Por esse motivo, vou ressucitá-lo nesse tópico...
Aqui em São Paulo em Setembro de 2006 foi inaugurada a faixa exclusiva de motos da Av. Sumaré, uma das principais avenidas da Zona Oeste de São Paulo...
A iniciativa foi polêmica na época e gerou muita discussão:
A Semana Nacional do Trânsito começa nesta segunda-feira (18/09/06) em São Paulo com o lançamento da faixa exclusiva para motos na Avenida Sumaré, na Zona Oeste.
O projeto da faixa adicional visa diminuir os acidentes com motoqueiros na cidade. Em julho, a Prefeitura já havia lançado a "Faixa Cidadã" no corredor formado pelas avenidas Eusébio Matoso, Rebouças e Rua da Consolação.
As motos são responsáveis pelo maior número de vítimas no trânsito de São Paulo. Em 2005, a participação destes veículos em acidentes foi de 22,9%, com 345 mortes.
Por isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) elegeu o tema motocicleta para cursos e eventos durante toda a semana.
Pouco mais de um ano depois retirei algumas impressões em sites da web sobre o assunto:
por Mário Curcio, Jornal do Carro - Seção: Opinião(Estadao.com.br)
O corredor de motos da Avenida Sumaré parece uma realidade sem volta. A adesão dos motociclistas é grande. Se o trânsito está pesado, eles só saem do seu espaço para entrar em outra rua ou avenida.
Assim, o importante agora é tirar mais lições dessa via do que a simples redução de acidentes que ela pode propiciar.
Primeira lição: no corredor exclusivo, é mais seguro ultrapassar outras motos pela direita. Quem pilota por ali já assimilou essa regra de maneira inconsciente.
Segunda lição: à noite ou com trânsito livre, o ideal é sair do corredor. Isso diminui a possibilidade de atropelamentos dos pedestres que circulam na ilha central (durante todo o dia, caminhantes e corredores circulam ali). E à noite essas pessoas ficam pouco visíveis por causa das sombras das árvores.
Terceira lição: depois de uma chuva, as faixas dos carros secam mais rápido que o corredor de motos. Assim, se o trânsito permitir, o ideal é sair do corredor para evitar um escorregão. Outra solução é diminuir a velocidade.
Foto: Filipe Araújo/AE
Muitos motoristas na época da implementação dessa faixa ficaram malucos, não gostaram a da prioridade dada as motos e ainda o risco de penalidade em caso de desrepeito aos motociclistas:
Muitos definiram como ciúmes, afinal o trânsito paulista começa a ser dividido entre as faixas de moto, faixas de ônibus e os carros brigam pelo espaço que sobra com caminhões, pedestres e ciclistas, esses últimos não podem usar a faixa de motos...Além da Sumaré, a avenida Paulo 6º também ganhou uma faixa para motos. A multa para os automóveis que invadirem a faixa de motos é de R$ 127, mais cinco pontos na carteira de habilitação.
Pouco mais de um ano se passou e para ser sincero não sei à que fim esse estudo da CET chegou...O presidente da CET, Roberto Scaringella, admite que a medida privilegia as motos.
'Estamos dando privilégio, sim. O risco de o motociclista morrer é dez vezes maior do que um motorista.'
Motociclistas, segundo ele, envolvem-se em 50% dos acidentes com vítimas em São Paulo. Em 2005, foram 345 mortes - a maioria, motoboys.
Links Relacionados:
Blog Jornal do Carro
G1