz parte do aprendizado em rodovias.
Pois é irmão. Eu como vendi o carro e fiquei só com a Shadow, ando com ela todos os dias. E levando em consideração que vira e mexe ainda tenho que me locomover de lá para cá, passa dessas 2 horas que a pesquisa ai aponta.

Não tem nem o que falar, andar na cidade e na estrada são dois mundos completamente diferentes, tanto que, acho menos "tenso" pegar estrada do que rodar dentro da cidade.

Mas como o Cros colocou, também achei estranho os dados de que os motofretistas se acidentam menos.
estou comecando a utilizar a moto para ir ao trabalho agora, mas antes como sempre gostei de moto e etc sempre obeservava a velocidade nos corredores, por diversas vezes vi motoboys dando passagem para motociclistas apressadinhos.

sempre conversei com os motoboys dos clientes que atendo, ontem mesmo um deles relatou que na marginal com tudo parado e ele a 70km/h estava sendo empurrado por outro garoto em uma CG, que quando conseguiu dar passagem o rapaz sumiu.

também tem os videos do mike no youtube o cara anda a mais de 120km/h no corredor da marginal com tudo parado.

eu no corredor como sou muito inexperiente com tudo parado procuro andar no maximo a 60 e quando o transito esta fluindo fico atras dos carros mas sempre que entro no corredor tenho que dar passagem porque mesmo com o transito parado a velocidade media do pessoal é de 90
Eduardo Aquino
Mensagens: 113
Registrado em: 11 Jul 2013, 16:03
Localização: Carapicuíba

OLá à todos!
Piloto diariamente pois minha condução é minha motoca e sou habilitado desde os 18 anos ...(faz tempo) rsrs...Já fui motoqueiro na juventude, e hoje a maturidade me transformou em motociclista. Me viro bem nos corredores da metrópole, mas não me deixo pressionar pelos "cachorros loucos".
Se os motociclistas profissionais são os que mais se expôem e os que menos se acidentam e é fato que é muito raro ver algum motociclista de MG ou MC estatelado no chão então acho que estes que vivem se arrebentando devem ser estes carinhas que vivem explodindo os cabeçotes para chamar atenção pois soam como disparos ou ficando empinando suas motos sem usar capacetes e calçando chinelas mostrando como são habilidosos.
Desculpem se soou preconceituoso, mas, fica a pergunta!
A vida é um contrato de risco, mas o grau de exposição depende de nós!
Eduardo - Sábios do Asfalto MTC
Imagem
Motociclismo. Paz nas estradas !
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Código: Selecionar todos

Vale uma análise, não sei se vão conseguir ler o artigo dessa forma, mas quem tiver dificuldade clique na imagem com o botão direito e use a opção "Abrir imagem em nova guia/janela". Claro que estou de dizendo que "vale" não é por não botar fé no trabalho de quem levantou os dados, mas acho que apenas a região citada não é suficiente para uma compreensão mais profunda do problema. Acho que a Zona Sul e Leste precisam de uma análise dessas, ou que sejam incluídas em um segundo momento. Mas é um primeiro passo interessante. No item "dirigir sem capacete" o extremo leste me deixa curioso, sempre que ando por São Miguel Paulista vejo a mulecada sem capacete nos bairros, então esse percentual pode ser diferente se analisados casos na periferia ou no centro. Nesse quesito eu penso que a Z/L tem periferia muito densamente povoada e pode mostrar novos dados por exemplo. Mas vamos em frente...
Imagem

O Jovi abandonou o forum, não publica mais aqui?
Imagem
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

Interessante esta pesquisa e bem esclarecedora.
Imagem
Avatar do usuário
wagner_salsa
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Jan 2013, 22:59
Localização: São Paulo

Concordo com a parte que fala sobre andar atrás dos carros. Acho mais seguro andar entre eles do que atrás ou na frente deles, especialmente atrás, pois a galera anda muito devagar e freia repentinamente e muitas vezes sem razão. Outra cois que chama a atenção é que a maior parte dos acidentes ocorrem com motos abaixo de 250 cilindradas. Salvo exceções, no dia a dia noto que o pessoal das motos menores costuma correr muito e ser mais imprudente do que os pilotos de motos maiores. Na minha opinião tudo passa pela educação e pela cultura, só assim aprenderemos a respeitar a vida do próximo e também a nossa.
Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

wagner_salsa escreveu:Concordo com a parte que fala sobre andar atrás dos carros. Acho mais seguro andar entre eles do que atrás ou na frente deles, especialmente atrás, pois a galera anda muito devagar e freia repentinamente e muitas vezes sem razão. Outra cois que chama a atenção é que a maior parte dos acidentes ocorrem com motos abaixo de 250 cilindradas. Salvo exceções, no dia a dia noto que o pessoal das motos menores costuma correr muito e ser mais imprudente do que os pilotos de motos maiores. Na minha opinião tudo passa pela educação e pela cultura, só assim aprenderemos a respeitar a vida do próximo e também a nossa.
Concordo também, até mesmo falta de cortesia e cultura no trânsito podem causar acidentes. Mas a maioria deles pelo menos de moto é por conta da ausência de direção preventiva.

Essa semana de chuvas mesmo, voltando para casa, uma Twister (acho que é 250) me deu 2, 3 cortadas na frente, parado no farol o sujeito ficava me acelerando para acelerar rs, deixei ele passar, no outro farol acredito que ele foi tentar furar o farol vermelho, chuva, faixa de pedestre recem pintada, o sujeito tomou um tombão, a moto caiu em cima dele e ele ficou lá esperneando sem conseguir se levantar. Sorte dele que o farol estava fechado.

Como humano que sou, e ainda estava de dia, parei, tirei a moto de cima do sujeito e segui viagem, o cara estava com tanta vergonha que não conseguiu nem esboçar reação.

Texto meio grande e meio batido, mas vale a pena dar uma lida:

http://www2.uol.com.br/suzane/portugues ... stas.shtml
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Responder