Educação no Trânsito

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Mickimba
Mensagens: 2916
Registrado em: 25 Jul 2008, 02:49
Localização: Sapiranga

Honda lança projeto sobre educação no trânsito

05:24 - 28/05/2009

Intelog


A Honda lançou, no último dia 26 de maio, o projeto “Clubinho Honda - Trânsito Amigo”, que tem como objetivo contribuir com a educação no trânsito a partir de professores, pais e alunos. O programa foi apresentado em versão digital e divulgado para escolas públicas e privadas de todo o Brasil. No site www.clubinhohonda.com.br, pais e professores poderão fazer download da história em quadrinhos “Duas Ruas e Quatro Aventuras”, dividida em cinco capítulos, e os personagens infantins vivem aventuras que simulam situações do trânsito real. Além disso, manuais com dicas de atividades educativas serão disponibilizados para os pais e professores.
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Precisamos de educação em casa e nas escolas que por sua vez vai se implementando no dia a dia...

Tem gente que não tem educação no cinema, no supermercado, e por ai a fora, o transito é só mais uma extensão desse modo de vida deseducado brasileiro.
Imagem
AleV8RS
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Mai 2009, 15:15
Localização: Porto Alegre

A iniciativa é muito bacana e creio que, mesmo existindo um propósito comercial por trás, merece apoio e divulgação.
Tenho um filho com 5 anos que está sendo "iniciado" no motociclismo. Como pretendo plantar essa semente da forma mais consciente possível, esse material vem em boa hora.
Abraço.
Mickimba
Mensagens: 2916
Registrado em: 25 Jul 2008, 02:49
Localização: Sapiranga

cros escreveu:Precisamos de educação em casa e nas escolas que por sua vez vai se implementando no dia a dia...

Tem gente que não tem educação no cinema, no supermercado, e por ai a fora, o transito é só mais uma extensão desse modo de vida deseducado brasileiro.
Cros... Recebi um email hoje com a "pergunta vencedora" de um congresso sobre vida sustentável...

Todo mundo "pensando" em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que "pensarão" em deixar filhos melhores para o nosso planeta?

desenvolvimento

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta aonde vive...
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Mickimba escreveu: Todo mundo "pensando" em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que "pensarão" em deixar filhos melhores para o nosso planeta?
é bem isso,
é um ciclo,
crianças bem formadas,
cidadãos bem formados
e governos bem intencionados...
vai levar séculos...
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Código: Selecionar todos

O motociclista Gilmar Gustavo do Santos Domingos, de 23 anos, disse nesta sexta-feira (3) que não teve tempo de se defender do motorista de 40 anos que jogou o carro contra ele em um posto de gasolina em São José dos Campos, a 97 km de São Paulo. “Escutei o pneu cantando, olhei e só senti ele me arrastando até o posto. Não tive reação”, disse. A namorada do motorista, no entanto, afirmou que ele foi agredido antes, após um esbarrão no retrovisor, por isso acelerou o veículo.

O caso aconteceu no sábado (28). Uma câmera de segurança da Prefeitura flagrou o momento em que o carro invadiu o posto e atingiu o motociclista. De acordo com a vítima, a confusão começou antes das imagens, com um pequeno acidente de trânsito.

Domingos e o irmão, que estava na garupa, seguiam com amigos em direção a uma festa - além da dele, havia outras três motos. O motociclista contou que em uma via, na altura da Igreja de Santana, o motorista do carro jogou o veículo contra a moto, que trafegava ao lado. “Bati no retrovisor dele quando esbarrou em mim”, disse. “Segui em frente porque não achei que fosse de propósito. Meu irmão até disse que conhece ele de vista de um bar lá do bairro.”

Os veículos pararam em um semáforo do cruzamento onde fica o posto e, segundo o motociclista, o carro bateu atrás da moto. “A moto morreu. Aí meu irmão desceu da garupa para discutir com ele e mandou que eu fosse para o posto”, lembrou. Depois de entrar no estabelecimento, a vítima disse que ouviu os pneus do carro “cantando” e não teve reação.

