Faixa exclusiva para Motos e Corredores

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

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Jovi
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O assunto é velho, principalmente para quem mora em São Paulo... porém talvez seja ainda novo para pessoas de outras cidades/estados e acho que ainda é um assunto que deveria estar em discussão...

Por esse motivo, vou ressucitá-lo nesse tópico...

Aqui em São Paulo em Setembro de 2006 foi inaugurada a faixa exclusiva de motos da Av. Sumaré, uma das principais avenidas da Zona Oeste de São Paulo...

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A iniciativa foi polêmica na época e gerou muita discussão:
A Semana Nacional do Trânsito começa nesta segunda-feira (18/09/06) em São Paulo com o lançamento da faixa exclusiva para motos na Avenida Sumaré, na Zona Oeste.

O projeto da faixa adicional visa diminuir os acidentes com motoqueiros na cidade. Em julho, a Prefeitura já havia lançado a "Faixa Cidadã" no corredor formado pelas avenidas Eusébio Matoso, Rebouças e Rua da Consolação.

As motos são responsáveis pelo maior número de vítimas no trânsito de São Paulo. Em 2005, a participação destes veículos em acidentes foi de 22,9%, com 345 mortes.

Por isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) elegeu o tema motocicleta para cursos e eventos durante toda a semana.
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Pouco mais de um ano depois retirei algumas impressões em sites da web sobre o assunto:
por Mário Curcio, Jornal do Carro - Seção: Opinião(Estadao.com.br)

O corredor de motos da Avenida Sumaré parece uma realidade sem volta. A adesão dos motociclistas é grande. Se o trânsito está pesado, eles só saem do seu espaço para entrar em outra rua ou avenida.

Assim, o importante agora é tirar mais lições dessa via do que a simples redução de acidentes que ela pode propiciar.

Primeira lição: no corredor exclusivo, é mais seguro ultrapassar outras motos pela direita. Quem pilota por ali já assimilou essa regra de maneira inconsciente.

Segunda lição: à noite ou com trânsito livre, o ideal é sair do corredor. Isso diminui a possibilidade de atropelamentos dos pedestres que circulam na ilha central (durante todo o dia, caminhantes e corredores circulam ali). E à noite essas pessoas ficam pouco visíveis por causa das sombras das árvores.

Terceira lição: depois de uma chuva, as faixas dos carros secam mais rápido que o corredor de motos. Assim, se o trânsito permitir, o ideal é sair do corredor para evitar um escorregão. Outra solução é diminuir a velocidade.
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Foto: Filipe Araújo/AE

Muitos motoristas na época da implementação dessa faixa ficaram malucos, não gostaram a da prioridade dada as motos e ainda o risco de penalidade em caso de desrepeito aos motociclistas:
Além da Sumaré, a avenida Paulo 6º também ganhou uma faixa para motos. A multa para os automóveis que invadirem a faixa de motos é de R$ 127, mais cinco pontos na carteira de habilitação.
Muitos definiram como ciúmes, afinal o trânsito paulista começa a ser dividido entre as faixas de moto, faixas de ônibus e os carros brigam pelo espaço que sobra com caminhões, pedestres e ciclistas, esses últimos não podem usar a faixa de motos...
O presidente da CET, Roberto Scaringella, admite que a medida privilegia as motos.

'Estamos dando privilégio, sim. O risco de o motociclista morrer é dez vezes maior do que um motorista.'

Motociclistas, segundo ele, envolvem-se em 50% dos acidentes com vítimas em São Paulo. Em 2005, foram 345 mortes - a maioria, motoboys.
Pouco mais de um ano se passou e para ser sincero não sei à que fim esse estudo da CET chegou... :idea:

Links Relacionados:

Blog Jornal do Carro
G1
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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rafaeladvogado
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E se a moto circular na pista de carros ??? também é punida ???

Jovi... tu que tem uma mirage, moto grande,... o que acha deste corredor ?? tem espaço suficiente para motos grandes ??? ou foi feito exclusivamente para motoboys ???

