Fim das motocicletas: O futuro bate à nossa porta...

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

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Você está preparado para ter uma moto elétrica?

NÃO - Não abriria mão do prazer das motos atuais.
28
43%
SIM - Ajudaria a preservar o planeta.
26
40%
NÃO SEI - Ainda não pensei a respeito.
11
17%
 
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Jovi
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Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
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Pessoal,

Antes de mais nada peço que leiam com atenção a matéria abaixo, publicada na Motoonline e gentilmente autorizada a ser publicada aqui no fórum pelo Mário Sérgio, autor da matéria:
Prepare-se! Algumas transformações radicais nas motocicletas (e também nos carros) estão por acontecer a médio prazo, e dependendo de quão radicais serão, teremos que estar preparados para o futuro que já está aí batendo à nossa porta.

Texto: Mário Sérgio Figueredo

Nós, motociclistas da velha guarda, presenciamos muitas transformações nas motos com as quais até hoje nos surpreendemos positivamente ou sentimos saudades de como era antes.

No decorrer de quatro décadas, talvez a mais impactante das transformações que presenciamos tenha sido a migração imposta pelas leis que limitavam a emissão de poluentes na atmosfera, fazendo com que os fabricantes de motocicleta abdicassem dos fumacentos motores de dois tempos (2T), substituindo-os pelos de quatro tempos (4T).

Se antes tínhamos motocicletas com motores 2T de pequena cilindrada e grande desempenho, tivemos que "engolir" a tremenda falta de desempenho que os motores 4T passaram a nos oferecer. Lembro que com a pequena Yamaha RD-50 (6,3 cv a 9.500 rpm), conseguia-se facilmente acompanhar as Honda CB-125 da época (12 cv a 9.000 rpm), tanto na arrancada como na velocidade final, isso em meados de 1976, e também o eterno duelo entre a RD-350 (55 cv a 9.000 rpm) e a CB-750 (82 cv a 9.500 rpm).

Nestes dois exemplos havia muita semelhança de desempenho entre motores com diferenças tão gritantes de cilindrada e de preço também, porque motos com motores 4T custavam muito mais caro, porque na época era uma tecnologia ainda em evolução - a restrição do tamanho dos motores para motos exigiu muito investimento na redução do seu tamanho físico, além do que nos motores 4T o número de peças é maior por causa do comando de válvulas, componente inexistente nos motores 2T.

Como o planeta pedia socorro (e ainda pede), os motores 2T foram abolidos definitivamente das linhas de montagem de motocicletas.

Em 40 anos as transformações não pararam por aí, e vieram em grande número: os freios a disco, o ABS, suspensões monoamortecidas, pneus com compostos de borracha mais eficientes, eletrônica embarcada, todas positivas, gerando conforto e segurança para o motociclista.

Depois veio a injeção eletrônica, essa teve o seu lado bom e também o ruim; apesar dos benefícios que esse recurso oferecia principalmente aos pequenos motores das motos, dando mais eficiência de funcionamento, redução na periodicidade de manutenção, economia de combustível e a aposentadoria do velho carburador, de novo tivemos alguma perda de desempenho por causa da instalação de catalizadores.

Nessa sequência de transformações, estamos para viver outra que vai impactar de forma extremamente agressiva na forma como vemos e como utilizamos os veículos de duas rodas: vem aí a MOTO ELÉTRICA.

Dentre todas as opções de energia alternativa que estão sendo pesquisadas, talvez a eletricidade armazenada em baterias seja a mais viável economicamente e ao que tudo indica é neste sentido que os grandes fabricantes estão se voltando, dados os lançamentos que estão ocorrendo cada vez com mais frequência nos salões de automóveis e motocicletas. As baterias estão cada vez se tornando mais compactas e com maior capacidade de carga e autonomia, viabilizando a fabricação de motocicletas mais leves e ágeis. O grande "calcanhar de aquiles" ainda é o tempo de recarga das baterias mas as soluções vão aparecendo aos poucos, como é o caso da utilização de energia cinética da frenagem que, transformada em energia, retorna à bateria. Estamos no gênesis dessa nova tecnologia e muitas novidades vão ser noticiadas cada vez com mais frequência.

A médio prazo a sobrevivência do nosso planeta vai exigir medidas radicais para extinguir os motores a explosão com derivados fósseis e medidas também radicais serão tomadas para desestimular seu uso - acredito que as taxações pelo direito de uso de veículos como conhecemos hoje serão tão altas (impostos, pedágios, preço dos combustíveis) que teremos que migrar compulsoriamente para novas opções de energia. Quando isso acontecer, muita coisa vai mudar no jeito de andar de moto.