Gilmar afirmou que, após cair, viu o motorista descer do automóvel e tentar agredir o irmão dele. Machucado, ele entrou em um carro que estava sendo abastecido e que decidiu prestou socorro. “Doíam peito, costela, perdi a visão, mas não desmaiei”, afirmou. “Já me derrubaram três vezes da moto e prestaram socorro, mas nunca briguei no trânsito." Ele recebeu alta no sábado, mas disse que ainda sente dores nas costas.

O motorista foi levado para a delegacia pela Polícia Militar. Ele foi indiciado, segundo a polícia, por tentativa de homicídio e está preso no Centro de Detenção Provisória de Potim, também no interior de São Paulo.

Socos em motorista
A namorada do motorista, Vanda Aparecida de Souza, de 36 anos, contou que seguia com o namorado e mais dois amigos em direção ao posto quando ocorreu o esbarrão da moto com o carro. Ao parar no semáforo, ela disse que o homem que seguia na garupa do motociclista desceu e foi em direção ao motorista. “Ele começou a dar socos no rosto do meu namorado. Pedimos para ele parar. Meu namorado saiu com o carro para fugir dele.”

“Tentei separar e ainda levei um empurrão. Depois sumiram. Acompanhei meu namorado até a delegacia. Não era para tanto o rapaz vir agredi-lo. Eles eram do mesmo bairro e se conheciam de vista", disse.
Fonte G1
Avatar do usuário
Edson Agostini
Mensagens: 1563
Registrado em: 16 Nov 2009, 13:46
Localização: Ibiúna

Quase sempre a mesma história. É impossível conciliar educação no trânsito, com saidinha de festas, bares e similares. Só podia dar nisso mesmo ou até numa tragédia.
ON THE ROAD AGAIN
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

Educação no trânsito para todos!!

Publicado em 13/06/2011

*O que dizem os motoristas sobre os motoqueiros??

Ah, Estes motoboys são todos um bando de loucos, correm, quebram retrovisores, batem e nos assustam, e mais elogios…

*Mas e os motoqueiros quanto aos motoristas?

Estes donos da rua ficam andando no meio dela, não deixam nóis passar., e afins..

*Os ciclistas e pedestres o que acham??

Ta cada vez mais dificil deslocarmos em nossas ruas…

*Motoristas e motoqueiros sobre os pedestres.

Deixa eu passar, sou mais pesado, tenho motor…

De cada 10 veículos que transitam pela região central de nossa cidade apenas 6 dão seta para virar sendo que a maioria 4, são motos, e os outros 4??

Não sei onde estão, acho que estão com as setas quebradas, mas não podem usar os braços, muitos nem sabem que podem e devem.

De cada outros 10 veículos, 4 no mínimo, estão acima do limite de velocidade, quando não mais varia de acordo com o horário.

De outros 10, 3 param seus carros em um cruzamento quase no meio, sendo que na auto escola ensinam para alininhar o corpo ao canto da esquina, com isso outros 10 tem de desviar por causa destes 3.

De mais 10, 4 ou 5 param em cima da faixa de pedestres, estacionam em locais errados e de maneira errada, ocupam vagas preferenciais, pensam quem são os donos.

De cada 10 carros, no mínimo 5 está com a manutenção em dia, motos então, cai para 2.

De cada 10 ciclistas, 3 andam em grupos diminuindo a faixa para quem vem atrás, 8 no mínimo adam na contramão, os 10 não param em semáforos outros indefinidos se envolvem em acidentes com pedestres.

De cada 10 pedestres, 8 atravessam a rua em local imprópio, e pior na diagonal.

Tá na hora disto acabar, estamos a cada dia mais irritados com o transito, onde está a fiscalização pois temos tantos irregulares quanto corretos.

Sinceramente, se continuar assim, a bola de neve vai aumentar. Quantos acidentes e incidentes são publicados aqui no blog, mas quantos não são.

Esta é minha visão sobre este problema em nossa cidade, e resumidamente falando, não damos seta, não paramos nas faixas de pedestres, enfiamos nossos veículos nas ruas e os outros que se cuidem, andamos na contramão e em grupos e queremos fazer aulas de geometria, passando as ruas na diagonal.