Passa pra nós o que tu tem achado disso.... e/ou com que freqüência utiliza estas ruas que possuem tais corredores ?

:wink:
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Jovi
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rafaeladvogado escreveu:E se a moto circular na pista de carros ??? também é punida ???
Não Rafa, a moto pode sair do corredor quando quiser... mas é interessante utilizá-lo... a av. sumaré tem pouca necessidade de deixar de usar esse corredor para entrar em vias paralelas...
rafaeladvogado escreveu: Jovi... tu que tem uma mirage, moto grande,... o que acha deste corredor ??
Achei uma ótima idéia Rafa, o problema é que nem todas as avenidas de São Paulo comportariam a implementação deles... já estão bem apertadas...
rafaeladvogado escreveu: tem espaço suficiente para motos grandes ???
Sim, ele tem cerca de 1 metro de largura... em geral uma moto muito grande não chega a isso, porém não permite a ultrapassagem quando o caso for esse...
rafaeladvogado escreveu: ou foi feito exclusivamente para motoboys ???
Surpreendentemente a iniciativa foi feita pensando em todos... veja na terceira foto do tópico que a disposição das motos dá uma noção de que comporta bem todo mundo...

Andei nesse corredor umas 3 vezes e gostei... a preocupação é apenas com pedestres, a ilha dessa avenida e frequentemente utilizada para cooper, caminhadas e alguns viadutos são pauco de praticantes de Rapel que no começo entravam na faixa de motos sem a devida atenção... agora isso já esta mais degustado pelos frequentadores...
rafaeladvogado escreveu:Passa pra nós o que tu tem achado disso.... e/ou com que freqüência utiliza estas ruas que possuem tais corredores?
Utilizo pouquíssimo essa via... minha impressão desse experimento foi muito boa, porém a moda ainda não se extendeu a outras avenidas... essa faixa na Av. Radial Leste ou Marginal Tietê fariam muita diferença nas estatíticas de acidentes de trânsito de São Paulo por exemplo...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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rafaeladvogado
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Show de bola...

Então seria ótimo implementar isso em todas as grandes avenidas de SP e de outras capitais também...

abraço :wink:
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Jovi
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CET cria corredor exclusivo para motos na 23 de Maio
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Colaboração para a Folha Online

Na segunda-feira (21), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) coloca em funcionamento uma faixa exclusiva para circulação de motos em um trecho da avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas de São Paulo. A faixa funcionará de maneira experimental das 10h às 16h até sexta-feira (25).

A medida é a primeira de um pacote proposto pelo setor de trânsito da Prefeitura de São Paulo que inclui ainda restrição de tráfego nas marginais. A justificativa é a de elevar a segurança dos motociclistas e reduzir o índice de mortes. A frota de motos na cidade chega a 652,5 mil, segundo dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Na sexta-feira (18) motoboys protestaram em frente à Prefeitura de SP contra essas medidas e só encerraram o ato após serem recebidos por vereadores.

A faixa restrita para motos na 23 de Maio irá ocupar a primeira faixa da esquerda de cada sentido da avenida, junto ao canteiro central. O trecho de dois quilômetros será delimitado por cones e fica entre os viadutos Tutóia e Pedroso. Segundo a CET, o corredor exclusivo será sinalizado com placas e faixas indicativas para indicar os motociclistas o início do trecho.

A velocidade máxima permitida dentro da faixa será de 80 km por hora.
Na boa.... meio ridículo essa faixa...

Passei por ela ontem... nada do que discutimos nesse tópico foi aplciado nela...

A faixa é a mesma de sempre, porém das 10 às 16h ela é exclusiva das motos, a cada 200m tem uma placa enorme avisando da exclusividade da faixa e indicando o horário...

Na boa, na hora do rush passam muito mais motos e motos maiores do que das 10h às 16h, acho que só vereador vai para o trabalho nesse horário...

