Motos x Rodovias x Pedágios

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

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Jovi
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Faz tempo que está na pauta, e como motos custom e estradas tem tudo à ver, esse tópico estava faltando...

A verdade é que as estradas Brasileiras não tem a devida segurança para comportar a demanda crescente de motos e com o aumento de motos nas estradas, aumentam os acidentes...

O fato desse aumento ser proporcional à falta de segurança nas estradas para os veículos de duas rodas e sua quantidade... não muda a visão das concessionárias de que com o aumento no número de acidentes a cobrança de pedágio se faz necessária...

Isso ocorre devido ao aumento nos atendimentos de socorro. O que não faltam são relatos de acidentes envolvendo motos nas próprias cabines de pedágio e outras partes das rodovias...

Claro que existem os excessos e imprudencias que contribuem, mas em geral as estradas não comportam bem as motos...

Em 2008 esta em discussão o início da cobrança de pedágios por parte de diversas concessionárias para melhorar o serviço prestado aos motociclistas, ou seja Guincho e Socorro Médico...

Porém os problemas mais comuns vão permanecer:
  • Olho de Gato(Tachões) e Costelas de Vaca(Sonorizadores) - Servem para divir a pista ou utilizados como redutor de velocidade para carros, mas dificultam o controle da roda dianteira e são escorregadios para as motos;
  • Pintura das Faixas - Também dividem as pistas ou formam faixas de pedestres, porém sem um tratamento aderente são como sabão na pista para motos quando inclinadas durante curvas ou freando;
  • Mureta de Concreto e Guard-Rail - Servem para impedir que veículos atravessem pistas, em caso de acidentes de moto são o maior inimigo dos motociclistas, estes podem passar por baixo e etc em caso de acidentes e ser machucado por eles, teriam de ter proteção plástica na parte inferior e telas nas partes superiores.
Enfim são muitas as questões à serem discutidas... à quem saia em defesa dos motociclistas, como pude conferir em uma mensagem enviada pela Claudia Daflon(usuária do fórum e participante do conselho da AMO/RJ):
O Diário - On Line
Eduardo Xavier

Deputados votam hoje(12/11/2007) projeto que isenta motos de pagamento do pedágio.

Proposta é de autoria de quatro parlamentares e foi aprovada por unanimidade pela CCJ. Autores da proposta entendem que motos não geram despesas às concessionárias

A Assembléia Legislativa do Paraná vota hoje (12), em primeira discussão, projeto de lei que isenta os proprietários de motos do pagamento de pedágio em rodovias do Estado.

O projeto de lei número 192/07 é de autoria dos deputados Mauro Moraes (PMDB), Dr. Batista (PMN), Cleiton Kielse (PMDB), Edgar Bueno (PDT) e Ademar Traiano (PSDB). A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa por unanimidade.

A justificativa dos parlamentares para anistiar motos do pagamento do pedágio é de que elas não causam danos às estradas, como carros e caminhões. Já o entendimento da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR) é de que as motocicletas geram custos às concessionárias e que boa parte dos atendimentos nas rodovias é de motociclistas.

"A expectativa é muito positiva em relação à aprovação do projeto. Dificilmente, algum deputado se posicionará contra. As concessionárias podem dizer que têm custos com os motociclistas, mas não entendemos dessa maneira", disse Dr. Batista.
Enquanto nada é definitivo e os Cariocas e Paranaenses vão pagando o pedágio até a moda pegar nos demais estados vamos discutindo o assunto... sei que vai ter gente à favor e gente contra, mas discutir isso é saudável... :P
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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Realmente as estradas brasileiras não estão preparadas para carros... quem dirá para motos...

Buracos... desnível entre pistas... tachões/tartaruga...

Acidente no próprio posto de pedágio por falta de respeito com os motociclistas pois as motos geralmente são isentas... mais detalhes no link postado pelo Jovi acima...

Realmente não acho justo cobrar pedágio das motos... pois elas são leves e não estragam as rodovias... ao contrário dos caminhões mega-ultra-supercarregados que destrõem o asfalto...