A moto elétrica traz consigo várias características às quais teremos que nos adaptar e isso demandará algum tempo e boa vontade de nossa parte. Apesar de serem consideradas "qualidades" desse novo tipo de energia, haverá uma reviravolta total se compararmos com as motos com motor a explosão e isso nos causará uma certa resistência inicial, comum a qualquer grande mudança que encaramos.

As motos elétricas atuais, inclusive a testada pelo Motonline (link no rodapé desta matéria), em princípio não serão tão emocionantes como as de hoje pois não fazem barulho, não necessitam troca de marcha, não oferecem condições de pilotagem tão esportiva (sentir o motor "encher" numa saída de curva é uma emoção que não tem preço), não exalam cheiro de gases de escapamento, detalhes que mexem com nossos sentidos enquanto pilotamos, e estas novas características exigirão profundas mudanças culturais.

Em pesquisa que fiz recentemente no Orkut, numa comunidade de donos de motos entre 125 e 400 cilindradas, lancei a seguinte pergunta: "Você está preparado para ter uma moto elétrica?" o resultado foi:

* 37% - NÃO - Não abriria mão do prazer das motos atuais.
* 30% - SIM - Ajudaria a preservar o planeta.
* 33% - Ainda não pensei a respeito.

Apesar de ter sido feita num universo pequeno, a pesquisa dá a noção exata da resistência natural que temos às mudanças, mas queiramos ou não, elas virão e serão inevitáveis.

Daí, pergunto: Você está se preparando para ter uma moto elétrica? Lembre-se que o futuro está aí pertinho, caminhando tecnologicamente a passos largos e quando você menos esperar, um tsunami de mudanças vai te pegar desprevenido.

Mário Sérgio Figueredo administrador de empresas motociclista apaixonado por motos desde 1975
Fonte: Link
Bom depois de ler ao artigo, responda a enquete!

Gostaria apenas de lembrar que temos tópicos já existente para discutir sobre modelos de motos elétricas e etc... então gostaria de manter nesse tópico o debate a respeito da mudança que poderia ser a extinção de nossas motos e do prazer da pilotagem que temos hoje...

Referências:

Motos elétricas/solares:
viewtopic.php?t=157

Motos Alcool/Flex:
http://motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=270

Motos a Diesel:
http://motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=197
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
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shagost
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Hmmmm... sei não, acho que não teria muita graça. Aí eu teria que colocar um troço para fazer barulho de escapamento, outro pra soltar cheiro ruim como se tivesse escape... acho que não me adaptaria não... :lol:

Já pensou customizar uma destas? Trocar motor, colocar câmbio, carburador, escapes, sissy-bar, plataformas, bolha, farol de milha, alforjes. A lista aumentaria um absurdo! Afff :twisted: :twisted:
Shagost
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"Se eu tiver que explicar, você não vai entender..."
Paludo
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Como não abro mão de dar umas voltinhas em uma moto 2T de vez enquando, tb não vou deixar de andar de moto com motor a exlosão.

E ainda temos outros combustiveis de fonte renovalvel por vir por ai.

E qual é o custo ambiental produzir tanta energia eletria para tudo isso.

Será que não poderemos reduzir ainda mais as emiçoões de gazes poluentes na atmosfera.

Sei não.

Abraçosss....

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Só há uma coisa melhor do que ver o nascer do sol sobre o guidão de uma moto.
jirschik
Moderador
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Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
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Acho que o maior impacto seria no "som" de um motor à explosão. Com certeza eu sentiria falta disso. Sentiria alguma falta da troca de marchas, mas isso poderia depender da forma de construção do motor elétrico.

Não sentiria falta do cheiro de gasolina queimada. :?

Então, à curto prazo (e já existe), trocaria o motor à explosão de gasolina por um à álcool. 8)

À médio prazo, trocaria por um motor à Hidrogênio, que é muito mais limpo. 8)

E por último, trocaria por um motor elétrico. Mas ia precisar colocar um alto-falante para simular o som do motor à explosão! :lol:

E do jeito que vão as coisas, no futuro mais distante, poderemos ter motocicletas à vapor, só que com água aquecida com Plutônio! :lol:

O ruído da explosão causa uma emoção que dificilmente um motor elétrico conseguirá substituir. Afinal, quando vê-se uma motocicleta grande e silenciosa, parece que falta alguma coisa. O ruído passa a impressão de alta potência.
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dfelipe
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Registrado em: 30 Set 2008, 17:25
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Pois é, o grande barato está no ronco do escapamento... :D :D :D porém creio que se realmente essa moda pegar, deverão fazer um sistema de alimentação que seja muito eficiente, porque costumamos andar muitos e muitos quilômetros...