De qualquer forma além disso a faixa compreende do centro até o Ibirapuera e não continua no restante da extensão que continua com a Av. Ruben Berta... eis que no meio da maior descida da 23 a faixa acaba e tem uma discreta placa amarela indicando o fim da faixa exclusiva à 200m e depois uma outra placa branca indicando Fim... dai os carros vem babando pra esquerda depois de percorrer uns 2 kilometros de olho nela....

Sei lá, vamos ver onde a prefeitura quer chegar...
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Ou seja... é uma faixa provisória e em determinados horários... péssimo...

tem que ser igual aquelas da primeira postagem deste tópico..

:?
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rafaeladvogado
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Faixa na 23 de maio causou lentidão !!!

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Se a foto foi tirada no horário da exclusividade, podemos ver que os carros também estão nela...

veja a notícia completa no link:

http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... 98,00.html

concordo com o JOvi este horário das 10 as 16 não vai adiantar muito pois a hora do rush é outra...

Abraço
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Jovi
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CET diz que faixa para motos irá prejudicar fluxo na 23 de Maio

FELIPE MODENESE - Colaboração para a Folha Online

O trânsito na avenida 23 de Maio, em São Paulo, fica mais lento a partir desta segunda-feira, com a implantação de uma faixa exclusiva para motociclistas, das 10h às 16h. O esquema irá operar ao menos até sexta-feira (25). "Isso é um teste. Sabíamos que a velocidade do fluxo iria diminuir, mas a proposta é preservar a vida dos motociclistas", afirma o superintendente de Engenharia de Tráfego da CET, Eduardo Macabelli.

Nesta semana, a CET irá avaliar o funcionamento da faixa exclusiva e decidir se ele será implantada permanentemente.

Fora dos horários de pico, as cinco faixas de cada pista da 23 de Maio recebem 9.000 carros e 2.000 motos por hora, conforme a CET. Com a nova faixa, as motos ficam concentradas e podem trafegar a até 80 km/h, mas os carros perdem uma faixa de rolamento.

Na manhã desta segunda, a gerente de Segurança no Trânsito da CET, Nancy Schneider, observou que quase todas as motos que passavam pela 23 de Maio se dirigiam à faixa, na medida em que ela se aproximava, e disse achar que o projeto é "uma beleza". Para ela, a faixa exclusiva "organiza o fluxo". "Esse projeto preserva a vida do motociclista."

Schneider afirma que há um acidente envolvendo motos na avenida a cada três dias. Em 2006, foram 25 acidentes a cada km.

Segundo a CET, a faixa exclusiva ocupa a faixa da esquerda de cada pista, junto ao canteiro central, e tem 2 km de extensão, entre os viadutos Tutóia e Pedroso.
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As placas que informavam o horário de funcionamento da faixa restrita para motos... com certeza não foram aprovadas pelo INMETRO... pois bastou uma chuva para que um dos números fosse descolado... agora a placa está marcando que a faixa é das 0h até as 16h e o correto é das 10h até as 16h... heehhe :lol: acho que esta placa não tinha o selinho do inmetro..hehehhe...

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REPAREM UMA COISA: na foto acima percebemos que ao longe um CARRO está na faixa de motos... e mais ou menos no meio da foto vemos uma moto que está na pista de carros.... realmente o pessoal não se respeita e acabam queimando o filme dos corretos

abraço :wink:
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Jovi
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rafaeladvogado escreveu:na foto acima percebemos que ao longe um CARRO está na faixa de motos... e mais ou menos no meio da foto vemos uma moto que está na pista de carros.... realmente o pessoal não se respeita e acabam queimando o filme dos corretos
Você tem razão, mas as motos podem utilizar as faixas de carros... quem não pode utilizar a faixa das motos são os carros...

Além disso para sair da 23 em qualquer ponto você precisa ir para a faixa dos carros e se manter à direita...

Outro ponto a questão discutida é a lei do maior para o menor...

ônibus/caminhões preservam os veículos menores, Carros preservam as motos e todos preservam os pedestres!!! :idea:
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