Sem querer fugir do tópico, mas apenas pra apimentar a questão... eu penso que se o Brasil não tivesse desmontado toda sua rede ferroviária que existia até os anos 70.... as estradas estariam muito melhores, pois as cargas seriam transportadas por trens... e conseqüentemente caminhões pesados seriam desnecessários... somente seria necessários caminhões pequenos para distribuir as mercadorias em nível local. Mas, como isto é Brasil... atendendo à pedidos da GM e Ford que queriam muito vender seus caminhões no Brasil a rede ferroviária brasileira foi desmontada... ou seja... literalmente mexeram em time que estava ganhando pra fazer caca...

abraço... :wink:
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Jovi
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Citando Agência Infomoto:
Pedras no caminho

Viajar de moto é um dos maiores prazeres de todo motociclista. Se a companhia é boa e o tempo ajudar, melhor ainda. No entanto, existe um grande problema, antigo até, que faz com que a maioria dos motociclistas ainda pense duas vezes antes de se aventurar sem rumo: a péssima condição das estradas brasileiras. E foi justamente a esta conclusão que a Confederação Nacional do Transporte (CNT) acaba de chegar.

A entidade divulgou uma pesquisa em Brasília que avaliou 87.592 km de rodovias no país, sendo toda a malha rodoviária federal pavimentada, as principais rodovias estaduais e as sob concessão.

As conclusões mostram números preocupantes para quem trafega de moto pelo Brasil. Do total de rodovias federais analisadas, 74,20% (43.661 km) apresentaram algum problema no pavimento, sinalização (horizontal ou vertical) ou de geometria da via.

Com a inclusão das rodovias estaduais e da malha sob concessão, esse índice cai para 73,9% (64.699 km), reflexo apenas de maiores investimentos em infra-estrutura. E não pára por aí.

A pesquisa também se estendeu no sentido da chamada infra-estrutura de apoio rodoviário, como praças de pedágios, borracharias, balanças e postos da Polícia Rodoviária. Da extensão total pesquisada, o resultado foi que 26,1% (22.893 km) foram avaliadas positivamente, contra 73,9% (64.699 km) apresentando algum tipo de deficiência.

Da malha pesquisada em 2007, 10,5% (9.211 km) obtiveram classificação Ótima; 15,6% (13.682 km) Bom; 40,8% (35.710 km) Regular; 22,1% (19.397 km) Ruim e 11,0% (9.592 km) Péssimo. Foram avaliados na região Norte 9.015 km, no Sul 15.469 km, no Sudeste 25.066 km, no Nordeste 24.785 km e no Centro-Oeste 13.257 km.

A pesquisa CNT é considerada hoje o mais sério, completo e atualizado levantamento no sentido de aferir o real estado das rodovias brasileiras. Todo trabalho dos pesquisadores funciona de forma simples e extremamente eficiente.

Durante 40 dias, 15 equipes da CNT inspecionam o estado geral das rodovias com base no tipo de pavimento, placas de sinalização e geometria da via. De acordo com os dados colhidos, os pesquisadores elaboram um relatório que aponta as principais falhas encontradas nas estradas analisadas.

Dicas de segurança

Com base nos resultados mostrados pela pesquisa CNT 2007, nunca é demais se ater para alguns cuidados ao se trafegar de moto pelas estradas. A regra número um de todo motociclista na estrada é “veja e seja visto”. Rode com o farol sempre aceso e sob hipótese nenhuma trafegue no chamado “ponto cego” dos carros e caminhões.

Dessa forma o piloto irá evitar fechadas repentinas e, conseqüentemente, acidentes. Por falar em caminhões, fique atento ao ultrapassar grandes carretas. O deslocamento de ar gerado em altas velocidades pode desestabilizar a moto e ocasionar uma queda.

