Oi Tor, obrigado pela resposta! Essa é a beleza dos fóruns pois sempre tem alguém que demonstra um ângulo que a gente não tinha conseguido ver!tor2 escreveu: ↑27 Jun 2017, 08:06 Bom dia NCC,
"Quanto à questão de ter uma 250cc morando na serra, qual é o ponto exatamente?"
Tem muita gente que roda todo esse Brasil de 125, ao mesmo tempo há muita gente que nem considera moto menor que 600cc para estrada.
A colocação foi justamente para trazer à mente este alerta. Se você já avaliou esse ponto, e para você não é algo preocupante. ótimo!
Eu pessoalmente acredito que a cilindrada vai ser importante dependendo da intensidade do uso que a pessoa irá fazer da moto. Por exemplo se minha intenção fosse fazer longas viagens ou pegar a estrada com muita frequência não seria muito inteligente da minha parte utilizar uma moto 125cc. Eu tenho levado em consideração o fato de que irei usar pouco a moto e para pequenas distâncias, e portanto fico pensando no empate de dinheiro parado em algo que será tão minimamente utilizado. Por outro lado, coincidentemente ontem eu comecei a olhar preço das Virago 250cc e vi que os modelos antigos estão custando muito mais barato do que eu imaginava e vi que dá para encontrar umas em aparente muito bom estado por valores incrivelmente baixo. O que me espantou foi ver que na casa dos 10 mil se encontra até a XV-535 e forçando um pouco mais e chegando aos 12-13 mil dá até para adquirir uma 750 ou uma 1100! Vi um sujeito vendendo uma XV-750 por 12 mil toda revisada, pneus novos, manual, nota fiscal, chave reserva e tudo, parece que ele é o segundo dono. Daí você pode achar que eu sou meio doido... primeiro falei que seria capaz até de pegar uma 125cc e de repente já estou falando em 750cc e 1100. Mas o fato é que como eu tinha dito antes o que vai pegar para mim é a questão do empate do dinheiro e eu tenho uma expectativa máxima de gasto na compra de uma moto, que seria algo preferivelmente na faixa de 10 mil podendo chegar até uns 12 mil e isso para mim vai pesar muito mais do que a cilindrada da moto. Outra questão importante é pegar uma moto que me dê o mínimo de dor de cabeça possível, pois uma vez que eu já vou usar pouco gostaria que o pouco tempo que estarei em contato com ela seja de satisfação e não de aborrecimento.
Daí veio a questão da XV-535 e da XV-750 (a XV-1100 eu já acho um pouco demais da conta) que é o fato de que motos desse porte já são menos utilizadas para o dia a dia e mais para a estrada, então a lógica me leva a crer que mesmo tendo uma "idade avançada" tais motos em geral pertencerão a pessoas que cuidarão melhor delas, então seria mais provável comprar uma dessas em estado impecável do que uma naturalmente de baixo custo (XV-250, Mirage, Horizon, Kansas, etc).
Eu no momento estou no processo de juntar o dinheiro para comprar a moto. Exatamente agora não tenho 1 puto guardado, mas até o fim do ano estarei com 5 mil na mão o que dá para dar uma boa entrada e financiar o resto que faltar para chegar no valor total. Agora o que vai definir exatamente qual moto será eu ainda não sei...
Eu não tinha conseguido ver a coisa por esse ângulo e isso é realmente um fator importante. Eu tenho estado o tempo todo focando no conforto do garupa (no caso minha esposa) e acabei esquecendo do meu conforto pessoal. Inicialmente quando decidi voltar a pilotar motos, pensei em vários estilos... street, naked, esportiva... só não pensei em trail porque realmente não gosto mesmo. Mas enfim todas elas me pareceram extremamente ruins para o carona especialmente as naked e esportivas por causa do banquinho pequeno. Sobrou então as Big Trail e as Custom. Big Trail não rola porque não é pro meu bico (muito caras e sofisticadas) então restaram as Custom que eu particularmente sempre achei muito chiques e elegantes. Resta agora pensar no que fazer...tor2 escreveu: ↑27 Jun 2017, 08:06 "você falou foi quando você disse que esse tipo de moto não é confortável"
As motos custom em geral tem a posição de dirigir de tal forma que as pernas ficam para a frente, dificultando apoiar nas pernas para aliviar a coluna de algum impacto. Há diversos relatos de dores e desconforto relacionado às Custom. Eu atestei isso com a minha, ela é deliciosa de pilotar, mas na buraqueira a coluna sente. Neste fórum há muita informação sobre esse tema.
Novamente a colocação foi para trazer à mente esse alerta. Muitas pessoas rodam diariamente de Custom e não pensam em trocar. Mas existem motos mais confortáveis no mercado.
PS: Ainda bem que eu ainda não tenho o dinheiro na mão pois me dá mais tempo para avaliar antes de tomar uma decisão!