Outro ponto, a questão da recarga da bateria, imaginem andar 100 km e ter que esperar 8 ou 9 horas para carregar as baterias novamente... completamente inviável, essa tecnologia é interessante, porém ainda há muita coisa a ser melhorada, imagino que antes de ser utilizada nas motocicletas, será aperfeiçoada nos carros, onde a escala é maior...
Ac.
Douglas
Zeh_lol
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Registrado em: 06 Jul 2009, 20:33
Localização: São Paulo

Com motinhos eletricas.. vamos voltar ao tempo das mobiletes (so nao vai precisar pedalar) :lol:
Diga adeus aos passeios com garupa e as viagens. (a menos que vc seja chuck norris e aguente os incriveis 80km/h :lol:


Mas olhando pelo lado ambiental.. é uma boa iniciativa.. mas ao invés de aumentar preço de motos com motor a explosao... deveria reduzir as taxaçoes nessas vespinhas fantasiadas ai... --', no minimo os motoboys da vida, iriam topar uma troca por uma moto dessas...
Não importa a cilindrada, o que interessa é o espírito.

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jcfjunior
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Registrado em: 19 Ago 2008, 13:47
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Salve, salve

Acho que 50% do prazer em andar de moto é o som.

Não sou conhecedor do assunto mas, se uma parcela da comunidade científica contesta a teoria do aquecimento global como resultado das emissões de alguns gases, acho que ainda resta uma esperança. Caso contrário, prefiro abrir mão da carne já que a emissão de metano das vacas também está na lista negra. É uma troca justa.
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Zelson
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Registrado em: 26 Mai 2009, 22:55
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Acho que a discussão sobre o tema é válida, porém, ainda que as motos elétricas funcionassem com a autonomia e velocidade das nossas motos atuais, a energia elétrica ainda não é a melhor alternativa de substituição ao petróleo.

Mesmo porque, com exceção do Brasil, a maioria dos países depende de combustíveis fósseis para gerar energia elétrica... (http://ambiente.hsw.uol.com.br/usinas-n ... o1.htm)sem falar que não existe essa energia naturalmente na terra e muito menos em quantidades suficientes para todos os veículos que utilizamos.
No Brasil a energia elétrica mal dá para as nossas televisões e microondas (vide os apagões). Imagine para a nossa frota de motos e carros...

Minha opinião é que a grande revolução da matriz energética não vem da Elétrica. Mas sim do Hidrogenio, Eólica ou Solar e talvez a nuclear. Pois essas sim são fontes primárias de energia. A elétrica sempre dependerá de uma outra fonte para ser gerada... normalmente fossil.

O Alcool é lindo, mas pra plantar alcool pra todo o mundo teriamos que parar de plantar comida. 100% inviável como matriz principal.

Os especialistas dizem que a substituição para o petróleo ainda não existe (senão já teria varrido o mercado assim como as TVs LCD varreram as CRT). Mas, lógico, toda pesquisa e investimento é importante para o avanço da humanidade.

Enquanto isso, vamos queimando o resto do petroleo do mundo pelas estradas, hehe... Melhor queimar de moto que deixar tudo pros carros queimarem hehehehe

Abs e desculpe o texto loooongo.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Não li o texto até porque devem ser conjecturas, mas de qualquer forma, o problema pra mim não é se estou emocionalmente preparado e sim financeiramente, pois como bem sabemos, tudo que é ecologicamente correto é proibitivo, então, provavelmente até que o produto fique acessivel, isso vai levar decadas.

Enquanto isso os produtos existentes continuarão existindo, até que não tenha mais como andar, já é assim com as motos atuais, made in china.

Tudo que vemos nos filmes de ficção estão deixando de ser apenas prototipos e maquetes, logo sairão para rua, quem não gostaria de andar num segway?

Som? Ora! com o avanço dos altofalantes, basta imbutir uns micro sonofletores, um SD com vários mp3 de som de moto e todo dia vai sair com uma moto diferente na rua.
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Galo
Mensagens: 524
Registrado em: 07 Jul 2009, 10:34
Localização: Rio de Janeiro

Moto a alcool acho que vai suprir essa necessidade de deselvolvimento sustentavel...

Mas haja cana pra tanta moto! (e motociclista :twisted: )

Eu acho q temos que encarar o fato do destino da humanidade de ser um parasita no planeta, a gnt só ferr@ a terra e nossa expansão e crescimento vista de fora parece mais um fungo ou um cancer.

A terra vai sobreviver a nós e se recuperar depois que nos matarmos.

Sei que é uma posição radical e pessimista. mas o mal da terra é o ser humano, a poluição e catastrofes contribuem para acabar com esse mal.

Eu faço minha parte, queimo gasolina o que prejudica todos, bebo cerveja o que me prejudica (e isso eu faço bem hehe) e uso camisinha (pra não perpetuar a praga)
Colorado, Gaúcho e Motociclista
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