Outra dica importante é não viajar à noite ou no fim do dia. Prefira sair ao amanhecer, quando o corpo está descansado e os reflexos apurados. Procure ingerir alimentos leves antes de sair e, claro, não se esqueça de checar todas as lâmpadas de sua moto (farol, piscas, luz de freio etc), assim como a parte mecânica e ciclística.

Luvas, jaqueta, calça, botas e capacete são indispensáveis em qualquer viagem. Por fim, não esqueça a documentação, sua e da motocicleta, claro. No mais, não deixe de aproveitar bons momentos de lazer ao guidão de sua moto e boa aventura.

Confira a lista com as principais conclusões apontadas pela pesquisa CNT 2007:

Total / Principal Problema
54,5%: Têm o pavimento em estado regular, ruim ou péssimo (47.777 km).
65,4%: Têm problemas na sinalização (57.253 km).
8,5%: Têm placas total ou parcialmente cobertas por mato (7.462 km)
39,0%: Têm placas com a legibilidade deteriorada (31.880 km).
37,5%: Não possuem placas de limite de velocidade (32.815 km).
42,5%: Não têm acostamento (37.259 km).

Confira na tabela as melhores e as piores estradas para se rodar, de acordo com a pesquisa divulgada pela CNT

As melhores:

1) Limeira (SP) / São José do Rio Preto (SP)
Rodovias SP–310/BR-364, SP-310/BR-456, SP-330/BR050

2) Barretos (SP) / Bueno de Andrade (SP)
Rodovias: SP-326/BR-364

3) Bauru (SP) / Itirapina (SP)
Rodovias: SP-225/BR-369

4) São Paulo (SP) / Itaí (SP) / Espírito Santo do Turvo (SP)
Rodovias: SP-255, SP-280/BR-374

5) Engenheiro Miller (SP) / Jupiá (SP)
Rodovias: SP-209, SP-300, SP-300/BR-154, SP-300/BR-262

6) São Paulo (SP) / Limeira (SP)
Rodovias: SP-310/BR-364, SP-348

7) Rio Claro (SP) / Itapetininga (SP)
Rodovias: SP-127, SP-127/BR-373

8 ) São Paulo (SP) / Uberaba (MG)
Rodovias: BR-050, SP-330/BR-050

9) Campinas (SP) / Jacareí (SP)
Rodovias: SP-065, SP-340

10) Sorocaba (SP) / Cascata (SP) / Mococa (SP)
Rodovias: SP-075, SP-340, SP-342, SP-344

As piores:
100) Maceió (AL) / Paulo Afonso (BA)
Rodovias: BR-104, BR-110, BR-423, BR-424, PE-177, PE-360

101) Belém (PA) / Guaraí (TO)
Rodovias: BR-222, PA-150, PA-151, PA-252, PA-287, PA-447, PA-475, PA-483, TO-336

102) Rio Brilhante (MS) / Porto Murtinho (MS)
Rodovias: BR-267, BR-419

103) Rio Verde (GO) / Iporá (GO)
Rodovias: GO-174

104) Araguaína (TO) / Picos (PI)
Rodovias: BR-135, BR-230, TO-222

105) Teresina (PI) / Barreiras (BA)
Rodovias: BR-020, BR-135, BR-235, BR-343, PI-140, PI-141/BR-324, PI-361

106) Posse (GO) / Ilhéus (BA)
Rodovias: BA-030/BR-030, BA-262, BA-263, BA-349/BR-349, BA-407/BR-407, BA-415/BR-415, BA-430/BR-430

107) Curvelo (MG) / Ibotirama (BA)
Rodovias: BA-030/BR-030, BA-160, BR-122, BR-135, MG-122/BR-122

108) Rio Verde (GO) / Itumbiara (GO)
Rodovias: BR-452, BR-483

109) Açailândia (MA) / Miranda do Norte (MA)
Rodovias: BR-222

Fonte:
Agência Infomoto
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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Legal essa notícia, quem sabe em São Paulo façam o mesmo rsrsrsrsr...
Lei isenta motos de pedágio no Paraná
12.12.2007 | 18h17

Por Evandro Fadel
Agência Estado

O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), sancionou hoje a Lei 15.722, que isenta as motocicletas e similares do pagamento de pedágio nas rodovias do Estado. A lei entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial. É o que a regional paranaense da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) também aguarda para recorrer judicialmente.