Temos de tomar atitude para isto mudar, a minha, por mais simples que seja, já faço, que é seguir a leis o mais fiel possível.

Autor desconhecido.
Bromens
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Pra mim tem um certo exagero nessas sinalizações, por exemplo o carro azul que vem da pista de baixo (SUL) vai seguir em frente e depois de entrar na rotatória vai sinalizar que vai seguir pela esquerda (mas para frente na continuação da pista)

Imagem
Imagem
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

Aproveitando o tópico, e a faixa? Tenho o costume de parar quando percebo pedestres esperando para atravessar, mas se não tiver nenhum outro veículo atrás eu passo, pois ele vai conseguir atravessar tranquilamente depois que eu tiver passado, porém, de moto a coisa complica, eu paro na faixa e sempre tem um feladapuh que simplesmente tira o carro pro lado e não reduz pra tentar ao menos fingir querer saber porque eu parei, já vi pedestre quase ser atropelado e me senti culpado por um desgraçado que acelerou quando viu que eu parei pra dar preferência pro pedestre. Outra coisa que também ocorre são os pedestres que abusam da boa sorte, alguns simplesmente saem atravessando em avenidas e outros ficam querendo passagem numa faixa onde existe um semáforo/sinaleiro, poh@, se tem um maldito semáforo espera ele ficar vermelho para o veículo, depois você passa, é melhor do que ficar no meio da rua tentando passar e xingando quem não para pra você passar...
Sem contar um amigo meu que foi atropelado por dar passagem pra um pedestre, parou ele (de moto) e outra moto do lado pra deixar um pedestre atravessar quando um carro acertou os 2 (quase pega o pedestre junto). O cara ainda quis chamar a policia porque os 2 param numa avenida 'sem avisar' (detalhe que eles já estavam parados quando o cara entrou em alta velocidade pela rotatória e não teve tempo de frear... detalhe 2, a avenida é duplicada e a faixa da esquerda estava livre, se ele tivesse tirado tinha atropelado o pedestre).
Das setas eu nem falo mais porque a coisa é tensa em todo lugar, mas segue umas dicas sobre a faixa que eu achei interessante:

1. Geralmente, na nossa cidade, passamos sempre pelos mesmos lugares, fazemos sempre o mesmo trajeto: procure identificar os locais onde tem faixa de segurança e reduza a velocidade ou a marcha quando estiver próximo desses locais; redobre a atenção;

2. Quando estiver se aproximando da faixa de pedestres, dê alguns toques de advertência pisando levemente no freio para avisar o motorista de trás a sua intenção de parar para o pedestre atravessar na faixa;

3. Quando estiver parado atrás da linha de retenção da faixa de pedestres, enquanto aguarda a travessia, sempre que for possível, coloque o carro em 1ª marcha, faça a meia embreagem e pise firme no freio. Caso o carro de trás bata na traseira do seu carro, esse procedimento vai ajudar a segurar o seu carro e impedir que ele seja lançado para frente;

4. Deixar de dar a vez ao pedestre é infração gravíssima com 7 pontos na carteira, mas o mais importante é que todos nós, motoristas, também somos pedestres e merecemos ser respeitados no trânsito. Então, respeite, pare na faixa de pedestres, permita a travessia; faça a sua parte para um trânsito melhor;

5. Lembre-se que pessoas idosas, cadeirantes, pessoas andando com ajuda de muleta, de andador, mulheres grávidas, com criança de colo, são pessoas que costumam atravessar mais lentamente a faixa de pedestres. Aguarde, espere, respeite a vida no trânsito. No trânsito, os veículos maiores são responsáveis pelos veículos menores e todos juntos, são responsáveis e devem cuidar e proteger o pedestre (art. 29, CTB).

6. O pedestre tem prioridade na travessia da faixa mesmo que o sinal de semáforo tenha aberto para os carros, portanto, aguarde o pedestre concluir a travessia da faixa para seguir com segurança (art. 70, parágrafo único CTB);

FONTE: http://www.gcm.varginha.mg.gov.br/educa ... faixa.html
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
Responder