Dicas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

gildalfer escreveu:Uma coisa que devemos prestar atenção é na redução de marchas. Dependendo da velocidade que você está, a redução pode causar um travamento instantâneo da roda traseira, tendo o mesmo efeito de se usar, numa frenagem, somente o freio traseiro.
Claro, tem que ter muito cuidado com isso pq o efeito realmente é bem diferente de num carro.

Por isso digo que tudo tem que ser bem dosado. Primeiro segurar um pouco com os 2 freios e então reduzir as marchas. A redução ajuda a segurar sem travar os pneus, mas claro, se estiver num giro adequado.

Eu uso bastante essa forma de frenagem e a cada vez melhoro a minha técnica. Quando comprei a shadow, por algumas vezes não soube frear e travei a roda traseira. Bem como quase perdi o controle usando apenas e excessivamente o freio dianteiro. Hoje consigo parar a moto em distâncias que não acreditava ser possível. Não faço mágica mas comparando ao que conseguia no começo há muita diferença.
André

Imagem
willphd
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Set 2014, 11:40
Localização: Limeira

Bom dia pessoas,

Tirei habilitação recentemente, to com a Virago 250 há pouco tempo e tenho algumas dúvidas na hora de dirigir ainda. Coisas como:

Por vezes, a moto tá andando bem, mas não sei se estou forçando ou não. Na dúvida, o que faço? Ando em marcha mais baixa?

Como dirigir pra ter um consumo mais baixo de combustível? Sempre em marcha mais alta o consumo é menor ou não?
Will
JoaoYYZ
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
Localização: Rio de Janeiro

Gostei das dicas de frenagem e tenho uma dúvida sobre isso, mas não sobre a posição das mãos no manete, porém a posição do pé no pedal do freio.

Na auto-escola era uma street. Então me acostumei com a posição de guiar, onde o pé direito fica na pedaleira e para frear basta mexer a ponta do pé para baixo. Ao retornar o pé para a posição normal, não fica freando, e fica confortável.

A Horizon é minha 1a moto... mas a posição das custom é BEM diferente. Acontece que se eu puser o pé na pedaleira e relaxar ele, a luz de freio acende e consequentemente estou queimando pastilha de freio. Pensei: vou baixar o pedal do freio. Por outros motivos, a moto foi semana passada para a concessionária, e o mecânico me desaconselhou. Disse que a posição regular das customs é assim. Que normalmente eu deveria:
1) Girar a ponta do pé para fora do pedal do freio (tipo apontando a ponta do pé para as 2:00 em um relógio);
2) Passar a ponta do pé por DEBAIXO do pedal do freio. Essa eu achei BEM confortável, mas extremamente arriscada quanto à reflexo numa emergência e tempo de frenagem. Talvez numa estrada role. Mas na cidade???

... help pro novato? Como vocês andam ou regulam a posição do pedal. Alguém poderia bater alguma foto de qual seria a posição do pé na cidade? :oops:
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

JoaoYYZ escreveu:... help pro novato? Como vocês andam ou regulam a posição do pedal. Alguém poderia bater alguma foto de qual seria a posição do pé na cidade? :oops:
Isso é costume, pois todas as motos saem de fabrica com um ajuste padrão que atende a todos (não vamos falar sobre os bancos), mas claro que tudo pode ser regulado conforme a necessidade de cada um, nunca tive problemas quanto a esse quesito, só me atrapalhei nos 2 primeiros dias da minha primeira custom.
Imagem
Responder