De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran) paranaense, há 606.825 desses veículos emplacados no Estado. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que, de janeiro a outubro deste ano, foram cobradas 961.970 tarifas referentes a motocicletas e motonetas. "As concessionárias estão sendo alertadas e o DER mobiliza sua equipe para que a lei seja cumprida assim que estiver em vigor", disse o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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Aqui no RS a maioria dos pedágios isenta motos...

e eu acho bem lógico, visto que o peso da moto não causa nenhum dano ao asfalto... ao contrário dos caminhões super-mega-carregados que rodam por aí transbordando carga de tão cheios...

abraço
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Eu sou partidário que a moto pague o pedágio, menor que um carro é óbvio, mas você não paga apenas pelo asfalto bem conservado.
Sinalização bem feita, atendimento de ambulancias, socorro em caso de pane, guincho, etc... são serviços que as motos podem usar mas sem pagar com certeza as concessionários cessarão o serviço aos motociclistas.

E se o motociclista fosse "optante"? Paga e tem o serviço ou não paga mas só roda na estrada.
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Gallas,

Lembrando que o início do tópico remete a uma idéia de que o pagamento do pedágio para motos é somente para atender ao resgate em caso de acidentes, no entando as melhorias das estradas lembrando das motos é algo completamente fora de pauta...

As estradas visam em prioridade o trânsito de veiculos, caminhões e etc... as motos não tem sido lembradas em nenhuma parte, inclusive nas cidades...

Salvo à excessão do projeto em discussão no tópico:
viewtopic.php?t=331
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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Ok Jovi;

Como você mencionou "até que os demais estados" comecem a cobrar e o Rafael disse que a "maioria" aqui não cobra o pedágio das motos adiciono que no meio deste ano a estrada BR-290 com maior movimento durante o verão começou a cobrança das motos.

Estamos no caminho....
Roque Gallas Jr.
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É, eu tenho sido pessimista quanto a cobrança não ser feita em outros estados, com a onda criada no Rio de Janeiro da cobrança nos pedágios da Dutra e etc...

Essa notícia no Paraná foi uma boa notícia...

Ouvi um boato de que em São Paulo os contratos de concessão das rodovias tem uma clausula que prevê a isenção de cobrança para motos, mas não sei se é verdade... então a dúvida paira no ar... rsrsrsrs :wink:
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mas muitos pedágios cobram caríssimo e não oferecem nada em troca... exemplo pedágio localizado na RS240 no RS, ele cobra de carros, caminhões e ônibus, porém a estrada de lajeado até portão é um lixo... cheio de buracos, falta de sinalização, falta de acostamento etc... Ou seja vc paga por nada em troca...

Sou favorável a isenção de motos, pois pode ter certeza que o valor arrecadado com carros e outros veículos dá pra pagar umas 200 ambulâncias por km rodado...

A única opção que poderia ser justa seria essa de optar por pagar ou não o pedágio.. seria uma boa...

...

Uma vez em SP ou RJ não lembro um pedágio resolveu começar a cobrar pedágio de motos, daí vários motoclubes se organizaram e fizeram uma concentração antes do pedágio daí depois que havia milhares de moto iniciaram um ritual de lotar o pedágio com motos e todos pagando com notas altas e demorando pra descer da moto, abrir a jaqueta, tirar as luvas, abrir a carteira, pagar, pegar o troco, guardar a carteira, fechar a jaqueta vestira as luvas e ligar a moto e ir embora hehehe :lol: depois de alguns minutos a operadora do pedágio resolveu liberar a cobrança das motos... hehehhe..

Ou seja... a "união faz a força" e neste caso deu certo.... se eu achar onde vi isso eu posto aqui...

abraço :wink:
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